[AJUDA] Ubuntu e a Lixeira!

zedmamed

Power Member
Boas pessoal!

Finalmente hoje rendime ao linux, e instalei-o.

Instalei o Ubuntu, sinceramente, não sei muito bem a diferença entre eles, pois sou uma nódoa em informática, mas foi o que me foi aconselhado, por um amigo.

Acontece que surgiram algumas dúvidas da praxe, sendo que uma delas é o facto de a lixeira estar sempre vazia, eu faço enviar os ficheiros para lixeira e eles não vão! Faço apagar com o "delete" e nada, a lixeira sempre vazia... Como posso resolver este problema?

Outra questão é saber qual o comando, que corresponde ao Ctrl + Alt + Del do windows, para verificar os processos e programas a correr.

Por fim, fiz o download do Avast for Linux, gostava de saber se é normal não aparecer o icon ao pé do relógio à semelhança do Windows. Quer dizer que não está a correr? Ou é mesmo assim?

Desde já o meu muito obrigado.

Cumps...
 
Acontece que surgiram algumas dúvidas da praxe, sendo que uma delas é o facto de a lixeira estar sempre vazia, eu faço enviar os ficheiros para lixeira e eles não vão! Faço apagar com o "delete" e nada, a lixeira sempre vazia... Como posso resolver este problema?

Para efeitos de teste, cria um ficheiro de texto, apaga-o e valida se ele aparece na respectiva pasta, na tua home.

Outra questão é saber qual o comando, que corresponde ao Ctrl + Alt + Del do windows, para verificar os processos e programas a correr.

O atalho defines o que bem entenderes. O programa que procuras chama-se 'gnome-system-monitor', se não estou em erro (e caso uses GNOME).

Por fim, fiz o download do Avast for Linux, gostava de saber se é normal não aparecer o icon ao pé do relógio à semelhança do Windows. Quer dizer que não está a correr? Ou é mesmo assim?

Verifica por ti mesmo se ele está a correr. Na consola:
Código:
ps aux | grep avast

Deverás ter um output a listar algo como /usr/bin/avast. Estou a supor, porque não uso antivírus.
 
Se o ficheiro que tentas apagar está num disco externo (por ex.) não o verás na 'lixeira', isto porque é criada uma zona para lixo no próprio disco externo. Essa pasta está oculta e o nome pode variar. O mais comum é '.Trash-<username>' se não estou em erro, mas valida por ti próprio.

Caso contrário, está em '/home/<username>/.Trash'.
 
Se o ficheiro que tentas apagar está num disco externo (por ex.) não o verás na 'lixeira', isto porque é criada uma zona para lixo no próprio disco externo. Essa pasta está oculta e o nome pode variar. O mais comum é '.Trash-<username>' se não estou em erro, mas valida por ti próprio.

Caso contrário, está em '/home/<username>/.Trash'.

Sim, também sei disso. Após reiniciar ficou tudo operacional!
 
Back
Topo