Ajuda urgente c#

spin_

Membro
bom dia..sou iniciante em c#, tenho uma aplicação para fazer que é o seguinte:
numa textbox insiro um numero quando carrego num botao ele vai a um ficheiro de texto (tipo base de dados) passa tudo para a textbox10, depois aqui vai verificar se existe esse numero..
se existir passa toda a informacao relativa ao numero que inseri para uma richtextbox, senao apresenta mensagem d erro...

eu nao sei se estou a fazer da maneira mais correcta
ja tenho isto feito:

privatevoid button1_Click(object sender, EventArgs e)
{
StreamReader rd = newStreamReader(@"C:\\teste.txt");
string texto= rd.ReadToEnd();
textBox10.Text = texto;
rd.Close();

int i = 0;
string id = textBox1.Text;
int index = id.Length;
string[] campo = newstring[1000];
string[] linha = newstring[1000];



if (index == 1)
id = "0000" + id;
if (index == 2)
id = "000" + id;
if (index == 3)
id = "00" + id;
if (index == 4)
id = "0" + id;

linha = texto.Split('\n');


/* for (i = 0; i < linha.Length -1; i++)
{
campo = linha.Split('|');
if (id.CompareTo(campo[0]) == 0)
{
while (linha != "")
{
richTextBox2.Text = richTextBox2.Text + linha;
i++;
}
}else messagebox.show("O id nao foi encontrado");
}*/


/*do
{
campo = linha.Split('|');
aux = id.CompareTo(campo[0]);
i++;
} while (aux != 0 && i < linha.Length);
switch (aux)
{
case 0:
for (i = linha.Length -1; i >0 ;i++ )
do
{
richTextBox2.Text = richTextBox2.Text + linha;
i++;
} while (linha != "");


break;
default:
MessageBox.Show("O Id do utente inserido nÆo existe!");
break;
}*/

}


como podem ver fiz duas maneiras diferentes primeiro mais simples usei um for pra percorrer o array a procura do numero que foi inserido na caixa, ele passa tudo certo mas aqui o problema é que por o else estar dentro do for mesmo que o numero exista ele ta sempre a mostrar mensagem de erro.