Ajuda urgente com div

xerife

Membro
Estou a desenvolver um site sem frames e iframes.
Apenas uso div´s. Como não percebo muito de Webdevelopment gostaria que me ajudassem com esta questão básica mas urgente.
Tenho um pequeno menu numa div e queria que ao clicar no link me abrisse a pagina correspondente no mesmo ficheiro index, isto é dentro de outra div no meio da página.
Eu já identifiquei os div´s e também fiz target mas abre numa página em branco o conteúdo pretendido.
Ajuda urgente. Obrigado.
 
Uma div não se comporta uma frame :\ Para o que tu queres fazer, penso que só dá com Ajax, e disso ainda não percebo patavina, infelizmente.
 
Uma div não se comporta uma frame :\ Para o que tu queres fazer, penso que só dá com Ajax, e disso ainda não percebo patavina, infelizmente.

Está correcto. Para fazeres o que pretendes tens que usar Ajax para ir buscar ao servidor o fragmento de html (o pedaço de código que queres colocar no div) e depois injectares o conteúdo da resposta Ajax no div.

Para usares o Ajax tens bastantes frameworks para te auxiliarem nas tarefas, mootools, dojo, prototype, etc e tal.

Podes sempre consultar este site para uma introdução simples ao Ajax http://www.w3schools.com/ajax/default.asp.
 
Ajax

Obrigado pela atenção.
Realmente andei a dar uma vista de olhos no W3 schools e mais alguns sites, penso que será mais interessante esta opção do que colocar uma iframe ou frame.
Mas agora surge outra questão: tenho o menu na div com o ID menu e tenho o conteudo noutra div com o ID content como faço para ao clicar no menu(ID menu) me abra o conteúdo no (ID content), supondo que já tenho o código em PHP e javascript?
E preciso de uma pagina html para o conteudo ser colocado no (ID content) ou posso definir de que forma?
Desde já muito obrigado...
 
Há que manter em mente que Ajax não é muito mais que Javascript. A base da ideia é a seguinte.Na tua página tens um div onde vai estar o conteudo que vai mudar :

<div id="myText>Seja bem vindo!</div>

Depois tens um link que vai provocar a mudança desse texto :

<a href="#" onClick="mudaTexto()">Mudar de Texto</a>

E finalmente tens uma função definida em Javascript que navega no teu HTML e muda o texto :

function mudaTexto()
{
node = document.getElementById("myText");

node.innerHTML = "Agora o meu texto é outro";
}


Isto é apenas Javascript. Para dar o comportamento que tu queres, precisas que a tua função mudaTexto, além de navegar no documento que está visivel também faça de volta ao servidor o pedido das novas páginas conforme for preciso. Um solução mais "bruta" é incluir as outras páginas no teu código de javascript (o que só faz sentido se não forem muito grandes!).
 
Back
Topo