1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda urgente com div

Discussão em 'Web Development' iniciada por xerife, 22 de Junho de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 875)

1. Estou a desenvolver um site sem frames e iframes.
    Apenas uso div´s. Como não percebo muito de Webdevelopment gostaria que me ajudassem com esta questão básica mas urgente.
    Tenho um pequeno menu numa div e queria que ao clicar no link me abrisse a pagina correspondente no mesmo ficheiro index, isto é dentro de outra div no meio da página.
    Eu já identifiquei os div´s e também fiz target mas abre numa página em branco o conteúdo pretendido.
    Ajuda urgente. Obrigado.

2. majo-san

majo-san Power Member

Uma div não se comporta uma frame :\ Para o que tu queres fazer, penso que só dá com Ajax, e disso ainda não percebo patavina, infelizmente.

3. ei08465

ei08465 Power Member

Está correcto. Para fazeres o que pretendes tens que usar Ajax para ir buscar ao servidor o fragmento de html (o pedaço de código que queres colocar no div) e depois injectares o conteúdo da resposta Ajax no div.

Para usares o Ajax tens bastantes frameworks para te auxiliarem nas tarefas, mootools, dojo, prototype, etc e tal.

Podes sempre consultar este site para uma introdução simples ao Ajax http://www.w3schools.com/ajax/default.asp.

4. Ajax

Obrigado pela atenção.
    Realmente andei a dar uma vista de olhos no W3 schools e mais alguns sites, penso que será mais interessante esta opção do que colocar uma iframe ou frame.
    Mas agora surge outra questão: tenho o menu na div com o ID menu e tenho o conteudo noutra div com o ID content como faço para ao clicar no menu(ID menu) me abra o conteúdo no (ID content), supondo que já tenho o código em PHP e javascript?
    E preciso de uma pagina html para o conteudo ser colocado no (ID content) ou posso definir de que forma?
    Desde já muito obrigado...

5. BMarques

BMarques Power Member

Há que manter em mente que Ajax não é muito mais que Javascript. A base da ideia é a seguinte.Na tua página tens um div onde vai estar o conteudo que vai mudar :

<div id="myText>Seja bem vindo!</div>

Depois tens um link que vai provocar a mudança desse texto :

<a href="#" onClick="mudaTexto()">Mudar de Texto</a>

E finalmente tens uma função definida em Javascript que navega no teu HTML e muda o texto :

function mudaTexto()
    {
    node = document.getElementById("myText");

node.innerHTML = "Agora o meu texto é outro";
    }

Isto é apenas Javascript. Para dar o comportamento que tu queres, precisas que a tua função mudaTexto, além de navegar no documento que está visivel também faça de volta ao servidor o pedido das novas páginas conforme for preciso. Um solução mais "bruta" é incluir as outras páginas no teu código de javascript (o que só faz sentido se não forem muito grandes!).

6. Obrigado BMarques,
    vou ver o que posso fazer.
    Vamos lá ver se funciona.

Partilhar esta Página