1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda Urgente Conta Muito Alta

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por homasa, 4 de Janeiro de 2007. (Respostas: 129; Visualizações: 8532)

1. boas tardes

tenho ligação pela pluricanal e infelizmente com um router wireless Wireless Router WL5041 from TECOM completamente desprotegido.

este mês apareceume apenas a quantia de 2000 euros para pagar que eu não fiz . . . e este mês já cá contam 200 euros e como quase n uso o pc na net nem o tenho tido em casa é estranho . . .

agora não sei se foi pelo mac adress se foi pela rede que está aberta mas na pagina do router tenho uma ip que não é habitual nem o macadress corresponde a nenhum computador aqui de casa, logo presumo que seja aguem aqui do predio a roubar-me.

como posso descobrir quem é ? sniffer na rede ? outro software ? é que a empresa n me quer ajudar a psp pede que acuse alguem senão tb n podem monotorizar....

ajudem sff

2. TosteX

TosteX Powre Membre

Acho que não podes descobrir de forma 'legal'. Estás numa situação um pouco complicada... Devias ter protegido isso ou desligado o router sempre que saías de casa.

Há sempre um chico-esperto!

3. epah, q situaçao...
    de forma directa nao te sei responder, mas ve este link q tinha aki guardado numa pesquisa q cheguei a fazer por curiosidade: http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/admsis/admsis8-1.html
    em especial o tema:Como detectar um "sniffer" na rede? (claro)

boa sorte acima de tudo. e qd resolveres a situaçao diz qq coisa.. serve de exemplo.

4. avantix

avantix Power Member

No Máximo descobres aquilo que já sabes ... que é o IP e o Mac Address dele! agora saber quem ele é, ou onde está ... já fica mais dificil pois sendo ip privado, atribuido pelo teu pc ...!

Não sei mesmo!

5. Mitch

Mitch Banido

se a rede está aberta, acho que não podes acusar ninguém de "roubo". afinal, tu é que disponibilizaste a rede aberta.
    fazendo um paralelismo: se tiveres um jardim enorme no meio da cidade, sem muros nenhuns, é provavel que haja gente a passear por ele, mesmo sendo teu...
    hoje em dia até é normal encontrar redes abertas, com a vulgarização de tarifários sem limites. tanto em estabelecimentos comerciais como em casas. tenho colegas que têm as redes abertas... de propósito. qualquer um lá entra. e eles não se importam.

mesmo assim tenho uma pergunta a fazer:
    foste tu quem comprou o router, ou foi fornecido/instalado pela operadora de internet?

6. xupetas

xupetas Banido

tas kinado homem....

7. avantix

avantix Power Member

Penso que isso não funciona bem assim! Ele não disponibilizou a rede aberta. Ele tem a rede aberta! Não a ofereceu a ninguem! O uso indevido de algo que não é teu mas que não está protegido, sem o consentimento do dono, é punivel por lei!

Mais uma vez ... se eu deixar a poirta de casa aberta, não dá o direito de alguem lá entrar dentro e levar o que quiser! Ou se deixar o carro aberto com as chaves na ignição, não dá o direio de me levarem o carro! Ou fazer uma sério de compras e o saco de plástico ir aberto, e alguem me roubar ... etc...

Mas o Mitch levanta um bom ponto ... quem montou a tua rede ?

8. mitch,
    quem, montou a rede foram eles mas quem ligou o modem fui eu
    fui eu que o comprei . . . estou a perceber . . .

ai, mas isto so pode ser alguem aqui do predio pois a rede n tem sinal suficiente para apanhar alguma coisa lá em baixo e sacar 8gigas de download e upload 1 mega num dia com ligação 2 megas da pluricanal . . . . como é que eles conseguiam isso ?

Última edição: 4 de Janeiro de 2007
  9. Mitch

Mitch Banido

não concordo.
    porque para roubar a casa do vizinho que deixou a porta aberta, tenho de invadir a casa dele.
    neste caso ele é que meteu a rede sem fios na casa dos vizinhos... aberta e com acesso disponível. se foi ELE que montou a rede, e deixou a rede ACESSIVEL aos outros, que razão tem para se queixar da utilização por parte de outras pessoas? ele é que o permitiu! ninguém lhe foi a casa, ninguém lhe hackou nada!
    PS: vamos fazer outra comparação parva :-D - se um vizinho puser a música a tocar alto, e eu não possuir os originais da música que está a tocar, estou a cometer um crime de pirataria ao ouvir a música do vizinho? :002:

10. timber

timber Zwame Advisor

Em termos humanos não consegues não ouvir música sem te esforçares para tal mas para usar a rede dele foi preciso um acto deliberado.

Com certeza que alguns advogados ou juristas iam-se entreter bastante com isto mas na minha opinião leiga o uso duma rede wireless nomeadamente do caso que estamos a abordar requer uma grande intencionalidade e isso para mim é semelhante ao exemplo da porta destrancada.

11. Trouble

Trouble [email protected] Member

Tenta entrar nesse ip, e ver se tem alguma coisa partilhada para ver se descobres quem é....Vê se o pc tem um nome que te pareça familiar..
    Mantém registos do ip e do mac adress ligados ao teu router, se tivesses logs ao longo do mês era bom. Podes também qdo essa pessoa estiver ligar ir tocar as campainhas todas e veres quem está em casa :)

12. Mitch

Mitch Banido

intencionalidade? a maioria dos computadores de pessoas "leigas" ligam-se à primeira rede wireless que encontram.
    e falando de intencionalidade, qual era a intenção do dono da rede wireless ao deixar a rede aberta a toda a gente?

13. timber

timber Zwame Advisor

Eu próprio tenho uma rede sem fios em casa e o meu vizinho tem uma rede sem protecção. O meu PC por vezes liga-se na rede dele mas eu não saco 2000€ de conta de internet assim sem querer.

Quem andou pendurado nisto sabia o que estava a fazer. Agora provar tudo isto... É complicado...

14. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

O curioso do teu post, para além da quantia astronónica, é o facto de tu evidenciares que a rede está "...completamente desprotegida", como que afirmando que sabes a razão do problema mas não o queres resolver. Mas afinal, precisas de ter a rede desprotegida propositadamente? Se não, porquê que não a proteges com uma simples WEPkey e desabilitando o broadcast?

15. Mitch

Mitch Banido

mas isso és tu que sabes o que andas a fazer, e que tens noção do mal que podes fazer aos outros.
    por acaso já foste falar com o teu vizinho acerca disso?

back on topic,
    imagina que tens um computador programado para ligar o emule no boot.
    vem alguém passar o fim de semana a tua casa e usa o teu pc (nada de extraordinário aqui).
    o pc liga-se a uma rede sem fios que não é a tua (pode acontecer, ou pode mesmo ser o gajo a escolher a rede por engano).
    o emule liga-se e fica o dia todo a sacar.

há má fé? não.
    é roubo? acho que não. afinal de contas a rede é aberta. todas as pessoas podem aceder. e isso é previsto pelo criador da rede, que foi quem fez a rede aberta... e já sabia que era possível alguém aceder.
    foi inocência de quem fez a rede? talvez. mas quando há uma rede ABERTA, isso implica que podemos ligar-nos a ela. senão, não seria aberta.

e não, não é comparável a assaltar a casa de alguém só porque a porta está aberta.
    é totalmente diferente.

16. eyeliner

eyeliner Power Member

Sacas um portátil de casa e vês até onde captas o sinal.
    A partir daí, vês as casas que estão na vizinhança e começas a
    ser mais observador.
    E começa imediatamente a proteger o sinal.

17. timber

timber Zwame Advisor

Por acaso ainda não tentei descobrir de quem é a rede. Ainda moro lá faz pouco tempo. Pela força do sinal não é um vizinho muito próximo. Estava a pensar na próxima reunião do condomínio tentar perguntar.

E sim, consigo pensar numa generalidade de situações em que um gajo pode inavertidamente ligar-se à rede sem protecção.

Mas neste caso acho a coisa um bocado estranha. Um gajo para se ligar sem querer a uma rede é porque tem uma. Obviamente isto não é garantido, mas parece-me razoável assumir isto já que geralmente os portáteis tem a placa de rede desligada (se for um desktop o facto de ter placa de rede wireless já mostra que se tem uma rede wlan).

Portanto um gajo que se liga sem querer a redes sem fios não é um gajo que tropeça na rua e cai num buraco. Em termos genéricos é preciso ter um bocado de intenção para se ligar a qq coisa. Ora simplesmente não acredito que este tipo se ligue estilo "ups" e depois faça 2000€ de trafego. E o trafego não é aberto nem grátis mesmo que o acesso à rede o seja. Já que estamos numa onda de analogias é como ir ao supermercado. Podes passear lá dentro o que quiseres mas quando queres consumir pagas. A analogia também não é perfeita mas passa mais ou menos a ideia.

O problema disto tudo é que provar esta tralha toda incluindo as intencionalidades não é nada trivial.

18. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Abviamente que escreveste isso com toda a tua boa vontade, mas só se aplicaria se ele por ventura morasse numa zona de vivendas, porque se morar numa zona qualquer cheia de prédios juntos uns aos outros e com muitos andares, será totalemente impossível infelizmente.

19. Mitch

Mitch Banido

então volto a perguntar: o que é uma rede aberta? se quem fez a rede a deixa aberta, não é para que qualquer pessoa possa aceder? não é esse o objectivo de uma rede aberta?

20. timber

timber Zwame Advisor

Na minha opinião deixar a rede aberta é apenas isso. Uma rede aberta. Não é um convite a quem passa.

A bomba de gasolina também normalmente deita gasolina se se apertar o botão. Mas espera-se que se pague no fim.

Resumindo uma coisa estar aberta não é sinómimo de "entre e sirva-se"

Partilhar esta Página