Ajuda Urgente Conta Muito Alta

homasa

Membro
boas tardes

tenho ligação pela pluricanal e infelizmente com um router wireless Wireless Router WL5041 from TECOM completamente desprotegido.

este mês apareceume apenas a quantia de 2000 euros para pagar que eu não fiz . . . e este mês já cá contam 200 euros e como quase n uso o pc na net nem o tenho tido em casa é estranho . . .

agora não sei se foi pelo mac adress se foi pela rede que está aberta mas na pagina do router tenho uma ip que não é habitual nem o macadress corresponde a nenhum computador aqui de casa, logo presumo que seja aguem aqui do predio a roubar-me.

como posso descobrir quem é ? sniffer na rede ? outro software ? é que a empresa n me quer ajudar a psp pede que acuse alguem senão tb n podem monotorizar....

ajudem sff
 
Acho que não podes descobrir de forma 'legal'. Estás numa situação um pouco complicada... Devias ter protegido isso ou desligado o router sempre que saías de casa.

Há sempre um chico-esperto!
 
No Máximo descobres aquilo que já sabes ... que é o IP e o Mac Address dele! agora saber quem ele é, ou onde está ... já fica mais dificil pois sendo ip privado, atribuido pelo teu pc ...!

Não sei mesmo!
 
se a rede está aberta, acho que não podes acusar ninguém de "roubo". afinal, tu é que disponibilizaste a rede aberta.
fazendo um paralelismo: se tiveres um jardim enorme no meio da cidade, sem muros nenhuns, é provavel que haja gente a passear por ele, mesmo sendo teu...
hoje em dia até é normal encontrar redes abertas, com a vulgarização de tarifários sem limites. tanto em estabelecimentos comerciais como em casas. tenho colegas que têm as redes abertas... de propósito. qualquer um lá entra. e eles não se importam.

mesmo assim tenho uma pergunta a fazer:
foste tu quem comprou o router, ou foi fornecido/instalado pela operadora de internet?
 
se a rede está aberta, acho que não podes acusar ninguém de "roubo". afinal, tu é que disponibilizaste a rede aberta.
fazendo um paralelismo: se tiveres um jardim enorme no meio da cidade, sem muros nenhuns, é provavel que haja gente a passear por ele, mesmo sendo teu...


mesmo assim tenho uma pergunta a fazer:
foste tu quem comprou o router, ou foi fornecido/instalado pela operadora de internet?

Penso que isso não funciona bem assim! Ele não disponibilizou a rede aberta. Ele tem a rede aberta! Não a ofereceu a ninguem! O uso indevido de algo que não é teu mas que não está protegido, sem o consentimento do dono, é punivel por lei!

Mais uma vez ... se eu deixar a poirta de casa aberta, não dá o direito de alguem lá entrar dentro e levar o que quiser! Ou se deixar o carro aberto com as chaves na ignição, não dá o direio de me levarem o carro! Ou fazer uma sério de compras e o saco de plástico ir aberto, e alguem me roubar ... etc...

Mas o Mitch levanta um bom ponto ... quem montou a tua rede ?
 
mitch,
quem, montou a rede foram eles mas quem ligou o modem fui eu
fui eu que o comprei . . . estou a perceber . . .

ai, mas isto so pode ser alguem aqui do predio pois a rede n tem sinal suficiente para apanhar alguma coisa lá em baixo e sacar 8gigas de download e upload 1 mega num dia com ligação 2 megas da pluricanal . . . . como é que eles conseguiam isso ?
 
Última edição:
Penso que isso não funciona bem assim! Ele não disponibilizou a rede aberta. Ele tem a rede aberta! Não a ofereceu a ninguem! O uso indevido de algo que não é teu mas que não está protegido, sem o consentimento do dono, é punivel por lei!

Mais uma vez ... se eu deixar a poirta de casa aberta, não dá o direito de alguem lá entrar dentro e levar o que quiser! Ou se deixar o carro aberto com as chaves na ignição, não dá o direio de me levarem o carro! Ou fazer uma sério de compras e o saco de plástico ir aberto, e alguem me roubar ... etc...
não concordo.
porque para roubar a casa do vizinho que deixou a porta aberta, tenho de invadir a casa dele.
neste caso ele é que meteu a rede sem fios na casa dos vizinhos... aberta e com acesso disponível. se foi ELE que montou a rede, e deixou a rede ACESSIVEL aos outros, que razão tem para se queixar da utilização por parte de outras pessoas? ele é que o permitiu! ninguém lhe foi a casa, ninguém lhe hackou nada!
PS: vamos fazer outra comparação parva :-D - se um vizinho puser a música a tocar alto, e eu não possuir os originais da música que está a tocar, estou a cometer um crime de pirataria ao ouvir a música do vizinho? :002:
 
Em termos humanos não consegues não ouvir música sem te esforçares para tal mas para usar a rede dele foi preciso um acto deliberado.

Com certeza que alguns advogados ou juristas iam-se entreter bastante com isto mas na minha opinião leiga o uso duma rede wireless nomeadamente do caso que estamos a abordar requer uma grande intencionalidade e isso para mim é semelhante ao exemplo da porta destrancada.
 
Tenta entrar nesse ip, e ver se tem alguma coisa partilhada para ver se descobres quem é....Vê se o pc tem um nome que te pareça familiar..
Mantém registos do ip e do mac adress ligados ao teu router, se tivesses logs ao longo do mês era bom. Podes também qdo essa pessoa estiver ligar ir tocar as campainhas todas e veres quem está em casa :)
 
na minha opinião leiga o uso duma rede wireless nomeadamente do caso que estamos a abordar requer uma grande intencionalidade e isso para mim é semelhante ao exemplo da porta destrancada.

intencionalidade? a maioria dos computadores de pessoas "leigas" ligam-se à primeira rede wireless que encontram.
e falando de intencionalidade, qual era a intenção do dono da rede wireless ao deixar a rede aberta a toda a gente?
 
Eu próprio tenho uma rede sem fios em casa e o meu vizinho tem uma rede sem protecção. O meu PC por vezes liga-se na rede dele mas eu não saco 2000€ de conta de internet assim sem querer.

Quem andou pendurado nisto sabia o que estava a fazer. Agora provar tudo isto... É complicado...
 
boas tardes

tenho ligação pela pluricanal e infelizmente com um router wireless Wireless Router WL5041 from TECOM completamente desprotegido.

O curioso do teu post, para além da quantia astronónica, é o facto de tu evidenciares que a rede está "...completamente desprotegida", como que afirmando que sabes a razão do problema mas não o queres resolver. Mas afinal, precisas de ter a rede desprotegida propositadamente? Se não, porquê que não a proteges com uma simples WEPkey e desabilitando o broadcast?
 
mas isso és tu que sabes o que andas a fazer, e que tens noção do mal que podes fazer aos outros.
por acaso já foste falar com o teu vizinho acerca disso?

back on topic,
imagina que tens um computador programado para ligar o emule no boot.
vem alguém passar o fim de semana a tua casa e usa o teu pc (nada de extraordinário aqui).
o pc liga-se a uma rede sem fios que não é a tua (pode acontecer, ou pode mesmo ser o gajo a escolher a rede por engano).
o emule liga-se e fica o dia todo a sacar.

há má fé? não.
é roubo? acho que não. afinal de contas a rede é aberta. todas as pessoas podem aceder. e isso é previsto pelo criador da rede, que foi quem fez a rede aberta... e já sabia que era possível alguém aceder.
foi inocência de quem fez a rede? talvez. mas quando há uma rede ABERTA, isso implica que podemos ligar-nos a ela. senão, não seria aberta.

e não, não é comparável a assaltar a casa de alguém só porque a porta está aberta.
é totalmente diferente.
 
Sacas um portátil de casa e vês até onde captas o sinal.
A partir daí, vês as casas que estão na vizinhança e começas a
ser mais observador.
E começa imediatamente a proteger o sinal.
 
Por acaso ainda não tentei descobrir de quem é a rede. Ainda moro lá faz pouco tempo. Pela força do sinal não é um vizinho muito próximo. Estava a pensar na próxima reunião do condomínio tentar perguntar.

E sim, consigo pensar numa generalidade de situações em que um gajo pode inavertidamente ligar-se à rede sem protecção.

Mas neste caso acho a coisa um bocado estranha. Um gajo para se ligar sem querer a uma rede é porque tem uma. Obviamente isto não é garantido, mas parece-me razoável assumir isto já que geralmente os portáteis tem a placa de rede desligada (se for um desktop o facto de ter placa de rede wireless já mostra que se tem uma rede wlan).

Portanto um gajo que se liga sem querer a redes sem fios não é um gajo que tropeça na rua e cai num buraco. Em termos genéricos é preciso ter um bocado de intenção para se ligar a qq coisa. Ora simplesmente não acredito que este tipo se ligue estilo "ups" e depois faça 2000€ de trafego. E o trafego não é aberto nem grátis mesmo que o acesso à rede o seja. Já que estamos numa onda de analogias é como ir ao supermercado. Podes passear lá dentro o que quiseres mas quando queres consumir pagas. A analogia também não é perfeita mas passa mais ou menos a ideia.

O problema disto tudo é que provar esta tralha toda incluindo as intencionalidades não é nada trivial.
 
Sacas um portátil de casa e vês até onde captas o sinal.
A partir daí, vês as casas que estão na vizinhança e começas a
ser mais observador.
E começa imediatamente a proteger o sinal.

Abviamente que escreveste isso com toda a tua boa vontade, mas só se aplicaria se ele por ventura morasse numa zona de vivendas, porque se morar numa zona qualquer cheia de prédios juntos uns aos outros e com muitos andares, será totalemente impossível infelizmente.
 
então volto a perguntar: o que é uma rede aberta? se quem fez a rede a deixa aberta, não é para que qualquer pessoa possa aceder? não é esse o objectivo de uma rede aberta?
 
Na minha opinião deixar a rede aberta é apenas isso. Uma rede aberta. Não é um convite a quem passa.

A bomba de gasolina também normalmente deita gasolina se se apertar o botão. Mas espera-se que se pague no fim.

Resumindo uma coisa estar aberta não é sinómimo de "entre e sirva-se"
 
Back
Topo