Ajuda Urgente Conta Muito Alta

mas a bomba de gasolina não te mete a mangueira da gasolina na janela do teu quarto.
já a rede wireless é assim.
e está ABERTA.
ACESSIVEL.
quem fez a rede DEIXOU a rede aberta a qualquer um.
isso é, a meu ver, uma quase-permissão.
se ele deixa a rede aberta, é porque não se importa de quem acede à mesma.
assim sendo não se pode queixar que lhe entrem na rede, porque ele mesmo é quem o permite.

isto NÃO é roubo. ele é que fornece internet gratuita aos vizinhos... voluntariamente (ele é que montou a rede aberta. e mantem a mesma aberta).
 
a ética aqui faz parte do problema.
como é que se pode acusar alguém de "roubar a internet", quando a internet foi disponibilizada de forma livre?
 
mas isso és tu que sabes o que andas a fazer, e que tens noção do mal que podes fazer aos outros.
por acaso já foste falar com o teu vizinho acerca disso?

back on topic,
imagina que tens um computador programado para ligar o emule no boot.
vem alguém passar o fim de semana a tua casa e usa o teu pc (nada de extraordinário aqui).
o pc liga-se a uma rede sem fios que não é a tua (pode acontecer, ou pode mesmo ser o gajo a escolher a rede por engano).
o emule liga-se e fica o dia todo a sacar.

há má fé? não.
é roubo? acho que não. afinal de contas a rede é aberta. todas as pessoas podem aceder. e isso é previsto pelo criador da rede, que foi quem fez a rede aberta... e já sabia que era possível alguém aceder.
foi inocência de quem fez a rede? talvez. mas quando há uma rede ABERTA, isso implica que podemos ligar-nos a ela. senão, não seria aberta.

e não, não é comparável a assaltar a casa de alguém só porque a porta está aberta.
é totalmente diferente.

Não vou discutir este assunto, pois não sou expert nesta matéria, mas penso que estás a supor demasiado para quem faz 2000€ de downloads extras!

Uma rede aberta ou mal protegida não significa que nos podemos ligar a ela. Uma rede publica e gratuita de acesso livre é que significa isso!

Seria uma discussão interessante em tribunal, porque a unica coisa que o autor disto poderia sugerir que pensaria que era gratuita ... pois a desculpa de que se ligou sem querer ... não ia pegar de certeza!

Mas estamo-nos a desviar do assunto. A sugestão que tenho é limpares os dhcp leases do teu AP, e esperares que ele apanhe novo IP. depois tentas ver quem ele é ... pelo nome da maquina, etc... tenta ver se ele tem alguma coisa partilhada nesse Ip, etc...

Não tou mesmo a ver forma de descobrires quem ele é fisicamente sem ele te dizer!
 
mas a bomba de gasolina não te mete a mangueira da gasolina na janela do teu quarto.
já a rede wireless é assim.
e está ABERTA.
ACESSIVEL.
quem fez a rede DEIXOU a rede aberta a qualquer um.
isso é, a meu ver, uma quase-permissão.
se ele deixa a rede aberta, é porque não se importa de quem acede à mesma.
assim sendo não se pode queixar que lhe entrem na rede, porque ele mesmo é quem o permite.

isto NÃO é roubo. ele é que fornece internet gratuita aos vizinhos... voluntariamente (ele é que montou a rede aberta. e mantem a mesma aberta).

Ou seja se eu apanhar algum computador aberto na internet posso utilizá-lo para o que quiser ... já que a internet me entra pela casa aberta e o outro user está na outra ponta, e deixou tudo aberto, eu posso simplesmente usufruir dos recursos privados de uma pessoas simplesmente porque ela não os protegeu ... é isso ?
 
Um gajo que faz 2000€ de downloads não está propriamente a ser "inocente". É como aqueles que encomendaram 10 PS2 da promoção fantasma da *****.

A melhor forma de apanhar (tentar) quem fez isso é mesmo limpar os logs do router e estar com atenção a quem se está a ligar. Tenho sérias dúvidas de que consigas apanhar essa pessoa através desse método mas não custa nada tentar.
 
se eu tiver um jardim no meio da cidade, sem nenhuma rede a fechar, se for um espaço completamente aberto... será que posso andar aos tiros às pessoas por "invadirem propriedade privada?" acho que não.

quem faz uma rede, e a deixa intencionalmente aberta, não pode culpar ninguém por utilizar a mesma.
dou o exemplo do meu colega: tem a rede aberta, e tem tráfego ilimitado. se alguém se ligar à rede dele, não o afecta minimamente. mas se alguém se ligar à rede do user em questão, já é crime?
 
Mitch, acho que podemos concordar que discordamos.
Por algo ser acessível facilmente eu não concordo que seja considerável grátis.

Quanto ao user que começou a thread, eu sugeria que antes de tentares algo levasses alguém a tua casa que saiba ver isso de maneira a rentabilizares o tempo e a oportunidade.

Caso contrário esse gajo ainda se poe ao fresco.
 
Última edição:
É uma problema bastante chato, mas se a rede está aberta, qualquer pessoa pode aceder a essa mesma rede. Quem acedeu não o fez inocentemente, devido ás quantias envolvidas, mas podia ser o caso. Existem por este país fora redes públicas de acesso ás quais qualquer pessoa pode aceder, e eu não vou adivinhar se a rede a que estou a aceder é de um privado ou é uma dessas redes públicas.

Não estou a tentar desculpar ninguém, nem a tomar o partido de ninguém, mas se a rede está aberta qualquer pessoa pode aceder, e não é ilegal fazê-lo. Ponto final. Se a rede for privada (com acesso restrito) e for acedida, é crime. Assim, quem anda à chuva molha-se ....
 
Na Coreia foi, pela primeira vez, condenado um gajo por usar uma rede alheia (aberta) à coisa de 1 mês ou nem isso, andaram por aí noticias sobre isto.
Eu não protegia já a rede, esperava q ele se liga-se e sacava-lhe o IP, depois vais ao executar e metes o ip dele (\\192.168.1.12 por exemplo), se te pedir login experimenta Administrator e pass em branco pois muita gente não define password de administração, se tiver algo em partilha talvez consigas identificar a pessoa em questão. Outra hipotese é também estudares os teus vizinhos e a tua rede, isto é, veres 1º até onde cobre a tua rede, posteriormente tentas filtrar os vizinhos q poderão ser. De qualquer maneira mesmo depois de chegares a uma conclusão não sei se a PSP aceita este tipo de provas para avançares com a queixa..
Se tivesse sido o ISP a montar o router podias sempre empurrar-lhes as culpas agora assim acho q tás "enterrado"..
Além disso outro reparo, supondo q tens os 8Mb da pluricanal (tarifário em que o tráfego extra fica mais barato) o gajo teve de te sacar 100Gb num mês para te dar os 2000€ de conta extra, estou a achar muita fruta, já pedis.te factura detalhada ou já foste ver a página de custos ? É q são mais de 3Gb por dia que foram feitos (média)..
Boa sorte de qlq maneira.

Cumps
 
Última edição:
epa
ou desligas o wireless ou arranjas alguém k saiba encriptar isso....
ASAP

quanto á tua opinião....mitch....epa...obviamente discordamos do conceito de propriedade privada

não me vou alongar no off topic mas considero que é invasão de propriedade privada....

pelo facto de eu deixar o meu telemovel em cima da mesa no meu local de trabalho sem código a bloquear não dá o direito a ninguém de fazer chamadas desse telemóvel....
é...no meu entender...um acto criminoso de usurpação de propriedade privada


cumps
 
Estamos a falar de acesso ilegítimo, e andar a comparar com outras situações não é chamado para o assunto, nem nunca deve ser feito ...

Lei da Criminalidade Informática
Acesso ilegítimo

1. Quem, não estando para tanto autorizado e com a intenção de alcançar, para si ou para outrem, um benefício ou vantagem ilegítimos, de qualquer modo aceder a um sistema ou rede informáticos será punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias.

Notem o "Quem, não estando para tanto autorizado ...". Se a rede está desprotegida ... Claro que quem o faz fá-lo com más intenções (quase sempre), e só se for por esse ponto que se possa pegar ...
 
para usar o teu telemovel, tem de o usar sem o teu consentimento.
neste caso a rede é OFERECIDA aos outros, nas suas casas, pois está ABERTA para que todos a acedam. é esse o conceito de rede aberta.
é diferente de alguém fazer uso do teu telefone ou levar o teu carro "emprestado"
 
metabolic vbmenu_register("postmenu_1352409", true); ,

pois a mim parece-me que ele esta ligado pois o modem n para de piscar mas ja tentei fazer um ping 192.168.1.100 e não encontra e tentei tb no browser mas essa ainda n tentei vou experimentaR.

ja pedi discriminação mas apenas me arranjaram dos gastos diarios relativos ao mes de dezembro e tenho 1 dia com 8gigas, 6 gigas 4 vezes, etc etc
 
Como é que se consegue sacar tanto numa ligacao de 2mb em wireless? so se tiveres mesmo perto do gajo, pq o sinal perde-se
 
mitch , pra ver se o apanho . . . mas n percebo nada disto e com uma ip interna pior pelo que me disseram . .

perdido por 100 perdido por 1000
 
metabolic vbmenu_register("postmenu_1352409", true); ,

pois a mim parece-me que ele esta ligado pois o modem n para de piscar mas ja tentei fazer um ping 192.168.1.100 e não encontra e tentei tb no browser mas essa ainda n tentei vou experimentaR.

ja pedi discriminação mas apenas me arranjaram dos gastos diarios relativos ao mes de dezembro e tenho 1 dia com 8gigas, 6 gigas 4 vezes, etc etc



sugiro que uses um programa tipo o Angry IP Scanner, para verificar o IP actual desse pc...

em princípio consegues saber o username/hostname/computername/ip/mac adress que ele tem no pc e talvez dê algumas pistas sobre quem esteja a usar o teu sinal...

se conseguires saber o ip, podes sempre abrir uma janela do explorador do windows e na barra de endereços escreves : "\\xxx.xxx.xxx.xxx" (inserir o ip dele) ou abrir directamente do Angry IP scanner (ver menus usando o botão direito do rato) e com um pouco de sorte, pode ser que tenha coisa partilhada em rede
 
Última edição:
Na própria pág do router dá para ver quem está ligado, dissipa as dúvidas todas :P

Tendo em conta os factos (volume de tráfego elevado e reincidência), custa-me muito a crer que se trate de outra coisa que não um puto que encontrou uma forma de ter net á borla e já não quer outra coisa...

Vai ser é complicado de provar quem foi, a única forma que estou a ver é se associares o nome do pc com algum dos teus vizinhos
 
Back
Topo