[ajuda urgente] Criar auto-arranque de 3 servidores(ubuntu)

vascorama

Power Member
Boas, sou um iniciado no Linux, teve mesmo de ser devido aos servidores de jogos(fear) e a unica protecção anti-cheat existente para o mesmo não gostar de redirecturls em windows...
Mas adiante, lá instalei o Ubuntu, consegui meter os servidores a funcionar.
Para arrancar cada um deles tenho de ir pelo terminal:

/Documents/Servidores/FEAR
/Documents/Servidores/FEARCTF
/Documents/Servidores/FEARCTFCUSTOM

e depois de ter as janelas abertas, para inicia-los o comando é ./start.sh em cada uma das janelas.

Agora gostava de saber como posso automatizar o processo(tipo batch no windows) para arrancarem de cada vez que o pc é ligado.
E já agora, se souberem, uma app que dê para desligar e ligar o pc por horários(tipo Auto Power on & Shut Down, para windows...)

A urgência é apenas porque vou de férias e nao queria deixar o pc ligado 24/7...
Obrigado desde já
 
Se o meu ubuntu não está esquecido basta acrescentar os comandos que quereres que ocorram no arranque ao /etc/rc.d/rc.local.
Para fazeres os "automatismos" podes pesquisar na net sobre "cron" ou "autocron"
 
Se o meu ubuntu não está esquecido basta acrescentar os comandos que quereres que ocorram no arranque ao /etc/rc.d/rc.local.
Para fazeres os "automatismos" podes pesquisar na net sobre "cron" ou "autocron"

Boas, o problema aqui é o seguinte, esse ficheiro start.sh se eu clicar duas vezes ele não executa, apenas executa se eu o chamar através do Terminal desta forma:

./start.sh

Nesse ficheiro start.sh estão apenas duas linhas de código para chamar o fearserver.bin:

Código:
#!/bin/sh
export LD_LIBRARY_PATH=$PWD:$LD_LIBRARY_PATH
./fearserver.bin

Portanto ele não é o "executável", apenas tem os argumentos para o fearserver.bin funcionar....


Eu peço desculpa se estiver a dizer alguma barbaridade, mas como disse, sou novato em linux e não pesco nada de nada mesmo destes comandos, se bem que têm algumas parecenças com C, mas de qualquer forma também pesco pouco de C :lol:
Faz agora 25 horas que instalei o linux pela 1ª vez, já não estou em casa e tive de deixar o pc ligado 24/7, mas de qualquer forma gostaria de aprender a criar um atalho para quando eu clicasse nele, abrisse de imediato a consola e começasse a correr o servidor, porque adicioná-los ao startup acho que já sei.

Vou ver isso do autocron entretanto, se tiveres alguma ideia para o problema 1 é que era :x2:
Abraço e obrigado desde já.
 
Não me lembro do ubuntu. Mas se tiver o directorio /etc/rc.d basta fazeres ls para veres que ficheiros são executáveis. A forma mais simples de ver quais sao os files executaveis é fazer ls --color e os exercutaveis aparecem a verde.
Depois basta editares um desses executaveis e introduzires a linha (ou linhas) que executas na consola.
 
Pronto, assim que chegar a casa vou ver isso, outra duvida ja agora, acrescento as linhas a um dos executáveis, mas tipo assim:

/home/familia/Documents/Servidores/FEAR/./start.sh


a minha duvida é mesmo o ./ antes do start.sh, é que num caminho completo, esse ./ é interpretado como se fosse uma directoria e dá erro...
Cumps
 
Já era um pau alguém me ajudar a fazer com que o ficheiro start.sh executasse por si só, isto é, sem ter de ser pelo terminal(clicando duas vezes), é que se eu conseguisse isso, acho que adicionar ao arranque depois era simples...
Help!
 
Boas novamente, não estou em casa logo não posso testar nada, no entanto ando à procura na mesma para quando chegar a casa ter resposta para o problema(espero), encontrei um script parecido ao que eu pretendo, no meu caso eu estava a fazer assim:

Código:
#!/bin/sh
/home/familia/Documents/Servidores/FEAR/./start.sh
e no script que eu vi, não era propriamente igual obviamente, mas tinha um espaço antes do ./, algo assim:

Código:
#!/bin/sh
/home/familia/Documents/Servidores/FEAR/ ./start.sh
Será que residia ali o erro?
Alguma alma caridosa pode testar as duas versões par aum script qualquer vosso? só para ver qual é a correcta?
Agradeço desde já.
Cumpz
 
Consegui remediar a situação da seguinte forma:

Código:
#!/bin/sh
cd /usr/local/games/fear
export LD_LIBRARY_PATH=$PWD:$LD_LIBRARY_PATH
./fearserver.bin
criei depois um iniciador no desktop para cada um dos 3, mas nesse iniciador, tem de estar especificado Aplicação de Consola senão quando clico neles faz sempre a pergunta se desejo executar, executar na consola, etc...

E agora, o que eu queria mesmo, era saber como posso fazer, para os servidores arrancarem imediatamente assim que ligo o pc.

Obrigado
 
Boas,
Adicionar ao arranque é relativamente simples. Procura nos menus de Sistema»Preferências, por Aplicações de Arranque, e adiciona o caminho para essas três. Por exemplo, em nome e comentário davas um qualquer, e no comando seria o caminho para o script. No teucaso, /home/Desktop/nome_do_script.sh

Quanto ao restart programado do pc, o comando sudo shutdown -h numero_de_minutos_para_sistema_desligar - sudo shutdown -h 5 (o sistema desligar-se-ia em 5 min). Existe também o sudo shutdown -h 21:00 (sistema desligar-se-ia às 21 horas). Acho que existe uma GUI para isso, mas prefiro o comando!
(mesmo que feches a consola fica programado o encerramento :P)

Espero ter ajudado,
 
Boas, essa forma de adicionar ao arranque não funciona(pode até eventualmente iniciar o processo, mas aí teria de aparecer o servidor na lista e não aparece), só funciona mesmo se for executado na consola...
 
Ok, eu preciso de ajuda é verdade, mas escusam de estar sempre a insistir na mesma forma de fazer isso, porque isso já eu fiz e não dá.
A processo tem de abrir na consola e ele não o faz por si só, deve haver algum script que faça tipo:

Abrir a consola+executar script X dentro desta

É disso que preciso.
Cumps
 
Ok, eu preciso de ajuda é verdade, mas escusam de estar sempre a insistir na mesma forma de fazer isso, porque isso já eu fiz e não dá.
A processo tem de abrir na consola e ele não o faz por si só, deve haver algum script que faça tipo:

Abrir a consola+executar script X dentro desta

É disso que preciso.
Cumps

Vais a Sessões no GNOME e adicionas: gnome-terminal -e /caminho/para/o/script/

Se precisas de ligar o pc e o script arrancar automaticamente sem mexeres nada mete início de sessão automática*, supondo que não tens problemas de segurança de acesso físico ao pc.

* EDIT: Adimnistração -> Janela Início de Sessão -> Segurança -> Início de sessão automático
 
Back
Topo