1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[ajuda urgente] Criar auto-arranque de 3 servidores(ubuntu)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por vascorama, 22 de Agosto de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 2082)

1. vascorama

vascorama Power Member

Boas, sou um iniciado no Linux, teve mesmo de ser devido aos servidores de jogos(fear) e a unica protecção anti-cheat existente para o mesmo não gostar de redirecturls em windows...
    Mas adiante, lá instalei o Ubuntu, consegui meter os servidores a funcionar.
    Para arrancar cada um deles tenho de ir pelo terminal:

/Documents/Servidores/FEAR
    /Documents/Servidores/FEARCTF
    /Documents/Servidores/FEARCTFCUSTOM

e depois de ter as janelas abertas, para inicia-los o comando é ./start.sh em cada uma das janelas.

Agora gostava de saber como posso automatizar o processo(tipo batch no windows) para arrancarem de cada vez que o pc é ligado.
    E já agora, se souberem, uma app que dê para desligar e ligar o pc por horários(tipo Auto Power on & Shut Down, para windows...)

A urgência é apenas porque vou de férias e nao queria deixar o pc ligado 24/7...
    Obrigado desde já

2. vascorama

vascorama Power Member

3. Se o meu ubuntu não está esquecido basta acrescentar os comandos que quereres que ocorram no arranque ao /etc/rc.d/rc.local.
    Para fazeres os "automatismos" podes pesquisar na net sobre "cron" ou "autocron"

4. vascorama

vascorama Power Member

Boas, o problema aqui é o seguinte, esse ficheiro start.sh se eu clicar duas vezes ele não executa, apenas executa se eu o chamar através do Terminal desta forma:

./start.sh

Nesse ficheiro start.sh estão apenas duas linhas de código para chamar o fearserver.bin:

Código:
    #!/bin/sh
    export LD_LIBRARY_PATH=$PWD:$LD_LIBRARY_PATH
    ./fearserver.bin

Portanto ele não é o "executável", apenas tem os argumentos para o fearserver.bin funcionar....

Eu peço desculpa se estiver a dizer alguma barbaridade, mas como disse, sou novato em linux e não pesco nada de nada mesmo destes comandos, se bem que têm algumas parecenças com C, mas de qualquer forma também pesco pouco de C :lol:
    Faz agora 25 horas que instalei o linux pela 1ª vez, já não estou em casa e tive de deixar o pc ligado 24/7, mas de qualquer forma gostaria de aprender a criar um atalho para quando eu clicasse nele, abrisse de imediato a consola e começasse a correr o servidor, porque adicioná-los ao startup acho que já sei.

Vou ver isso do autocron entretanto, se tiveres alguma ideia para o problema 1 é que era :x2:
    Abraço e obrigado desde já.

5. Inacio77

Inacio77 Power Member

Não me lembro do ubuntu. Mas se tiver o directorio /etc/rc.d basta fazeres ls para veres que ficheiros são executáveis. A forma mais simples de ver quais sao os files executaveis é fazer ls --color e os exercutaveis aparecem a verde.
    Depois basta editares um desses executaveis e introduzires a linha (ou linhas) que executas na consola.

6. vascorama

vascorama Power Member

Pronto, assim que chegar a casa vou ver isso, outra duvida ja agora, acrescento as linhas a um dos executáveis, mas tipo assim:

/home/familia/Documents/Servidores/FEAR/./start.sh

a minha duvida é mesmo o ./ antes do start.sh, é que num caminho completo, esse ./ é interpretado como se fosse uma directoria e dá erro...
    Cumps

7. vascorama

vascorama Power Member

Já era um pau alguém me ajudar a fazer com que o ficheiro start.sh executasse por si só, isto é, sem ter de ser pelo terminal(clicando duas vezes), é que se eu conseguisse isso, acho que adicionar ao arranque depois era simples...
    Help!

8. vascorama

vascorama Power Member

Boas novamente, não estou em casa logo não posso testar nada, no entanto ando à procura na mesma para quando chegar a casa ter resposta para o problema(espero), encontrei um script parecido ao que eu pretendo, no meu caso eu estava a fazer assim:

Código:
    #!/bin/sh
    /home/familia/Documents/Servidores/FEAR/./start.sh 

e no script que eu vi, não era propriamente igual obviamente, mas tinha um espaço antes do ./, algo assim:

Código:
    #!/bin/sh
    /home/familia/Documents/Servidores/FEAR/ ./start.sh 

Será que residia ali o erro?
    Alguma alma caridosa pode testar as duas versões par aum script qualquer vosso? só para ver qual é a correcta?
    Agradeço desde já.
    Cumpz

9. Inacio77

Inacio77 Power Member

Experimenta em vez de ./ fazer sh /path/start.sh

10. vascorama

vascorama Power Member

Consegui remediar a situação da seguinte forma:

Código:
    #!/bin/sh
    cd /usr/local/games/fear
    export LD_LIBRARY_PATH=$PWD:$LD_LIBRARY_PATH
    ./fearserver.bin 

criei depois um iniciador no desktop para cada um dos 3, mas nesse iniciador, tem de estar especificado Aplicação de Consola senão quando clico neles faz sempre a pergunta se desejo executar, executar na consola, etc...

E agora, o que eu queria mesmo, era saber como posso fazer, para os servidores arrancarem imediatamente assim que ligo o pc.

Obrigado

11. Boas,
    Adicionar ao arranque é relativamente simples. Procura nos menus de Sistema»Preferências, por Aplicações de Arranque, e adiciona o caminho para essas três. Por exemplo, em nome e comentário davas um qualquer, e no comando seria o caminho para o script. No teucaso, /home/Desktop/nome_do_script.sh

Quanto ao restart programado do pc, o comando sudo shutdown -h numero_de_minutos_para_sistema_desligar - sudo shutdown -h 5 (o sistema desligar-se-ia em 5 min). Existe também o sudo shutdown -h 21:00 (sistema desligar-se-ia às 21 horas). Acho que existe uma GUI para isso, mas prefiro o comando!
    (mesmo que feches a consola fica programado o encerramento :P)

Espero ter ajudado,

12. vascorama

vascorama Power Member

Boas, essa forma de adicionar ao arranque não funciona(pode até eventualmente iniciar o processo, mas aí teria de aparecer o servidor na lista e não aparece), só funciona mesmo se for executado na consola...

13. vascorama

vascorama Power Member

Ok, eu preciso de ajuda é verdade, mas escusam de estar sempre a insistir na mesma forma de fazer isso, porque isso já eu fiz e não dá.
    A processo tem de abrir na consola e ele não o faz por si só, deve haver algum script que faça tipo:

Abrir a consola+executar script X dentro desta

É disso que preciso.
    Cumps

14. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

esquece,ja tinham dito

Última edição: 15 de Junho de 2009
  15. CR_

CR_ Power Member

Vais a Sessões no GNOME e adicionas: gnome-terminal -e /caminho/para/o/script/

Se precisas de ligar o pc e o script arrancar automaticamente sem mexeres nada mete início de sessão automática*, supondo que não tens problemas de segurança de acesso físico ao pc.

* EDIT: Adimnistração -> Janela Início de Sessão -> Segurança -> Início de sessão automático

Partilhar esta Página