Ajuda urgente por favor, nao consigo fazer boot nem repair ao filesystem

neutral

Power Member
O problema e o seguinte. Eu estava a ficar sem espaco no disco e decidi usar um GParted live USB para redimensionar as outras particoes e atribuir mais espaco a pretendida. Como estava a demorar deixei o computador ligado sem problemas mas quando voltei estava desligado. Iniciei o computador e o windows nao iniciava. So aparece umas referencias a memoria e nao sai daquilo. Decidi usar entao o ubuntu que tenho noutra particao para recuperar ficheiros e o sistema de ficheiros. Como seria de esperar apareceram muitos erros no filesystem. Tantos que se tornou dificil recupera-lo. Cheguei a deixar mais de 15 minutos o enter pressionado (pois para recuperar do erro tinha que carregar no enter) e continuavam a aparecer erros. Decidi entrar no live CD do ubuntu. Tentei fazer backup dos ficheiros para um disco externo (sim, os ficheiros estao intactos) mas descobri que esta montado como read-only e nao consigo criar uma pasta ou copiar um ficheiro. Tentei resolver mas nao consegui. Lembrei-me de ir buscar um cd do xp para fazer recuperacao e nao deu simplesmente (preciso de uma disquete que nao tenho). Lembrei-me de tentar iniciar o xp em modo de seguranca para recuperar ficheiros e recuperar o sistema para um momento anterior. Carrego no f8 no boot e desta vez nao aparece nada. So "Starting Up" porque uso o grub e depois nao aparece as referencias de memoria.

Nao sei o que fazer. Se alguem puder ajudar agradecia.
 
A disquete que pede, tem a ver com os drivers sata?
Se sim usa o nLite e coloca-os no cd do windows.

Podes tentar o ERDCommander (não é free) para passar os dados para outro disco,
provavelmente não te vai reconhecer o windows (se está tão danificado), se sim tenta repara a partir dele, se não, os dados recupera-los sempre.
 
O ideal é tentares correr o windows por fora... eu já tive um cd que tinha o windows la dentro podia entrar e mexer la dentro... se conseguires ter o windows numa pen também deserascava. Tendo o windows assim provavelmente o ideal é format. (Questão) Normamente para reparticionares tens que formatar as unidades? ou estou enganado? já não faço isso á bom tempo...lol nesse caso apagou as cenas que tinhas...Mas se disseste que tinhas lá ainda ficheiros devo tar enganado...
 
olly penso que nao pois estou num portatil e apesar de nao ter certeza acho que o disco nao e sata.

Drackey nao precisas de formatar ele apenas redimensiona.
 
boas! pelo cd do windows xp nao consegues chegar a consola de reparaçao?
se conseguires fazes chkdsk /r e em principio recupera te os sistema de ficheiros! ou nao consegues inicializar o disco? o que é estranho porque normalmente uma vez instalado nao costuma dar problemas para instalar o windows depois.
espero ajudar abraco :D
 
Tenta descobrir o que é essa disquete que te pede (deve ter algo a explicar a função dela) e conta à gente :)
A ver se conseguimos descobrir o que é e como fazer.
 
decidi comecar por resolver o problema do backup. estou neste momento a copiar para o disco externo. gracas ao esquiso consegui por o disco a escrever.
 
Back
Topo