Ajuda urgente

SamuP

Power Member
  1. O QUE: Máquina
  2. POR QUANTO: 450€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, sessões de fotos mais inexperiente,
  4. PARA USAR ONDE: Em todo o lado
  5. COMO ÉS: Casual
  6. JÁ TENS: Só telemóvel LG G3 e Samsung S6
  7. COMO É A TUA "REDE": Nada
  8. ONDE COMPRAR: É indiferente

Boas malta, a minha "Maria" está quase a fazer anos e anda-me já a chatear à largos meses que gostava de ter uma máquina de fotos XPTO, suponho que sejam as denominadas DSLR ou algo deste género. A ideia era fotografar um bocado de tudo, ter boa qualidade nas fotos e ela ir-se aventurando pelo mundo das fotografias porque até gosta.
Não consigo mesmo subir o orçamento, porque há outras prioridades e a câmara não é fundamental.
Apareceram estes dias nas 72h boas promoções de máquinas e fiquei na dúvida se compraria ou se ficaria a prenda para outra altura, pois não percebo nada do assunto.

Ora bem, as máquinas seriam a:

Canon EOS 700D + EF-S 15-55mm f/3.5-5.6 IS STM
479€

Canon EOS 1300D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6DCIII
370€

Nikon D3400 + AF-P DX 18-55mm f/3.5-5.6G
430€

Andei a ler por aqui, mas normalmente comparam a D3400 e D3200 com a Canon 1300D.. Não encontrei nenhum tópico que incluísse a 700D nas opções. Penso ser consensual por aqui que a Nikon D3400 é melhor que a Canon 1300D, no entanto incluí nas opções porque pode compensar pelo preço, uma vez que ainda custa menos 60€ que a Nikon.

Obrigado!
 
Se for para utilização ocasional, e se entenderes que mais tarde não haverá grande interesse em investir noutras lentes e coisas assim...vai para a mais barata, não vale a pena complicar. As diferenças não serão significativas, considerando que estamos a falar de usar a lente de kit. E se for para usar apenas modos automáticos, essas diferenças tornam-se nulas, ou quase.

Seguindo o mesmo raciocínio, se não estiveres a contar fazer outros investimentos em material mais tarde, espreita também os preços com as lentes 18-135mm ou parecidas. É só porque assim tem-se mais algum alcance. No lado Canon, as lentes STM dão mais gosto usar, por serem silenciosas. É um pormenor sempre agradável de se ter.
 
Bom, havendo interesse em investir em lentes...não valerá a pena estar a ligar muito a qual lente vem com a câmara, pois a probabilidade de ela ser substituída mais tarde é elevada. Por isso, a 18-55 que fique mais barata (isto porque é comum haver a mesma câmara com mais do que uma 18-55).

Nessa lógica, Nikon D3400 > Nikon D3300 > Canon 1300D.

A 700D agora já não é nada de especial. As diferenças face à 1300D são pequenas. Ela é mais cara essencialmente porque é uma câmara duma gama superior, só que é mais antiga, saiu em 2013, e por isso já tem poucas vantagens face a um corpo mais recente da gama abaixo. Quando ela saiu, a gama abaixo ainda ia na 1100D, e aí a 700D era muito superior (mas também não custava 470€ com lente, ela é da gama das 750D e 800D, que são as duas gerações seguintes).

A 1300D costuma ficar nos 350€ em dias de promoção.
E a D3300 costuma ficar pelos 350/370€ em dias de promoção.

Se eu estiver errado que alguém me corrija, por favor...mas tenho ideia que as novidades da D3400 face à D3300 são apenas bluetooth e mais um bocado de autonomia na bateria, tendo perdido a entrada para microfone externo.

Diria que depende de quando é para comprar. Mas se for para agora, acho que é D3400, porque a diferença de preço face à D3300 realmente é pequena.
 
E uma D5300 usada?
Já andei nos usados a ver de alguma coisa e não encontrei grande negócio.. Queria algo com garantia ainda..

A 1300D costuma ficar nos 350€ em dias de promoção.
E a D3300 costuma ficar pelos 350/370€ em dias de promoção.

Vou então esperar até ao mês que vem, se entretanto não arranjar a esses preços fica a prenda adiada para o Natal que até lá devo conseguir arranjar a esses preços..

Obrigado!
 
Na tua situação comprava já a d3400 pelos 429 da *****. A promoção é boa e a máquina também. Senão compras a D3300 na Amazon por 400, que com os portes vai ficar pouco mais barata.
 
gostava de ter uma máquina de fotos XPTO, suponho que sejam as denominadas DSLR ou algo deste género. A ideia era fotografar um bocado de tudo, ter boa qualidade nas fotos e ela ir-se aventurando pelo mundo das fotografias porque até gosta

Será que a tua namorada quer mesmo uma DSLR? Parece-me que não sabes bem o que ela quer. Lembra-te que a vantagem deste tipo de máquinas está na versatilidade da troca de lentes, e para tirares o máximo partido deverá tirar fotos em Raw, o que requer alguns conhecimentos em pós produção.

Obviamente que poderá comprar a DSLR, tirar fotos em JPEG e em modo auto, mas dependendo das focais pretendidas, uma compacta decente fará fotos idênticas.

Leva-a a testar a máquina na mão, perceber o tamanho, etc. Senão ainda compras um tijolo para ficar em casa.

As Mirrorless têm prestações idênticas, e são mais compactas e leves. Não sei se consegues encaixar alguma com lente kit no teu orçamento, estou um pouco alheado desse mundo... Mas haverá aqui quem te possa ajudar.

Se é mesmo uma DSLR que ela quer, então força e esquece o que eu escrevi :)
 
Na tua situação comprava já a d3400 pelos 429 da *****. A promoção é boa e a máquina também. Senão compras a D3300 na Amazon por 400, que com os portes vai ficar pouco mais barata.

Vou analisar então melhor amanhã, que tenho andado tão ocupado que até me esqueço de fazer uma pesquisa de preços detalhados...

Será que a tua namorada quer mesmo uma DSLR? Parece-me que não sabes bem o que ela quer. Lembra-te que a vantagem deste tipo de máquinas está na versatilidade da troca de lentes, e para tirares o máximo partido deverá tirar fotos em Raw, o que requer alguns conhecimentos em pós produção.

Obviamente que poderá comprar a DSLR, tirar fotos em JPEG e em modo auto, mas dependendo das focais pretendidas, uma compacta decente fará fotos idênticas.

Leva-a a testar a máquina na mão, perceber o tamanho, etc. Senão ainda compras um tijolo para ficar em casa.

As Mirrorless têm prestações idênticas, e são mais compactas e leves. Não sei se consegues encaixar alguma com lente kit no teu orçamento, estou um pouco alheado desse mundo... Mas haverá aqui quem te possa ajudar.

Se é mesmo uma DSLR que ela quer, então força e esquece o que eu escrevi :)

Sim é mesmo uma DSLR que ela quer.. A minha cunhada tem a Canon 1100D e ela é desse género que quer.. Ainda no outro dia lá andava ela a ver as máquinas na loja e eu até lhe tentei puxar para as Mirrorless e compactas mas ela não quer isso.. Até me chegou a dizer "esta máquina aqui é que devia ser minha e apontou para a Canon 1300D.. Mas no outro dia fui ver os favoritos no PC dela e também lá andavam as Nikon aqui referidas xD
Ela gosta bastante de ver youtubers e tudo mais e gosta bastante de fotografia... A ideia era ela ir-se aventurando e divertindo com isso, mas penso que não irá querer nada exigente, até porque com o trabalho também não lhe sobra grande tempo para isso
 
Ok, se é isso, vai em frente.

Queria só alertar para o facto de muita gente optar por uma DSLR por ter aspecto profissional, e pensarem que a máquina por si só fará fotografias deslumbrantes. Esquecem-se que depois não é confortável andar a carrega-la (mulheres então, conheço poucas que gostem de o fazer), e que para tirar partido dela, é preciso estudar um pouco como é que a coisa funciona.
 
Ok, se é isso, vai em frente.

Queria só alertar para o facto de muita gente optar por uma DSLR por ter aspecto profissional, e pensarem que a máquina por si só fará fotografias deslumbrantes. Esquecem-se que depois não é confortável andar a carrega-la (mulheres então, conheço poucas que gostem de o fazer), e que para tirar partido dela, é preciso estudar um pouco como é que a coisa funciona.

Agradeço imenso o alerta e tens razão. Para levar para a praia no Verão e outras inúmeras situaões é quase impossível, terá de ser só um dia ou outro... É mais complicado nesse sentido.. Mas tenho a certeza que se eu lhe desse uma máquina que não fosse aquela ia apanhar uma desilusão :P Para momentos mais pontuais temos a do telemóvel (S6 e G3) que também desenrasca bem...

Quanto ao transporte ela até gosta de andar com ela a tiracolo,nunca se queixou quando anda com a 1100D da minha cunhada..

EDIT: estudar para ver como funciona? Isso já ela se farta de pesquisar sem ter a máquina... EHEH anda mesmo aficionada
 
@m4ndr4ke
E se aumentar um bocado o orçamento a que preços consigo ir buscar uma boa máquina com duas ou uma lente melhor?

Do género 15-55mm + 75-300, ou só a 75-300

Vi uma Canon 1300D com essas duas lentes a 600 euros, seria boa opção? Ou 420 euros pela Nikon e depois mais tarde dá para comprar uma lente boa por 180euros?
Obrigado
 
Vou então esperar até ao mês que vem, se entretanto não arranjar a esses preços fica a prenda adiada para o Natal que até lá devo conseguir arranjar a esses preços..
É uma questão de se andar sempre atento.
Daqui até ao Natal não sei se a D3300 será fácil de arranjar, mas se não for essa, é outra. Certamente aparecerá algo a bom preço. Há boas promoções praticamente todos os meses e, diria até, mais do que uma vez por mês.

Não acho sinceramente que valha a pena estar a pensar noutras lentes agora. Isso terá que ser ela a ver com a sua própria experiência. Pode querer algo com mais alcance, pode querer algo mais wide, pode querer igual e com mais luz, pode querer uma lente fixa...enfim, as hipóteses são muitas.

E não, essas 75-300mm não são grande espingarda. Mas sim, 180€ dá para pagar uma lente. Aliás, nenhuma das que eu tenho passou dos 150€ (todas novas). Se chegará para a lente pretendida é que só vendo na altura, dependendo de qual seja ela. Os preços sobem rapidamente.

Como falei antes, se é para apostar nisto, então agora opta-se pela lente mais barata. O resto, só com o tempo, e tem que ser o utilizador a perceber do que é que sente falta.
 
Acho que fazes bem! O tempo que se avizinha convida à fotografia. Ela vai certamente ficar satisfeita (a menos que esteja fixada na marca Canon, como acontece muito)!
 
Acho que fazes bem! O tempo que se avizinha convida à fotografia. Ela vai certamente ficar satisfeita (a menos que esteja fixada na marca Canon, como acontece muito)!

Olha que acho que é o caso -.-''
Vim agora da ***** e ela andava como sempre a ver a Canon 1300D e eu como não quer a coisa: Olha aqui esta Nikon D3400 está fixe e interessante.. E ela: ai ve-se mesmo que não entendes eu gosto mais da Canon -.-''

A minha salvação é ainda não ter pago a Nikon e a ***** até tem o kit Canon 1300D+lente 18-55+estojo+cartão a 370€ este fim de semana...

Uma questão para vocês:

Vale a pena convence-la para a Nikon D3400 a 430€ ou posso comprar a Canon 1300D a 370€ que também irá ficar bem servida? A diferença é notória?

Obrigado! :)
 
Back
Topo