[ajuda] usb cold cathode

bombas

Power Member
boas pessoal...eu tenho aqui duas cold cathode vermelhas...mas como tenho agora um portatil e vendi o outro, n as posso ligar ne...a minha ideia era...po-las por baixo do meu suporte do portatil....e como? a unica ideia que me surgiu foi por usb, pois o suporte do portatil tem duas portas usb livres atras...

ha maneira de fazer isto acontecer?era mesmo ha maneira .

abraços
 
já fiz a experiência....
mal ligam....
mas existem a venda neons USB....
têm um arrancador diferente que permite trabalhar a 5V...

cumps
 
hmmm, pois...tb ja tive a ideia pra ligar a corrente , pra por atraz dos moveis e isso, pra fikar bacano a noite :007: mas tinha de ter conversores de 230v pra 12v...ou entao serem ligados ao pc...mas ja n tenho desktop :S
 
podes liga-los a um transformador normal de 12V...
mas nunca costumam ser certos, por isso reduz o tempo de vida...
mas com poucos componentes os regulas a 12V certos...

cumps
 
os neons não trabalham a 12V, nem a 5V!

já me disseram que trabalham a 1.5V... isso deve é ter uma resistencia para reduzir dos 12V para os 1.5V! o que tens k fazer é uns calculos e trocar a resistencia para ke te passe de 5V para 1.5V.
por isso é que quando ligas ao USB ele da-t luz fraquinha...

é assim, eu não tenho a certeza, mas como isso traz uma caixinha (penso eu) deve ter alguns componentes dentro, tira uma foto ou se perceberes mais, conseguires fazer o esquema do circuito.
assim ja se tiravam as duvidas!

um abraço! cumpz
 
os neons não trabalham a 12V, nem a 5V!

já me disseram que trabalham a 1.5V... isso deve é ter uma resistencia para reduzir dos 12V para os 1.5V! o que tens k fazer é uns calculos e trocar a resistencia para ke te passe de 5V para 1.5V.
por isso é que quando ligas ao USB ele da-t luz fraquinha...

é assim, eu não tenho a certeza, mas como isso traz uma caixinha (penso eu) deve ter alguns componentes dentro, tira uma foto ou se perceberes mais, conseguires fazer o esquema do circuito.
assim ja se tiravam as duvidas!

um abraço! cumpz

è assim eu ainda nao percebo muito d eletronica...

Mas ao estares a dar corrente a mais ao neon o que ele ia fazer era queimar e n ao dar menos brilho...

A tal caixinha que vem com os neons nao sao transformadores de 12v para 1.5v mas sim os arrancadores.....

Os neons penso que trabalham a 12v......

O que trabalha a 1.5v são os leds.. que são coisas diferentes ;)



Cumpz
 
è assim eu ainda nao percebo muito d eletronica...

Mas ao estares a dar corrente a mais ao neon o que ele ia fazer era queimar e n ao dar menos brilho...

A tal caixinha que vem com os neons nao sao transformadores de 12v para 1.5v mas sim os arrancadores.....

Os neons penso que trabalham a 12v......

O que trabalha a 1.5v são os leds.. que são coisas diferentes ;)



Cumpz

o neons trabalham mais ou menos por essa corrente mas o que reduz de 12V para isso não é nenhuma resistência mas sim um mini transformador...

os leds trabalham a 3.5V os azuis de 5mm...

cumps
 
pa, eu sei o que é um led e sei o que é um neon... e sei como trabalham...

ShotokWarrior
não tas a dar mais energia ao neon, o que eu tava a dizer era, os neons ligam-se aos 12V da fonte, que depois liga ao mini transformador ( segundo o g_card ) se estavas a ligar por USB apenas tavas a dar 5V. Como o mini transformador era de 12V, ao dares apenas 5, da-te a luz mt mais fraquinha. por exemplo:

em vez dos 12V e, imaginemos que o neon trabalha a 1.5V, se lhe deres uma alimentação de 5V, so estas a fornecer ao neon 0.625V por isso e k t da a luz mais fraca.
o que tu queres é que ligue por 5V (USB) e te dê os mesmos 1.5V de saida, para que dê a mesma iluminação! certo?

corrigam-m se estou errado :cool:

abraço! cumpz
 
Não sei se tou enganado mas num néon o que parece um transformador e um inversor e é capaz de debitar tensões entre 600 a 1000 volts com mt baixa corrente para poder acender o néon.
Corrija-me se estou enganado.
 
Não sei se tou enganado mas num néon o que parece um transformador e um inversor e é capaz de debitar tensões entre 600 a 1000 volts com mt baixa corrente para poder acender o néon.
Corrija-me se estou enganado.


Exacto, a caixa onde se liga o néon é um oscilador ligado a um transformador, que vai produzir alta tensão com muito pouca corrente para ionizar o gás dentro do tubo...

Se ligares a caixa desenhada para 12V a só 5V o néon ou não acende ou acende muito pouco

e não podes ligar duas portas USB em série porque elas têm a fonte delas ligada em paralelo, isso causaria um curto circuito e provavelmente davas cabo delas...


Cumprimentos
 
Back
Topo