1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[ajuda] variar a intensidade dos LEDs automaticamente...

Discussão em 'Electrónica' iniciada por g_card, 2 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 2546)

1. g_card

g_card Power Member

Boas!

tenho uma iluminação em LEDs e acho aquilo muito parado....
    queria fazer algo automatico que os faça apagar lentamente e tornam a acender lentamente...
    estão a ver as luzes de natal que se vão apagando e tornam a acender lentamente?
    é isso!

já andei a pesquisar mas so me saiem esquemas para os por a piscar, para alem de não saber bem como dizer o que quero no google!

aviso já que o meu conhecimento em electrónica não é muito...
    cumps

2. [​IMG]
    no meio é um 555, o Uso é o que quizeres usar.
    Se nao houver alterações ao circuito se o Uso for um led pisca de 1,3 em 1,3 segundos.
    Mas se quizeres fazer esse efeito de acender e desligar lentamente, tens de utilizar atrás do led, um condensador.

Última edição: 3 de Fevereiro de 2008
  3. Mortymore

Mortymore Power Member

Procura por "PWM LED".
    Um gerador de PWM (modulação por largura de pulso) é a melhor forma de controlares a luminusidades fornecida aos LEDs. A melhor forma de o conseguir é através de um microcontrolador que programas como pretendes e podes fazer uma série de efeitos luminosos, mas com um 555 também é possível variar a largura de pulso. No exemplo apresentado anteriormente a largura de pulso é de 50% (factor de trabalho), ou seja, metade do tempo está ligado, outra metade está desligado. Mas com uma variação mais rápida que os 1,3s usados e variando o factor de trabalho, vais variar a energia fornecida ao LED e com isso a sua luminosidade.

(É possível explicar isto melhor e até dar exemplos mas de momento estou sem tempo para mais.)

Fica só isto para exemplo de uma brincadeira possível: http://www.youtube.com/watch?v=t616REUoRRk

Abraço

4. g_card

g_card Power Member

thanks!

tenho de ver melhor os exemplos...
    agora falando em valores...
    eu tenho o circuito a volta de 20 LEDs alimentado com 12V cada LED com resistência de 470 ohms...
    a minha ideia é tarem ligados mas variar a intensidade... de preferência não chegarem a apagar...
    tipo a corrente variar entre 5V e 12V....

cumps

5. Com alguns cálculos consegues fazer isso com um condensador e alterando o timming do 555.
    De resto não tou a ver outra forma simples de fazer isso

6. Mortymore

Mortymore Power Member

Se quiseres experimentar usar um 555 para variar a luminusidade dos LEDs tens aqui um circuito:

http://www.cpemma.co.uk/555_throbber.html

Mas digo-te já que sem ser por PWM é muito complicado ter uma variação decente da luminusidade do LED, pois o diferencial entre a não condução e a luminusidade total do LED é muito pequeno, para além de que o efeito vai depender entre outras coisas da tensão de condução directa do LED, pois se o sinal gerado estiver muito tempo abaixo do limiar de condução vais ter o LED muito tempo apagado, se for acima ele nunca vai chegar a apagar ou pode até nem baixar significativamente a luminusidade.

Poderias também a seguir ao 555 com um amp-op (integrador) e converter o sinal quadrangular em triangular. O amp-op com alimentação única vai apresentar uma excursão na saída desde aproximadamente a massa até cerca de 2v a menos que a tensão de alimentação, por isso alimentado por 5v terias o sinal a variar entre 0v e 3v. Claro que todo o tempo que a tensão presente aos terminais do LED for abaixo da sua tensão de condução ele vai permanecer apagado.

Experimentei usar um gerador de sinal seleccionado para muito baixa frequência e a gerar uma onda triangular e sinceramente este tipo de variação linear não produziu um resultado igualmente tão linear na luminusidade do LED como esperava, por muito que ajustasse o offset e amplitude do sinal para obter um resultado óptimo. Enfim... não estava mau de todo, mas é muito dependente do LED usado. Se usasse um de outra cor teria que proceder novamente a ajustes.

Mas em resumo, sem PWM duvido que consigas algo de jeito.

Fica a dica e uma opinião.

Abraço

PS:
    Já alimentados com 5v os LEDs devem estar na sua luminusidade máxima se estiverem ligados em paralelo com a resistência limitadora de 470 ohm associada a cada um deles. Isto porque um LED comum começa logo a consuzir quando tem aos seus terminais algo em torno de 1.8v e com pouco mais tensão na alimentação já deve estar no máximo de luminusidade. Portanto se os alimentares com 12v o mais que vais fazer é aumentar o consumo de corrente de todo o circuito.
    Terias que fazer conjuntos de associações série e paralelo de LEDs para que isso ficasse numa zona em que a variação de tensão de alimentação de cada grupo efectivamente tivesse efeito sobre a luminusidade dos LEDs, tipo criares um conjunto de 3 LEDs em série onde bastaria uma resistência limitadora para o conjunto (por exemplo de 1k, depende da corrente de consumo dos LEDs). Assim, considerando Vf=1.8v os LEDs só conduziriam quando tivessem aos terminais do conjunto de 3 LEDs a partir dos 3*1.8=5.4v, embora depois acima de mais uns 2v a luminusidade já não varie significativamente. Seja, poderias esperar uma variação significativa de luminusidade entre os 5.4v e os 7.4v, mas tudo isto depende sempre das caraterísitcas dos LEDs usados e o que digo serve apenas de referência.

Última edição: 5 de Fevereiro de 2008

Partilhar esta Página