Ajuda VB 6.0

Pauleta_Tubarao

Power Member
boas, e assim eu ando aqui a fazer uma base de dados para o sitio onde estou a estagiar não estou a ter muitos problemas ate agora...
Criei o meu programa e esta basicamente assim:


O que eu queria era isto:
Que apenas quando clica-se nas cheak boss actividade de risco e hospital aparecesse a text box em baixo e quando nao estivesse selecionada elas nao aparecessem.
Ao ser intruduzida uma doença que esteja indicado na minha base de dados que necessita de enviar uma guia a pedir esclarecimento aparessa uma mensagem a alertar que é nessessario enviar a guia e para quem é que ela deve d ir.
 

fazes duplo click na box e metes o codigo: text1.visible=true;
inicialmente poes as text box invisiveis

obrigado pela ajuda,mas devido a eu ter usado o data manager ficaram todas as textbox com o mesmo nome (txtFields) por isso nao posso altera-la, tambem nao é algo crucial se n desistir da ideia polho a aparecer uma messagebox a aparecer sempre que é escolhida a opção.

Eu queria ajuda mesmo era na segunda questao :
Ao ser intruduzida uma doença que esteja indicado na minha base de dados que necessita de enviar uma guia a pedir esclarecimento aparessa uma mensagem a alertar que é nessessario enviar a guia e para quem é que ela deve d ir.
 
Última edição:
é +- isto, depois adapta ao teu codigo

Código:
private sub TextIDDoenca_lostfocus()

x=Rs.command("select * from doencas where id=" me.TextIDDoenca)
msgbox "A guia deve ir para " & x.fields(0)

end sub
Acho que deu para perceber a ideia:)

atençao que o codigo pode estar incorrecto, foi feito sem o ide

cumpz
 
é +- isto, depois adapta ao teu codigo

Código:
private sub TextIDDoenca_lostfocus()
 
x=Rs.command("select * from doencas where id=" me.TextIDDoenca)
msgbox "A guia deve ir para " & x.fields(0)
 
end sub
Acho que deu para perceber a ideia:)

atençao que o codigo pode estar incorrecto, foi feito sem o ide

cumpz

Um problemita agora, eu guardei por sim ou nao, pus se percisa tem um visto, se nao percisa nao tem nada, da para por como esta ou tera mesmo que aparecer um sim ou um nao?
 
ja me ia esquecendo
bgd:x2:

o que eu fiz foi assim:

codigo:

Private Sub txtFields_Change(Index As Integer)
If txtfeilds = Doença.Codigo_doença And Doença.Pedido_Esclarecimento = True Then
If Doença.destrital = True And Doença.regional = True And Doença.Nacional <> " " Then
MsgBox "é necessario enviar pedido de esclarecimento destrital e regional nacional"
Else
If Doença.destrital = True And Doença.Nacional <> " " Then
MsgBox "é necessario enviar pedido de esclarecimento destrital e nacional"
Else
If Doença.destrital = True Then
MsgBox "é necessario enviar pedido de esclarecimento destrital"
Else
MsgBox "é necessario enviar pedido de esclarecimento nacional"
endif
endif
endif
endif
End Sub


achas que falta alguma coisa?
 
Última edição pelo moderador:
nao sei, tu é que tens q saber se falta alguma coisa. a nivel de codigo parece-me tudo bem (apesar de o poderes optimizar), agora a nivel de logica, é contigo ;)


cumpz
 
faltava-m uma coisa que estava a dar erro estavam todos com o mesmo nome por isso o programa nao sabia qual era o que eu estava a pedir,pus a vereficar na text box asseguir assim nao esta constantemente a comprarar com os que estao gardados na base de dados, pus assim:


Private Sub txt4_Change(Index As Integer)
If txt3 = Doença.Codigo_Doença And Doença.Pedido_Esclarecimento = True Then
If Doença.destrital = True And Doença.regional = True And Doença.Nacional <> " " Then
MsgBox "é necessario enviar pedido de esclarecimento destrital e regional nacional"
Else
If Doença.destrital = True And Doença.Nacional <> " " Then
MsgBox "é necessario enviar pedido de esclarecimento destrital e nacional"
Else
If Doença.destrital = True Then
MsgBox "é necessario enviar pedido de esclarecimento destrital"
Else
MsgBox "é necessario enviar pedido de esclarecimento nacional"
End If
End If
End If
End If
End Sub

agora o erro que me da é: argument not optional :(
 
Última edição:
acho que ja sei o porque dele ele dar erro, para ser intruduzida "uma nova pagina" a textbox 3 tem que contem um codigo obrigatoriamente igual ao que guardei na tabela doença na linha codigo_doença,se nao tiver vai dar erro.Assim sendo para ele de dar acho que terei que "prender a linha" e depois dentro dessa linha vereficar se o pedido_esclarecimento tem o visto ou nao...
Como é que eu "prendo a linha"?

em que linha te dá o erro?

da-m erro aki:
If txt3 = Doença.Codigo_Doença And Doença.Pedido_Esclarecimento = True Then
 
Última edição pelo moderador:
acho que ja sei o porque dele ele dar erro, para ser intruduzida "uma nova pagina" a textbox 3 tem que contem um codigo obrigatoriamente igual ao que guardei na tabela doença na linha codigo_doença,se nao tiver vai dar erro.Assim sendo para ele de dar acho que terei que "prender a linha" e depois dentro dessa linha vereficar se o pedido_esclarecimento tem o visto ou nao...
Como é que eu "prendo a linha"?
meu, tens que te explicar melhor. lembra-te q eu nao tenho o teu prog. e nao faço a minima ideia do que a textbox 3 significa
O queres dizer com "prender a linha"??
 
Última edição:
meu, tens que te explicar melhor. lembra-te q eu nao tenho o teu prog. e nao faço a minima ideia do que a textbox 3 significa
O queres dizer com "prender a linha"??

tensa razao desculpa
E assim a text box 3 e onde tenho o codigo da doença, esse codigo de doença tem uma relaçao com o codigo doença da tabela doença, onde esta guardada la o codigo das doenças seguido do nome da doeça e se é necessario enviar ou nao o pedido de esclarecimento(pelos tais vistos a dizer se sim ou nao)
O prender a linha e por exemplo polho o codigo a00 que que esta guardado na primeira linha eu quero é que ele se mantenha nessa linha e va vereficar se na coluna pedido de esclareciemnto a opçao esta selecionada ou nao (ou seja se percisa ou nao de enviar o pedido, e se assim é enviar a tal mensagem a dizer que percisa de enviar o pedido de esclareciemnto)
 
Última edição:
Acho vai praí uma grande confusao :s
Aconselho-te a leres Modelo em três camadas.

Se percebi bem, o que tens a fazer é algo do genero disto:
Código:
VerificaEnvio = rs.command("SELECT EnviaEsclarecimento from Tabela where codDoenca=" & me.text3.text & ")"
if verificaEnvio.field(0)=True then Msgbox "Tem que nao sei o quê!!"
 
o meu programa levou algumas alteraçoes e para as verem e para quem me esta a tentar ajudar perceber o que digo estao as linhas bases do meu programa em baixo:



(a vermelho e a tal text box 3 a azul e a text box 4)



(aqui esta a tal linha que eu falava e a relaçao entre a tabela doença e a dadosdoentes)
 
Inner join's meu caro.
deve ser qq coisa assim a tua query:
Código:
select doenças.pedido_esclarecimento 
from doenças
inner join dadosdoente
on doenças.codigo_doença = dadosdoente.codigo_doença
where xxxx=xxxx
 
Back
Topo