Problemas Técnicos [Ajuda] Virus Win32:Vitro

skullrazor

Portugal@Home Member
Boas
Estava a navegar pela web e fiz download de um ficheiro exe que me pareceu seguro. Executei o programa, mas nada aconteceu, não abriu nada, apenas o computador ficou muito lento. Não liguei a isto, e momentos depois tive de reiniciar o pc. Quando abro a sessão do Windows começo a ser "apedrejado" por avisos do Avast a dizer que vários ficheiros do windows tinham sido infectados com o vírus Win32:Vitro! Tentei reparar os ficheiros mas em todos os casos dizia que não era possível. Ao longo do tempo cada vez havia mais e mais executáveis infectados, e agora já nem eram só ficheiros do sistema! Basicamente chegou ao ponto que todos os exe do computador estavam infectados. Pus todos estes de quarentena, e quando estava abrir o scan do Avast aparece-me a mensagem de que tinha um vírus na memória! Bem fui a outro pc googlar para ver se encontrava alguma informação e alguma maneira de remover. Descobri que é um vírus muito grave, que infecta todos os exe existentes no computador (o que já me tinha apercebido antes) e em praticamente tudo o que li aconselhavam mesmo a formatar o pc, sem ter encontrado outras soluções para o remover. Mas eu tenho muitas coisas naquele disco rigido, a maioria importantes, e por isso não queria por nada ter de formatar! Não corri mais nenhum anti-virus, anty-spyware, etc. porque sabia que os exe deles iam ser dados como infectados também! Alguém sabe de alguma maneira de remover o vírus sem ser formatar? Preciso mesmo de ajuda :(

Cumps, e peço desculpa pelo testamento mas só assim consegui explicar bem a situação.
 
A solução é copiar os dados e documentos que precisa, garantindo a exclusão de todo e qualquer executável, fazer uma formatação agressiva e reinstalar tudo.

Sugiro:
Active@ Kill Disk - Hard Drive Eraser

Não há, neste momento, qualquer outra solução, excepto melhorar o interface entre cadeira e teclado.

É evidente que se algum executável for copiado a reinfecção é quase imediata.
 
Última edição:
Bem agradeço desde já pelas respostas. Acontece que agora o Windows simplesmente não abre! Ligo o computador, aparece a janela a carregar o Windows e depois apenas fica o ecrã preto, sem nenhuma reacção. Depois disto cheguei mesmo à conclusão que só formatando, mas preciso de copiar os dados e documentos que lá tinha! Agora eu pensei em ligar o disco em slave noutro pc para ter acesso aos dados, mas tenho medo de uma coisa, que o outro pc a que eu ligue o disco fique também infectado! Portanto, se eu ligar o disco em slave noutro computador, o disco em master, onde abrira o sistema, ficara infectado na mesma?

@Blue Zee: Esse software que sugeriste posso usá-lo no disco, estando este em modo slave certo? Ou seja, posso executar o software no disco master, e depois "usa-lo" no disco infectado?

Cumps
 
Bem agradeço desde já pelas respostas. Acontece que agora o Windows simplesmente não abre! Ligo o computador, aparece a janela a carregar o Windows e depois apenas fica o ecrã preto, sem nenhuma reacção. Depois disto cheguei mesmo à conclusão que só formatando, mas preciso de copiar os dados e documentos que lá tinha! Agora eu pensei em ligar o disco em slave noutro pc para ter acesso aos dados, mas tenho medo de uma coisa, que o outro pc a que eu ligue o disco fique também infectado! Portanto, se eu ligar o disco em slave noutro computador, o disco em master, onde abrira o sistema, ficara infectado na mesma?

@Blue Zee: Esse software que sugeriste posso usá-lo no disco, estando este em modo slave certo? Ou seja, posso executar o software no disco master, e depois "usa-lo" no disco infectado?

Cumps
Não use o disco como slave porque vai propagar a infecção e arruinar mais um PC!!!

Tente este CD de boot, mas tenha o máximo cuidado com o que copia.

Boa sorte (porque vai mesmo precisar dela!).:(
 
Pois, já estava a espera =/ Bem não percebi muito bem o que irei fazer com o cd de boot, no site tem tantas utilidades que me perdi! Podes explicar-me sff?

Cumps
 
Pois, já estava a espera =/ Bem não percebi muito bem o que irei fazer com o cd de boot, no site tem tantas utilidades que me perdi! Podes explicar-me sff?

Cumps
Permite por exemplo usar o File Wizard 1.35 para copiar os dados/ficheiros que precisa para uma pen USB. De novo lembro o máximo de cuidado necessário nesta operação.

Tem já o Active Kill Disk para, no final, limpar o disco em profundidade.

Zee
 
Permite por exemplo usar o File Wizard 1.35 para copiar os dados/ficheiros que precisa para uma pen USB. De novo lembro o máximo de cuidado necessário nesta operação.

Tem já o Active Kill Disk para, no final, limpar o disco em profundidade.

Zee

Tendo o máximo de cuidado, apenas não poderei copiar ficheiros exe, de resto estou à vontade certo?

Mas o Active Kill Disk também funciona por boot cd?

Ah e por falar em pen USB, eu tinha um pen ligada ao pc na altura do "ataque". Essa pen irá infectar qualquer outro pc a que a ligue?

Cumps

EDIT: Já reparei que o Hiren's BootCD contem o Active Kill Disk.
 
Pelo que é conhecido do vírus, não pode copiar nenhum executável.

Sim, eu apenas quero documentos do office e alguns vídeos que lá tenho.

Estive a ver o conteúdo do boot cd e parece ter sido "feito" para Windows XP, o sistema em causa é Windows Vista Home Basic. É compativel com Vista?

Cumps
 
Estou a ter um problema, já gravei os ficheiros do Hiren's BootCD de varias maneiras, na raiz do cd, etc. etc. e em nenhum delas o cd ficou bootable! Que tenho de fazer para ele ser bootable?

Cumps
 
Estou a ter um problema, já gravei os ficheiros do Hiren's BootCD de varias maneiras, na raiz do cd, etc. etc. e em nenhum delas o cd ficou bootable! Que tenho de fazer para ele ser bootable?

Cumps
Não é por cópia.

Ao descompactar é criado um ficheiro ISO (uma imagem) que se usa para criar o CD de arranque.

Uma explicação simples, em Inglês:
http://www.hiren.info/pages/how-to-burn-iso

O CD assim criado é usado para arrancar o PC (alterar a ordem de boot na Bios!).

Sugiro opte por "Start Mini Windows XP".

Deverá conseguir navegar pelo disco e copiar o que quer copiar para Pen ou Disco USB.

Zee
 
Mas é o seguinte, no download que eu fiz vem o ficheiro iso, e dentro deste ficheiro iso existem uma pasta HBCD com todos os ficheiros, um ficheiro autorun e um readme. Agora tenho de criar um iso apenas com os ficheiros do programa certo? E depois basta gravar o iso com o nero para o cd ficar bootable? Pensei que houvessem mais "processos" pelo meio...

Cumps
 
Mas é o seguinte, no download que eu fiz vem o ficheiro iso, e dentro deste ficheiro iso existem uma pasta HBCD com todos os ficheiros, um ficheiro autorun e um readme. Agora tenho de criar um iso apenas com os ficheiros do programa certo? E depois basta gravar o iso com o nero para o cd ficar bootable? Pensei que houvessem mais "processos" pelo meio...

Cumps
Basta usar o ISO que já lá está e com o Nero criar o CD.
 
Última edição:
Gravei o iso num cd usando o Nero Burning ROM e continua a não ser bootable :(

Cumps

EDIT: Tinha feito mal a gravação, faltavam ficheiros! Ja funciona!! Muito obrigado pela ajuda Blue Zee :D

Cumps
 
Última edição:
apenas um concelho, não façam dowloads de ficheiros sem terem a certeza absoluta que não há virús e muito me nos executá-los... façam sempre um scan ao ficheiro e se não detectar nada ao pc, pois se tiver virús é melhor optar pelo seguro e não executar o programa, mesmo que a virose não derive de lá (pois mais vale prevenir que remediar). Eu utilizo esse sistema.

Cumps
 
Back
Topo