[Ajuda] Vista x64 + Linux x64 ou Solaris 10

Rui Marto

Power Member
Visto que nem tudo corre no Vista x64 preciso instalar outro sistema operativo.
Então decidi instalar um OS Unix para não ficar com dois Windows, e assim ter maior variadade de software.

As minhas dúvidas são:
- É preciso instalar algum programa próprio para poder escolher qual o OS a arrancar?
- Qual é o melhor OS: Linux x64 ou Solaris 10?
- O Linux consegue correr programas do Windows ou do Solaris sem restrições?
- Existe alguma base de dados com todas as drivers para Linux64?

O Solaris é a opção para que estou mais inclinado porque sei que trabalha com o programa mais importante para mim, o ProE, e o Vista não. À parte disto, para que é direcionado o Solaris?
 
Última edição pelo moderador:
linux 64 bits nao é totalmente suportado, mas desenrascaste com emuladores de 32 bits... solaris nca experimentei.
de qualquer modo deveste safar bem com o linux 64 bits... programas há muitos :)
se quiseres que o linux controle o boot instalas o GRUB ou o LILO, mas também da para por o windows a controlalo.
 
Até agora tenho usado o archlinux 64bits e não tenho sentido falta de nada, a não ser o flash que não há suporte, mas com o gnash vai-se dando um jeitinho
 
linux 64 bits nao é totalmente suportado, mas desenrascaste com emuladores de 32 bits...
O Linux x64 não é totalmente suportado, ou seja? Falhas no hardware, software, drivers, etc?

mas também da para por o windows a controlalo.
Como? Tamos a falar do Vista certo? É que nos únicos blogs que li diziam que o Solaris altera o MSdiskID (ou uma coisa assim do genero) e que por isso o Vista não faz boot num sistema com os dois OS. Também ouvi falar no GRUB mas que era super dificil fazer isso com esse programa.
 
O Linux x64 não é totalmente suportado, ou seja? Falhas no hardware, software, drivers, etc?

Alguns problemas com software proprietário. O mais gritante é o flash. MAS podes correr aplicações 32bit em 64bit. Basta um pouco de google.
 
vista nao sei, mas ja me disseram que já tinham visto escolha de OS dentro do XP... se da no XP deve dar no vista, digo eu!
o CR_ já respondeu à outra parte... eu pessoalmente referiame sobretudo ao flash, mas também já li outras queixas acerca de outros tipos de software proprietario... a adobe é mesmo tótó :S a resposta deles acerca de nao compilar o flash para x86_64 é ridicula... é literalmente uma "birra"
 
flash para x86_64 é ridicula...
A Adobe tem dessas... Felizmente não dependo do software deles para nada. (Só para PDFs)
Já agora, há hipotese de correr programas feitos para o windows em Linux? (Há quem diga que isto é o mesmo que instalar vírus mas eu precisava mesmo disso... lol)

Agora dava mesmo jeito alguém que tivesse experiencia com Solaris 10.
 
Visto que nem tudo corre no Vista x64 preciso instalar outro sistema operativo.
Então decidi instalar um OS Unix para não ficar com dois Windows, e assim ter maior variadade de software.

As minhas dúvidas são:
- É preciso instalar algum programa próprio para poder escolher qual o OS a arrancar?
- Qual é o melhor OS: Linux x64 ou Solaris 10?
- O Linux consegue correr programas do Windows ou do Solaris sem restrições?
- Existe alguma base de dados com todas as drivers para Linux64?

O Solaris é a opção para que estou mais inclinado porque sei que trabalha com o programa mais importante para mim, o Soldiworks, e o Vista não. À parte disto, para que é direcionado o Solaris?


Não sabia que o SW corria em solaris... O solaris tem que se lhe diga, mas a sun diz que é o OS mais avançado do mundo. Eu nunca vi o SW em linux mas seria uma questao de experimentar no wine.


EDIT: O vista faz dualboot com linux. O solaris precisa de uma particao primaria (UFS). O openSolaris não trás zfs (file system que parece ser muito bom)
 
Última edição:
Não sabia que o SW corria em solaris... O solaris tem que se lhe diga, mas a sun diz que é o OS mais avançado do mundo. Eu nunca vi o SW em linux mas seria uma questao de experimentar no wine.


EDIT: O vista faz dualboot com linux. O solaris precisa de uma particao primaria (UFS). O openSolaris não trás zfs (file system que parece ser muito bom)

Enganei-me, os que correm no Solaris são o ProE e UniG. SW vi uma referência ao Solaris no site deles mas já não consigo encontrar.
Estou a desfragmentar o disco primário para depois dividir em dois. Vou deixar 90Gb para cada OS. Estou com receio é que depois da instalação do Solaris o Vista deixe de funcionar (não é que se perca grande coisa :P mas tenho lá dados muito importantes dos quais é dificil fazer backups).
 
pa, com um pouco de paciencia fazes backup de tudo para uma terceira particao... precisas é de "ir fazendo", porque nao podes transferir tudo de uma vez... alias podes, mas é aí que o partition magic estraga o esquema todo :x
ja li neste forum que depois de mexeres a particao do vista o chkdsk ou la como se chama o comando, corrido a partir de um live cd, resolve :)
 
pa, com um pouco de paciencia fazes backup de tudo para uma terceira particao...

Esquece, eu sou estupido. O Vista e os meus documentos estão em discos separados. Desde que não mexa no outro disco à partida fica lá tudo inteirinho.

Já agora, os programas para Solaris 10 correm no Solaris Express SD? (É capaz de ser uma pergunta estupida)
 
Não vejo razão para não correrem... O express não é só um OpenSolaris 'developer oriented'?? Quando encomendei, foi essa a ideia com que fiquei
 
Não vejo razão para não correrem... O express não é só um OpenSolaris 'developer oriented'?? Quando encomendei, foi essa a ideia com que fiquei

Então nesse caso qual é que devo instalar? Disseram me para instalar o Express por causa da compatibilidade de hardware. Eu só quero o Solaris por causa dos programas que correm nele e por ser um OS muito melhor que o Vista.
 
Se te disseram isso então avança, que eu não consegui instalar o OpenSolaris10... :/ a máquina em que tentei é um PIII com o chipset intel bx440.

Procura maneira de instalar zfs em vez do ufs (no opensolaris10, não há maneira, assim à primeira).
 
ok... mais uma vez, eu não falo chinês. lol
ZFS ou UFS? O que é isso?
O meu processador é um AMD X2, por isso de acordo com a Sun não há probelmas de compatibilidade. O Chipset é nForce4 SLi que já vi na base de dados deles que funciona com o Solaris.
 
Encontrei o EasyBCD que supostamente já nos deixa fazer boot do OS que quisermos (seja, unix/linux/mac ou MS XP/Vista).
É só instalar e ponto final. Não é preciso fazer mais nada.
 
ok... mais uma vez, eu não falo chinês. lol
ZFS ou UFS? O que é isso?
O meu processador é um AMD X2, por isso de acordo com a Sun não há probelmas de compatibilidade. O Chipset é nForce4 SLi que já vi na base de dados deles que funciona com o Solaris.

ZFS e UFS são tipos de sistema de ficheiros (assim como FAT e NTFS). A diferença entre eles é que o ZFS é uma inovação, o UFS tem mais de 10 anos o que os torna quase incomparáveis.
 
como é que é o opensolaris10 para ter em casa? para quem quer ter uma cena facil - tipo ubuntu / fedora / mandriva (tenho ubuntu eu) - recomendam dar uma experimentadela no solaris?
 
da minha experiência pessoal: não mesmo... Mas se quiseres dar uma olhadela num OS com kernel solaris, tens o belenix. Só que provalvelmente vais achar que é só mais uma 'distro'... e com menos suporte a hardware que o linux.


Neste caso específico parece haver software que corre só em solaris (normalmente é software bem pesado que se faz para correr em servidores bem apetrechados).
 
Back
Topo