1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[AJUDA]Visual Basic 6.0

Discussão em 'Programação' iniciada por dk.pt, 2 de Abril de 2008. (Respostas: 26; Visualizações: 1694)

1. dk.pt

dk.pt Power Member

Boas,
    tou percisand de um ajudinha pra o meu jogo do bingo... :S
    e o seguinte eu kero k saia numeros a sorte... mas kand sair o numero do cartaz nao kero k volte a repetir o mesmo numero...

o meu codigo ta asim...

Código:
    Private Sub Command1_Click()
    Dim d As Integer
    Randomize
    d = Int((Rnd * 11) + 1)
    Label12 = d
    If d = 1 Then
    Line3.Visible = True
    Line4.Visible = True
    ElseIf d = 2 Then
    Line5.Visible = True
    Line6.Visible = True
    ElseIf d = 3 Then
    Line7.Visible = True
    Line8.Visible = True
    ElseIf d = 4 Then
    Line9.Visible = True
    Line10.Visible = True
    ElseIf d = 5 Then
    Line11.Visible = True
    Line12.Visible = True
    ElseIf d = 6 Then
    Line13.Visible = True
    Line14.Visible = True
    ElseIf d = 7 Then
    Line15.Visible = True
    Line16.Visible = True
    ElseIf d = 8 Then
    Line17.Visible = True
    Line18.Visible = True
    ElseIf d = 9 Then
    Line19.Visible = True
    Line20.Visible = True
    ElseIf d = 10 Then
    Line21.Visible = True
    Line22.Visible = True
    End If
        If (Line3.Visible = True) And (Line4.Visible = True) And (Line5.Visible = True) And (Line6.Visible = True) And (Line7.Visible = True) And (Line8.Visible = True) And (Line9.Visible = True) And (Line10.Visible = True) And (Line11.Visible = True) And (Line12.Visible = True) And (Line13.Visible = True) And (Line14.Visible = True) And (Line15.Visible = True) And (Line16.Visible = True) And (Line17.Visible = True) And (Line18.Visible = True) And (Line19.Visible = True) And (Line20.Visible = True) And (Line21.Visible = True) And (Line22.Visible = True) Then
        MsgBox "Parabens, Voce GANHOU!!!"
        End
        End If
    End Sub
    Cumps

Última edição: 2 de Abril de 2008
  2. O VB não é a minha especialidade, mas acho que a melhor maneira de fazeres isso é teres uma colecção com todos os números que podem ser sorteados e ir removendo os números de lá à medida que vão saindo.

3. jpaulino

jpaulino Power Member

Fazes +/- assim:

Adicionas os números a uma colecção (ou um array):

Dim numeros As New Collection
    numeros.Add 1
    numeros.Add 2
    numeros.Add 4

Depois antes de inserires outro verificas se já existe na tua colecção:

Dim NumeroDuplicado As Boolean
    NumeroDuplicado = False
    ' Pesquisa se já existe
    For x = 1 To numeros.Count
    If numeros(x) = NumeroNovo Then
    NumeroDuplicado = True
    End If
    Next x
    If Not NumeroDuplicado Then
    numeros.Add NumeroNovo
    End If

4. knifass

knifass Power Member

há já um ano k nao mexo em basic... mas axo k a dos arrays dá direito... o ano passado tive k fazer uma do género com o euromilhoes.... tenho k procurar direito nas minhas coisas e posso t dizer algo...
    s a soluçao dos arrays der direito, melhor, nao tenho k procurar nada... cumps!

5. Pauleta_Tubarao

Pauleta_Tubarao Power Member

O que terás que fazer é pores um vector que te ira ficar com todos os valores que fores introduzindo. No inicio irás por sempre o vector com a posiçao 1 e guardar la o primeiro valor.Em seguida tens que a colocar debaixo da instrução que vai criar os números a sorte dois ciclos, o primeiro será para fazer enquanto não sairem todos os números ou ninguém ganhar, o segundo ciclo ira ser um for que vai do 1 ate a ultima posição da tua variável(tens que fazer com que ele no primeiro valor nao chegue a entrar no for, se nao ira fazer a comparaçao consigo proprio).
    Em seguida pões o ciclo for dentro do while e fazes a comparação com todos os números que guardas-te anteriormente, se, se verificar que o novo valor é igual a um que já tens dentro do teu vector, terás que ir para "cima" outra vez e sorteares um novo número, se não houver valor iguais, quando ele chegar ao fim do for terás que adicionar ao teu vector mais uma posição e guardares lá o novo valor.

Se for muito confuso diz o que não entendes que tento me explicitar melhor

Última edição: 3 de Abril de 2008
  6. dk.pt

dk.pt Power Member

eu continuo na mesma... :S se alguem poder podia me arranjar o programa?!

7. Ajuda!!

Alguem sabe me dizer como e que ponho o simbolo do euro(€) no vb6 mas apartir de base de dados???
    Obrigado

8. Armadillo

Armadillo Folding Member

nao percebi a pergunta, desculpa :confused:

9. Ajuda

Eu num formulário pos um datagrid que está ligado a base de dados, mas eu quando criei a base de dados pos la tudo o que cria.Eu fiz uma tabela a dizer preço e pos la a quantia, so que eu queria que a frente aparecesse o simbolo do euro???
    Obrigado

10. Pauleta_Tubarao

penso que será isto mas não sei o meu basic e só no estagio e mesmo assim esta um pouco enferrujado..
    Código:
    Private Sub Command1_Click()
    dim d,i,cont as integer
    numeros as [(mais uma vez teras que por o ultimo numero a aparecer)]
    cont =0
    do while line.22visible =false and i <> (ultimo numero a aparecer) 
    if cont <>0 then
    call sortear
    numeros[1]=d
    else
    Dim d As Integer
    Randomize
    d = Int((Rnd * 11) + 1)
    end if
    Label12 = d
    If d = 1 Then
    Line3.Visible = True
    Line4.Visible = True
    ElseIf d = 2 Then
    Line5.Visible = True
    Line6.Visible = True
    ElseIf d = 3 Then
    Line7.Visible = True
    Line8.Visible = True
    ElseIf d = 4 Then
    Line9.Visible = True
    Line10.Visible = True
    ElseIf d = 5 Then
    Line11.Visible = True
    Line12.Visible = True
    ElseIf d = 6 Then
    Line13.Visible = True
    Line14.Visible = True
    ElseIf d = 7 Then
    Line15.Visible = True
    Line16.Visible = True
    ElseIf d = 8 Then
    Line17.Visible = True
    Line18.Visible = True
    ElseIf d = 9 Then
    Line19.Visible = True
    Line20.Visible = True
    ElseIf d = 10 Then
    Line21.Visible = True
    Line22.Visible = True
    End If
    (comando de terminar o while nao m lembro agora)
        If (Line3.Visible = True) And (Line4.Visible = True) And (Line5.Visible = True) And (Line6.Visible = True) And (Line7.Visible = True) And (Line8.Visible = True) And (Line9.Visible = True) And (Line10.Visible = True) And (Line11.Visible = True) And (Line12.Visible = True) And (Line13.Visible = True) And (Line14.Visible = True) And (Line15.Visible = True) And (Line16.Visible = True) And (Line17.Visible = True) And (Line18.Visible = True) And (Line19.Visible = True) And (Line20.Visible = True) And (Line21.Visible = True) And (Line22.Visible = True) Then
        MsgBox "Parabens, Voce GANHOU!!!"
        End
        End If
    End Sub

Public Sub sortear
    Dim d As Integer
    Randomize
    d = Int((Rnd * 11) + 1)
    call testar
    end sub

private sub testar
    for i=1 to cont then
    if numeros[i] = d then
    call sortear
    else 
    cont=cont +1
    numeros[cont]= d
    end sub
    se der erros tenta corrigir, a estrutura lógica acho que estará certa...

Última edição: 13 de Abril de 2008
  11. andre619

andre619 Power Member

Duvida:
    Como e que se faz um contador de escolhas multiplas certas? Tipo eu tenho 5 escolhas multiplas e quero que na ultima form diga quantas escolhas multiplas acertou e quais foram.

Como se faz?

12. Pauleta_Tubarao

poes no access 5 colunas
    1º pergunta
    2º opçao A
    3º opçao B
    4º opçao C
    5º Respostas certa

pões a pergunta a aparecer em cima numa text box e as três alienas a aparecer com uma text box com três check box atrás
    depois testa a ver s a resposta esta certa:
    certa=0
    for i = 1 to 5 then
    if check1.causevalidation = true then
    if text2.text(será a opção A) = text5.text(é a resposta certa, põem este com a visabilaty = false) then
    certa =certas +1
    end if
    else
    if check2.causevalidation = true then
    if text3.text(será a opção b) = text5.text(é a resposta certa, põem este com a visabilaty = false) then
    certa =certas +1
    else
    if check3.causevalidation = true then
    if text4.text(será a opção c) = text5.text(é a resposta certa, põem este com a visabilaty = false) then
    certa =certas +1
    end if
    next
    certas =str(certas) (serve para converter de numérico para string caso não saibas)
    msgbox('você acertou em ' certas' perguntas')

penso que sera isso...

13. andre619

andre619 Power Member

Tipo eu tenho 5 forms em cada form tem uma escolha multipla com 4 opçoes, nao quero que ele saiba quando responde se estava certo ou errado so quero saber num 6 form que diria quantas perguntas acertou e quais foram. é assim que tens?

14. Pauleta_Tubarao

Vou te já uns concelhos:
    1º escusas de fazer 5 forms basta fazeres como te pus ai e ele da.
    2ºnem sequer olhas-te bem para o que te fiz, se o tivesses feito, terias pensado que para saber quando o utilizador acerta na resposta é preciso de fazer a comparação entre a resposta do utilizador e a resposta certa.
    3ºpodes guardar o numero da resposta certa num vector e a posição em que guarda podes utilizar o certas como índice e no final correres o vector todo e la terás o numero correspondente as perguntas que o utilizador acertou.

Queres que te façam os trabalhos? paga para tos fazerem.
    Se mostrares algum empenho e agradecimento a quem te ajuda ate pode ser que haja quem se preste a te ajudar....

15. andre619

andre619 Power Member

Pensei que era um forum para ajudar as pessoas. Simplesmente sou um principiante e nao conheço bem a linguagem e como se fazem certas coisas, já participei em mais alguns topicos do forum e nunca tinha sido tratado assim. Isto é um forum é normal que haja alguma "ignorancia", tu que deves saber mais que nós podias nos ajudar. Mas se nao queres obrigado na mesma.

16. Fazer tudo é diferente de ajudar. Ele explicou como é que podias fazer. Agora tu tens de fazer a tua parte. :)

17. Pauleta_Tubarao

Mostra-me o que já fizes-te e o que precisas de fazer, se quiseres cria um post novo com o teu programa, se mostrares empenho e trabalho eu e os outros iremos te ajudar, não estou a fazer isto para ser “um xunga”, apenas quero que sejas um pouco independente.
    Só a te ajudarem não iras muito longe como programador rapaz.
    cumps Pauleta

18. dk.pt

dk.pt Power Member

Qual e a variavel que esta o ultimo numero? foi unika koisa k nao percebi :/
    Cumps

19. Pauleta_Tubarao

isso era por exemplo o bingo tem 123 números que iram ser sorteados o ultimo numero a sair e o 123 percebes?(isso acontece mais se estivesses a jogar sozinho)
    por isso so serve para delimitar o teu vector(dizer o numero de posiçoes) e mais nada.
    no while afinal basta so o:
    Código:
    do while line.22visible =false
    esquecime de por o loop, fica assim:
    Código:
    loop
    Label12 = d

Última edição: 16 de Abril de 2008
  20. dk.pt

dk.pt Power Member

o que o cont faz?

Partilhar esta Página