Ajuda Vnc

tetsuo

1st Folding then Sex
Boas, venho aqui pedir ajuda!

A questão é a seguinte:

Tenho o meu pc ligado ao meu server (pentium3/sakanços/leeching) com um cabo crossover, e a questão é que keria aceder em consola ao server pq só tenho um monitor teclado etc.!
Mas sempre que instalo um ***** programa de VNC (tentei o tightvnc e o realvnc) fico sem ligação de um pc para outro, ou seja, fico sem net no pc q tá ligado ao server.

A minha questão é se isto é de tar por cabo crossover ou se é questão de configuração?

Cumps, obrigado
 
isso é quesao de configuração e deve ser da firewall que tens no server.
Tens que permitir o protocolo IGMP (acho que é este o nome) para o outro pc. eu tenho uma rede em casa controlada toda por RealVNC e nunca tive problemas nenhuns.
 
OS? Firewall?

Saber as config do server e da workstation ajudava... Que OS correm, que firewall têm, etc etc....

edit:

E afaicr não precisas de IGMP nem nada do genero. VNC funca lindamente sobre tuneis SSH, o que implica que funcione na base de TCP only (ou TCP only, se necessário).

se o teu server for da variedade *NIX então é mesmo trigo limpo farinha amparo. Com jeitinho e SSH tens acesso á rede interna a partir de qqr sitio que haja internet (o que dá muito jeito pra manutenção remota e tal..... ,) )
 
Última edição:
Hum não percebi puto dessas siglas.

É assim o server é um p3 600mhz a correr o xp sp2, o meu pc é o da sig tb com xp! A firewall é a sygate e antivirus é o norton 2005!

Só que agora nem consigo partilhar documentos pq apaguei aki no meu pc o shared do server e não consigo abrir mais nenhum! Isto deve ser mm das firewalls. O problema é q tenho a firewall instalada no server e aki! E não alterei nada, deve precisar de ser configurada, não percebo é puto disto.
 
...

P3 600 + XP a fazer de server e headless? Aiai.... Já pensaste en qqr coisita mais jeitosa tipo Slackware ou outro Linux qqr? Bom, adiante...

É assim. Com um cadito de azar tens um lindo problema. O XPSP2 tem firewall. A Sygate é uma firewall. O NAV2005 trás um worm filter (uma especie de fw manhosa). Se estiverem os 3 ligados, ninguem se entende.

Liga um monitor ao server, desliga a Internet, desliga o worm filter do NAV2005, desliga a fw do windows, verifica que a Sygate esta activa e a bombar, liga de novo a Internet.

Remove o RealVNC/TightVNC/qqrVNC. Saca o TightVNC 1.3dev6 build mais o DFMirage hook driver. Instala o DFMirage hook driver. Instala o TightVNC. Na fase final da instalação liga as cenas todas (Install as service, start/restart service). Quando ele ligar vai-se keixar de qqr coisa. Ignora e vai ao painel de controle dele e muda a password.

Vai ao outro PC e tenta ligar por VNC. A correr tudo ok a Sygate deve meter um request a pedir para aceitar/negar. Aceita e cria a regra. Tenta ligar outra vez. Desta já deve funcionar.

Se estiver tudo ok, desliga o monitor e ta na pista...

Notas finais :

Pensa mesmo em mudar de OS no server. Se tens ADSL compra um router, se tens cabo mete so um Linux qqr. Demora um cadito a apanhar o jeito, mas é outra loiça.

Pensa em trocar o NAV2005 por outro. Kaspersky IMHO. Atm já vou no 3º worm/trojan que o NAV2005 todo actualizado nem sequer detectava, e já eram velhinhos .

Desliga o raio do UPnP e do DCOM. http://www.grc.com/default.htm. Lê os artigos, é uma leitura interressante. E bloqueia os ports explicitamente na Sygate. Claro que significa abdicar de ter voice no MSN e tal, mas mais vale menos features que menos segurança...

E lê um ou outro artigo decente sobre TCP/IP e firewalls em geral, não é muito divertido, mas andar a tentar perceber redes estando "ás escuras" não vamos longe.

Napalm: Abdicar da fw? Boa ideia... Especialmente tendo em conta que o gateway dele parece ser um WXP. Gateway comprometido, rede no charco. Vê as coisas assim, se toda uma rede for PCs com 2K/XP sem firewalls, com o DCOM activo, se o gateway for infectado por um worm, caem todos que nem patos. Alem de que uma fw não controla só o que entra, mas tbm o que sai. Para controlar coisas jeitosas tipo Spyware/Malware, cenas que o ppl parece ter uma queda fenomenal pra instalar no PC.
 
File sharing.

Esqueci-me dessa...

Tens de garantir que os mesmos users existem com o mesmo nome e password em ambos os XP's. No painel de controle das Opções de Pastas desliga a Partilha Simples de Ficheiros, uma linda ideia da M$ pra "facilitar" a vida a users que não podem perder 1a hora a aprender o que são permissões.... Agora que já tens o controle de volta, vai ler o tal texto da ajuda sobre permissões de segurança e partilha de ficheiros. Happy reading.

Btw, é má ideia ter drives partilhadas a menos que estritamente necessário. Cria uma pasta (de preferência numa partição que não seja a do sistema) e partilha só essa pasta.
 
Obrigadão! Isso deve resolver os meus problemas! Eu bem me parecia que era miscelanea a mais!

O meu único problema com linux era ter de reiniciar o pc sempre que quisesse aceder à consola do server! Pq essa foi a primeira opção, dp de não me ter entendido com o win2k advanced server lá pus o xp.

Bem, vou fazer então umas leituras, lá para o fim do mês logo ponho isto a bombar como deve ser, agora é so trabalhos e exames!

ps:tenho cabo e como cá em casa fala-se em rede wireless quando puserem alguma antena novis na margem sul! Tou a aguardar para mudar para 8mbps! Até lá não faço ideia de gastar dinheiro em routers para ligar 2 pcs!

obrigado e cumps
 
...

Reiniciar um *nix para acerder á consola???? Oh herege nunca ouviu falar de SSH ou telnet ? ,) E se por consola entendes ambiente gráfico, VNC pode ser chamado e "morto" de acordo com a necessidade do momento.

Agora sem brincadeiras, tás a ver a Epia 8000 da minha sig? É o meu gateway. Slack8->Slack9->Slack10. Sem um prob que valha a pena mencionar (excepto o raio do ProFTPD, mas isso eh á parte). Faz de router, webserver, ftpserver, ssh server, sambaserver e tudo o que precisar. Até guarda os files de emule sacados por uma Wintel box que tem um HD de 400MB :P

Dá trabalho a configurar sim, mas vale a pena...

Quanto a acesso, correm todos headless (sem monitor... e na verdade sem teclado nem rato tbm :P ). Acesso via consola (over SSH) ou ou X (via TightVNC), conforme a necessidade.

Se fores para Slack não é fácil de aprender nem de configurar, mas acredita que a longo prazo vale a pena. Um cadito como Win. Mais vale lutar pra ser admin desde o principio que ter uma vida fácil e ser um tosco toda a vida ,)
 
Back
Topo