Dúvidas [ajuda] voip packet tracer

Boa tarde a todos

Estou a desenvolver um projeto em packet tracer de uma empresa fictícia e decidi implementar voip seguindo este tutorial:
http://www.dltec.com.br/blog/cisco/telefonia-ip-basica-e-cme-com-packet-tracer-ccna-voice/

consegui configurar tudo correctamente mas no tutorial o servidor dhcp e feito no router e eu ja tenho servidor dhcp num pc servidor, tentei mudar o dhcp para o servidor e agora os telefones recebem ip mas não recebem o numero que lhes atribui .

agradecia que me dessem uma ajuda neste problema para tentar por isto a funcionar

muito obrigado
 
Boa Noite, Vicente,

É simples, apenas direcione o dhcp do seu servidor para o roteador e declare o serivor tftp como o ip da porta principal do roteador, no caso a Fa0/0 por exemplo, e depois declare o dhcp novamente no roteador, e claro nomeie-a no servidor pc e depois de o emso nome no roteador, mas não declare a rede no router, apenas o default-router que é o ip da porta ,tb declarada no servidor PC , e option 150 ip, ambos são os endereço da porta Fa0/0, e depois é só permitir o voip no switch e voi lá, estará tudo pronto.
FLW.
 
Back
Topo