1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] VU Meter Stereo

Discussão em 'Electrónica' iniciada por eX Radikal, 22 de Dezembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 4605)

1. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

boas!!
    andava eu pra'qui a brincar pela net quando por acaso fui ter a algum lado que falava em VU Meter, eu já sabia o que era mas lembrei-me, "e que tal fazer um na escola com a ajuda do meu stor de E.T.", começei logo a ter ideias bombásticas de fazer 1 até que me lembrei de usar 1 cabo IDE para ligar a placa electrónia a uma plaquinha a parte que ia conter os LEDs...

a minha pergunta é a seguinte:

já aqui alguém fez 1 VU Meter?? eu tenho boas (não MUITAS, mas algumas) bases na electrónia...
    se alguem já fez podia postar aí o esquema (stereo, ou seja, com right e left)e com legendas (eu dos simbolos sou um nabo -.-')
    eu gostaria de fazer 1 com 40 LEDs (tudo de alto brilho para iluminação também), 20 do right e 20 do left enchendo assim 1 cabo IDE completo, eu sei que são muitos LEDs mas eu também gosto de pensar em grande!!

Cumpsz e o meu muito grande O B R I G A D Ã O!! a quem me puder ajudar

P. S. --> a ideia do cabo IDE foi apenas 1 ideia de tornar mais bonito o meu VU Meter!! :P

EDIT: lembrei-me que devia dizer isto, por causa das resitencias de cada LED, eu queria pôr 15 LEDs azuis (de alto brilho repito), 3 amarelos (de alto brilho) e 2 vermelhos (de alto brilho.. também), (isto para o right e o left, ficam ambos iguais..), ficando assim:
    Azul Azul Azul Azul Azul Azul Azul Azul Azul Azul Azul Azul Azul Azul Azul Amarelo Amarelo Amarelo Vermelho Vermelho
    :x2:

Última edição: 22 de Dezembro de 2008
  2. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Acho que se fizeres uma pesquisa encontras uma série de tópicos sobre isso aqui na tech... ZWAME :P

Cumps,
    Bom Natal

3. eX Radikal

já procurei mas não em stereo..

EDIT: "reprocurei" mas não encontrei nem stereo nem 1 daquelas cenas parecidas com LM3915 que permita ligar 40 LEDs, só de 10 e consequentemente o circuito

EDIT2: Jorge Candeias, tenho reparado que tens MUITO geito para a electrónica, não me queres dar umas luzes, e talvez também um circuito para que possa ligar os 20 LEDs em simultaneo de right e left ou uma cena assim.., obrigado pela vossa atenção!!

Última edição: 22 de Dezembro de 2008
  4. eX Radikal

ninguém??:'(>(

já agora, tive outra ideia, e que tal arranjar lasers leds daqueles tipo os dos chinokas que apontasse e só se vê um pontinho lá no fundo, depois punha isso a apontar para 1 parede, acho que dava 1 efeito bem fixe (mas queria em azul, amarelo e vermelho, não sei se há das 1ªs duas cores que disse).
    depois outra placazita com Leds normais (de alto brilho), se quizesse trocar bastava retirar o IDE do connector e ligar o outro, que tal?
    gostam do projecto?:p
    se me ajudarem eu posto-o na galeria de projectos, e acho que havia de ser o único VU Meter que lá ia estar!! hehe:x2::004:

Cumpsz e Boasz Festasz

Última edição: 23 de Dezembro de 2008
  5. norim_13

primeiro resultado no google (já pensado em ir lá?): stero vu meter

Vê se é isso.

Cumps,
    Bom Natal

6. fr33

fr33 What is folding?

Algo deste género ?

Não percebo nada , foi apenas uma pequena pesquisa que fiz !

cumps

7. norim_13

Já tinha visto esse esquema mas pensei que era mono (e é) mas agora é que estou a tomar mais atenção e reparei na nota (que dá para stereo, se se fizer dois esquemas, um para cada linha)

Deve servir, e parece-me mais simples que o que dei.

Cumps

8. eX Radikal

desde já obrigado!!
    também já tinha visto esse esquema e esse site mas nenhum tem a explicar como fazer de 40 Leds (20 right e 20 left na mesma placa, daí stereo) ainda por cima com laser led (se já tinham ligo o outro post.)

Cumpsz e Boasz Festasz

P. S. --> jorge candeias, não me queres mesmo ajudar?? dáva-me jeito uma ajuda hehe

9. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Bom... 40 LEDS num cabo IDE a enfiá-los na ficha directamente, é para esquecer:
    a ficha tem 40 "buracos" e cada led tem 2 terminais, portanto só consegues ligar 20. Só com 2 cabos IDE lado-a-lado. :D

Não sei se existem chips que peguem num sinal analógico e transformem a amplitude deles numa escada de 20 leds. Provavelmente tinhas de fazer isso com um microcontrolador com 2 canais de ADC. Isto implica teres que escrever o código do micro que escolheres, e programá-lo.

E mais outro problema: um micro não consegue fazer drive/sink de 40 leds de alto brilho, terias que utilizar um chip driver, o que fazia-te poupar nas IOs do micro, mas complica-te o código.

Outra solução era dividires o sinal de entrada em duas metades bem definidas e idênticas ao canal esquerdo e direito e fazias 4 circuitos com o LM 3916: Esquerda de nivel alto, Esquerda baixo, Direita alto, Direita baixo.

Cumps

Última edição: 24 de Dezembro de 2008
  10. eX Radikal

podias-me fazer 1 esquema (de fácil) compreensão para isso? é que assim falar por alto é-me mais dificil, já agora

ESTUPIDEZ MINHA, sim, são 2 cabos IDE, têm que ser lado a lado, mas isso não interessa..
    outra coisa, existem lasers (tipo dos chinokas que apontam fazendo 1 pontinho) em azul e amarelo ou só mesmo vermelho??

Obrigado desde já pela tua disponibilidade

Cumpsz e Boasz Festasz

EDIT: 2 cabos IDE, 1 para o left e 1 para o right
    eu gostava de ter 1 placa com os circuitos todos e depois 2 placas, 1 com leds de alto brilho normais e outra com laser leds (isto é, se houver em azul, amarelo e vermelho...

11. Jorge Candeias

Isso com lasers é muito mais complicado, porque nos chineses só encontras lasers de caca vermelhos. Lasers a sério com L grande :p tinhas de comprar na farnell ou na rs-components e largar bem a nota, mas esses derreteriam algumas coisas :eek:. Depois não podias ligar isso directamente ao chip, porque eram demasiado potentes. Já agora nunca vi um laser amarelo, tens de ver qual é o comprimento de onda do amarelo e ver se há algum laser proximo.

Portanto acho que é melhor pores os laser de parte.

Eu posso fazer um esquema, com leds normais, mas não agora...

EDIT: Tou a ver a datasheet do tal LM3916 e tem lá esquemas para colocar 2 em cascata para ter 17 LEDS, e parece-me simples, tens é decidir se queres um Vu meter de barra ou de ponto.

Tens a certeza que não queres "só" 17 LEDS/canal? :D

Cumps

Última edição: 24 de Dezembro de 2008
  12. eX Radikal

lol, não, queria 20 Leds, porque o cabo IDE dá para 20 bla bla bla...
    1 coisa, VU meter de barra ou de ponto.. (duvida nisto :D)

Cumpsz e Boasz Festasz

P. S. --> agradeço bastante a tua ajuda (agradeço novamente lol) e a ideia do laser se é assim tao cara vai ficar mesmo de fora (ou então faço com lasers mas só vermelhos).., bem, vou-me deitar amanha falamos

13. faiscanet

faiscanet Power Member

14. eX Radikal

por acaso ainda nem tinha visto esse mas sim, é isso mesmo
    eu depois posso adaptar os leds não estarem mesmo ao lado mas sim noutra placa ligados por 2 cabos IDE, já agora, não dá para perceber muito bem, isso é stereo??
    tá muita fixe, se me conseguisses arranjar o esquema disso é que era!! hehe

Cumpsz e obrigadão

EDIT: já agora, podes-me dizer a diferença entre VU Meter de barra ou de ponto??

EDIT2: espera já vou procurar à minha amiga!! hehe

Última edição: 28 de Dezembro de 2008
  15. Jorge Candeias

Parece-me estereo, tem 4 chips um para cada metade de canal, parece-me. O vu meter de ponto é só um ponto luminoso, correspondente à amplitude do som, a barra é uma barra: acende todos os leds que estão abaixo desse nivel. O do video é de barra.

Cumps

16. eX Radikal

ah, já percebi, o que eu quero é de barra também como o do vídeo
    consegues-me fazer um esquema (compreensível) para 40 Leds??
    tal e qual como está no vídeo

Cumpsz e obrigado

17. eX Radikal

mas eu não quero comprar, quero fazer 1 pois comprado perde a pica todinha, e feito à nossa maneira até dá mais gosto...
    tu se comprares uma caixa já moddada n dá muito gosto olhares para ela pois não?? é muito mais fixe quando somos nós a fazer....

Cumpsz

18. eX Radikal

isto anda meio (completamente) mortinho...
    podias-me fazer uma lista de +/- do que vou precisar de comprar? (cabos IDE tenho cá, esquece-os)
    Obrigadão

Cumpsz

Partilhar esta Página