Ajuda - Website para empresa de transfers (táxi)

Elite0ne

Power Member
Olá!

Estou a desenvolver um website para uma empresa de transfers (táxi) de uma pessoa próxima. Estou a recorrer ao wordpress e ao elementor porque tem mais opções e algumas delas bastante úteis para o que estou a fazer. A parte mais básica: homepage, about, contact, etc... está feita.

O que não consigo fazer são os três sistemas essenciais da página: escolha de ponto de partida e destino com um valor (€) associado, reservas e pagamentos (sendo que este não é absolutamente necessário), porque o nem o wordpress nem o elementor têm opções para isto. Algo semelhante ao que está em baixo:

https://imgur.com/a/LB1pDxL

Não tenho experiência nenhuma em web development, mas tenho conseguido fazer o essencial, acho que se me ajudarem a encontrar as ferramentas certas ou me apontarem um caminho consigo fazer o que falta.

Agradeço desde já a ajuda!
 
Eu não tenho experiência com o wordpress! Esse form facilmente o farias com o bootstrap ou qualquer coisa do género e com a lógica por trás a manipular os dados.

Se queres continuar a usar o wordpress tenta procurar a forma de colocares um form por cima disso.
 
Eu não tenho experiência com o wordpress! Esse form facilmente o farias com o bootstrap ou qualquer coisa do género e com a lógica por trás a manipular os dados.

Se queres continuar a usar o wordpress tenta procurar a forma de colocares um form por cima disso.

Diria que, neste momento, vou continuar no wordpress por não ter muito tempo para aprender outra ferramenta de início. De qualquer forma, quando falas em lógica o que queres dizer? Uma base de dados? Perdoa-me a ignorância, é que tenho muito pouca ou nenhuma experiência.

Obrigado!
 
sim, precisas de uma database para fazeres o que queres de forma rápida e mais simples.

Então, olhando para a imagem de referência, seriam necessárias 3 tabelas relacionais: uma com os pontos de partida possíveis, outra com os destinos possíveis e outra com os preços? Os preços estão tabelados, por isso não percebo bem como poderia atribuir um valor de uma terceira tabela (a de preços) a 2 variáveis de duas outras tabelas (pontos de partida e destinos)...
 
epa depende muito de como queres fazer isso, mas em principio o preço seria calculado consoante o destino e a partida. se não tens de atribuir o preço a cada percurso, deixa ver se te explico:

Partidas Chegadas
A G
B H
C I
D J
E K
F L


Se colocares um preço fixo, vais ter de colocar os percursos AG, AH, AI, AJ etc..

Pode ser viável e vais fácil, dependendo do número de partidas e chegadas.

Outra forma que tens é arranjar forma de calcular o preço dando como input a partida e a chegada. Para casos com muitos destinos, claramente é melhor esta solução
 
epa depende muito de como queres fazer isso, mas em principio o preço seria calculado consoante o destino e a partida. se não tens de atribuir o preço a cada percurso, deixa ver se te explico:

Partidas Chegadas
A G
B H
C I
D J
E K
F L


Se colocares um preço fixo, vais ter de colocar os percursos AG, AH, AI, AJ etc..

Pode ser viável e vais fácil, dependendo do número de partidas e chegadas.

Outra forma que tens é arranjar forma de calcular o preço dando como input a partida e a chegada. Para casos com muitos destinos, claramente é melhor esta solução

São 90+ destinos/chegadas. A tabela de partidas é exactamente igual à de chegadas, por isso são imensas combinações. Não sei como posso calcular o preço apenas com estes dois inputs. Será que, usando um widget do google maps para calcular distância e depois criando regras com categorias em que: de <x (km) é um valor, de x a y é outro e >x é outro (muito simplificado), daria para resolver a questão?

Já agora, quanto me custaria, +-, pagar a alguém para escrever esta parte do site? Pegando no que já existe em wordpress e acrescentando esta parte. Estou a ver que é complicado para quem não percebe nada...
 
Demasiadas combinações para fazeres isso a mão acho eu.

podes tentar agrupar por zonas, da zona A para a zona B são 10 euros, da A para a C são 15 etc

e poes as partidas inseridas em cada zona. Mas isto é só uma opção, há muita forma de fazer isto
 
Demasiadas combinações para fazeres isso a mão acho eu.

podes tentar agrupar por zonas, da zona A para a zona B são 10 euros, da A para a C são 15 etc

e poes as partidas inseridas em cada zona. Mas isto é só uma opção, há muita forma de fazer isto

Também me parece. esse agrupamento em zonas era feito em SQL pelo que percebo, não sei como escrever a parte do zona A --> zona B = 15€.

Obrigado pela ajuda, já percebi algumas coisas que não sabia antes.
 
mais uma vez há várias formas de fazer isso, dependendo também do número de zonas.

um exemplo:

tabela partidas

id
nome
zona

tabela chegadas
id
nome
zona


se zona->partidas for A e zona chegadas for B, preço=10


e por aí fora... esteé um bom exemplo caso tenhas poucas zonas
 
mais uma vez, existem imensas formas de abordagem, a que eu estava a falar é mais simples penso eu.


uma simples consulta de valores em sql para saber a zona a que correspondem a partida e a chegada.

guardar isso numa variável. comparar as variáveis com um IF da linguagem que estejas a usar, não tem de ser sql obrigatóriamente, que acho que para ti será mais difícil de usar.

Podes também "numerar" as zonas, e depois vês a diferenca entre elas, se a diferenca for 1, 10€,, se a diferença for 2, 15€ e por aí fora.

assim podes "medir" distâncias entre zonas.

Mas lá está, isto é muito no ar, depende do número de zonas que tenhas:)
 
Eu acho que o mais fácil é estabeleceres um preço/km. E os destinos mais longe fazer algo do género das coroas como nos transportes públicos.
Facilitava muito o teu código. Fazeres um algoritmo que percorra todas as opções não me parece boa ideia.
Em IA usei alguns algoritmos porreiros para esses fins, mas penso que não justifica para este projeto.
 
Back
Topo