AJUDA - Windows XP não arranca

ciberg

Moderador
Staff
Boas, tenho aqui um portátil de um amigo que corre o XP mas agora não arranca.

Não chega a aparecer o boot screen nem se consegue arrancar em modo de segurança.

O erro que aparece (em modo texto) é:
------------------------------------------------------
O Windows não pode iniciar porque o ficheiro
está em falta ou danificado:
\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM

Pode tentar reparar este ficheiro executando o programa de configuração
do Windows a partir do CD-ROM de configuração original.
Seleccione 'r' no primeiro écran para iniciar a reparação.
-------------------------------------------------------

Pressionando r vai para a consola de recuperação e aí não sei o que possa fazer.
Arranquei com o Bart PE (Windows Live CD) e verifiquei que a pasta \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM não existe, mas também não existe no meu PC que arranca bem.

Alguém me dá uma dica em como poderei recuperar o sistema sem reinstalar??

Obrigado!
 
Boas, tenho aqui um portátil de um amigo que corre o XP mas agora não arranca.

Não chega a aparecer o boot screen nem se consegue arrancar em modo de segurança.

O erro que aparece (em modo texto) é:
------------------------------------------------------
O Windows não pode iniciar porque o ficheiro
está em falta ou danificado:
\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM

Pode tentar reparar este ficheiro executando o programa de configuração
do Windows a partir do CD-ROM de configuração original.
Seleccione 'r' no primeiro écran para iniciar a reparação.
-------------------------------------------------------

Pressionando r vai para a consola de recuperação e aí não sei o que possa fazer.
Arranquei com o Bart PE (Windows Live CD) e verifiquei que a pasta \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM não existe, mas também não existe no meu PC que arranca bem.

Alguém me dá uma dica em como poderei recuperar o sistema sem reinstalar??

Obrigado!

Format C...
é mais simples do que ndares as voltas durante varios dias sem saber resolver o problema...

cumps :x2:
 
Format C...
é mais simples do que ndares as voltas durante varios dias sem saber resolver o problema...

cumps :x2:

O problema é que ele tem programas importantes de trabalho instalados e se houvesse uma forma de recuperar sem re-instalar era mais rápido do que repôr tudo, sem falar com os backups que tenho que fazer antes do format.

Se fosse um PC só de entretenimento já tinha formatado.
 
na consola de reparação faz chkdsk /p ou /f
tenta tb fazer fixboot ou fixmbr

Obrigado steelballzz, com o chkdsk /p /r (/f não é suportado, realmente lembro-me de existir /f mas no XP não aceita) já ficou tudo a funcionar bem.

Isto prova que antes do format c: se deve procurar resolver o problema, em 30 min., o tempo do chkdsk ficou tudo resolvido, com o format demoraria uns 2 dias para repôr tudo o que este PC tem.
 
Obrigado steelballzz, com o chkdsk /p /r (/f não é suportado, realmente lembro-me de existir /f mas no XP não aceita) já ficou tudo a funcionar bem.

Isto prova que antes do format c: se deve procurar resolver o problema, em 30 min., o tempo do chkdsk ficou tudo resolvido, com o format demoraria uns 2 dias para repôr tudo o que este PC tem.

Sim, mas para o caso.. de não conseguíres fazer isso ias para format..:)
 
qual é o ficheiro? uma vez tive esse problema com um ficheiro e usei um live cd para copiar o ficheiro para o disco e foi só fazer restart para o problema ficar resolvido?
 
F8 durante o arranque, logo após o POST, depois tens a linha de comandos disponivel.

EDIT:
BTW como é que foste desenterrar este post com 2 anos?? :P
 
...peço desculpa pelo desenterro deste tópico mas como se enquadra no meu problema lá teve que ser...

Aparece-me exactamente o mesmo erro no Windows XP SP3, quando tento ligar o PC ele não passa disso, aparece sempre o ecrã a preto com esta mensagem.

"O Windows não pode iniciar porque o ficheiro está em falta ou danificado: \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM
Pode tentar reparar este ficheiro executando o programa de configuração do Windows a partir do CD-ROM de configuração original.
Seleccione 'r' no primeiro écran para iniciar a reparação."


Consegui aceder á BIOS e aí apareceram-me duas opções, Floppy Disk ou HDD, configurei para arrancar 1º a opção HDD, meti o cd do Windows na drive mas ele não desenvolve porque ao que parece o AutoRun não está a funcionar e dessa forma não consigo fazer nada para tentar resolver o problema.

Não dá para entrar no modo de segurança, modo de depuração, não dá para fazer rigorosamente nada, e se pressiono alguma tecla durante a apresentação do ecrã a preto, o PC reínicia logo e volta a aparecer outra vez o mesmo ecrã.

Há bastante tempo atrás um conhecido de uma pessoa amiga ajudou-me com um problema que eu estava a ter com o Windows XP, ele tirou o meu HD do PC e meteu-o dentro de um aparelho tipo caixa que ele tinha trazido, aquilo tinha lá ligado uma ficha USB, já não me lembro como mas ele conseguiu fácilmente aceder ao meu disco e assim pôde ver e salvar os meus dados.

Será que uma possível solução poderá passar por algo idêntico ao que descrevi, tipo tirar o HD do PC, ligar a uma caixa como essa que mencionei (mas não sei se essa caixa existe mesmo á venda ou se foi ele que adaptou alguma coisa, a profissão dele é mesmo arranjar computadores) e tentar repôr o ficheiro "SYSTEM" que está em falta?

Se essa ideia fôr uma opção a considerar, será que alguém me sabe dizer que caixa era aquela que aquele conhecido utilizou e se isso existe á venda em algum sítio?
 
Obrigado por responderes Blue Zee ;) ...no post que eu escrevi, disse que acedi á BIOS e apareceram-me duas opções "Floppy Disk e HDD", eu escolhi HDD para arrancar em 1º, é a essa opção que te referes quando dizes "drive de CD ou DVD"? ...é que só me aparece essas duas opções.

Como disse também no meu post anterior, ao meter o CD do Windows na drive de CD/DVD o AutoRun não funcionou e continua a não funcionar, pelo que dizes estou a ver que era necessário aparecer na BIOS uma opção parecida com CD-ROM ou DVD, mas o que é certo é que não me aparece, provavelmente e por alguma razão que eu desconheço, a minha drive de CD/DVD deixou de funcionar e o Windows não a consegue reconhecer, sendo assim e com este problema de não conseguir iniciar o Windows XP, o que é que posso fazer para resolver tudo isto?
 
Última edição:
Pelo que dizes parece que realmente a drive de CD/DVD está avariada.
Vais precisar de uma drive funcional para poderes usar a CD do Windows.

Desliga o PC da electricidade, abre a caixa e verifica as ligações da drive de CD/DVD.
Estará alguma coisa desligada?
 
Eu uma vez tive um computador com problema semelhante. A solução para o problema que tive, por mais estúpida que pareça, foi a seguinte:

Formatar a máquina, mas como entretanto tirei o disco do portátil para fazer backups dos dados, voltei a colocá-lo para formatar e esqueci-me de definir a drive dvd como boot, entretanto já ele estava a entrar no windows normalmente.

conclusão, foi tirar o disco do portátil e voltar a colocá-lo.
 
...peço desculpa pelo desenterro deste tópico mas como se enquadra no meu problema lá teve que ser...

Aparece-me exactamente o mesmo erro no Windows XP SP3, quando tento ligar o PC ele não passa disso, aparece sempre o ecrã a preto com esta mensagem.

"O Windows não pode iniciar porque o ficheiro está em falta ou danificado: \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM
Pode tentar reparar este ficheiro executando o programa de configuração do Windows a partir do CD-ROM de configuração original.
Seleccione 'r' no primeiro écran para iniciar a reparação."


Consegui aceder á BIOS e aí apareceram-me duas opções, Floppy Disk ou HDD, configurei para arrancar 1º a opção HDD, meti o cd do Windows na drive mas ele não desenvolve porque ao que parece o AutoRun não está a funcionar e dessa forma não consigo fazer nada para tentar resolver o problema.

Não dá para entrar no modo de segurança, modo de depuração, não dá para fazer rigorosamente nada, e se pressiono alguma tecla durante a apresentação do ecrã a preto, o PC reínicia logo e volta a aparecer outra vez o mesmo ecrã.

Há bastante tempo atrás um conhecido de uma pessoa amiga ajudou-me com um problema que eu estava a ter com o Windows XP, ele tirou o meu HD do PC e meteu-o dentro de um aparelho tipo caixa que ele tinha trazido, aquilo tinha lá ligado uma ficha USB, já não me lembro como mas ele conseguiu fácilmente aceder ao meu disco e assim pôde ver e salvar os meus dados.

Será que uma possível solução poderá passar por algo idêntico ao que descrevi, tipo tirar o HD do PC, ligar a uma caixa como essa que mencionei (mas não sei se essa caixa existe mesmo á venda ou se foi ele que adaptou alguma coisa, a profissão dele é mesmo arranjar computadores) e tentar repôr o ficheiro "SYSTEM" que está em falta?

Se essa ideia fôr uma opção a considerar, será que alguém me sabe dizer que caixa era aquela que aquele conhecido utilizou e se isso existe á venda em algum sítio?

Bom dia a todos ;)

Ainda no seguimento do descrito aqui por cima, ainda continúo sem drive de cd/dvd e sendo assim ainda não consegui reparar ou reinstalar o Windows XP.

Outra possibilidade que pensei, foi copiar o conteúdo do cd do Windows XP para uma Pen drive e posteriormente tentar reparar ou reinstalar o Windows, mas a minha board não tem opção de arranque por drive usb, assim é mais uma ideia descartada.

Por outro lado, emprestaram-me um disco externo, eu retirei o disco que vinha lá na caixa e liguei o meu, consegui aceder aos meus documentos ligando o disco externo ao portátil e deu para salvar o que queria, mas como tinha dito no inicio, eu não consigo fazer com que o XP arranque normalmente porque aparece este erro...

"O Windows não pode iniciar porque o ficheiro está em falta ou danificado: \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM
Pode tentar reparar este ficheiro executando o programa de configuração do Windows a partir do CD-ROM de configuração original.
Seleccione 'r' no primeiro écran para iniciar a reparação."

...ora, não tendo ainda uma drive de cd/dvd e não conseguindo arrancar o cd do windows por uma pen usb, pensei se seria possível copiar para o meu disco o ficheiro ou os ficheiros em falta ou danificados, que a aparentar pela mensagem estão em \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM, eu tenho o cd de instalação do Windows mas aquilo tem muitos ficheiros e eu não sei qual ou quais os ficheiros que tenho que copiar para o meu disco para ver se consigo resolver alguma coisa, será que isso é possível de fazer? ...simplesmente fazer copy/paste de ficheiros do cd do Windows para o disco e assim resolver o problema?

Se esta fôr uma opção viável, alguém sabe que ficheiros tenho que copiar, eu não quero formatar/reinstalar, apenas queria recuperar o Windows copiando para o disco os ficheiros em falta ou danificados.
 
Última edição:
A opção mais viável será arranjar uma drive CD/DVD e instalar nesse PC.
Já confirmaste que a que tens instalada está avariada?
 
Ainda não confirmei se está avariada, só sei que na BIOS já não aparece a opção de arranque pela drive, e cada vez que meto um cd/dvd na drive, o cd parece que quer arrancar e a luzinha da drive acende e começa a piscar mas não desenvolve mais, tão rápido parece o cd querer arrancar como tão rápido pára e não desenvolve.


Edit: ...sabes se é possível eu formatar e voltar a instalar o XP no meu disco, estando este ligado á caixa externa que me emprestaram? ou seja, eu retirei o disco (que ia servir de armazenamento) que veio com a caixa externa e liguei lá o meu, será que posso formatar o meu disco que está neste momento na caixa externa e voltar a reinstalar nele o Windows XP, é que se der para fazer isso então á partida poderia estar o problema resolvido.

Só que eu não sei como instalar o XP na caixa externa...
 
Última edição:
Back
Topo