Eu não disse que tinha deitado o hardcore fora, apenas disse que estava mais secundário nesta geração.
Eles esta geração lançaram versões de quase todos os franchises core mais cedo do que o fizeram na GC, em um ano e meio tiveste jogos de quase todos os franchises relevantes cá fora; depois claro... como despacharam tudo quase ao mesmo tempo as equipas precisam de tempo para voltarem a ter algo a mostrar; foi com muita pena deles que não mostraram o Zelda novo e o Pikmin 3 esta E3, por exemplo.
Mas eles estão a tentar compensar, compraram a Monolith (Xenosaga/Baten Kaitos), criaram a Project Sora, foram meter um Metroid a fazer em conjunto com a Tecmo, subcontrataram um monte de developers (meteram a cinq a fazer um another code novo, fizeram um RPG em conjunto com a Taito e têm a Retro Studios e equipas internas a produzir... mas não é instantaneo; estamos a falar de equipas que fazem 2/3 jogos por geração, ciclos de produção longos.
E também temos de olhar para o ciclo da DS, nos primeiros dois anos também ouvias falar é de nintendogs e brain training, mas a Nintendo desde aí abandonou esse segmento, por duas razões... porque inicialmente isso era um blue ocean que já não é (similarmente referiram-se ao segmento casual como "red ocean" na wii recentemente) e basicamente a estratégia deles tem várias fases, já explicadas, mas o objectivo final não é que as pessoas fiquem pela porta de entrada, é guiá-las de forma a fidelizá-las; com a DS resultou, tiveste pessoas a entrar pelo brain training e a começar a comprar Zelda's e Mario Kart.
Talvez ainda seja uma prioridade deles, mas a verdade é que ainda não vi nem um Star Fox nem um F-Zero na Wii (fora da Virtual Console, claro).
O problema é que essas equipas deixaram de existir na altura da N64, antes era simplesmente um fundo de trabalho gigante chamado Nintendo EAD que se desdobrava e adaptava às necessidades e nesse fundo de trabalho fazia-se tudo, desde Mario's a Zelda's a passar pelos franchises que dizes, mas na estrutura da empresa isso já não é possivel de ser feito assim.
Zelda Team passou a ser Zelda Team, Mario Team passou a ser Tokyo EAD... E a Nintendo EAD deixou de ter a versatilidade para fazer isso in-house, é por isso que já na geração passada não houve um Starfox "verdadeiro" mas sim um da Namco e um da Rareware e a razão pela qual o F-Zero foi feito em conjunto com a Sega.
Para complicar as coisas para o Starfox... na realidade só foi totalmente feito inhouse no Starfox 64 (bom, e possivelmente o cancelado Starfox 2)... o Starfox original foi feito em conjunto com a argonaut software, que já não existe.
Ou a razão dos Metroid's recentes terem sido feitos pela Retro-Studios e quando a 2D Metroid Team quis fazer algo teve de recorrer à Tecmo.
basta olhar para o Twilight Princess: um excelente jogo, mas mais stream-lined que o Ocarina of Time e o Wind Waker, por exemplo.
Discordo, o Wind Waker é mais fácil que o Twilight Princess.
Julgar a dificuldade do Twilight Princess é algo que tem de ser feito em duas partes... uma é a dificuldade dos inimigos/bosses, que não é alta (on-par com o Wind Waker)... outra é a dificuldade/qualidade de level design das masmorras, e aí considero que a dificuldade do jogo está perfeita.
É capaz de ter, IMO, as dungeons mais balanceadas da série.
O teu comentário sobre os Overlord é muito subjectivo, pois existem jogos que só são possiveis na Xbox 360 ou PS3 pelas limitaçães da Wii.
Não vejo subjectividade alguma nesse pedaço. A consola quase não tem cross platform e isso significa exclusivos, e é de facto a consola com maior numero deles esta geração.
O hardware é demasiado diferente para cross platform... Isso é uma vantagem, foi assim que a PS2 manteve muitos dos seus exclusivos a geração passada, caso contrario, se a arquitectura da sua consola (também ela mais fraca) fosse igual à das outras duas, então ficaria pouco mais barato portar... ao ponto de fazer sentido.
Do ponto de vista do fabricante... isso não interessa, interessam exclusivos; por exemplo, tendo tu uma X360 não vais comprar uma PS3 para jogar Dead Space... mas és capaz de comprar uma Wii para jogar o Extraction.