Ajuda

fmelo

Power Member
Eu tenho um router em casa ( WRT54GL) .E o sinal do router nao chega para a casa toda e eu gostava de saber o que devo fazer para aumentar o sinal.
Eu já pus no router prata e duas latas de coca-cola.

Obrigado,
:P
 
Ou tentas outra marosca para te aumentar o sinal do router ou do receptor ou terás que comprar um Router novo ou um repeater :001:

Abraço
 
Os Routers linksys são os melhores, mas não te esqueças que a velocidade e alcance wireless dependem muito da norma usada.

Cumps
 
Viva, aumentar o sinal?

Primeiro, se não quiseres ler, mais, gasta uns €€€ e compra um par de repetidores. Acredita que para a internet com largura de banda inferior a 24Mb/s provavelmente é a melhor solução.
Uns repetidores com boa relação qualidade/preço sao os de 50€ e que suportem wpa2.


Ora o "sinal" é um impulso electromagnetico cuja polarização pode ser, vertical, horizontal, circular, etc...

Para que este pulso seja recebido com mais intensidade, a antena receptora deve estar alinhada com a polarização do sinal. Ou seja, se o "sinal" vem em linha de vista, ex: directo de uma antena para outra, ambas na vertical ou horizontal, ou inclinadas... desde que estejam "iguais".

Mas se o sinal vem de reflexo, então uma antena pode muito bem, estar na vertical, e a outra na horizontal, é preciso procurar a melhor posição para que receba o "sinal" com a maior intensidade possivel.

Outro problema comum, deve-se ao facto de o sinal chegar á antena por varias fontes, seja por reflexão, seja por atenuação de paredes, seja pelo efeito... agora nao me lembro do nome... mas passo a explicar: o impulso magnetico ao "virar uma esquina" faz com que a esquina se comporte como uma fonte de sinal.

Derivado a estes problemas, a antena que recebe o impulso magnetico, vai receber varios "sinais" ao mesmo tempo, uns bons, outros maus. Os maus podem vir em contra-fase, anulando os "sinais" bons. Se os sinais vioerem todos em na mesma fase, então a intensidade aumenta, e tens ganho na recepção. Um exemplo disto é o "ground effect" que pode muito bem aumentar o ganho em 5dbi.


Para transmitir, a posição e forma da antena, regra geral é a mesma que para receber. Ainda que qualquer objecto proximo da antena afecta o seu plano de radiação.

Conclusão, aumentar o "sinal" atraves de uma antena mais adaptada á situação em questão pode melhorar uns 10 a 20dbi's de intensidade, recolocar a antena numa mposição pode melhorar a intensidade do sinal em 40dbi's. Ás vezes afastar ou aproximar o AP uns 2 ou 3 cm da parade pode fazer toda a difeença.


Ainda estás a ler isto? :wow: tens coragem!!!

Para cada problema, uma solução, primeiro podes tentar aumentar a relação sinal/ruido do AP e do cliente, a maneira mais facil é aumentar a potencia de ambos para que o ruido ambiente fique suprimido pelo "sinal bom".

Outra forma, é utilizar uma antena (tipo a que experimentaste com as latas) que transmita e receba apenas de uma determinada zona.

Ainda outra forma, é recolocar as antenas em zonas melhores, entre o pc e a parede pode nao ser a melhor zona, mas se o problema for ruido ambiente, então pode ser uma solução, visto que a antena mais escondida vai receber menos interferencias.

Ainda outra forma, e talvez a mais eficas, apenas perde para a largura de banda disponivel...
É a utilização de repetidores, um aparelho a meio caminho, recebe o sinal do AP e repete o sinal, e faz o mesmo para o sinal do cliente.

Agora, varios fabricantes já se apercebram deste problema, e contstruiram para "nós" uns aparelhos muitos bons, uns utilizam a tecnologia MIMO (multiplle input, multiple output) em que utilizam varias antenas para transmitir e receber o sinal, sendo que cada uma esta num sitio diferente da outra, existe mais probabilidade de um "link" estavel.

Outra solução a experimentar, é mudar o AP de canal até encontrar um canal mais "limpo".

As soluções são muitas, mas tal como já disse, para cada problema, uma solução.

Isto podia continuar... mas tenho que ir..

Cumprimentos
Judas
 
Os Routers linksys são os melhores, mas não te esqueças que a velocidade e alcance wireless dependem muito da norma usada.

Cumps

Olha que os Senao parecem ser melhores, e se formos para os melhores... ai nem se fala... 500€ para cima.

Os routers não "mandam o sinal para o ar" são routeadores, podem é ter um AP integrado (o normal).
 
Judas, antes de mais, parabéns pelo post, muito bom :D

Em relação ao router, eu sei qual a sua precisa função e alguns tem mais alcance plo simples facto de terem mais uma antena.

Já agora, esses assim tão caros já são Cisco ou ainda pertencem à linksys ? (a linksys faz parte da cisco)

Abraço
 
Judas, antes de mais, parabéns pelo post, muito bom :D

Em relação ao router, eu sei qual a sua precisa função e alguns tem mais alcance plo simples facto de terem mais uma antena.

Já agora, esses assim tão caros já são Cisco ou ainda pertencem à linksys ? (a linksys faz parte da cisco)

Abraço

Depende da gama, se for baixa baixa, tipo, 30€ un dlink ou un conceptronica são bons, se for uma gama media, um linksys, talvez seja o mais indicado, se for uma gama media/alta um usrobotics tambem é bom, se for uma gama media alta, um asus ou senao, se for uma gama... profissional, http://www.lobometrics.com/

Isto claro, depende daquilo que se define como gama, se adicionarmos uma partilha de impressora, e ligação a HDD externo, então as contas são outras...

De qualquer forma, uma boa pista para um bom AP é a utilização de tecnologias como mimo (varias antenas), 125Mb (muito boa qualidade de radio), ou mesmo a norma N, e ainda podiamos falar da norma 811a cuja frequencia, permite trabalhar numa zona do espectro "mais calma".

Falando de routers, os dlink gama baixa, são bons se nao quiseres usar o emule ou utorrent, é que os mais baratos, sao mais baratos por alguma razao, por exemplo o dlink dir-100, tem tendencia para "atrofiar" quando existem muitas ligações em simultaneo, apesar de nao cair, fica muito lento. E claro, é um router de 25€.

NOTA: linksys e cisco, qualquer uma das duas é sempre bem vinda aqui na oficina. :)
 
a minha casa tem 2 andares e tem 10 divisoes.
qual é a melhor forma de aumentar o sinal sem se gastar muito dinheiro . Mais ou menos 50 euros.
A antenas do meu router nao dao para mudar de antenas.
O que posso fzr???
 
Já gora, conheço um linksys montado á 2 anos, que nunca viu um reset na vida, só desliga quando se faz manutenção ás UPS. nunca caiu, nunca desconfigurou... nunca falhou um link.. etc... e é um aparelho de 54g e custo uuns 100€ na altura.
 
a minha casa tem 2 andares e tem 10 divisoes.
qual é a melhor forma de aumentar o sinal sem se gastar muito dinheiro . Mais ou menos 50 euros.
A antenas do meu router nao dao para mudar de antenas.
O que posso fzr???

1 repetidor. Um conceptronic C54APM permite aumentar a potencia para lá dos limites legais.... e a recepção tambem. custa uns 50€.
 
Back
Topo