ajuda...

Epah, eu fiz uma portable e cabe lá uma torre. :D

Em relação ao que é mais importante, diria que é mesmo uma caixa de luz onde possas controlar bem o ambiente. O que tu precisas é de uma luz grande e difusa. Mais potente em principio não te serve de nada, visto que podes fazer grandes exposições. Uma coisa que te recomendo, é fotografar às escuras. Assim só tens mesmo a luz da caixa, que podes direccionar apenas para o fundo, com snoots ou barn-doors, ou outras manhas hand-made.
De qualquer forma, eu sou mesmo é apologista de luz não contínua (aka flash).
 
E quanto é que a tua pesava ?

A minha era pai 500g :D ( onde é que eu estava com a cabeça para po 200g :D)
 
Última edição:
Sim, não tem nada a ver com a lente. O melhor é como se disse aqui, pegas numa caixa, cortas uma face, tapas esse buraco com uma folha branca ( fina de preferência ) com uma fonte de luz forte por baixo e depois fazes o mesmo noutra caixa para iluminar de cima. Ou então arranjas uma caixa maior, forras o interior com cartolina branca menos duas faces opostas e o "tecto" onde podes por folhas com luzes fortes por trás.
 
ora bem... já fiz duas caixas... a primeira pintei com spray mas acho que não ficou branca suficiente e esta segunda forrei-a com papel.

mas agora tenho aqui uma situação...
tirei com flash, custom white balance e tal e ficou assim...
Light_box_01.jpg


ao fazer "auto levels" no photoshop fica assim... que é praticamente o que se pretende... :p
Light_box_02.jpg


mas a minha duvida é se seria preciso ajustar os levels... isso não devia já estar ok?

e sim... reparei agora que tenho o sensor todo cagado... :S
 
pois... mas eu metendo prioridade de abertura a máquina configura o resto. mas parece-me que não tá a fazer o serviço em condições... ou então sou eu :lol:

mas já vi resultados em usar a light box, ao menos o trabalho já valeu a pena :p
 
Boas Patuga.

Ao usares o "Custom White Balance" estás tu a dominar a temperatura de cor. Para o branco ficar branco tinhas de ter um cartão cinza 18% para onde fazer a medição de luz primeiro.
Quando fotografas branco ou preto e ves a medição de luz no viewfinder da máquina o que o fotómetro te diz que é uma exposição correcta é errado.

Tens a barra com os tracinhos de -2...0...+2 (penso que é assim mais ou menos) ..se o traço que se desloca (o que te indica se estás a expor bem ou não) estiver em cima do zero é porque, na teoria, a exposição está correcta. Ora bem, acontece que as máquinas não o fazem. Elas vao transformar o branco em cinza e o mesmo acontece com o preto.

Logo, se queres branco, tens de sobre-expor um pouco. Sobes um ponto, ou meio ponto, consoante o que for necessário (tentativas, pois não tens um fotómetro externo que te meça a luz incidente e não a reflectida). Se queres preto, sub-expões.

Espero ter sido esclarecedor.


Aconselho o uso Manual pois aí controlas aberturas e tempos de exposição.


EDIT: Esqueci-me de falar do WB. Usa o AWB que é o automático ou utiliza o que se adequar ao tipo de luz que estás a usar. Tungsténio, Fluorescente ou Flash.
 
pois... tb já tinha andado com experiencias e tinha visto que se usasse prioridade com exposição +1 a foto ficava mais fixe. mas dps se fizer isso a maquina nunca me vai usar f8 que para ficar um produto todo focado é o que se pretende... dá para definir 2 valores ao mesmo tempo?
 
Mas no exemplo que deste sem usar os níveis ela parece subexposta quando devias sobreexpor um pouco.

Atenção que o uso dos níveis nao é "vergonha nenhuma" :D
 
pois... tb já tinha andado com experiencias e tinha visto que se usasse prioridade com exposição +1 a foto ficava mais fixe. mas dps se fizer isso a maquina nunca me vai usar f8 que para ficar um produto todo focado é o que se pretende... dá para definir 2 valores ao mesmo tempo?


Mete a máquina em manual e passas a controlar tudo. É o que eu faço.

Não é o melhor dos exemplos, mas em 10min com o telemóvel e 3 folhas de impressora:

40d200808310019nk7.jpg


Ainda ficou com alguns reflexos que se eliminam com o uso de um filtro polarizador.

Mete um papel à frente do flash (não encostado). Depois metes a máquina em manual com o flash na potência máxima, 1/50s e F8. Depois a partir daí, regula o F conforme queiras a foto mais clara ou mais escura.
 
Última edição:
Eu tb uso em modo manual (modo AV)
já descobri a cena de meter +1 EV. carrego no botão e ao mesmo tempo rodo o scroll cá em cima.
agora é testar isso amanhã.

quanto ao regular os F, tb é uma ideia, mas depois o objecto pode não ficar todo focado, que neste caso é um requirimento importante :p
 
Se o F começar a ficar baixo de mais, ou metes o flash com mais potência (isso deve ir até +2), ou metes uma folha de papel mais translúcida.

PS: Por isso é que é bom ter flashes dedicados, nesse tipo de fotos. Mais potência e melhores afinações.
 
Back
Topo