Ajudem, Ajudem, Ajudem...

hugop

Power Member
:004: Agradeço a quem saiba, ajuda no seguinte:

a) Tenho um computador, que deixou de funcionar, começa a arrancar, faz o teste e para, não avança mais, mas ainda é possível aceder ao SETUP. Penso que a situação foi originada por um vírus, pelo que quero arrancá-lo através de uma disquete de arranque, passar o antivírus e reconfigurá-lo. Não tenho no entanto disquete de arranque, nem do WIN 95, nem do Win 98, e nem a disquete do DOS, caso saibam de algum site onde possa ter acesso, agradeço, por outro lado, já não sei ou melhor não estou seguro dos passos a dar. Também pensei em montar um disco novo arrancar o computador e depois aceder ao próprio disco do computador e passar o antivírus. Estou no entanto confuso com os JUMPERES, a sua posição, e algum receio caso o vírus não esteja a nível da memória e acabar por afectar também o novo disco.

b) Tenho outro computador que as vezes quando ligado, fica tudo como se nada esteja a acontecer. Outras vezes o monitor fica com luz clara sem mais nada. Estou a desconfiar do processador. Posso estar errado. Este computador foi-me trazido com dois discos montados e o dono mexeu muito por ser um bom curioso. O que devo fazer? Caso saibam agradeço uma vez mais.
 
calma calma calma.... vamos por pontos:
1º ponto: PC não arranca, certo? windows instalado, tens? Diskete de arranque não, né? Desmonta disco e mete noutro PC e remove-lhe os virus! Os jumpers é fácil: os discos têm lá uma cena onde mostra as configurações dos jumpers.
Só por curiosidade, a BIOS detecta o disco?

2º ponto: Ligas o PC e nada? não dá nada? Como assim? o PC liga? Ouves alguns apitos do PC? Ligas e não dá nada, né? Se o dono anterior era inventor, fazes assim: Pegas numa chave de fendas, abres o PC e ligas tudo correctamente. Apertas todos os encaixes lá dentro e vês se a gráfica tá bem ligada! Se for preciso, tira-a e volta a mete-la! E depois conta como foi a aventura!

Cumps
 
a)
Quase todos os discos funcionam em slave retirando-lhe o jumper, mas, tal como te disse o Partzy,
deves ter no próprio Disco essa indicação.

Ligas esse Disco noutro PC e mandas fazer uma verificação de vírus e spyware/ad-aware para eliminares essa hipótese.

Se nada for detectado, voltas a colocar o Disco no PC, fazes o q o Partzy te disse com a Gráfica e tb com as memórias.


b)
Verifica os contactos da Fonte, Gráfica e Memórias. Se puderes testa com uma Fonte boa (a do outro PC, p.ex.)
 
Back
Topo