• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Ajudem-me a dar upgrade no PC (400€/500€ máx)

joelsantos1

Power Member
Boas malta, comprei um pc há uns 2/3 anos e ele está a precisar de levar uns upgrades. Na altura pedi ajuda a voces e foram impecáveis e tenho gostado do PC mas ele já anda muito aos breaks. Jogo CS:GO e até acredito que a máquina seja suficiente mas sinto muitos drops de FPS. Andar a saltar de 300 para 120 e é complicado... Mesmo para jogar outros jogos vejo a torre em super esforço. Estava a pensar num processador novo mas quero a vossa ajuda!

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
400€ ou 500€ , se der para gastar menso melhor


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Um ou vários


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) CS:GO, Fifa 21, etc.


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
O mais tarde possível


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Processador Intel(R) Core(TM) i5-8600K CPU @ 3.60GHz 3.60 GHz
RAM instalada 16,0 GB
Gráfica - Nvidia 1060 6gb
SSD 1TB
Motherboard Z370 PC PRO

6) Vais fazer Overclock?

Nao

7) Características Gerais:

A ideia que tinha tido era :

i7 10700K (300€) + 16gb ram (70€ ou menos)

Obrigado a todos!
 
Para mudares para esse vou, tens de mudar a board. A board só aceita cpu de 8 e 9 geração.
Relativamente a RAM não vai ser os 32gb que vão resolver isso.

Tenta ver quando estás a jogar o que é que está a limitar, se é o cpu ou a gráfica. Com o MSI afterburner consegues ver. Também poderás notar se as temperaturas não estão também a influenciar isso.

Poderás ser também programas em segundo plano que interferiram com o desempenho em jogos.
 
Última edição:
Se estás com breaks no cs:go é mesmo o CPU e RAM que te limita e a tua ideia é boa de fazer upgrade ao CPU e RAM.
N precisas gastar tanto no CPU mas também tens que mudar a board!

Um i7 10700f (performance idêntica ao 10700k e mais barato) tem uma performance consideravelmente superior comparada ao 8600k, aliado a uma ram rápida ficas com um bom upgrade, principalmente para jogos como cs:go e outros que sao cpu bound, também vais notar mínimos muito melhores, algo como isto:

Ah, e não uses o teu kit anterior caso facas upgrade, usa só o kit de 16gb a 3600, 32gb n vão fazer absolutamente nada.
Tenta ver quando estás a jogar o que é que está a limitar, se é o cpu ou a gráfica. Com o MSI afterburner consegues ver. Também poderás notar se as temperaturas não estão também a influenciar isso.

Ele joga cs:go, grande parte da limitação bem do cpu e ram.
 
Do que estive a ver o i5-8600K de stock para OC a 5GHZ ganha uns 10/20 fps em média.
Pode valer a pena para ganhares mais algum sumo da build e assim evitas já o upgrade, isso tens tu que avaliar, se não tiveres um bom cooler também é um pequeno investimento que tens que fazer.

Agora, se pusesses o CPU novo onde ias sentir mais diferença é nos mínimos e frametimes mais constantes.
E já agora, qual a velocidade da tua ram? Se for 3000 ou mais nem vale a pena fazer upgrade nessa área, ficavas bem servido com o CPU e board apenas, mas de notar, que o cs:go em particular gosta de ram rápida, mesmo em intel.
 
Pois, 2400 é limitador também e sem dúvida uma das razões dos teus drops, tens que avaliar se vale a pena o upgrade (cpu ram e mobo).

Se o que estás á procura é frametimes mais consistentes e uma experiência mais "estável" que se vai traduzir em 0.1% lows melhores o upgrade vai tomar conta do recado. Mas por outro lado n estejas á espera de tantos ganhos nos fps's máximos.

Os preços dos cpu's intel e RAM até nem andam muito inflacionados.
 
Boas malta, comprei um pc há uns 2/3 anos e ele está a precisar de levar uns upgrades. Na altura pedi ajuda a voces e foram impecáveis e tenho gostado do PC mas ele já anda muito aos breaks. Jogo CS:GO e até acredito que a máquina seja suficiente mas sinto muitos drops de FPS. Andar a saltar de 300 para 120 e é complicado... Mesmo para jogar outros jogos vejo a torre em super esforço. Estava a pensar num processador novo mas quero a vossa ajuda!

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
400€ ou 500€ , se der para gastar menos melhor


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Um ou vários


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) CS:GO, etc.


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
O mais tarde possível


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Processador Intel(R) Core(TM) i5-8600K CPU @ 3.60GHz 3.60 GHz
RAM instalada 16,0 GB
Gráfica - Nvidia 1060 6gb
SSD 1TB
Motherboard Z370 PC PRO

6) Vais fazer Overclock?

Nao

Tinha isto que me foi recomendado por um amigo há uns tempos:

Acham que há melhor ou mantenho este setup?

Obrigado!
 
CS:GO neste orçamento é Ryzen 5 ou 7

Esquece esse 10700F

O CS:GO gosta imenso da cache do Ryzen, suspeito eu que é por ser um jogo relativamento pequeno e utilizar maioritariamente a cache nesse cpu, necessitando de consultar a ram menos vezes. Idealmente seria algo como um 5800X3D mas aí estamos a falar de algo que já fica fora do orçamento.

Por acaso não sabes qual é a ram que tens neste momento?

O 5600X está a bom preço na amazon espanhola https://tropicalprice.com/product/B08166SLDF

Se optares pelo 5600X podes coloca-lo numa MSI B550M PRO-VDH e depois ou usas o stock cooler, que eu não gosto muito, ou compras um cooler aftermarket tipo um Deepcool AK400 https://tropicalprice.com/product/B09PCWK7SP

O Peerless Assassin da Thermalright era demasiado bom a 45€ mas entretanto já subiu de preço. Esse da Deepcool que coloquei em cima chega para um hexacore.

E depois dependendo da ram que tenhas, podes ou não dar upgrade.
 
Última edição:
O 8600k ainda chega bem para o cs go. Então com OC e ram minimamente decente...
Os saltos de fps não são da gráfica? CS go perde muito fps nas smokes (gpu bound).

Noutros jogos 6 cores sem HT já é curto. Mas a 1060 também é muito fraca.
 
Última edição:
CS:GO neste orçamento é Ryzen 5 ou 7

Esquece esse 10700F

O CS:GO gosta imenso da cache do Ryzen, suspeito eu que é por ser um jogo relativamento pequeno e utilizar maioritariamente a cache nesse cpu, necessitando de consultar a ram menos vezes. Idealmente seria algo como um 5800X3D mas aí estamos a falar de algo que já fica fora do orçamento.

Por acaso não sabes qual é a ram que tens neste momento?

O 5600X está a bom preço na amazon espanhola https://tropicalprice.com/product/B08166SLDF

Se optares pelo 5600X podes coloca-lo numa MSI B550M PRO-VDH e depois ou usas o stock cooler, que eu não gosto muito, ou compras um cooler aftermarket tipo um Deepcool AK400 https://tropicalprice.com/product/B09PCWK7SP

O Peerless Assassin da Thermalright era demasiado bom a 45€ mas entretanto já subiu de preço. Esse da Deepcool que coloquei em cima chega para um hexacore.

E depois dependendo da ram que tenhas, podes ou não dar upgrade.
Sao apenas de 2400 de velocidade amigo :(
acho mesmo que precisam de upgrade :(
 
O CS:GO corre relativamente bem na Vega 7 do ryzen 5600G que é uma gráfica integrada, duvido que seja da 1060.

Mas também concordo que um 8600k deveria aguentar, o problema dos stutters pode estar noutro lado como por exemplo a ram e sendo um 8600k pode sempre tentar dar delid e OC ou até mesmo só OC se não quiser arriscar o delid.

Se só tens ram de 2400 podes tentar despachar no mercado de usados isso e comprar algo melhor, um kit de 3600 é algo relativamente barato nos dias de hoje e a dar upgrade ao cpu também vais ter que melhorar a ram para poder tirar o melhor proveito. Portanto podes congelar o upgrade de cpu para já, dar upgrade na ram e logo se vê. E antes de dar upgrade no cpu podes também tentar dar OC nesse 8600k
 
Para o cs go nem é preciso ram tuned, mas 2400mhz é demasiado lento. Compras o kit 3600mhz mais barato e siga. OC no core e cache e está feito.

Também podes dar oc nessa ram, esses kits baratos normalmente fazem 3200mhz.
 
Sim, assim de repente tens o kit Team Group Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3600MHz Vulcan Z Grey CL18 por 65,90€ numa loja nacional

É CL 18-22-22, mas para o efeito e pelo preço está bom e deve ser mais barato que esse g.skill

Tirando esse também tens um Crucial Ballistix em promoção por 83,90€ o BL2K8G36C16U4BL tens melhores timings e melhor ICs, mas para usar o XMP e esquecer não justifica o extra que custa em relação ao kit da Teamgroup
 
Sim, a questao é que tenho um voucher a expirar. Tinha feito este setup, diz que achas?

Processador AMD Ryzen 5 5600X Box (Socket AM4 - Hexa-Core - 3.7 GHz)​

Motherboard GIGABYTE B550M AORUS Elite (Socket AM4 - AMD B550M - ATX)​

Cooler BE QUIET! Shadow Rock TF 2​

Memória RAM DDR4 G.SKILL F4-3600C19D-16GVRB (2 x 8 GB - 3600 MHz - CL 19 - Vermelho)​


471€ , dentro do valor!
 
Acho que está bom, o cooler não conheço. Mas para um 5600x chega um com 4 heatpipes como parece que seja o caso desse, o kit de ram também tens melhores opções e essa motherboard é adequada, até poderia receber um 5800x mas é um pouco mais cara que a Pro VDH e a da MSI acaba por ter melhores VRMs embora para o caso não seja relevante.

Mas podes antes tentar espremer mais um bocado de vida desse 8600k

Já agora tens um video recente de alguém a testar hardware semelhante no dust2


Vemos que o 5600x está praticamente a dormir com essa 1060 3gb, mas conseguimos ter relativamente boa performance
 
Última edição:
Back
Topo