Ajudem-me a escolher um tripé até 200€...

mundano

Power Member
Ando há uns meses já a pensar em comprar um tripé, mas não há meio de me decidir. Pelo menos agora tomei uma decisão.. Na próxima semana vou estar de férias e por isso tenho que decidir este FDS para o comprar a tempo de usar nas férias..



O que eu pretendo é um tripé:

- tão leve quanto possivel.
- Altura de 160cm's pelo menos, porque eu tenho cerca de 1,80m.. E como tal contando com a altura da cabeça + máquina isto é o mínimo para o viewfinder ficar à minha altura..
- Pernas com movimento independente.

E para o complementar, queria uma cabeça de bola.. Cabeças 3way está definitivamente fora de hipótese. E que tivesse:

- Mecanismo de encaixe rápido.
- Bolha(s) de nível.
- Mecanismo de rotação para panoramas.



Quanto a preços, inicialmente não queria gastar mais de 100€, mas para esses preços não arranjo nada que me pareça suficientemente estável.. Por isso resolvi alargar o orçamento a 200€ e isto já é mesmo esticar ao máximo. Bem sei que os tripés XPTO são muito melhores e custam mais não sei quanto e eu gostava de ter um desses, mas não posso gastar mais do que isto, pelo que não vale a pena sugerir nada acima deste preço.


Do que já andei a ver o que mais me agradou foi este:

Walimex WAL-6694 Carbon Pro Tripod
FT-001H Magnesium Pro Ball Head
( http://foto-walser.biz/shop/default.aspx?TY=item&ST=1&IT=755&CT=76 )

Agrada-me que seja em carbono, parece ter boa qualidade de construção, é alto (168cms), e é adequado para máquinas/lentes pesadas.. No ebay arranjo por cerca de 200€.. Em Portugal, por cerca de 210€... Quanto à marca, não é muito conhecida mas pelo que li na net, é uma marca Suiça que fabrica tripés ao estilo dos Manfrotto, com muito boa qualidade e a preços bem mais baixos.. Mas isto é o que leio, não sei se corresponde à verdade..


Bem, conto com a vossa ajuda, sugestões, dicas, etc.. etc... Que esta escolha do tripé certo já anda a dar comigo em doido.
 
200 € é outro nível :D

Também já me mentalizei, se quero algo mais "pró", terei que por de parte uns 50 a 100 € para isto... bah...

Vi um na ***** que gostei, tem nível, parece-me estável, dá para regular a maquina bem (inclinar, por em 90ºc para fotos "em pé", rotação, etc) só que era uns 80 €...

Estes de bola consiste em que?

Mecanismo de encaixe rápido, bem é algo que o meu mini tripé oferece :D É é algo que é 5*. mas não estou a ver tripés grande com uma base de encaixe rápido.
 
Última edição:
Uma cabeça de bola (ou de rótula) é assim:

54653039.13ballheadview.jpg



Os mais simples só têm uma roda para ajustar... OS mais completos, como este, têm uma base que roda a 360º ideal para fazer fotos panorâmicas...

A vantagem destas cabeças é que operam-se muito facilmente, desapertas a rodinha e a bola fica mais lesa, pões a câmara como queres, voltas a apertar e pronto, está fixa..

Há variantes destes tipos de cabeça que são as de joystick.. O principio basico é o mesmo, só que têm um joystick que quando pressionas o botão a cabeça solta-se, quando largas prende.. São mais práticos, mas menos seguros:

Exemplos:
U2-manfrotto_785B_detail.jpg
222.jpg





Depois por fim há as cabeças 3D ou "3 Way", que têm controlos independentes para os 3 planos, e que normalmente são mais baratas, ou para o mesmo preço suportam mais peso...

São muito boas para fotos de arquitectura porque permitem um controlo muito preciso de cada um dos planos, mas para uso geral são bem menos praticas...

Exemplo:
808RC4.jpg


Ou uma menos pró..

tripodhead1.jpg
 
Supostamente as de bola deveriam ser mais baratas, parecem até serem mecanicamente menos complexas...

Do resto, tanto me faz... bola ou 3way, desde que seja preciso e de qualidade :P

de qq forma, só irei comprar isto quando tiver de reflex na mão e carta :P só iria usar ele em casa ou em raras saídas... Não iria andar por aí com um tripé as costas
 
Última edição:
Tenho um 3way e costumo usar um de bola em estúdio. Bola é muuuuuuuuuuuuuuito melhor. Tal e qual como disse o mundano, desapertas, ajustas e apertas. Com o 3way tens que andar ali às voltas eixo a eixo até teres a máquina como quiseres.

E é mais simples de fabricar o 3way. Esferas são um desafio para a metalurgia.
 
Só que as de bola têm que ser feitas com melhores materiais para a bola deslizar lá dentro de forma suave durante anos a fio... Já uma 3Way head pode ser toda em plástico e durar muito tempo à mesma..



Vá... Mas quem precisa de ajuda sou eu, tenho que decidir antes de 2ª feira :lol:
 
cuidado a usar os tripés em lisboa...

Proibido usar tripés em Lisboa
2008/02/16 | 11:20
Lei de 1991 proíbe utilização de acessório para captação de imagem

Dois repórteres da RTP foram abordados, na quinta-feira de manhã, por um fiscal municipal, que lhes perguntou se tinham licença de ocupação da via pública, pois estavam a utilizar uma câmara com tripé. O microfone tinha o símbolo da RTP, mas, mesmo assim, mostraram as respectivas carteiras profissionais e invocaram os direitos que advêm do exercício da profissão.

O fiscal informou, então, que actuava ao abrigo de «um regulamento que existe na Câmara desde 1991», ao abrigo do qual quem for apanhado sem licença de ocupação da via pública paga uma coima entre um e 4,5 salários mínimos.

Minutos antes, a poucos metros de distância, coubera a Carlos Santos, formador numa escola de audiovisuais, ser advertido que não podia usar uma câmara com tripé. «Só ao ombro», esclareceu o fiscal, escreve o jornal. Santos recusou dar a sua identificação, quando ela lhe foi pedida. O fiscal chamou então um elemento da Polícia Municipal, que o autuou. De seguida, o funcionário à civil tirou-lhe uma fotografia ao equipamento (o tripé da câmara de filmar), para instrução do processo. Os autuados (Carlos Santos e a instituição para a qual trabalha) aguardam agora a chegada do correio.

A coima pela contra-ordenação de «ocupação da via pública desprovida de licença» está bem explicada no «Regulamento Geral de Mobiliário Urbano e Ocupação de Via Pública», o edital 101/91. Este «aplica-se a toda a ocupação da via pública, qualquer que seja o meio de instalação utilizado, no solo ou no espaço aéreo».

@ http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=916338&div_id=291
 
Última edição:
lol

Adorava ajudar-te mas não percebo nada de tripés. Vejo o pessoal a gabar os manfroto, mas agora não me lembro dos modelos.


Também já andei a ver esses...

O problema dos Manfrotto é que ou são pequenos, e destinados a cargas de 1~2 Kg.. E mesmo esses já custam mais de 100 euros, ou se são de tamanho aceitável e têm uma capacidade em torno dos 3 a 4 Kg que é o ideal para garantir que seguram uma Câmara SLR + Lente de forma conveniente, são muito caros..
 
Se não encontrar melhor alternativa até 2ª feira, vou mesmo comprar aquele conjunto da Walimex..

A cabeça parece muito boa, em magnésio, com base para rotação panorâmica, etc.. etc..

O tripé em si, é de gama pró, em carbono, e de um bom tamanho quando todo aberto (1,68m)..
Tem mecanismos de fixação rápida das pernas, e tem pés em borracha para interiores e espigão para exteriores.. Pelo que não deve desiludir...

Tudo isto por 200€... Para comprar equivalente na Manfrotto ou Gitzo precisava de pelo menos 600€..


E ainda há pouco estive a falar com um gajo que tem um Walimex, embora tenha outro modelo, e ele diz maravilhas daquilo...
 
Gitzo/Manfrotto na minha humilde opinião são caros de mais para o que oferecem.

para mim não há nada como tripés de madeira, adoro a estabilidade.. os Ries já entram no mesmo campo dos Gitzo/Manfrotto em termos de preço.. mas por exemplo a Berlebach tem uns mais baratos e simplesmente excelentes! são um pouco mais pesados.. mas pronto, são escolhas. :)

para tripés leves, tal como queres, acho que devias dar uma vista de olhos aos Velbon de carbono e magnésio.

#edit#

(ok, tive a ver e se calhar estes que indico saem fora do orçamento, os Velbon Sherpa Pro, já rondam todos os 200€ só o tripé).
 
Última edição:
Ora aqui está uma escolha complicada. Para mim o modelo que sugeres tem logo um contra que é ser de 4 secções, parecendo que não afecta a estabilidade/resistência bastante. Outro ponto que deves considerar é a possibilidade de assistência técnica. Há cerca de 2 anos andei igualmente no mercado e na altura (e agora ainda…) os giottos ofereciam bastante pelo preço, o senão era uns comentários sobre o tripé desfazer-se por parte de alguns users (eram poucos, mas mesmo assim uma realidade).
Por esse preço é que é complicado recomendar algo melhor, andei a ver os preços e incrivelmente ficaram bem mais caros de quando comprei. Eu posso estar enganado, mas gostas de fotografia macro n? Se sim dá um olho à serie pro da manfrotto (190 e 055), que possuem a coluna horizontal.
 
Compra aquilo que eu gostava de comprar:

Um tripe Manfrotto 190XB (custa cerca de 150€)
e uma cabeça Manfrotto 804RC2 (que custa cerca de 80€)

esta cabeça trabalha em 3 eixos... arranjas mais baratas, mas menos "flexiveis", acho que se queres gastar 200€ era pena não ires para uma solução deste tipo, por passar um pouco o orçamento.
 
já agora, para baralhar mais um bocadinho (e porque se calhar vou comprar este conjunto):

Benro A-257n6 (~100€)
Benro KB-0 (~70€) ou a KB-2 (~100€)

o site é apenas indicativo para ver as características.. ando à procura do material por outros sítios, com portes mais em conta.

#edit#

Compra aquilo que eu gostava de comprar:

Um tripe Manfrotto 190XB (custa cerca de 150€)
e uma cabeça Manfrotto 804RC2 (que custa cerca de 80€)
esse tripé é muito pequeno (146), e para o preço, não é tão estável como grande parte da concorrência.
 
Última edição:
Da Manfrotto já andei a ver e o 190 é MUITO pequeno... A altura dele sem esticar a coluna central é de apenas 1,22 metros..

Para ir para a Manfrotto teria que ser um 055XPROB, por exemplo, que se arranja por 160€ com portes incluídos..

Quanto à cabeça, a 804RC2 é uma cabeça de 3 vias, e eu preferia uma de bola.. Como a 488RC2, que custa 100€.. O problema das cabeças de bola da Manfrotto é que são muito fraquinhas para o preço.. Se comprar um tripé Manfrotto provavelmente compro uma cabeça de outra marca..
 
Back
Topo