Ajudem me a escolher uma DSLR

tker

Membro
Boas pessoal, isto é para quem é entendido em fotografia, gosto mt de fotografar tenho neste momento uma konica minolta z2 que vou vender e uma fuji f30 que vou manter e que queria conciliar com uma boa reflex.

Pretendia adquirir uma reflex média, não de entrada mas tb não muito cara, neste momento acho que n seria necessario ir para um kit com duas objectivas, acho que uma para já chega.

A nikon d60 agradame apesar de ser mt identica à d40x, mas estou curioso em relação à sony alpha 300 e 350, depois há o grande exito da canon 400d que n me parece mal mas que fica em "cheque" pela 450d... enfim ha aqui grandes diferenças de preço. Dêm -me a vossa opinião ;)
 
Isso são SLRs de entrada. :)

No fundo tens que escolher o sistema que mais te convém, Canon, Nikon, Sony ou outro. Vê qual a gama de lentes e acessórios que mais te interessa.
Vê também qual a máquina que melhor te assenta na mão, e que mais te agrada usar.
 
Pois sao de entrada lol menos secalhar a sony alpha 350 e que secalhar nem tenho dinheiro suficiente para dar por ela, mas n a queria por ja de fora :) em relação a lentes e acessorios, n é uma prioridade para mim, desde que venha ja com uma boa objectiva, tao cedo n volto a comprar mais nada, pelo menos é o que penso agora, em termos de ergonomia penso que sao todas razoaveis ja peguei em quase todas e sinto que me adapto rapidamente a qualquer uma.

Tenho duvidas por exemplo em relação ao liveview, qual o que funciona melhor e se realmente vale a pena;
Os sitemas de limpeza, basicamente a mesma coisa quais os melhores e tb se realmente vale a pena;
e interessame uma boa performance em high isos, gosto de fotografar a noite sem flash e sem ruido. obrigado
 
Qual liveview? Se queres começar a brincar a sério com uma SLR tens que esquecer o liveview, a maioria delas não tem.
A máquina de gama semi-pro (ou média) da Sony é a A700.

Se lentes e acessórios não são uma prioridade, porquê comprar uma SLR? Se é para usar sempre a mesma lente, mais vale comprar uma boa bridge ou compacta.
Especialmente se for para ficar com a lente que vem nos kits, que não são nada de especial, principalmente a da Canon 400D.
Acredita que já ficas muito bem servido com uma G9, por exemplo. Não tens fotos limpas a ISOs altos, mas tirando isso...

Qualquer uma destas máquinas te dá uma boa imagem até ISO1600, especialmente a Canon que penso ser a melhor nesse aspecto. A Sony acho que é a pior, pelo menos com a A100 e A700, é.
 
Acho que tanto a canon 450d como a sony 350 tem, e queria exactamente saber se vale a pena, pelo que me disseste, nem por isso. Quando digo que n sao uma prioridade é a curto prazo, pk n disponho de assim tanto dinheiro mas sim tenciono posteriormente adquirir talvez uma teleobjectiva, tenho de ver depois de tirar mtas fotografias qual a que me faria falta em certaz alturas, agora ainda n sei dizer, as bridge n me satisfazem em qualidade de imagem, e principalmente a noite, e mesmo em controlos manuais n sei se estao assim tao evoluidos, a g9 n tem um preço ja mt perto da d40? penso que sim.
 
Pelo que tenho lido, relativamente a lentes de kit, sistema de limpeza do sensor e liveview ficas bem servido com uma Olympus E-510, o grande inconveniente desta marca, segundo me parece é a fraca oferta de lentes third-party, mas aí outro membro mais informado que eu poderá dar uma opinião.

Rui Silva
 
Essa olympus acho muito apetecivel, so pus um pouco de parte por ter lido mtas criticas em relação ao dynamic range... ha muita oferta mesmo por isso qe tou baralhado eheh
 
Tenho duvidas por exemplo em relação ao liveview, qual o que funciona melhor e se realmente vale a pena;
Os sitemas de limpeza, basicamente a mesma coisa quais os melhores e tb se realmente vale a pena;

Muito sinceramente essas features se lá estiverem é porreiro, mas não escolhas por ai.. É que o liveview nas SLR é de uma utilidade limitada.. A não ser que tenham um LCD basculante, para olhar de trás, entre ver por um LCD e ver pelo vidro, vais acabar por preferir ver sempre pelo vidro..

Quanto aos sistemas de limpeza, isso é mais marketing do que eficiencia.. De vários estudos que vi todos são unanimes numa coisa. Nenhum deles é eficaz, nem nenhum deles evita as limpoezas do sensor. O que mais se aproxima é o da Olympus, de resto só servem para atrasar o arranque da máquina.



e interessame uma boa performance em high isos, gosto de fotografar a noite sem flash e sem ruido. obrigado

Então Canon, ou Nikon deverá ser a tua aposta.. As Sony, pelo menos a A100 era assim, em ISO's acima de 800 são para esquecer..


Quanto a recomendações, muito sinceramente, digo-te também o que já te disseram.. Escolhe primeiro a marca.. Ve a historia, ve as lentes que têm, ve o que te pode interessar, ve os preços das lentes da marca, ve reviews sobre a qualidade delas, etc.. etc.. E depois de escolhida a marca, escolhe a máquina que tiveres dinheiro para comprar...

É que os corpos vão e vêm, mas se começares a investir em lentes, flashes, acessorios e afins, acabas por ficar preso à marca...
 
Pelo que tenho lido, relativamente a lentes de kit, sistema de limpeza do sensor e liveview ficas bem servido com uma Olympus E-510, o grande inconveniente desta marca, segundo me parece é a fraca oferta de lentes third-party, mas aí outro membro mais informado que eu poderá dar uma opinião.

Rui Silva

O problema da Olympus é não só a disponibilidade de lentes, mas também o preço das lentes de marca... Os kits são baratos, mas se quiseres expandir o teu sistema tens que gastar uma fortuna..


A Sony também no campo das lentes tem uma oferta um bocado triste, porque a maioria das lentes não chega aos calcanhares das Nikkor ou Canon e normalmente são bem mais caras.. Ao menos as da Olympus são belissimas lentes.


Só para dar alguns exemplo...

... lente macro na casa dos 100mm, ou na casa dos 60mm:

- Canon
Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro - 457€ ou Canon EF-S 60mm f/2,8 USM Macro - 357€

- Nikon
Nikon Nikkor AF-S VR 105mm f/2.8 G IF-ED - 738€ ou Nikon Nikkor AF 60mm f/2.8 D Micro - 398€

-Pentax
Pentax smc-DFA 100mm f/2,8 Makro - 522 € ou Pentax smc-DFA 50mm f/2,8 Makro - 437€

- Sony
Sony SAL-100M28 100mm f/2.8 AF Macro - 825€ ou Sony SAL-50M28 50mm f/2.8 Macro - 525€

- Olympus
Não há nenhuma lente macro para Olympus à venda no digiwowo.. A unica que há faz um racio de 1:3.5, o que para mim não é verdadeiro macro..



.... Teleobjectivas zoom rápidas...

- Canon
Canon EF 70-200mm f/2.8 L IS USM - 1577€

- Nikon
Nikon Nikkor VR 70-200 f/2.8 G IF ED Zoom black - 1647€

- Pentax
Não há nada equivalente...

- Sony
Sony SAL-70200G 70-200mm f/2.8 APO G(D) SSM - 2399€ (ouch)

- Olympus
Olympus Zuiko ED 35-100mm 1:2.0 - 1999€ (esta lente tem menos alcance, mas mais abertura do que as outras, mas não há nenhuma 100% equivalente)


Se quiserem uma grande angular...

- Canon
Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM - 627€

- Nikon
Nikon Nikkor AF-S DX 12-24mm f/4 G IF ED - 898€

- Pentax
Pentax DA 12-24mm f/4,0 - 597€

- Sony
Sony SAL-1118 AF DT 11-18mm f/4.5-5.6 - 599€

- Olympus
Olympus Zuiko ED 7-14mm 1:4.0 - 1544€




Eu acho que tendo em conta a quantidade e qualidade de lentes disponiveis só faz sentido investir num sistema SLR da Canon ou da Nikon (já sei que há quem discorde, mas isto é apenas uma opinião pessoal).. Sendo que na Canon regra geral as lentes são baratas e de muito boa qualidade, na Nikon as lentes têm um preço ligeiramente superior à Canon, sem cair em exageros, e normalmente em termos de nitidez e micro-contraste, são simplesmente excelentes..

A Sony também começa a ter uma boa gama de lentes, mas com preços que não se entendem e a qualidade de muitas deixa imenso a desejar..

A Pentax tem boas lentes na gama das lentes grande angular e teleobjectivas curtas.. Em objectivas mais longas não tem praticamente nada.. As lentes da Pentax com desenho da Pentax não são más de todo, o problema é que a maioria das lentes novas, são lentes Tokina com o logotipo da Pentax.. Um exemplo disso é o que se passa nas teleobjectivas da Pentax, tinham uma excelente 80-200 F/2.8 com uma qualidade a todos os niveis equivalente à Canon ou Nikon, actualmente substituiram por uma lente com opticas Tokina 50-135 F/2.8, que é bem pior do que a antiga, cheia de aberrações cromáticas e um alcance muito menor..


E a Olympus, tem boas lentes, mas muito caras e ainda não cobre a gama toda...
 
Última edição:
hum isso foi util, eu inclinome muito para a d60, tenho queda pra nikon e o preço da maquina e dos mais acessiveis, pena as objectivas serem um pouco mais caras que as canon. obrigado
 
Para mim os grandes defeitos da Olympus é o sensor mais fraco e o sistema de lentes.

As lentes são realmente muito boas, mas são muito caras, e as alternativas são lentes Leica, que também são muito boas, mas penso que ainda conseguem ser mais caras.
Basta ver que na Olympus uma 50mm F1.8 custa alguns 600€, na Leica se calhar passa os 1000€, enquanto na Canon e na Nikon custam menos de 150€.

Quanto à G9, sim, tem um preço muito perto da D40, mas são coisas diferentes. A D40 é uma SLR, mas por esse preço só compras a 18-55 do kit. A G9 é uma compacta, mas vem com uma lente 35-210 com melhor qualidade.

PS: E da minha experiência com máquinas Olympus, a 42-150 do kit tem muita dificuldade em focar.
 
Última edição:
hum isso foi util, eu inclinome muito para a d60, tenho queda pra nikon e o preço da maquina e dos mais acessiveis, pena as objectivas serem um pouco mais caras que as canon. obrigado

Essa é provavelmente um dos melhores corpos para quem se inicia nas DSLR's.. Porque além de ter todas as funcionalidades e qualidade que se espera de uma SLR, tem um sistema de ajuda que explica todas as funções de uma forma muito bem conseguida.. Além disso vem com uma lente de kit bastante boa..

O único senão é que essa Nikon não é compatível com as lentes mais antigas.. As lentes apenas AF não focam nesta máquina, têm que ser as AF-S... De qualquer forma, cada vez há menos lentes incompativeis e até já os fabricantes como a Tamron e a Sigma estão a adaptar as lentes todas com motor de focagem.


A Canon 400D também é outra excelente alternativa na mesma gama de preços... A lente de kit é que é muito fraquinha..


Para mim os grandes defeitos da Olympus é o sensor mais fraco e o sistema de lentes.

E aparentemente o futuro será máquinas full frame... A Nikon que durante anos jurou a pés juntos que não faria sensores maiores do que os DX, agora lançou a D3 com um sensor Full Frame.. A Sony já anunciou uma máquina full frame a há rumores cada vez mais fortes que a Canon vai trazer o ful lframe para segmentos ainda mais baixos do que a actual 5D, para preços em torno dos 1500 a 2000 euros..

Se a evolução continuar nesse sentido há-de chegar o dia em que uma full frame custará 800 ou 1000 euros... E ai a Olympus estará numa posição de desvantagem enorme, porque o seu sistema de lentes não permite sensores maiores do que os 4/3...

Então se actualmente as Olympus já não conseguem competir em termos de alcance dinamico e ruido com máquinas como as Nikon e as Canon, se um dia tiverem que competir contra sensores full frame nem quero imaginar a desvantagem da Olympus..
 
Última edição:
Pois, é deitares o dinheiro todo à rua. Já por causa disso a Leica faz o que faz... :p Eu disse que as lentes alternativas da Olympus eram as Leica, mas são as Leica/Panasonic, feitas para as máquinas Panasonic. Na realidade a Leica usa o sistema R para a Leica R9, que tanto pode usar usar filme como sensor, logo são lentes 100% funcionais para Full Frame.
 
Back
Topo