Ajudem-me a montar rede

Hawking

Power Member
Viva,

Mais uma vez queria a vossa ajuda.

È assim, tenho 3 computadores, que quero ligar em rede através de um Hub, o problema é que o computador mais fraco tem um processador Pentium mx 200 mhz, e o mais rápido é um Pentium 4 2.2 Ghz de 533 FSB.

Queria saber se é possível eu instalar o Windows 2000 ou XP no computador mais fraco, pois eu não sei se posso ter um computador com o Windows 98 e outro com o 2000 ligados em rede.

Para começar digam-me o que devo fazer para ligar estes computadores em rede.

Agradeço desde já todo o tempo que me possam prestar,

Cumprimentos,

Hawking
 
o SO nao interessa, interessa é a configuração entre eles, agora o SO nao tem muito a ver.

podes ter w2k, w98 e Xp que aquilo bule bem, se nao estas muito preocupado em partilhar internet, basta pendurares tudo no hub, por os protocolos netbios (pra rede Microsoft) configurar os pc pra ter nomes diferentes e workgroup igual. isto ja deve bastar.
 
Devias conseguir com qualquer desses SO mas nunca se sabe... :rolleyes: Então com o ME...

Anyway nesse fóssil é melhor usares mesmo o 98 (windows updata isso) e configurares isso direitinho.
 
Bem, então é assim:

Vamos enumerar os computadores. O Pentium MMX 200mhz vai ser o servidor e os outros 2 os clientes. Em princípio o pentium é mais do que suficiente para tratar da partilha da net.

No servidor:
---------------

Instalas o Windows 2000, com duas placas de rede, convem que sejam a 10/100mbits. Uma delas ligas ao modem da netcabo ( vamos tratar desta ligação como sendo a ligacao 1 ) e a outra placa de rede ligas ao hub (ligacao 2), dás o workgroup na instalacao como sendo MSHOME por exemplo ( todos os outros computadores deverão utilizar o mesmo nome no WORKGROUP.

Após a instalação do Windows 2000 irás ter dois interfaces de rede no Network. ( Local Area Connection 1 e Local Area Connection 2) .

De seguida fazes properties na Network, e properties na rede que estiver associada à ligacao 1 ( desligas o cabo da placa de rede e vez qual delas é k assinalou k tem o cabo disconectado para detectares qual delas corresponde a kual ligacao ) fazes Properties -> Advanced e activas o Internet Connection Sharing (Allow other computers to use this internet connection...). Automaticamente ele irá avisar que vai configurar a outra interface de rede. Esta irá ficar com o endereço 192.168.0.1 ( IP interno do servidor ).

Vais às máquinas clientes e configuras o protocolo IP com os seguintes dados:

IP: 192.168.0.2 / 192.168.0.3
Subnet Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
Primary DNS Server: 212.113.161.226 ( no caso da netcabo )
Secondary DNS Server: 212.113.161.227

Podes também usar o IP do servidor nos DNS's...

Automaticamente os computadores usarão a net do servidor.

Após estas operações poderás aceder aos computadores através da barra de endereços fazendo:

\\servidor
\\nome_do_cliente1
\\nome_do_cliente2

Por defeito sao estabelecidas partilhas às drives. Podes aceder à drive C do servidor:

\\servidor\c$

Atenção que para que isto tudo funcione, deverás criar utilizadores no servidor correspondentes àqueles que estás a usar nas maquinas clientes... Ou seja, se no cliente1 o teu utilizador é username e password é password entao tens de criar na máquina servidora esse mesmo utilizador para que quando a máquina cliente se liga ao servidor e se autentificar com os seus dados eles serem aceites pelo servidor. Caso contrário quando fizeres \\servidor ele irá te pedir password para acederes a um recurso $IPC.

Depois aconselhava-se a tirar um programita daki http://vnalex.tripod.com que é de mensagens entre os computadores da rede que é simples e dá jeito :)

PS: espero ter ajudado ;)

Boa sorte
 
para mensagens entre a rede tb podes ir ao command prompt e por ' net send nome_pc mensagem'

pra ver se um dado pc esta em rede o ' net view nome_pc' tb dá.
 
se estas a usar win2k no server com o conection sharing, os clientes podem obter os ip's automaticos por dhcp, bule tudo na mesma, acho eu de que.
 
Yep tb dá mas eu gosto de usar regras mais bem definidas de modo a saber quais os ips dos clientes sem ter de andar a procurar cada vez k o dhcp se lembre de fazer flush.
 
DHCP justifica-se para redes maiores pá...

Quanto ao aceder às drives dos outros PCs isso já depende do nível das permissões que defines. Lembra-te que para definires permissões tens que ter isso em NTFS.
 
Originally posted by Korben_Dallas
DHCP justifica-se para redes maiores pá...

Pelo contrário , o DHCP aplica.se mais às redes mais pequenas e simples que às maiores e mais complexas ...
A netcado usa DHCP , mas com regras muito mais definidas ...

A grande vantagem do DHCP e poderes instalar uma rede inteira sem te teres que preocupar com IP's e afins , isto com redes privadas locais , porque com redes com ip's fixos abertas para o exterior a configuração das regras de DHCP e muito mais complicada ...
 
Originally posted by Korben_Dallas
Quanto ao aceder às drives dos outros PCs isso já depende do nível das permissões que defines. Lembra-te que para definires permissões tens que ter isso em NTFS.


Também é possível partilhar e aceder a directórios de FAT32!
Basta escolher "Partilhar" e dar um nome.
 
Back
Topo