Ajudem-me! LOGITECH 5.1 Z-5500 + Placa de Som

Mirkado

Power Member
Boas colegas, bem eu ando a dias a pensar em comprar as "LOGITECH Altifalantes 5.1 Z-5500 ", mas agora o problema é a placa de som, queria pedir a vossa ajuda e opinião, de uma placa de Som adquada para este sistema de som. Tenho uma "Mose 5.1" mas é uma porcaria (digo eu), e tenho board Assrock Combo com skt775, mudo placa de som ou Board? N queria investir em muito por uma placa de som. E n sei se há com a entrada "S/PDIF" (Óptical Digital Audio). Digam-me qual a placa de som com menos custo com as características referidas. Obrigado
 
Boas

Eu diria que fosses para uma destas:

PLACAS SOM CREATIVE X-FI XTREME GAMER BULK OEM - 70€

PLACAS SOM CREATIVE X-FI XTREME MUSIC BULK OEM - 78€

Ambas são excelentes placas e com uma qualidade muito superior a permitida pelas placas onboard.
 
Boas

Eu diria que fosses para uma destas:

PLACAS SOM CREATIVE X-FI XTREME GAMER BULK OEM - 70€

PLACAS SOM CREATIVE X-FI XTREME MUSIC BULK OEM - 78€

Ambas são excelentes placas e com uma qualidade muito superior a permitida pelas placas onboard.


Bulk? Podes ou podem me dizer o significado d Bulk e o que faz.
PsyCop, tem a entrada Digital?
 
nao te iludas pelo spdif k nao vais ter 5.1 nos jogos, apenas nos dvd's e é porque as z5500 fazem decoding.

portanto usa a placa de som onboard ;)


p.s. digital é sp digital logo ligares as z5500 ou qualquer outro descodificador de ac3 á sound blaster audigy banhada a ouro e oleo de baleia ou ligares á placa mais rasca do MUNDO k poracaso tem uma entrada spdif em termos de qualidade é E X A C T A M E N T E a mesma coisa.

para te tentar explicar isto melhor e aos outros meninos que andam a comprar audigy pra dps a ligar em digital passo a explicar:

Imagina 2 k7's de fita magnetica.
Ambas são Analogicas.
vamos associar estas fitas ás entradas jack stereo k econtras nas placas de som.
essas entradas são analogicas (poracaso sao saidas mas pronto) .
uma k7 de melhor qualidade dura mais tempo tem menos ruido, etc etc, enquanto uma de má dura menos tmepo, tem mais ruido etc etc...
nas placas de som é a mm coisa, o ruido é maior, tem menos funções etc...

Agora digital é diferente
Digital funciona com 0's e 1's como é obvio, esses 0's e 1's são depois descodificados pelo receptor (z5500 no teu caso) e transformados em som para as colunas.
é como eu gravar 1 cd
tenho 1 cd banhado a ouro e outro da loja dos chineses
Gravo a mesma musica nos 2 cd's
se gravar bem (obvio) a qualidade de som é EXACTAMENTE igual nos 2 cd's

A unica vantagem de usar o digital da audigy é com as colunas da creative k tem uma entrada 5.1 directa pra placa de som, assim poderás jogar os jogos com maior qualidade, contudo tens as logitech e entao aconselham-te a ligares pela analogica, para digital só kd ves um dvd ou um divx com ac3 capiche? ;)
 
nao te iludas pelo spdif k nao vais ter 5.1 nos jogos, apenas nos dvd's e é porque as z5500 fazem decoding.

portanto usa a placa de som onboard ;)


p.s. digital é sp digital logo ligares as z5500 ou qualquer outro descodificador de ac3 á sound blaster audigy banhada a ouro e oleo de baleia ou ligares á placa mais rasca do MUNDO k poracaso tem uma entrada spdif em termos de qualidade é E X A C T A M E N T E a mesma coisa.

para te tentar explicar isto melhor e aos outros meninos que andam a comprar audigy pra dps a ligar em digital passo a explicar:

Imagina 2 k7's de fita magnetica.
Ambas são Analogicas.
vamos associar estas fitas ás entradas jack stereo k econtras nas placas de som.
essas entradas são analogicas (poracaso sao saidas mas pronto) .
uma k7 de melhor qualidade dura mais tempo tem menos ruido, etc etc, enquanto uma de má dura menos tmepo, tem mais ruido etc etc...
nas placas de som é a mm coisa, o ruido é maior, tem menos funções etc...

Agora digital é diferente
Digital funciona com 0's e 1's como é obvio, esses 0's e 1's são depois descodificados pelo receptor (z5500 no teu caso) e transformados em som para as colunas.
é como eu gravar 1 cd
tenho 1 cd banhado a ouro e outro da loja dos chineses
Gravo a mesma musica nos 2 cd's
se gravar bem (obvio) a qualidade de som é EXACTAMENTE igual nos 2 cd's

A unica vantagem de usar o digital da audigy é com as colunas da creative k tem uma entrada 5.1 directa pra placa de som, assim poderás jogar os jogos com maior qualidade, contudo tens as logitech e entao aconselham-te a ligares pela analogica, para digital só kd ves um dvd ou um divx com ac3 capiche? ;)

Pelo o que entendi, quer dizer que todas as placas de som faz o mesmo. Do tipo porquê que estão a venda?
Eu quero aproveitar ao máximo as colunas! Quer dizer que a minha ”Mose 5.1”vale apena?
 
Pelo o que entendi, quer dizer que todas as placas de som faz o mesmo. Do tipo porquê que estão a venda?
Eu quero aproveitar ao máximo as colunas! Quer dizer que a minha ”Mose 5.1”vale apena?
a tua mose nao sei mas axo k as placas de som onboad no mercado já satisfazem! Axo k é possivel ser melhor k a mose

e não n disse bem isso o que disse foi
1º n vais ligar as tuas z5500 em digital, porque se ligares quando fores jogar 1 jogo jogas em stereo e não em 5.1, apenas ouves 5.1 com DVD

2º as audigy para ligares em digital tambem só ouves em stereo, só ha umas colunas, as desktop theater e as k vieram substituir essas (n sei o nome) k tinahm um jack 3 1/2 especial digital k suportava 5.1 em digital (weird)

3º As placas de som em trabalhar a analogico convem ter a melhor qualidade possivel, mas só notas 2 ou 3% de diferença talvez. kd tao ligadas em digital sao todas iguais

foi isso k disse :)
 
Agora fiquei confuso de mais, vou a todos os tópicos e todos os sites que falam do mesmo problema que eu, falem d 4 modelos:
CREATIVE X-FI XTREME GAME BULK
CREATIVE X-FI XTREME music BULK OEM
Auzentech HDA
Audigy 2 ZS

Para mim uma dessas 4 é a melhor, estou com ideias da Auzentech, mas se alguém tiver estas colunas e uma placa de som adequada “apitem” aqui.
Aqui está um enxerto de um comentário que achei excelente, sobre a finalidade da Placa de Som (de marca) e das colonas Logitech.


"A Logitech Z-5500 tem 3 tipos de conexões, duas conexões digitais, sendo uma digital coaxial (recomendada), outra óptica, além de uma analógica. Elas não são um conjunto de caixas de som comuns, do tipo amplificadas e super potentes, elas são uma poderosa ferramenta de áudio digital, comandadas por nada menos que um processador cirrus logic cheio de recursos.


Ao se utilizar qualquer uma das conexões digitais pouco importa qual a placa de som que se tem no computador, pois na saída digital o áudio não é processado pela placa de som, ele apenas manda o sinal...


Quando se está conectado pela conexão digital a central da logitech recebe o sinal e o processa ela mesma. Lembro que a Z-5500 tem um poderoso processador da marca Cirrus Logic, que além de processar o som, também tem vários recursos entre eles a equalização automática e um recurso anti distorção que é excelente...

Agora, ao utilizar a conexão analógica, a central da Logitech desliga todos esses recursos internos que tem e passam a ser apenas caixas de som amplificadas, e a partir desse momento quem irá processar o som será o processador de sua placa de som.. Particularmente acredito que isso não valha a pena, pois conexão analógica está sujeita a ruídos, chiados e interferências, além de ficar limitado aos recursos da placa de som, já a conexão digital e utilizando um bom cabo coaxial de áudio, estará isento dessas falhas, além de, claro, ter os benefícios do cirrus logic e seus recursos...


Então de nada adianta ter uma logitech z-5500 e não utilizar a conexão digital, seria um desperdício de recursos, como também não vale a pena gastar dinheiro com uma super hiper high end placa de áudio e acabar utilizando a conexão digital dela, que no final emitirá só sinal coisa que qualquer onboard
também
faz, seria um desperdício de dinheiro... Trocando em miúdos: Se a placa mãe já tiver saída digital então não gastem dinheiro com placas de som super modernas, a menos que vocês precisem de recursos extras destes modelos.


Uma coisa interessante é que a Logitech pensou nisto também, pois é possível utilizar as conexões digitais e analógicas juntas, então quando quiser utilizar de todo o potencial da z-5500 com seu cirrus logic, chaveia-se para digital pelo botão input, e para utilizar dos recursos da placa de som é só colocar no modo analógico...



(OFF-TOPIC) Ao colocar um DVD Dolby Prologic II, DTS ou THX é fundamental que se use uma das conexões digitais. Eu tenho um DVD que se chama THX Surround EX Demonstration & Test Disc da LUCASFILM e ao reproduzi-lo tenho orgasmos mentais com o resultado do som que são emitidos pelas Z-5500."
 
Última edição:
Mirkado, se esse texto não for teu é melhor pores a fonte.

Mas é basicamente o que lá está. Nas minhas tenho ligação digital, tenho uma HDA Digital Mystique 7.1 Gold, e se quisesse, podia usar a ligação analógica em simultâneo, bastando trocar o modo no botão input da controladora.

Quanto à placa de som, tenho sempre visto pessoal a recomendar as HDA, por terem descodificação DD por hardware.
 
Tenho uma velhinha Creative SB Life 5.1 no antigo pc e com o novo PC comprei uma MB ASUS P5B (tem som on-board) e olha que a diferença de som notasse bastante... tanto que já estou em vias de ir buscar a velhinha 5.1 ao antigo PC enquanto não compro uma nova.

Just my 2 cents.
 
Mirkado, se esse texto não for teu é melhor pores a fonte.

Mas é basicamente o que lá está. Nas minhas tenho ligação digital, tenho uma HDA Digital Mystique 7.1 Gold, e se quisesse, podia usar a ligação analógica em simultâneo, bastando trocar o modo no botão input da controladora.

Quanto à placa de som, tenho sempre visto pessoal a recomendar as HDA, por terem descodificação DD por hardware.

Desculpem de n meter a fonte, mas foi por pensar aqui no Techzone, porque a fonte vem do outro fórum, e n queria fazer publicidade ou concorrência, mas aqui deixo: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=138409

Então vou pegar numa HDA, recomendas a ir alguma loja ou site? Quer dizer, que as Logitech recomendas em ligação Digital? Ou Analógica? Ou ambas faz a mesma coisa?
 
[ThunderS];1739347 disse:
Tenho uma velhinha Creative SB Life 5.1 no antigo pc e com o novo PC comprei uma MB ASUS P5B (tem som on-board) e olha que a diferença de som notasse bastante... tanto que já estou em vias de ir buscar a velhinha 5.1 ao antigo PC enquanto não compro uma nova.

Just my 2 cents.

apenas em analogico é k se nota a diferença
 
Ao se utilizar qualquer uma das conexões digitais pouco importa qual a placa de som que se tem no computador, pois na saída digital o áudio não é processado pela placa de som, ele apenas manda o sinal...

exactamente o que disse!

"A Logitech Z-5500 tem 3 tipos de conexões, duas conexões digitais, sendo uma digital coaxial (recomendada), outra óptica, além de uma analógica. Elas não são um conjunto de caixas de som comuns, do tipo amplificadas e super potentes, elas são uma poderosa ferramenta de áudio digital, comandadas por nada menos que um processador cirrus logic cheio de recursos.

Entre as 2 digitais eu recomendo esta, mas axo estranho porque nas minhas z5500 estava lá escrito k nos deviamos ligar ao computador pela analogica (giro nao é? a propria logitech dizer isso...)

Ao colocar um DVD Dolby Prologic II, DTS ou THX é fundamental que se use uma das conexões digitais. Eu tenho um DVD que se chama THX Surround EX Demonstration & Test Disc da LUCASFILM e ao reproduzi-lo tenho orgasmos mentais com o resultado do som que são emitidos pelas Z-5500."

Como é obvio


Agora meninos vamos lá a ler o meu post 2 e 3 vezes para nao me fazerem repetir.

Pontos Chave:

- Digital não importa a placa de som k tenhas é como gravar 1 musica num cd de boa qualidade e noutro de má, o som que se vai ouvir é =

- Se ligares as Z5500 pelo spdif só vais jogar os jogos em stereo, a unica vantagem é nos dvd's

- Se é para comprar uma audigy e ligar em digital mais vale ficares com a placa de som k tens no computador

basicamente foi isto que disse, é so para nao me fazerem escrever que o meu Zboard já n tem teclas e axo que vou começar a mandar facturas do teclado pros membros do techzone

Edit: só para clarificar as coisas

Kd respondi a este topico o nosso colega queria ligar as z5500 por spdif e disseram pra comprar uma audigy

Eu disse:
para te tentar explicar isto melhor e aos outros meninos que andam a comprar audigy pra dps a ligar em digital passo a explicar:


e dps vem 1 membro confuso que diz

Ao se utilizar qualquer uma das conexões digitais pouco importa qual a placa de som que se tem no computador, pois na saída digital o áudio não é processado pela placa de som, ele apenas manda o sinal...


qual é a parte k nao compreendes então? tu proprio explicaste-te ou fizeste só copy paste sem leres as coisas só pra me obrigares a polir o meu teclado mais do que já esta?
 
Última edição:
Desculpem de n meter a fonte, mas foi por pensar aqui no Techzone, porque a fonte vem do outro fórum, e n queria fazer publicidade ou concorrência, mas aqui deixo: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=138409
Penso que não faz mal, é a opinião de um user de outro fórum, convém que tenha a fonte.

Então vou pegar numa HDA, recomendas a ir alguma loja ou site? Quer dizer, que as Logitech recomendas em ligação Digital? Ou Analógica? Ou ambas faz a mesma coisa?

Nas minhas:
  • Ligação digital - Óptica.
Eu não percebo, está tudo no teu post. A diferença entre a ligação digital e analógica é onde o sinal é descodificado. Na ligação analógica o sinal sai do computador e é descodificado na placa de som, então aqui interessa ter uma boa placa de som. Pelo contrário, na ligação digital o sinal é enviado e descodificado pela central das Logitech, como diz no teu post, aqui aproveitas o descodificador da Cirrus Logic incorporado nas colunas que é de excelente qualidade, e por isso, pouco te interessa a placa de som, já que serve apenas como intermediário. O user The_Technician já disse tudo.:)

O que podes fazer é aproveitar os dois tipos de ligação, já que as colunas o permitem fazer. Como também já disse o user The_Technician, é estranho que a Logitech recomende o uso da ligação analógica, também acho estranho, no entanto isso deve ter algum fundamento. Assim, para usares esta ligação, convém teres uma boa placa de som e aí recomendava-te uma HDA, pelo que já referi anteriormente. Desta maneira, podias ainda ligar as colunas pela ligação digital, bastando seleccionar na controladora a ligação que querias usar. Agora vocês é que escolhem a ligação que deveriam usar, com qualquer uma delas não se arrependem.

Mirkado, se quiseres comprar uma HDA recomendo-te a loja *****. No entanto, podes usar este comparador de preços para ver se encontras mais barato, se bem que penso que a ***** está nas que vende estas placas mais baratas, para além de ser uma excelente loja.
PS: The_Technician, é mesmo muito estranho a Logitech recomendar saída analógica:
"(OFF-TOPIC) Ao colocar um DVD Dolby Prologic II, DTS ou THX é fundamental que se use uma das conexões digitais. Eu tenho um DVD que se chama THX Surround EX Demonstration & Test Disc da LUCASFILM e ao reproduzi-lo tenho orgasmos mentais com o resultado do som que são emitidos pelas Z-5500."

:lol:


Ah! Não troquem as letras todas, torna-se confuso ler assim. =S
 
.
PS: The_Technician, é mesmo muito estranho a Logitech recomendar saída analógica:

:lol:


Ah! Não troquem as letras todas, torna-se confuso ler assim. =S


eu ja n me lembro mto bem como é k dizia no manual, dizia ***** coisa do genero
se ligar um CD player ligar por 1 entrada k ele tem de lado
se ligar um computador usar os 3 cabos analogicos
se ligar a um dvd player usar o cabo digital

tipo isso...
alias a ver se acho o manual da logitech ;)


edit: só mais 1 aparte, as z5500 sao as melhores colunas de som para computador, mas são de longe as melhores colunas de som ever se é que me estão a entender
tenho aki um sony amplificador 5.1 k ta ligado á minha saida digital com 2 colunas acusticas de chao da magnet 2 colunas trasieras da magnet e 1 subwoofer k poracaso é mais pqeuno k as z5500 e não é necessário dizer mais certo? ;)


edit2: ja encontrei 1 dos manuais da Z5500 no manual em si, 1 livro grosso com varias linguas n tem nada a dizer sobre k saida devo usar, onde vi isso foi no quick guide ou la como se xama e ai sim tinha isso explicado...

a razão é simples, o computador nao faz encoding e spif nos jogos funciona com PCM e nao AC3 ou seja Stereo, nos jogos e outras cosias k nao tenham AC3 ele não vai funcionar
 
Última edição:
eu recomendo-te uma das auzentech (HDA), mystique, x-plosian, meridian ou uma nova x-fi prelude... pois se queres tirar o maximo partido dessas colunas, convem ter algo a altura...

fika bem [][]
 
Agradeço aos membros, por andarem a “cansar-se” ao escrever, paciência e contra vontade. Vou adquirir uma HDA talvez AuzenTech Digital Xplosion 7.1 DTSacho excelente para as colunas que vou adquirir, não sou muito de jogar, mas sou ouvinte de musicas bem pesadas e ver alguns filmes.


Por o que entendi e se estiver enganado corrigem-me, se quiser fazer a ligação por Digital, pode ser qualquer Placa de som, desde que tenha a entrada Digital, porque a própria Logitech faz o trabalho, mas se quiser pela ligação analógica, aí sim tenho que investir numa “boa” placa de som certo?
Para ter os recursos todos, como hei d explicar a melhor qualidade de som, com exemplo filmes, jogos e etc, invisto numa placa de som que tenha a saída/entrada digital… certo?

Talvez este exemplo:

- Placa de som Digital:
http://www.*****.com/pt/pt/78234/art/trust/placa-de-som-5-1-pci-surr.html

21616112.jpg


Placa de som anológica:
http://www.*****.com/*****/Produto.asp?Familia=&Artigo=3788

hda-xplosion-card-2.jpg
 
Última edição:
eu ja n me lembro mto bem como é k dizia no manual, dizia ***** coisa do genero
se ligar um CD player ligar por 1 entrada k ele tem de lado
se ligar um computador usar os 3 cabos analogicos
se ligar a um dvd player usar o cabo digital

tipo isso...
alias a ver se acho o manual da logitech ;)
Estive a ver o manual, esse tipo "quick guide":
  • para placas de som de 6 canais, utilizar os três cabos analógicos;
  • para ligar uma origem de audio (Ipod, mp3's, leitores de DVD) usar modo stereo 1-3, os três analógicos só com uma saída neste caso entrada, num dos equipamentos anteriormente referidos) e seleccionar no botão atrás "stereo 1-3";
  • para Ipod e mp3's, usar aquela entrada auxiliar de lado na controladora;
  • para leitores de CD e DVD, Xbox, PS2 e placas de som, usar a ligação digital óptica;
  • e por fim, para leitores de CD e DVD e placas de som, usar a ligação digital coaxial.
edit: só mais 1 aparte, as z5500 sao as melhores colunas de som para computador, mas são de longe as melhores colunas de som ever se é que me estão a entender
tenho aki um sony amplificador 5.1 k ta ligado á minha saida digital com 2 colunas acusticas de chao da magnet 2 colunas trasieras da magnet e 1 subwoofer k poracaso é mais pqeuno k as z5500 e não é necessário dizer mais certo? ;)
Elas são realmente muito boas. Então o excesso de bass... Eu adoro bass e por isso acho excelentes os graves que as colunas produzem.:)

Agradeço aos membros, por andarem a “cansar-se” ao escrever, paciência e contra vontade. Vou adquirir uma HDA talvez AuzenTech Digital Xplosion 7.1 DTSacho excelente para as colunas que vou adquirir, não sou muito de jogar, mas sou ouvinte de musicas bem pesadas e ver alguns filmes.
Olha que não o fazemos contra vontade, o pessoal anda aqui para se ajudar mutuamente. E escrever nem cansa, até é saudável, mas lá que gasta as teclas isso gasta...:-D Essa é uma boa placa de som, se quiseres comprar é uma boa compra. O loja que recomendo já te indiquei atrás, *****, muito boa loja e com bons preços. Podes tentar também a ***** ou *****.

Por o que entendi e se estiver enganado corrigem-me, se quiser fazer a ligação por Digital, pode ser qualquer Placa de som, desde que tenha a entrada Digital, porque a própria Logitech faz o trabalho, mas se quiser pela ligação analógica, aí sim tenho que investir numa “boa” placa de som certo?

Sim, já começas a perceber a coisa.

Para ter os recursos todos, como hei d explicar a melhor qualidade de som, com exemplo filmes, jogos e etc, invisto numa placa de som que tenha a saída/entrada digital… certo?
Alguém que te explique melhor esta parte que eu já começo a ficar baralhado. Mas eu lembro-me de numa thread aqui, ler qualquer coisa assim. Que para beneficiar completamente do que as colunas têm para oferecer, era necessário ter as duas ligações. Agora não sei se é assim, nem a que situações se aplica melhor cada ligação. O The_Technician há-de saber explicar-te.
 
Última edição:
Alguém que te explique melhor esta parte que eu já começo a ficar baralhado. Mas eu lembro-me de numa thread aqui, ler qualquer coisa assim. Que para beneficiar completamente do que as colunas têm para oferecer, era necessário ter as duas ligações. Agora não sei se é assim, nem a que situações se aplica melhor cada ligação. O The_Technician há-de saber explicar-te.

Exactamente
no meu caso tenho as z5500 com os 3 cabos stereo ligados ás saidas analogicas, e o meu amplicifador da sony ligado á saida digital pk kd vou ver filmes vejo sempre na tela...
No caso das z5500 posso escolher a "source" e ai ligava as z5500 as 2 saidas, a SPDIF e 3 saidas, ai kd eu fosse jogar 1 jogo escolhia a source 6 channel direct e kd fosse ver um DVD..., simples! mudo para Digital Coaxial ;)
 
Pois é isso mesmo. Aliás, é o que vou fazer, não gastei um dinheirão numas colunas para não as usar ao máximo.:)

The_Technician
, em que loja achas que posso encontrar um RCA de boa qualidade? É que cabos de baixa qualidade estão mais sujeitos a ruído.
 
Última edição:
Back
Topo