1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Ajudem-me na compra de um portátil

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por fmoniz1, 8 de Agosto de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 973)

1. Olá!Sou uma estudante e em Setembro irei para a universidade. No entanto, a área de computadores nunca foi do meu interesse de modo que não tenho conhecimento suficiente para adquirir um bom portátil. Quero-o essencialmente para trabalhos da universidade, para navegar na net, ver dvd'S, etc. O básico. Não tive muito tempo, mas vi que têm um questionário ao qual vou tentar responder:

Qual é o orçamento disponível?
    Vou modificar o preço, talvez um preço inferior a 1000€. Mas quanto mais económico melhor

Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
    Inicialmente pensei em adquirir um portatil entre 11 e 13 polegadas, mas alertaram-me para o facto de serem mais desconfortáveis para trabalhar (e acho que não têm leitor de CD/DVD). Assim estaria a pensar em 15 polegadas.
    Assim sendo:Pequeno e Leve: 13" - 14"
    Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Prefiro marcas mais conhecidas tais como: HP, Toshiba, Asus, Samsung, Sony

A que tarefas se destina o portátil?
    Essencialmente para o trabalho normal de um estudante universitário. Não o quero para jogos mas sim para trabalhos no word/excel, powerpoint, navegação na Internet, visualização de DVD/CD, skype, enfim, o normal...

Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
    O portátil será transportado para diverssos locais nomeadamente faculdade, cafés, viagens de avião, etc.Daí estar a pensar num portátil leve e fácil de transportar mas que tivesse leitor de DVD e CD (os netbooks não têm,por exemplo

Quantas horas de bateria necessitas?<Não tenho um valor específico, mas como conto ficar muitas horas a trabalhar decerto que uma boa autonomia só trará vantagens. Além disso é chato ter de estar sempre a recarregar a bateria do computador.

Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos? Jogos online comoWaroftitans ou xadrez. Mas é algo dispensável.

Quais as resoluções de ecrã que preferes?Não estou a ver as diferenças, mas com boa resolução (?)

Quando é que vais comprar o portátil?Pretendo comprar até meados deste mês uma vez que as aulas já começam em Setembro.

Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

É tudo novo para mim, não sei se um estudante universitário tem alguma necessidade específica...Quero que seja um computador rápido, com webcam integrada, leitor de CD/DVD e boa autonomia. Não sei se vou necessitar de muita memória porque em princípio comprarei um disco externo (acham uma boa compra?), mas provavelmente ter memória no computador é um factor importante. Também preciso de algumas portas USB porque muitas vezes tenho 2 pen's ligadas ao mesmo tempo mais uma porta para o rato...

Agradeço-vos imenso a vossa ajuda! Muito obrigada!

Última edição: 8 de Agosto de 2012
  2. brruno

brruno Power Member

a questão do tamanho depende tambem da pessoa, tenta experimentar um de 13" de algum colega , ou então dos de expocisão nas fnacs e afins.

pior/pequeno/pesado██ ██ ██ ██ ██ ██ melhor/maior/leve
    (não comparei a RAM pois é o mais barato e fácil de aumentar)
    (TI) - Teclado iluminado
    Valores de bateria a navegar com wi-fi

M-Dualcore , QM Quadcore.
    .

*Dell Vostro V131 ____ (13.3" 1366x768 matte,1.85kg,i5-2450M [2.5 - 3.1 GHz],4GB RAM, 500GB_7200rpm,_________HD3000, 8h00)> 610€
    *Asus K55VM-SX033V_ (15.6" 1366x768 _____ ,2.6kg ,i5-3210M[2.5 - 3.1 GHz],4GB RAM, 500GB_5400rpm,_________GT630M, 3h30-4h)> 600€

3. Olá! Muito obrigada pela resposta!
    Relativamente ao Asus vi-o na ***** a vender a 699€. Onde o posso encontrar a esse preço?

4. brruno

brruno Power Member

procura-o no ***** . pt ; aparece-te varias lojas com ele á venda.

Naõ tinhas ante um orçamento de até 700€ ? agora aparece 1000€..

5. Sim, peço desculpa por isso, entretanto alterei porque não sabia se a 700€ se obtinha um bom computador. O meu primeiro portátil tem 5 anos, é um Sony Vaio que nunca me deu problemas mas custou 1000€. Por isso é que pensei em alterar

6. ricardo_sousa11

ricardo_sousa11 Power Member

Samsung RC530

I7 2670QM
    6GB
    640GB
    Gforce 540M 2GB

699€

7. Olá! Muito obrigada pela resposta!
    Estou com uma revista da ***** á frente pois assim é mais fácil de analisar as vossas sugestões! Tenho 4 questões:

1. Alguém sabe dizer qual a autonomia do Asus K55VM-SX083V proposto pelo brruno e do Samsung RC530-T01PT proposto pelo Ricardo?

2. Reparei que o Asus tem intel coreii5 enquanto que o Samsung tem Intel Corei7. Em que se baseia esta diferença? Na rapidez do computador?

3. Ambos t~em uma característica que vou tentar aqui reproduzir: "NVDIA Optimus technology" "Mais horas de bateria. Todo o rendimento". Em que se baseia esta característica? Estes computadores têm mais horas de bateria do que os outros?

4. O Asus tem de memória 6GB enquanto que o Samsung tem apenas 4GB. É importante ter 6GB ou 4GB chegam?

Se tivessem escolher um destes dois qual escolheriam, analisando as diferenças?

Obrigada!

Última edição: 8 de Agosto de 2012
  8. brruno

brruno Power Member

1. O Asus tem há volta das 3h30 , mas 4h uteis , o Samsung pá volta das 6h uteis (navg leve de internet)

2. Não é bem a rapidez , no seu uso normal não notaras diferença ; mas em programas exigentes (programas de CAD , virtualização , edição pesada de imagem , renders) o i7 do Samsung é mais potente , mais rápido a efectuar essas tarefas.

3. É um software que faz a gestão das graficas , ambos tem uma grafica integrada (está incorporada no proprio processador) e uma dedicada (a GT630M / GT540M) mais potente, mas tb consome mais. O que esse software faz é activar ou desactivar a grafica dedicada conforme o potencia necessária para cada utilização , poupando energia.

4. Ao acto de compra não faz qql diferença , pois caso os 4GB ou 6GB não te cheguem podes sempre meter mais e á barato . Um modulo de 4GB custa cerca de 25€.

Para a utilização que lhe vais dar não vejo necessidade em dares os mais 100€ pela diferença no processador, so se fosse mesmo pela diferença na bateria. Mas ha quem o tenha apanhado a 600€ na ***** ou fnac (ja não me lembro qual)..

Se queres um pc rápido a solução é um SSD , são caros mas a meu ver compensam cada centimo. Antes eu tinha de esperar pelo pc desde que lhe meti o SSD ele é que tem de esperar por mim ;)
    É uma diferença de velocidade brutal. Arranjas de 120/128GB á volta dos 100-120€ ; de 180GB entre os 150-160€ ; 240/256GB á volta dos 180-220€

9. Obrigada!
    Sendo assim, que me dizem do seguinte computador:

(link da *****: http://www.*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=04909275&oid=&c= )

Samsung 300E5A S06P
    Processador InteelCore i3-2350 Memória 4GB Disco: 500GB 15,6", NVDIA Optimus Technology

Não consigo encontrar info acerca da autonomia do computador (se souberem?)

Mas estou a colocar este aqui porque é uma solução mais barata (549€), e parece ter as mesmas características dos outros que vocês mencionaram à excepção do processador. Só não sei qual a autonomia, se for ffraquinha excluo esta opção.

Qual a vossa opinião?

10. brruno

brruno Power Member

a autonomia é á volta das 6h tb ; (quase toda a gama samsung tem bateria á volta das 6h)

o NP-305E5A-S01PT o processador é ainda mais fraco que o i3-2350 do Samsung 300E5A S06P , sendo que este bem inferior a um i5

o Samsung 300E5A-S06PT arranjas-lo a cerca de 500€ ,

11. Ok, mas então isso quer dizer que não me aconselha a comprar o Samsung 300E5A S06P? Para o tipo de tarefas a que se destina o computador será melhor o outro samsung?

12. brruno

brruno Power Member

numa visão de mais longo termo um i3 é capaz de ficar um pouco aquem daqui a uns anos..
    caso consigas arranjar o RC530 a 600€ melhor , se não tens tb o Samsung 300E5C-S01PT a cerca de 640-650€

13. ricardo_sousa11

ricardo_sousa11 Power Member

Eu comprei esta semana o Samsung (daí a minha recomendação) por 599€ na Fnac. Acho superior ao Asus em todos os aspectos, até design e construção.

A bateria aguenta cerca de 6 horas como já foi dito, e se estiveres a jogar (ou tarefas pesadas) cerca de 3-4 horas.

Posso te responder a alguma questão especifica sobre o portatil, basta enviares PM.

Criei também um tópico review sobre o Samsung.

14. Olá de novo! Obrigada a todos pela vossa ajuda!
    Fui de novo à loja (*****) e infelizmente não têm o Asus K55VM. Têm os Samsungs mas também me falaram num HP que estava a 599€. O problema é que esqueci-me de tirar a referência e agora não consigo encontrar esse mesmo computador nem no site da HP nem no da *****... As informações que me lembro com toda a certeza acerca do computador são as seguintes: Disco: 500GB, processador: Intel Core i5. Não tenho a certeza mas julgo que a memória era de 6GB. Será que vocês o conseguem encontrar em algum site?

Já tentei procurar mas não encontro nenhum HP que tenha ao mesmo tempo 500GB e processador i5.

Agradeço a vossa atenção e disponibilidade! ;)

15. Só queria acrescentar que tenho preferência em comprar na ***** porque, em primeiro lugar, não lojas da especialidade perto de mim. Depois, posso comprar o antivírus Norton por 40€. Os discos externos é que estão um bocado caros mas pronto, são sempre um bom investimento.

Partilhar esta Página