1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Ajudem-me na escolha de um portatil até 700 e poucos euros..

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por mundano, 2 de Agosto de 2006. (Respostas: 19; Visualizações: 2085)

1. mundano

mundano Power Member

Boas... Precisava de uma ajudinha dos entendidos na escolha de um portatil..

O que eu pretendo basicamente é um portatil barato, de preferencia até 700 euros, embora possa esticar aos 800 que é o limite absoluto.

O portatil é só para trabalhos, internet, gravar uns cd's/dvd's e quanto muito ver um ou outro divx de vez em quando.. Pelo que a performance não é um factor de terminante.. O que eu queria mesmo era um portatil que me desse algumas garantias de durabilidade e de qualidade de construção e que não aquecesse muito..

Só que para estas gamas de preço tirando algumas excepções só vejo portateis de marcas que não ouço falar muito bem como a Acer, ou portateis com processadores como os Celerom M, que tanto quanto sei são uma especie de Pentium M com menos cache e sem o "speedstep", ou seja, sem as vantagens dos Centrino em termos de aquecimento e de duração da bateria.. Ou então portateis com processadores AMD, que sinceramente não me inspiram confiança façe as provas dadas pelos Centrino...

Do que eu vi, os que me agradaram mais até agora foram estes:

* PC Portátil Fujitsu Amilo M1437G - 699€ na *****
    PC Portátil Fujitsu-Siemens Amilo M1437G - Pentium® M 740 - 1,73GHz / TFT Wide 15,4" / 512MB / 60GB / XP Home Edition / Gravadora DVD

* PC Portátil Toshiba Satellite M100-157 - 799€ na *****
    PC Portátil Core™ Solo T1300 - 1,66GHz / TFT Wide 14,1" / 512MB / 40GB / XP Home Edition / Gravadora DVD
    (Este tem specs um bocado baixas, mas pesa apenas 2,4 KG e tem uma autonomia maxima de 5,4 horas e isso são caracteristicas simpaticas..)

Que outros portateis do genero recomendam?

Já agora, o que acham da Fujitsu em termos de qualidade dos portateis?

2. Demiar

Demiar Power Member

Se queres o meu conselho, não toques no Fujitsu. Se procurares pela web, deves de encontrar bastantes sites a relatar um problema afecto a esse e outros modelos da mesma gama, que a Fujitsu, visto não ter conseguido descobrir qual a origem do mesmo, decidiu não reconhecer que o problema sequer existe. Quanto aos Acer... apesar de serem bastante criticados, tou a planear arranjar um. Tive até agora em contacto com 3 marcas de portáteis: Acer, HP e Toshiba. Todos deram problemas.
    Como alguém disse noutro post, se fosse por ai não comprava portátil de marca nenhuma.
    Mas dentro das tuas opções, o Toshiba parece-me a melhor escolha (embora as specs sejam um bocado fraquitas, se não planeias dar muito uso...).

3. vsmn

vsmn Power Member

Eu no meu caso tenho um Acer 1652.
    Ao inicio a drive gravadora de dvd nõ gravava a mais de 0.6x, mas isso era problema comum a outras marcas de portáteis que incluissem esse gravador nos seus modelos.
    Em uma semana estava cá o de substituição ;)
    Veio esse e o disco tinha baixa performance. Ao ponto de até fazer grande barulho e demorar uns 10 minutos a fazer o load do windows. Na altura não tinha como verificar os sectores do disco.
    Mais uma semana e estava cá que é o que tenho agora. :)

Conclusão: No máximo fiquei 2 semanas com um portátil que não funcionava a '100%'.
    Mas pronto... há casos em que estiveram mês e tal.

:)

4. mundano

mundano Power Member

Boas, antes de mais obrigado a todos pelas respostas..

Estive a ler umas reviews e já mudei de ideias.. O Fujitsu tal como já referiram é um modelo cheio de problemas.. O que é pena, porque é o unico modelo que vi abaixo dos 1000 euros com grafica dedicada.. Enfim.. De qualquer forma, embora gostasse de ter uma passo bem sem isso.

Por isso, agora depois de investigar estou indeciso entre 4 opções:

* Portátil Toshiba Satellite M70-258 - 849€ na *****
    - Processador Intel Centrino Sonoma PM750 (1.86GHz)
    - 512MB DDR2 RAM
    - Disco S.M.A.R.T. 80GB
    - DVD SuperMulti Double Layer
    - Ecrã TruBrite WXGA TFT 15,4"
    - 2.7 KG e 4:30 Horas de autonomia.
    (este ultrapassa um pouco o orçamento, mas face à autonomia simpatica e à marca pode valer o esforço).

* Acer 1644WLMI - 799€ na *****
    - Ecrã panoramico de 15,4"
    - Processador Pentium M760 (2,0GHz)
    - 1Gb de memória DDR2
    - Disco 100Gb

* ACER Aspire 1642LMi - 749€ na Vobis/*****
    - Intel® Centrino® mobile - Processador Pentium M 740 - 1,73GHz.
    - Gravadora DVD
    - Disco rígido de 80GB
    - Utiliza um ecrã de 15,0'' XGA. [ecran normal, 4:3.. ]
    - 1024 MB DDR2 (2 x 512MB)

E por fim...

* HP Pavilion dv5129eu - 749€ Vobis/*****
    - Processador AMD Turion™ 64 Mobile ML-32 com tecnologia PowerNow!™, 512 KB de cache de nível 2
    - 1024 MB DDR 333 MHz (2 x 512 MB)
    - 60 GB Unidade de disco rígido EIDE, ATA 100 4200 rpm
    - Ecrã Panorâmico BrightView de Alta Definição WXGA de 15,4 pol.
    - Grafica ATI X200 IGP

Bem, o Acer 1644WLMI parece uma grande bomba, mas a verdade é que apesar de não ter visto relatos de grandes problemas muita gente se queixa da qualidade de contrução do chassis e da qualidade do monitor.. Depois a bateria é de apenas 4 celulas o que deve dar para 1 hora e tal de utilização.. Além disso há aquele estigma da marca, muita gente relata boas experiencias, mas muitos outros relatam verdadeiros calvários..

Depois o HP, que me parece bastante interessante especialmente por ter uma ATI x200 que tanto quanto sei ao contratio das Intel 9xx vai permitir correr o Windows Vista a 100%.. MAs tem um AMD Turion.. Que sinceramente não me parece uma boa opção em termos de processador..

Por fim o Toshiba é aquele para o qual estou mais inclinado. A autonomia superior agrada-me bastante.. Além disso, vejo muito boas criticas quanto à qualidade de contrução..

Enfim.. Quanto mais procuro e mais leio mais confundido fico.. Há milhentos portateis e como não dão para configurar nenhum é exactamente aquilo que eu quero..

5. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

O toshiba não é má escolha o principal problema é mesmo a quantidade de RAM, mas isso podes sempre expandir mais tarde, os acer não são tão maus como dizem, a qualidade de construção sem ser excelente é bastante razoavel, o grande problema desta marca é mesmo a assistência tecnica, estive um mês e meio sem portatil só para troca de disco >( , de resto nunca tive qualquer tipo de queixas em relação ao portátil, mas lá está é como dizes nessa zona de preços é complicado encontrar um portátil que seja como queres, de qualquer maneira entre esses que referiste e no caso da duração da bateria não ser fundamental optava pelo acer, mas penso que o ideal seria mesmo o toshiba com mais 512 de ram, mas ao preço que ficava provavelmente já tinhas melhores soluções...:freak3: Enfim a compra de um portátil nunca é uma questão simples e com orçamento limitado ainda mais complicado fica

6. mundano

mundano Power Member

A questão agora está apenas entre os dois Toshiba.. E eventualmente o HP. Há também o HP NX6110 por 789€, mas só vejo a esse preço no site da Poweron no Porto, pelo que provavelmente fica de fora..

Muito provavelmente vou optar pelo M100-157.. As specs são fracas e por mais 50 euros poderia levar o M70-258, mas estive a pensar e a unica verdadeira vantagem do M70-258 é o tamanho do disco, que é de 80GB em vez de 40GB.. MAs 40 GB para mim chegam, e como preciso de andar com o portartil de um lado para o outro, o tamanho mais reduzido do M100, a superior autonomia e o peso mais baixo são factores que poderão vir a ser determinantes...

É obvio que gostava de ter um maquinão, mas eu não preciso disso. E como o orçamento é curto vou focar-me no que preciso e não no que gostava de ter.

Já agora, é relativamente facil fazer um upgrade à memoria? E quanto custariam 512MB extra?

Última edição: 3 de Agosto de 2006
  7. NPinho

NPinho I folded Myself

HP ou toshiba, Acer nao!! :x2:

8. Demiar

Demiar Power Member

9. Rudzer

Rudzer Power Member

10. mundano

mundano Power Member

É obvio que azares qualquer um pode ter... O problema é que nos Acer parece que alem dos azares a maioria do pessoal se queixa da fraca qualidade.

É as dobradiças da tampa que racham em imensos portateis.. É as teclas mais usadas como a barra de espaços que deixa de funcionar.. É os problemas com as drives opticas... Quanto mais lia relatos de possuidores de Acer menos vontade tinha de ter um..

Por isso, a escolha está feita. Vai ser o Toshiba Satellite M100-157. As caracteristicas são adequadas ao uso que vai ter, e tem uma autonomia e um peso que batem qualquer um dos outros que vi..

11. |revolver|

|revolver| Power Member

Depois de ajudar um amigo meu a escolher um portátil até 800€ e depois de brincar um pouco com ele quando o fomos buscar, posso afirmar que, dentro desse preço, não arranjas melhor do que isto:

Asus A6R

Características:

Ecrã TFT 15''
    XGA

Processador
    Intel Celeron M 390 a 1,7 GHz Tecnologia Centrino

Sistema Operativo
    Windows XP Home

Memória SO DIMM
    1 GB DDR2

Disco
    60 Gb

Drive
    DVD-RW

Wi-Fi Lan
    sim

Placa Gráfica

ATI X200 até 128 MB

Outros:
    webcam 0.3mp incorporada, WinXP Home, Oferta de mala e rato.

12. mundano

mundano Power Member

A compra está feita...

Obrigado a todos pelas opiniões.. Acabei mesmo por optar pelo Toshiba Satellite M100-157..

Em termos de specs não é nada de especial, mas como eu queria um portatil de trabalho este acabou por ser a escolha mais logica:

1º Tem uma qualidade de construção bastante acima dos outros portateis que vi dentro do mesmo tipo de preços, dos que vi até 800 euros, este e os HP foram os que me pareceram mais robustos... E comparando com os Acer a diferença é muito notoria..

2º É o mais leve e o que tem a maior autonomia de todos os que vi até ao limite de 800 Euros. 2,4 KG e 5H40 de autonomia (mobilemark) para um portatil desta gama de preços é algo pouco comum e para o que eu queria é algo bastante importante.

3º Tem uma imagem muito nitida e com umas cores e contraste bem superiores aos concorrentes.. Mais uma vez aqui a diferença face aos Acer que vi era bastante notoria.

4º Por fim, algo que também influenciou a decisão, é que ao contrario dos concorrentes que vinham equipados com Celerons M, Turions, Semprons, este vem equipado com um Core Solo 1.66, que deve ter uma performace ligeiramente superior ao Pentium M 1.73, mas que em relação a todos os outros têm vantagens obvias em termos de aquecimento e em termos de consumo..

E pronto.. Ontem já estive à noite a testar tudo e a experimentar e quanto mais uso, mais contente fico com a decisão... Estive varias horas a instalar software e a testar tudo e nunca cheguei a sentir a carcaça do portatil a aquecer.. Aliás, só saiu ar com algum calor lá das ventoinhas quando me lembrei de testar o que é que ele aguentava em termos de jogos, de resto a instalar software, navegar na Internet e tal, tirando o barulho da drive optica quando gira à velocidade maxima, nem se dá conta que o portatil está a trabalhar.. As ventoinhas não se ouvem e das ranhuras sai apenas um ligeiro sopro de ar pouco quente..

13. |revolver|

|revolver| Power Member

Boa compra. Parece-me muito bem.

Em comparação com o ASUS tem menos 512 de memória e menos 20GB de disco, mas isso já depende de cada um, pois existem prioridades diferentes.

Já agora: são 2x256MB ou só tem um módulo de 512? É expansível até quanto?

14. mundano

mundano Power Member

Tem apenas 1 modulo de 512 MB.. e tem 2 slots que podem levar 1 GB cada 1..

Quando começar a sentir que me faz falta mais memoria sou capaz de meter mais 512, ou mesmo mais 1 GB.. Mas para o uso que vai ter, duvido que faça falta. Só mesmo se um dia vier a instalar o Windows Vista.

15. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

olha, diz me uma coisa:

nestas series da toshiba com tft´s de 14.1 pelo q pude experimentar em fnac´s, radio populares, etc.... o teclado ao contrario do q costuma ser politica da toshiba e q eu pelo menos detesto, é daqueles q parece q "afunda", como se nao tivesse uma base solida debaixo do teclado, tipo tu carregas numa teclae sentes o teclado a afundar para dentro do chassis, coisa q eu acho extremamente irritante, podes confirmar-me isto faixabor ...

thks e boa sorte para a maquina :)

16. mundano

mundano Power Member

O teclado a mim parece-me bastante normal.. A unica coisa é que as teclas não têm um curso tão longo como é normal, mas isso é assim em todos os portateis...

17. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

pah tou me a referir a placa base onde tao assentes as teclas, q qd teclasessa placa cede um bocado, como se faltasse calços, nao sei se percebes o q eu quero dizer, quem já teve um compaq sabe ao q eu me refiro :002:

18. mundano

mundano Power Member

Não notei nada disso... A mim parece-me bastante solido o teclado. MAs se calhar é daquelas coisas que so com o tempo se percebe..

MAs até agora estou bastante satisfeito com a escolha.

Partilhar esta Página