Ajudem-me P.f.

eastern

Power Member
Boas!
Tenho um trabalho de sistemas operativos para entregar até amanhã de manhã..., e faltam-me os 2 últimos exercícios e não consigo fazer... Já procurei na net, e nada...

Ora aqui vai:

->Faça com que sempre que se lança uma nova consola sejam definidas as variáveis DATA e
HORA e sejam mostradas na consola.

->Reponha o ficheiro .bashrc na sua forma original.

Alguém é capaz de me ajudar?

Agradeço qualquer tipo de ajuda ;)

EDIT - Estou a usar o Ubuntu
 
Última edição:
Se não me engano, para a primeira, defines as variaveis DATA e HORA no .bashrc que está na home do user no qual estás logado: export DATA=X .
O 2º resolve-se com um: cp /etc/skel/.bashrc ~
 
Última edição:
humm, nada feito..
eu acho que tenho que usar o comando "vi", mas ao fazer isto
Código:
vi /home/[S]user[/S]/.bashrc

dá-me para lá umas cenas muito esquesitas
muitas linhas mesmo...
 
Última edição:
eu acho que tenho que usar o comando "vi", mas ao fazer isto dá-me para lá umas cenas muito esquesitas muitas linhas mesmo...
holly shait!! 'vi/vim' é um O editor de texto, não é um 'comando'.
Como é que é possível ensinar sistemas operativos e não ensinar que 'vi' é um editor de texto?

EDIT:
para resolveres o problema, editas o ficheiro *rc da shell que usas (.[bash|zsh|csh|etc]rc) e escreves na 1ª linha:
Código:
[s]echo `date`[/s]
date

EDIT 2:
Esquece a minha sugestão. Só agora é que percebi que tens de definir duas variáveis e não apenas mostrar a data e hora. O hasta.g5 e o neonl já responderam.
 
Última edição:
Alguma alma caridosa com paciência suficiente para explicar "tintim por tintim"?
Não consigo editar correcta e eficientemente este ficheiro... :(
 
dá-me para lá umas cenas muito esquesitas
muitas linhas mesmo...

Se fizeres "head .bashrc" não te dá nada deste género? :
Código:
# ~/.bashrc: executed by bash(1) for non-login shells.
# see /usr/share/doc/bash/examples/startup-files (in the package bash-doc)
# for examples

# If not running interactively, don't do anything
[ -z "$PS1" ] && return

# don't put duplicate lines in the history. See bash(1) for more options
export HISTCONTROL=ignoredups
# ... and ignore same sucessive entries.
Se sim, é o que é suposto ser. Se não mexeste em nada, é assim que está.

Para a questão da data e hora, podes a função "date". Faz "date --help" para veres os argumentos a usar. Para a data, por exemplo:
Código:
DATA=`date +%d-%m-%Y`
Isto retornarte-ia "13-05-2008".
 
@hasta.g5

Sim, ao fazer head dá-me isso, a minha dúvida é como é que eu faço para que sejam mostradas a data e a hora sempre que acedo à consola..

Já agora muito obrigado :)
 
Sim, ao fazer head dá-me isso, a minha dúvida é como é que eu faço para que sejam mostradas a data e a hora sempre que acedo à consola..
Já te respondi a isso.

Editas o ficheiro com um editor de texto. Um qualquer que tenhas à mão, menos o vi/vim, que parece que não te entendes com ele.
 
@hasta.g5

Sim, ao fazer head dá-me isso, a minha dúvida é como é que eu faço para que sejam mostradas a data e a hora sempre que acedo à consola..

Já agora muito obrigado :)

O que tu queres dizer com fazer com que a hora seja mostrada na consola não é algo tipo:
12201648632008030420551oz1.png

?
 
Por acaso não terás de fazer um script para aparecer a data sempre que entras na consola?

Não tenho a certeza eu não percebo muitoooo de linux
 
Por acaso não terás de fazer um script para aparecer a data sempre que entras na consola?

Não tenho a certeza eu não percebo muitoooo de linux

Mas na imagem que eu mandei não está aquilo que querem? Ou tem que ser exportar a varável e mostrá-la antes da PS1? tipo escrever o comando date no início do .bashrc? como aqui:
Código:
date
alias ls='ls --color=auto'
#PS1='[\u@\h \W]\$ '
PS1='\[\033[01;32m\]\u@\h\[\033[01;34m\] \w \$\[\033[00m\] '
O que dá:
e8l7gk.jpg
 
Última edição:
O que tu queres dizer com fazer com que a hora seja mostrada na consola não é algo tipo:
12201648632008030420551oz1.png

?

é quase isso, isso tem que aparecer sempre que inicio o terminal... mas só com a hora e a data... e fora da prompt...
nao sei se me faço entender, tipo:

prompr@user$
13-5-2008
22:15
 
Editas o ficheiro .bashrc e escreves no início:
Código:
date "+%x"
date "+%X"
.........
Não percebo é porque é que tens de definir duas variáveis. Isso fica por tua conta :-)
 
tenho que definir uma variavel para a DATA e uma para a HORA acho eu, pelo menos foi o que eu percebi do exercicio k o prof nos deu :S

Deixem-me desde já agradecer a ajuda de todos voces.. Obrigado!!

vou entao tentar editar o ficheiro ;)
 
só mais um ultima perguntinha..
como é que eu posso editar o ficheiro .bashrc na consola?
eu já fiz vi /home/user/.bashrc

só que não consigo editar isto como deve ser, é que não sei como guardar as alterações...

...desculpem a massada...
 
só mais um ultima perguntinha..
como é que eu posso editar o ficheiro .bashrc na consola?
eu já fiz vi /home/user/.bashrc
só que não consigo editar isto como deve ser, é que não sei como guardar as alterações...

Ía escrever um mini-tutorial do Vim mas depois encontrei esta página: http://www.kich.com.br/?p=421

...desculpem a massada...
Onde é que está a 'massa'? não será 'maçada'? :-)
 
Back
Topo