1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajudem-me pf...problema com portátil...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por tiago022, 20 de Maio de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 2543)

1. Boas a todos.
    Sou Dj e comprei um portatil usado a uns dias so para andar a trabalhar nos bares. com isto tudo a ASAE convem nao andar com um grande pc atrs porque se lhes dá na cabeça apreendem tudo..enfim... entao comprei em segunda mao eu Compaq Presario V2000 so que quando cheguei a um bara para tocar o que aconteceu é que sempre que ligo a placa de som e o meu pc á ficha sai um ruido enorme nas colunas... se o desligar da ficha isto já nao acontece...:confused: estando uma noite inteira a tocar num bar..ou seja cerca de 5 horas...nao me posso dar ao luxo de trabalhar apenas com a bateria..tenho que o ligar a ficha quer queira quer nao...

Será que alguem me pode dar uma opinão de como resolver este assunto?

Muito obrigado pela a atenção e se ajudarem agradeço

2. Ricmann

Ricmann [email protected] Member

Já experimentaste com outras colunas? Ou acontece o mesmo com todas?

3. andre:inlove

andre:inlove Banido

existe um problema com a " fonte do portatil" o transformador, deve ser velhinha e os " filtros " das variacoes da C.A. andam marados
    ou a tomada pode nao ter terra ( parece absurdo, mas pode ser disso tb) experimenta a ver...
    mas isso só acontece no mesmo bar?

4. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

É um zumbido?
    Que frequencia tem?

Coloca ai um goldwave e mede a frequencia do ruido.

Se for de 50Hz é tensão da rede, se for noutra frequencia, pode ser outra coisa.

Em função disso escolhes o "filtro" a usar, pode ser que até com um fio de terra do portatil á mesa de mistura, ou ao amp, o ruido se vá embora.

Lembras-te dos gira-discos? Esses tinha um fio de terra precisamente para isso, para ir do gira-discos ao amplificador para "eliminar" o "hummmm".

5. Também já me aconteceu o mesmo. Não é problema das colunas, todos os portáteis têm esse mal. Alguns portáteis já não fazem esse ruído, mas não podem ter a bateria ligada, ou seja, só ligados à ficha. Quando ía actuar, não corria riscos, ligava sempre o meu portátil a uma tomada eléctrica diferente do PA, para não haver interferências de som.

6. Ricmann

Ricmann [email protected] Member

Tive um problema semelhante no portátil. Experimentei outras colunas e o ruído baixou consideravelmente. Daí que a primeira coisa a experimentar sejam outras colunas.

7. carsten_999

carsten_999 What is folding?

O portatil do meu irmao,ligado a uma tripla que esta conectada numa tomada sem terra,tambem da barracada,mas nao no som,simplesmente nao arranca o windows...ja levou board,transformador e disco novos...

8. obrigado a todos...
    o problema deve ser mesmo de terra...
    nao é das colunas porque nao é sempre no mesmo bar...
    e eu lembro-me que antigamente tinha que nos meu pratos ligar sempre um cabo terra e o ruido é muito semelhante...
    como é que eu faço para ligar um cabo de terra do pc a mesa de mistura?

9. quase de certez que o problema é a falta de um fio terra..mas como é que eu ligo um fio terra ao portátil?
    a mesa de mistura tem um local proprio para isso..mas o pc nao...

10. como sei se a ficha tripla onde ligo o pc tem terra ou nao?

11. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Antes de mais, evita "ground loops", ou seja, imagina o ground a ter de ir dd primeiro aparelho ao ultimo apenas com uma ligação de ground, se tiveres duas ligações de ground, ganhas um "ground loop" e depois não te vês livre dele.
    Se o PC tem ground, elimina-o e obriga o ground a ir para a mesa, em vez de ir pelo cabo de alimentação. E tenta fazer como disse, tenta uma ligação unica de ground, duas e ganhas um loop.

É tipico nos Amps de carro, dos xunings a "malta" não saber e ligar a massa do amp ao primeiro sitio que encontra, e depois vão buscar um fio de + á bateria... ganham um ground loop e um vrum vrum nas colunas...

12. andre:inlove

Mas isso é mesmo verdade pk eu aki no meu carroi ja tive uma vez a experimentar um amplificador dum colega, liguei ao isqueiro assim á pressao para desenrascar e fazia bastante ruido, ( intenda-se interferencia ) e acabei por desistir da ideia de comprar aquilo...
    Dai tb o uso dos condensadores gigantes nos amplis dos carros, nao é só por causa dos picos de tensao que o ampli provoca, é tb uma maneira de reduzir o vrumm k fazem as colunas...

Agora o portatil mesmo com as borrachas da base a fazer loop? É um bocado estranho, embora possivel.
    Mas o mesmo certamente tem ligaçao á terra, atravéz do fio negativo do carregador, dentro da caixinha do transformador por norma tem de estar tb conectado ao fio terra, isso ve-se em muitos mais equipamentos eletrónicos, as balanças usam isso, etc.
    ( é quase em todo o tipo de coisas o k se usa na terra, nos carros é " massa" ou seja o chassis está ligado ao negativo)

O transformador é original?
    Passa terra no cabo do mesmo?

13. sim o carregador é original... estou neste momento num bar pra passar som e ja experimentei ligar o pc a outra tomada na qual nao estao ligadas as colunas e o ruido continua... e continuo a achar que tenho que ligar um cabo terra como fazia antigamente com os gira-discos mas no pc n da :S

14. RSCarloss

RSCarloss Power Member

Eu estou de acordo com o Andre:inlove, existe um problema com a filtragem da fonte ( vulgo transformador) Experimenta arranjar emprestada uma fonte para esse portatil ou doutro desde que usem a mesma tensão de saída. É normal as caracteristicas dos condensadores alterarem com o uso.

Em relação ao ground loop neste caso não tem logica pois num determinado edificio a terra é sempre a mesma em qualquer tomada onde esteja disponível.

15. andre:inlove

olha colado no disco rigido é d emetal, ou procutrando num parafuso k contacte com a motherboard fazer um olhal e um fio com um alicate... de crocodilo na ponta

16. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Os "transformadores" dos portateis, não são transformadores, são fontes comutadas, ou geradores de alta frequencia amplificados... o zumbido destas fontes anda entre os 15Khz e os 150Khz, dificilmente os conseguimos ouvir, podemos ouvir sim, alguma harmonica dessa frequencia... mas isso só deve acontecer(ouvir a fonte) se algum condenssador estiver "cançado", danificado, ou a fonte estiver com carga elevada, peças soltas...

Se vais experimentar com outro "transformador", verifica as tensões e a corrente, se a corrente do transformador for inferior ao requerido pelo portatil, não o ligues ao portatil. A fonte pode começar a fazer ripple e algum componente da fonte morrer, nomeadamente os condenssadores.

De qualquer forma, acho que estás a ir pelo caminho errado, a ideia de ir cortando grounds e ligando ao calhas até ficar bom... é a maneira dos rotos, quando fosses para outro local, ias ter o mesmo problema, ou pior...

Experimenta uma ligação balanceada. De certeza que resolvias o problema.

Em relação ao ground loop, existe:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Ground_loop_(electricity)

Estes documentos podem ajudar:

http://www.rane.com/note110.html

http://svconline.com/mag/avinstall_signal_purity/index.html

Última edição: 22 de Maio de 2009
  17. obrigado todos mais uma vez...durante o fim de semana vou tentar tudo o qur foi aqui falado e depois logo vos comunico se resultou ou nao...

18. andre:inlove

acho muito bem, mas a hipotese d eser o transformador parece ser a mais plausivel

Partilhar esta Página