Ajudem-me Tenho o windows... e quero testar o Linux

FR130

Power Member
Pois é amigos, por favor não ralhem comigo!!!

Decidi então ir experimentar o Linux pela primeira vez...
Acontece que tenho um disco apenas com uma partição o e o XP instalado.

Agora andei a pesquisar e não consegui dar com nada que respondesse á minha questão...

Consigo criar uma nova partição sem ter de formatar o disco e perder o windows?

Ou seja, gostaria de criar uma nova partição sem mandar o windows abaixo, e poder de imediato instalar o Ubuntu...

Ou será que tenho mesmo de limpar o disco e criar as duas partições e depois instalar os sistemas???

Desculpem se realmente já estiver esta questão em algum lado, mas eu procurei... mas não dei com a resposta :(

Please não me batam :lol:
 
Ok, agradeço realmente a tua ajuda...
Não sabia o caminho para o search...
Pensei que era uma comunidade em que se interessavam em ajudar...
Tou aqui á horas a ler coisas sobre linux, e "PESQUISEI" e não encontrei...

Mas deixa que eu vou procurar mais um pouco que é normal a minha lentidão :)
 
Antes de te fazeres de vitima, lê tudo o que eu te disse.
Já te respondi ao problema. Queres que eu seja mais especifico? Usa o GParted LiveCD por exemplo.
 
FR130, então é assim. Neste momento tens uma partição com o Window$. O que terás de fazer é criar duas novas partições adicionais: uma para o "Linux" (o sistema de ficheiros mais comum é ext3) e outra para o swap (memória virtual). A partição de swap tem de ter o tamanho equivalente ao dobro da tua memória RAM, ou seja, se tiveres 1 GB de memória RAM, é aconselhável que tenhas 2 GB de na partição swap.

Se tudo for bem feito, não vais perder dados e ter dois sistemas operativos. O GRUB (a ferramenta que te deixa escolher entre um S.O. e outro) é configurado automaticamente, neste caso.

Se tiveres mais alguma dúvida, pergunta. É a "falar" que a gente se entende e, apesar de haverem N tópicos sobre isto, nunca é demais esclarecer.
 
Antes de te fazeres de vitima, lê tudo o que eu te disse.
Já te respondi ao problema. Queres que eu seja mais especifico? Usa o GParted LiveCD por exemplo.

Boa noite,
não se trata de fazer de vítima. Eu agradeço que me tenhas respondido que sim que era possível criar a partição!

A minha pesquisa chegou a muitos tópicos mas eu fiquei ainda mais perdido do que eu já estava.

Decerto que muito boa gente como eu, já pensou em colocar o linux para testar e ver como seria... mas se calhar por se encontrarem na mesma situação não avançaram.

Possívelmente se esta pergunta se encontrasse respondida mais pessoas que procurem o mesmo iriam ver a pergunta respondida.

Mas obrigado na mesma pela tua ajuda que até me respondeu a uma das minhas perguntas! :001:

FR130, então é assim. Neste momento tens uma partição com o Window$. O que terás de fazer é criar duas novas partições adicionais: uma para o "Linux" (o sistema de ficheiros mais comum é ext3) e outra para o swap (memória virtual). A partição de swap tem de ter o tamanho equivalente ao dobro da tua memória RAM, ou seja, se tiveres 1 GB de memória RAM, é aconselhável que tenhas 2 GB de na partição swap.

Se tudo for bem feito, não vais perder dados e ter dois sistemas operativos. O GRUB (a ferramenta que te deixa escolher entre um S.O. e outro) é configurado automaticamente, neste caso.

Se tiveres mais alguma dúvida, pergunta. É a "falar" que a gente se entende e, apesar de haverem N tópicos sobre isto, nunca é demais esclarecer.

Ora bem,
depreendo então que irei ter 3 Partições:
1- Windows XP
2- Linux
3- Swap (2GB) porque tenho 1Gb de ram

Agora que software uso para criar estas partições novas?
"GRUB" ?

Obrigado pela tua mão, sei que há mais gente com as mesmas dúvidas que eu!!!
 
Última edição:
Para criar partições novas, vais fazer o download da imagem do live CD em:

http://gpartedclonz.tuxfamily.org/index.php

e lê bem as instruções para criares a partição (mas antes tens que criar o CD de arranque a partir da imagem que gravares no disco). Lê também as instruções do gparted que é o programa que vais usar e éo que aparece logo no ecrã quando completas o arranque do CD. É fácil, mas tem o devido cuidado para não apagares a partição do window$ (eu não devia dizer isto:D:D)É conveniente que a nova partição tenha pelo menos 8 GB. Se puder ser mais, melhor. Grosso modo, para simplificar, o que vais fazer é encolher a partição do window$ e deixar o espaço restante livre para o linux o formatar e instalar-se automaticamente, escolhendo a opção instalar na parte livre do disco. Qualquer das distros actuais mais usadas faz isso. A instalação é muito intuitiva e fácil. Podes escolher o ubuntu, mandriva, fedora, suse, etc..
 
Última edição:
informações importantes a reter e que os newbies esquecem frequentemente:

a) queimar a *.iso como imagem;
b) desfragmentar o disco antes de fazer as partições;
c) fazer um backup dos ficheiros importantes para CD ou pen ou disco externo ou whatever;


apesar de uma instalação de linux em dual boot ser algo normalmente indolor há sempre a possibilidade de haverem problemas (e essa probabilidade é maior quando é feita pela primeira vez como parece ser o teu caso). portanto aconselho-te a que te prepares para o pior cenario, isto é, perda total de dados (dai a necessidade do backup prévio).

aconselho tb alguma leitura e pesquisa previa sobre particionamento de drives em linux e sistemas de ficheiros disponiveis (ext3, reiser,etc) antes de avançares para a instalação. este conhecimento vai servir para te orientares melhor durante o particionamento.

para começares vê aqui, aqui e aqui.
 
Última edição:
Ora bem,
depreendo então que irei ter 3 Partições:
1- Windows XP
2- Linux
3- Swap (2GB) porque tenho 1Gb de ram

Agora que software uso para criar estas partições novas?
"GRUB" ?

Obrigado pela tua mão, sei que há mais gente com as mesmas dúvidas que eu!!!

Exacto, terás de ter essas três partições.

O software a usar para criar/remover/editar as partições vai depender exclusivamente de ti. Eu gosto de usar o GParted mas tens aplicações de Window$ que fazem a mesma treta, como por exemplo o Partition Magic...

Quanto ao GRUB, lê isto. Vais ficar a perceber rapidamente o que é.
 
Rapaz, convido-te a seguir o caminho das máquinas virtuais.

Sacas uma distro qualquer e instalas o VirtualBox (por exemplo).
Não precisas de mexer em partições e vês logo se o Linux é para ti ou não.
Simples, rápido e nem tens que reiniciar o PC e ficar sem net.

O teu PC arranca por USB e tens uma pendrive de pelo menos 512 Mb?
Vê isto: http://www.pendrivelinux.com/
PCLinuxOS é muito querido e fofo.

De novo, sem mexer nas partições.
 
Rapaz, convido-te a seguir o caminho das máquinas virtuais.

Sacas uma distro qualquer e instalas o VirtualBox (por exemplo).
Não precisas de mexer em partições e vês logo se o Linux é para ti ou não.
Simples, rápido e nem tens que reiniciar o PC e ficar sem net.

O teu PC arranca por USB e tens uma pendrive de pelo menos 512 Mb?
Vê isto: http://www.pendrivelinux.com/
PCLinuxOS é muito querido e fofo.

De novo, sem mexer nas partições.

Boas!!! sim tenho uma pendrive de 2gb :) axas que chega?
vou então testar realmente!

Obrigado pela ajuda a todos... vou agora testar essa pela pendrive para ver como me porto lol
 
Segue os guias do site que te dei e estás pronto para embarcar na aventura.
A coisa mais grave que podes fazer é dar cabo dos ficheiros da pendrive, mas o backup existe para alguma coisa. ;)
 
Back
Topo