1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajudem-me Tenho o windows... e quero testar o Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por FR130, 19 de Novembro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1133)

1. FR130

FR130 Power Member

Pois é amigos, por favor não ralhem comigo!!!

Decidi então ir experimentar o Linux pela primeira vez...
    Acontece que tenho um disco apenas com uma partição o e o XP instalado.

Agora andei a pesquisar e não consegui dar com nada que respondesse á minha questão...

Consigo criar uma nova partição sem ter de formatar o disco e perder o windows?

Ou seja, gostaria de criar uma nova partição sem mandar o windows abaixo, e poder de imediato instalar o Ubuntu...

Ou será que tenho mesmo de limpar o disco e criar as duas partições e depois instalar os sistemas???

Desculpem se realmente já estiver esta questão em algum lado, mas eu procurei... mas não dei com a resposta :(

Please não me batam :lol:

2. esquiso

esquiso Power Member

Citando o user HecKel (primeira vez que o vejo a dizer algo de jeito):
    Respondendo à tua pergunta: sim, consegues criar uma nova partição sem ter de formatar o disco todo.

3. FR130

FR130 Power Member

Ok, agradeço realmente a tua ajuda...
    Não sabia o caminho para o search...
    Pensei que era uma comunidade em que se interessavam em ajudar...
    Tou aqui á horas a ler coisas sobre linux, e "PESQUISEI" e não encontrei...

Mas deixa que eu vou procurar mais um pouco que é normal a minha lentidão :)

4. esquiso

esquiso Power Member

Antes de te fazeres de vitima, lê tudo o que eu te disse.
    Já te respondi ao problema. Queres que eu seja mais especifico? Usa o GParted LiveCD por exemplo.

5. skorzen

skorzen Power Member

FR130, então é assim. Neste momento tens uma partição com o Window$. O que terás de fazer é criar duas novas partições adicionais: uma para o "Linux" (o sistema de ficheiros mais comum é ext3) e outra para o swap (memória virtual). A partição de swap tem de ter o tamanho equivalente ao dobro da tua memória RAM, ou seja, se tiveres 1 GB de memória RAM, é aconselhável que tenhas 2 GB de na partição swap.

Se tudo for bem feito, não vais perder dados e ter dois sistemas operativos. O GRUB (a ferramenta que te deixa escolher entre um S.O. e outro) é configurado automaticamente, neste caso.

Se tiveres mais alguma dúvida, pergunta. É a "falar" que a gente se entende e, apesar de haverem N tópicos sobre isto, nunca é demais esclarecer.

6. fireburn

fireburn Power Member

Linux mint live cd .. muito user friendly...

7. FR130

FR130 Power Member

Boa noite,
    não se trata de fazer de vítima. Eu agradeço que me tenhas respondido que sim que era possível criar a partição!

A minha pesquisa chegou a muitos tópicos mas eu fiquei ainda mais perdido do que eu já estava.

Decerto que muito boa gente como eu, já pensou em colocar o linux para testar e ver como seria... mas se calhar por se encontrarem na mesma situação não avançaram.

Possívelmente se esta pergunta se encontrasse respondida mais pessoas que procurem o mesmo iriam ver a pergunta respondida.

Mas obrigado na mesma pela tua ajuda que até me respondeu a uma das minhas perguntas! :001:

Ora bem,
    depreendo então que irei ter 3 Partições:
    1- Windows XP
    2- Linux
    3- Swap (2GB) porque tenho 1Gb de ram

Agora que software uso para criar estas partições novas?
    "GRUB" ?

Obrigado pela tua mão, sei que há mais gente com as mesmas dúvidas que eu!!!

Última edição: 19 de Novembro de 2007
  8. Tonux

Tonux Power Member

Para criar partições novas, vais fazer o download da imagem do live CD em:

http://gpartedclonz.tuxfamily.org/index.php

e lê bem as instruções para criares a partição (mas antes tens que criar o CD de arranque a partir da imagem que gravares no disco). Lê também as instruções do gparted que é o programa que vais usar e éo que aparece logo no ecrã quando completas o arranque do CD. É fácil, mas tem o devido cuidado para não apagares a partição do window$ (eu não devia dizer isto:D:D)É conveniente que a nova partição tenha pelo menos 8 GB. Se puder ser mais, melhor. Grosso modo, para simplificar, o que vais fazer é encolher a partição do window$ e deixar o espaço restante livre para o linux o formatar e instalar-se automaticamente, escolhendo a opção instalar na parte livre do disco. Qualquer das distros actuais mais usadas faz isso. A instalação é muito intuitiva e fácil. Podes escolher o ubuntu, mandriva, fedora, suse, etc..

Última edição: 20 de Novembro de 2007
  9. lothar_m

lothar_m Power Member

informações importantes a reter e que os newbies esquecem frequentemente:

a) queimar a *.iso como imagem;
    b) desfragmentar o disco antes de fazer as partições;
    c) fazer um backup dos ficheiros importantes para CD ou pen ou disco externo ou whatever;

apesar de uma instalação de linux em dual boot ser algo normalmente indolor há sempre a possibilidade de haverem problemas (e essa probabilidade é maior quando é feita pela primeira vez como parece ser o teu caso). portanto aconselho-te a que te prepares para o pior cenario, isto é, perda total de dados (dai a necessidade do backup prévio).

aconselho tb alguma leitura e pesquisa previa sobre particionamento de drives em linux e sistemas de ficheiros disponiveis (ext3, reiser,etc) antes de avançares para a instalação. este conhecimento vai servir para te orientares melhor durante o particionamento.

para começares vê aqui, aqui e aqui.

Última edição: 20 de Novembro de 2007
  10. skorzen

skorzen Power Member

Exacto, terás de ter essas três partições.

O software a usar para criar/remover/editar as partições vai depender exclusivamente de ti. Eu gosto de usar o GParted mas tens aplicações de Window$ que fazem a mesma treta, como por exemplo o Partition Magic...

Quanto ao GRUB, lê isto. Vais ficar a perceber rapidamente o que é.

11. eyeliner

eyeliner Power Member

Rapaz, convido-te a seguir o caminho das máquinas virtuais.

Sacas uma distro qualquer e instalas o VirtualBox (por exemplo).
    Não precisas de mexer em partições e vês logo se o Linux é para ti ou não.
    Simples, rápido e nem tens que reiniciar o PC e ficar sem net.

O teu PC arranca por USB e tens uma pendrive de pelo menos 512 Mb?
    Vê isto: http://www.pendrivelinux.com/
    PCLinuxOS é muito querido e fofo.

De novo, sem mexer nas partições.

12. FR130

FR130 Power Member

Boas!!! sim tenho uma pendrive de 2gb :) axas que chega?
    vou então testar realmente!

Obrigado pela ajuda a todos... vou agora testar essa pela pendrive para ver como me porto lol

13. eyeliner

eyeliner Power Member

Segue os guias do site que te dei e estás pronto para embarcar na aventura.
    A coisa mais grave que podes fazer é dar cabo dos ficheiros da pendrive, mas o backup existe para alguma coisa. ;)

Partilhar esta Página