Ajudem por favor ... estou perdido! 2003 server

ampdavid

Membro
Friends,:)
Na minha escola, onde eu estou no inicio da administração da rede, com windows 2003 server, tenho as seguintes questões a resolver:

1- como eu ponho os postos a gravar directamente para o disco do servidor? É que os utilizadores desses postos queixam-se que gravam os documentos num posto de trabalho e quendo vão para outro, não acedem aos documentos. Isto porque tenho os pc's a gravar para os seus discos. Queria que gravassem para o disco do servidor, onde tenho uma partição destinada para os utilizadores. Mas como fazer isto? Estou às aranhas ...

2- Como poderei eu arranjar uma pasta no servidor, partilhada por um certo grupo de utilizadores, e, que apareça automáticamente no ambiente de trabalho ou no disco de cada um deles quando entrarem no psoto de trabalho (em rede)?

3- Tenho pastas partilhadas no servidor para utilizadores e computadores diferentes. MAs se os utilizadores forem aos meus locais de rede, conseguem ver todas as pastas partilhadas. Eu não queria que vissem nenhuma, porque numa delas, devidos a um certo programa, têm permissão de escrever e alterar (teve que ser assim por limitações do programa ... deduzi eu) e podem acrescentar ou apagar dados indevidamente. Se eles não vissem as pastas partilhadas e não perdesse as funcionallidades das ligações, era bom. Ajudem-me senão qualquer dia tenho o chefe atrás de mim com uma caçadeira.


Ajudem-me por favor!!!!!!:'(
 
1- Partilhas uma pasta no servidor e na AD vais às propriedades de cada user e no perfil colocas o caminho de rede para essa pasta que criaste. Exemplo: \\server\perfis\%username% de modo a que ele crie uma subpasta para cada user dentro dessa.

2- É só arranjares um script que faça o map dessa pasta ao iniciar a sessão. Mais info aqui

3- Para esconderes as pastas que não queres que os utilizadores vejam basta colocares um $ à frente do nome da partilha. Exemplo: \\server\secret$

Espero ter ajudado
 
Olha Dekker,
1- tenho uma pasta detinada para um tipo de utilizadores, neste exemplo: a pasta "professores" numa partição do disco, que é a e:\
Ele cria automaticamento uma pasta para cada user, quando ele fizer o login no posto?

2- Estive a ver por alto o link, para scripts, que me deste. Será complicado? Vamos ver... amanhã experimento. Se tiveres alguma dica ou truque, diz, é que é a primeira vez que vou tentar fazer um script. E um script também dá para um executável ou para um atalho?
E poderei fazer com que o ficheiro ou a pasta apareça no ambiente de trabalho de cada utilizador?

3- o $ que vou por à frente do nome de cada partilha, é mesmo assim? Vou ao servidor de ficheiros e nas pastas partilhadas, altero o nome para ficar com um $ à frente? Não vai interferir com as ligações? Não ficarei sem aceder a essas pastas nos postos?

Desde já muito agradecido e tenham paciência comigo porque puseram-me o menino nas mãos e tenho de me desenrascar se não quiserer ficar mal visto ou ... rua. O meu perfil é masi de técnico de hardware de que tenho formação, mas estou a iniciar-me em redes e 2003 server.

Bem hajam e ... ajudem please.:)
 
Boas,

1- Imagina que tens uma pasta Perfis no E: com subpastas para Professores, Auxiliares, Alunos, etc. O que ele vai fazer é criar uma subpasta dentro de cada com o nome do utilizador que se logou, ou seja, se o prof a fizer login ele vai criar uma pasta a dentro da pasta principal com o perfil dele lá dentro. Isto permite que o perfil seja carregado para qualquer PC em que ele se logue.

2- Aquilo já tem os códigos na página, é só fazeres copy paste e gravares com a extensão .vbs. Basicamente, ele vai criar-te uma drive de rede no "My Computer" de acesso directo à pasta partilhada. Se quiseres colocar um atalho ou um executável no desktop só colocares tu no perfil dele na pasta Desktop.

3- É isso mesmo. Ele vai considerar isso como uma partilha administrativa, ou seja, não a vai tornar visivel e a única maneira de acederes é fazer \\server\secret$

Estamos aqui para ajudar ;)
 
Back
Topo