1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajudem um nabo a tirar umas fotozitas com a fuji 6500 please

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por computador000, 28 de Dezembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 928)

1. computador000

computador000 Power Member

Entao e o seguinte esta manhã abri a caixa da minha maquina nova e pula logo em accao. Tirei uns macros impecaveis e uns super macros wow (isto para mim claro :P). Com a luz do sol tambem nao m portei mal e tirei umas fotos exteriores que sairam muito bem. Agora os meus problemas são dentro de casa! Tipo cada foto em interiores que tiro sem flash sai muito mal mesmo :D. Com que defenicoes e que eu tenho de brincar para isto ficar melhor?

Ja agora alguem me pode explicar o que são o shutter e o aperture?
    Quando a ponho em modo manual posso modificar o shutter entre o valor 30 " ( o que quer dizer o " ?) e 4000, e o aperture entre 2.8 e 11. O que fazem os diferentes valores? Quais os melhores para as diferentes situacoes? Estes dois parecemme parametros bem importantes mas eu n tou memo a perceber o que fazem. Sei que quando altero um deles a maquina demora mais tempo a tirar a fotografia e nada mais :P. Obrigado ( desculpem o testamento ).

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Já há por aí um tópico sobre os modos manuais. Procura "Dicas - Modos Manuais".

Quanto às fotos em interiores sem flash, não esperes a mesma qualidade que tens na rua, de nenhuma máquina. Todas elas produzem ruido e cada uma lida com isso às sua maneira. A solução para isto é velocidades mais lentas, mas aí deves precisar de um tripé (ou um outro apoio estável) e não deves conseguir fotografar nada que se mexa.

3. computador000

mas como e que se faz isso das velocidades mais lentas? e o ke e o aperture? Ja agora que tripe aconselhas? um monope n da?

EDUT: este nao serve http://*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=03614078&oid=9|14|196|&c= ? e que para andar com isto o dia todo ( em viagens e tal) convem que nao seja muito grande.

O shutter ja aprendi o ke e :P.

Última edição: 28 de Dezembro de 2007
  4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

aperture = abertura

controla a luz que entra no sensor. qt mais baixo for o valor de F, maior é a abertura e mais luz entra e vice versa
    quanto maior for a abertura menor é a profundidade de campo, ou seja, menos area da foto vai ficar focada

shutter = obturador

o " que falas significa segundos. 30" quer dizer que a máquina vai tirar uma foto durante 30 segundos. quanto mais rapido se fotografa de mais luz se precisa. quando se tem pouca luz ambiente devem-se usar velocidades baixas e aberturas grandes

5. computador000

comprei o monopé( nao tinham tripés)....que bela merd* vai ja devolvidinho :D (com monope nao da pa tirar fotos com zoom no escuro pk é impossivel nao tremer um bocadinho.Agora o mau disso e k amanha vou de viagem e agora nao tenho tempo de comprar um ( pode ser que arranje no aeroporto ou em hong kong )

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O monopé é mais usado para apoiar a lente quando se usam lentes muito pesadas, normalmente nas SLR.

Se o que queres é estabilizar a máquina, então tem mesmo que ser tripé.

7. mundano

mundano Power Member

Acho que te estás a precipitar na compra do tripe...

Se a ideia é tirar fotos à arquitectura e à decoração, tudo bem.. Se for para tirar fotos em interiores e a pessoas, ter tripé só atrapalha..

Quando fotografas coisas vivas nunca podes usar velocidades muito baixas porque isso vai causar motion blur.. Para pessoal que está a posar para a foto, normalmente 1/30 é o mínimo que eu uso, se estiveres a fotografar pessoas que estão em convívio normal, a falar umas com as outras, a mexer-se e tal, menos do que 1/60 é quase certo que vai causar blur, e mesmo 1/60 por vezes não chega...

Ora, como é óbvio, uma máquina como a Fuji S6500 deverá ser usada ai até ISO400 para boas fotos, e com algum optimismo, podemos usar ISO800 para impressões mais pequenas. Se o local não for MUITO iluminado é óbvio que isto não chega.. E ai, não há solução, há que usar o flash e pronto...

Partilhar esta Página