Ajudinha please

|AoD|RiFaDo

Power Member
Precisava aki duma ajudinha do psl.. É para um trabalho de faculdade da nha namorada.. ela tem que apontar os aspectos positivos e negativos dos seguintes programas:

Macromedia Flash
Macromedia FreeHand

se alg pudesse fazer isso agradecia imenso.. de preferencia o mais rapido possivel pois ja devia ter entregue o trabalho ont.

abraços
 
Espero q te ajude:

Veja o que dizem profissionais conceituados sobre a evolução do flash no ano de 2005



Lucas Marçal é desenvolvedor Rich Internet Application na agência Atual/CD , colunista do site MXSTUDIO e atualmente está se dedicando e incentivar o desenvolvimento baseado em Flash no Brasil e a finalização de seu livro "Desenvolvendo Rich Internet Application", lucas matém um blog onde coloca material sobre tecnologia macromedia Flash e ColdFusion e também coisas subre sua vida.
È incontestável a superioridade do flash no ano de 2005, o flash já era na minha opinião o mais promissor software (Plataforma) para a web, porém a evolução conseguida no ano de 2005 com o lançamento do Flash 8 superou todas as minhas expectativas.
Não estou aqui para defender essa ou aquela tecnologia web, mais estou aqui para falar sobre o que conheço do flash. Então para isso vamos imaginar a seguinte situação:

Você acaba de ser contratado por uma grande empresa da área de comunicação, e nesse projeto você terá que desenvolver um conteúdo muito rico em experiência para o usuário que deverá conter:
Sistema disponível para Web, Intranet e celular.
Sistema de vídeo streaming
Paginas com maior interação com o usuário, não sendo permitido Refresh
Utilização de banco de dados para administrar o sistema
Conteúdo em XML
Acredito que existem vários leitores agora pensando que tudo isso poderia ser conseguido sem problema com outras tecnologias, mais a pergunta é: Qual o tempo de aprendizagem e qual o tamanho da equipe (Verba) que seria necessário para viabilizar um projeto desse ? Pense nisso e vamos a soluções:
Sistema disponível para Web, Intranet e celular. (Flash, Flex, Flash Litle, que alias estão todas encapsuladas dentro de tecnologias macromedia), ou seja é muito fácil achar conteúdo na web e em livros para essas tecnologias e você continua desenvolvendo dentro de uma só plataforma
Sistema de vídeo streaming Flash media Server (ou simplesmente FlashCom) , onde você tem inúmeras ferramentas pré moldadas para o desenvolvimento possibilitando também a criação de Chats com sistema de vídeo e áudio.
Paginas com maior interação com o usuário, não sendo permitido Refresh: Aplicação de bom censo e técnicas simples de animação com o flash, você desenvolve aplicativos ricos em navegação e experiência.

Utilização de banco de dados para administrar o sistema: Desenvolvimento em CodFusion, linguagem muito fácil de dominar e que vem crescendo muito depois da versão 7, onde ainda é possível criar Web services e formulários em flash e que permite ao flash receber informações de uma forma muito mais segura e fácil do que as antigas aplicações baseadas em Flash + PHP + ASP , podendo ainda gerar arquivos de XML para que o conteúdo do site seja disponibilizado em XML.

Na verdade esses são alguns exemplos do que o flash pode fazer além de propagandas on-line na forma de banners vinheta para TV e acreditem até um sistema de gerenciamento de um carro
Logo abaixo você verá a descrição e a opinião de alguns dos maiores profissionais da web brasileira, profissionais como Neto Leal, Lucas Ferreira e Anderson Mancini.



Lucas Ferreira é webdeveloper, atuante na área de web desde 2001. Com experiência em diversas linguagens, dentre as principais PHP, JS, AS, XHTML, HTML e CSS, é amante do Flash e tem contato com a ferramenta desde sua versão 4. Atualmente é sócio-diretor e desenvolvedor chefe da Burn web.studio.
www.lucasferreira.com
www.burnweb.com.br

Flash plataform, um mundo rico em desenvolvimento. O Flash desde sua versão MX, está em uma constante evolução para um poderosa ferramenta de interação e criação WEB. Várias modalidades e caminhos foram abertos para os desenvolvedores, possibilidades como: interações server-side (XML, LoadVars, Remoting), receptação de dados a partir de webservices, manipulação de vídeo como FLV(vídeo de alta qualidade e compactação) ou stream, tanto de áudio como de vídeo através do novo Flash Media Server (Antigo FlashComm), e é claro como já conhecido pela maioria, animação e grande poder de criação. Com a ferramenta é possível desenvolver um mundo infinito de idéias, desde sites, hotsites, intranet, extranets, aplicativos ricos (RIA), games on-line, à banners e outras formas de propaganda. Uma ferramenta em grande expansão de uso no Brasil e no mundo. Logo muitos desenvolvedores, empresas, agências WEB, usuários e etc., já perceberão seu poder e suas vantagens em seu uso, tanto que existem várias comunidades (FUGPE, FUGPR, FUGSP, MUG-RJ, dentre outras) especializadas em compartilhar conhecimento e soluções a fim de aprimorar o uso do Flash. Recentemente mais uma opção quanto a plataforma foi criada, o Macromedia Flex (http://www.macromedia.com/software/flex/), em sua versão atual 1.5 caminhando para a 2, uma maneira rápida e direta para desenvolvedores aplicarem flash e RIA, expandindo assim, mais ainda o mundo MM, ideal para o uso em intranets e extranets com um grande poder de interação. Também vimos grandes mudanças na nova versão do programa principal, o Flash 8, mudanças estas principalmente na área de design, manipulação de design via AS (ActionScript), e integração, a maioria pedidos atendidos dos desenvolvedores, filtros (Shadow, Blur, Glow e etc.), blending modes (Screen, Multiply e etc.), renderers APIs (Draw, Rectangle, Bitmap e etc.), maiores possibilidades de interação e independência quanto aos browsers (FileReference, External API e etc.). Por fim podemos esperar, passos maiores ainda para nova versão, um novo plugin está sendo desenvolvido, e caminhamos para um poderoso flash, mais autônomo e completo.



Anderson Mancini é diretor de criação da agência Neotix (http://www.neotix.com.br), uma das maiores referências de desenvolvimento de Rich Internet Application no Brasil e criadora do sistema de atualização de conteúdo NeoPublishing 2.

O NeoPublishing 2.0 é um sistema administrativo de sites que permite um nível de personalização jamais vista em administradores de conteúdo. É a primeira ferramenta para administração de sites totalmente baseada em Flash no Brasil e foi projetado a partir da aliança entre usabilidade e intuição. Ele foi desenvolvido para tornar a tarefa de atualizar um site, tão simples quanto navegar no site. Entre as principais vantagens oferecidas estão a administração customizada, na qual o próprio cliente delimita as áreas que poderão ser alteradas na página. Após definidas as áreas, é feito um estudo de usabilidade e do processo de cada página, visando otimizar a atualização.
Na versão anterior, o NeoPublishing 1.0, uma tarefa de múltiplos passos não podia ser representada em uma única página. Devido às limitações na interatividade da linguagem HTML, resultava em uma página de 1000 px extensa demais para os usuários trabalharem. A solução encontrada para esse tipo de problema foi dividir as tarefas em passos e mapear esses passos para as novas páginas, mas isso faz com que os usuários tenham que mudar de página para fazer algo, como completar os passos de um processo.
Na Versão 2.0, utilizamos RIA, e foi possível colocar as várias páginas destes processos em uma única página. O usuário do sistema NeoPublishing 2.0 altera os textos, imagens, e links de cada área do site, tudo de uma vez. O sistema é capaz de fazer mais do que simplesmente atualizar o site. Ele executa scripts, envia e recupera dados de maneira simples e intuitiva sem refresh, redesenha partes da tela e permite a utilização de áudio e vídeo. Com isso temos um ganho de desempenho e de tempo versus o ASP+HTML+JavaScript. Outra grande vantagem é a portabilidade, pois o NeoPublishing 2.0 pode ser disponibilizado em qualquer plataforma que utilize a tecnologia Flash, como um celular por exemplo.

Neto Leal é Macromedia Partner Master Instructor pela iMedia e Macromedia
Certified Flash MX 2004 Developer, atua na área de desenvolvimento web
desde 2000. Especializado em tecnologias Macromedia, é fundador do
Flash User Group Pernambuco e também Macromedia Speaker. Atualmente envolvido com treinamentos oficiais viaja pelo país ministrando cursos, consultorias e palestras. Neto mantém um Blog pessoal onde sempre contribui com comentários atuais sobre o mundo Macromedia e assuntos relacionados a área . Sempre
trabalhando e procurando desenvolver idéias novas sobre a utilização
do Flash, seu site pessoal tornou-se referência e inspiração para
utilização dos recursos do Flash. Neto adora uma boa música, segundo
ele "Toda música tem seu momento, não adianta escutar Yanni em pleno churrasco de domingo". Quando não está estudando ou trabalhando, gosta
de um cinema e ficar em casa com a família.

Atualmente o mercado web Brasileiro está acordando para o Flash. Até
pouco tempo atrás as empresas tinham receio em usar o Flash para se
desenvolver aplicações realmente funcionais pelo simples argumento de
que usar Flash para isso é caro. Essa idéia vem mudando com o
amadurecimento não só da ferramenta mas principalmente dos
profissionais que a utilizam.

A idéia de que desenvolver aplicações em Flash é caro, vem do ponto de
vista de que para se desenvolver esse tipo de aplicação, é preciso um
grande gasto com mão de obra e a relação funcionário/tempo é grande
quando não se utilizam boas práticas. E como o mercado andava cheio de
profissionais não capacitados isso acabava se tornando uma verdade.

Hoje, com o acesso mais fácil a informações proporcionado pelos cursos
oficiais, fórums, sites especializados e comunidades autorizadas (em
Pernambuco, por exemplo, existe o FUGPE - www.fugpe.com.br), os
profissionais podem se capacitar cada vez mais. Assim eles podem
oferecer às empresas que desenvolvem soluções em Flash, alternativas
que tornam o desenvolvimento mais produtivo. Afinal, quem disse que
não podem ser desenvolvidas em Flash aplicações escaláveis e
manuteníveis? Isso hoje não é mais verdade.

O uso de boas práticas de desenvolvimento abriu os olhos das empresas
de web de forma que possam investir mais em treinamento e assim poder
oferecer aos seus clientes soluções mais ricas. É o caso do site das
havaianas (www.havaianas.com.br) e do Fiat Idea (www.fiatidea.com.br).
Este último com excelente sistema rico que permite ao usuário do site
criar animações personalizadas e salvá-las de forma que todos os
outros visitantes possam vê-la.

É bem verdade que muitos classificam o Flash como ferramenta de
design, mas isso não deixa de ser verdadeiro. Afinal, ActionScript
(linguagem de programação do Flash) é uma das pouquíssimas linguagens
que possibilitam ao programador um resultado visual rico e muito
agradável. Ou seja, programar em ActionScript pode tornar os sonhos
dos designers, realidade.

Com o lançamento da versão mais nova, o Flash 8, a visão de design
ainda aumentou na ferramenta. E como se não bastasse o ActionScript
também foi incrementado com recursos de design. Tais como, filtros,
blend modes, classes geométricas etc. Outras classes essenciais para
tornar a navegação cada vez mais ricas também foram adicionadas a
exemplo da classe FileReference que permite upload de arquivos
diretamente pelo FlashPlayer. Algo que era impossível até então.

Outro fator que contribui ainda mais com a melhoria da interface, é o
Bitmap caching. Com esse recurso, o Designer/Programador está livre
para criar animações sem comprometer a performance do filme. Isso
ocorre por que usando esse recurso, os MovieClips que não sofrerem
alterações de forma durante a execução da animação, não serão
renderizados a cada frame. Sendo usada somente uma imagem Bitmap em
seu lugar SEM incrementar o tamanho do arquivo SWF. De fato, esse
recurso foi um dos que mais me chamaram a atenção.

Com tudo isso, o que se pode concluir, é que se alguém ainda
classifica o Flash como uma ferramenta de animação e fazer bolinha
pular, precisa dar uma olhada mais de perto nele e mudar a forma de
ver as coisas ;)

Fonte: http://www.mxstudio.com.br/views.tutorial.php?act=view&cid=11&aid=762

Sobre o FreeHand não é tanta coisa, mas espero q ajude...

Não é tão grande, é um ótimo software de editoraçãoe eletrônica, que substtui muito bem o Crel, e ainda é um Macromedia, ou seja, tem interação com tds os outros programas da mesma.

Fonte: http://superdownloads.uol.com.br/opinioes/o2499.html

Ela agora com base nisto que desenvolva. Btw, boa sorte no trabalho se isto tiver ajudado alguma coisa :)

Cumps:kfold:
 
Back
Topo