Al servo e Al Focus->focagem continua

rafa_gms

Power Member
olá a todos, hoje foi tirar fotografias e como tinha um pouco de movimento utilizei a focagem al focus, se a memoria não me falha. era um local com pouca luz.
quando cheguei a casa e fui ver as fotos(já tinha visto no lcd da camera) elas estavam mal focadas, e pelo que li na net é da focagem continua.

então para focagem continua qual das duas focagens aconselham a usar?
da próxima não quero que isto aconteça :s

PS: a menha lente é a 18-55 IS II
 
olá a todos, hoje foi tirar fotografias e como tinha um pouco de movimento utilizei a focagem al focus, se a memoria não me falha. era um local com pouca luz.
quando cheguei a casa e fui ver as fotos(já tinha visto no lcd da camera) elas estavam mal focadas, e pelo que li na net é da focagem continua.

então para focagem continua qual das duas focagens aconselham a usar?
da próxima não quero que isto aconteça :s

PS: a menha lente é a 18-55 IS II

eu diria que o problema esta mesmo no bold e n no modo de focagem
 
Pelo que tenho experienciado, AI Focus é de evitar, ou One Shot ou AI Servo.
A pouca luz associado a um sistema de AF pouco evoluído e motor lento pode originar a muitas fotos desfocadas. Pode-se resolver esse problema com focagem manual continua ou focar a uma distância e esperar que o que se quer fotografar passe no entreva-lo em que fique focado.

EDIT: xiii que erro, obrigado pela atenção Wildstar ;) ; ainda à pouco fiz uma do mesmo estilo a conversar num chat, palavra com 4 letras e fiz 2 erros, isto anda a ficar mau
 
Última edição:
pela pouca luz não era motivo, sei que não era, mas para a situação que estava queria que a focagem fosse 'actualizando' portanto tinha de ser continua. eu também li qualquer coisa na net que a al focus não era grande coisa, era uma 'junção' entre one shot e al servo... ou seja, a al servo é que é a 'verdadeira'focagem continua?
 
olá a todos, hoje foi tirar fotografias e como tinha um pouco de movimento utilizei a focagem al focus, se a memoria não me falha. era um local com pouca luz.
quando cheguei a casa e fui ver as fotos(já tinha visto no lcd da camera) elas estavam mal focadas, e pelo que li na net é da focagem continua.

então para focagem continua qual das duas focagens aconselham a usar?
da próxima não quero que isto aconteça :s

PS: a menha lente é a 18-55 IS II
Foi num local com pouca luz? As fotos estão desfocadas ou estão tremidas?

Se sabias que ia haver movimento se calhar devias ter usado logo o AI Servo.

pela pouca luz não era motivo, sei que não era, mas para a situação que estava queria que a focagem fosse 'actualizando' portanto tinha de ser continua. eu também li qualquer coisa na net que a al focus não era grande coisa, era uma 'junção' entre one shot e al servo... ou seja, a al servo é que é a 'verdadeira'focagem continua?
Sim, o AI Servo é focagem contínua.
 
não são tremidas não, é mesmo mal focadas, até porque depois fui a outro local com boa iluminação e por esquecimento meu deixei essa focagem, e continuei com o mesmo problema, por isso é que digo que é mal focado.
 
uma delas com comelhor luz foi:
5.6
1/125seg
1200iso

outra com menos iluminação
5
1/50seg
800iso

E cada uma dessas fotos foi feita com que distância focal?

Além disso nenhuma dessas velocidades chega para parar movimento. Mesmo focadas e com estabilização suficiente se estás a fotografar movimento vais ter motion blur.
 
a 1ª foi 55 e a 2ª foi 40

eu sei disso, mas os movimentos não eram assim tão rápidos, e não estão tremidas, é mesmo desfocado, notasse nas fotos que tirei.
 
Eu não tenho queixas sobre o "Ai Focus", mesmo na 450D. Na 7D o problema é outro ( afinar opções do Ai Servo e usá-las nas situações erradas... hahahaha )

De qualquer forma:

O modo "One Shot" tem confirmação de foco ( luz e som ) assim ficamos com a noção se o motivo está no ponto AD em questão.

No "Ai Servo" , não existe nem luz, nem aviso sonoro quando foca, ou seja, podemos estar a focar algo no 2º plano, a maquina dispara ( porque tem foco ) e o motivo principal não fica focado.

Agora o Ai Focus "funca" bem, mas em alguns casos pode ser "lento" a decidir entre o "One-shot e o Ai Servo".
 
o ai-focus funciona +- assim: tenta focar da mesma forma que o "one-shot", ou seja, assim que apanha o foco a luz do ponto acende e a maquina da um beep. se mantiveres o dedo pressionado e se vir que no instante seguinte o objecto se moveu (perdeu focos), entra em modo ai-servo, a maquina fica a dar um beep a cada segundo enquanto mantiveres o dedo no botao e tenta manter esse ponto focado.

pela minha experiencia, se sabes que vai haver movimento, muda para ai-servo e escolhe 1 ponto de foco (o central de preferencia). obviamente que o sair focado ou nao vai depender das condições de iluminação, da velocidade de foco da lente, etc
 
Agora o Ai Focus "funca" bem, mas em alguns casos pode ser "lento" a decidir entre o "One-shot e o Ai Servo".

eu acho qeu concordo realmente com esta frase, deve ser mesmo esse o problema... agora vou fazer asism, tem movimento uso o al servo e vejo como fica o resultado. sem 'ação' vou para one shot

Warlord: sim, o que disse acima vai um pouco ao encontro do que disseste. tem de se ir aprendendo com o tempo :)
 
Back
Topo