1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Al servo e Al Focus->focagem continua

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por rafa_gms, 18 de Novembro de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 1697)

1. rafa_gms

rafa_gms Power Member

olá a todos, hoje foi tirar fotografias e como tinha um pouco de movimento utilizei a focagem al focus, se a memoria não me falha. era um local com pouca luz.
    quando cheguei a casa e fui ver as fotos(já tinha visto no lcd da camera) elas estavam mal focadas, e pelo que li na net é da focagem continua.

então para focagem continua qual das duas focagens aconselham a usar?
    da próxima não quero que isto aconteça :s

PS: a menha lente é a 18-55 IS II

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

eu diria que o problema esta mesmo no bold e n no modo de focagem

3. MEIA

MEIA Power Member

Pelo que tenho experienciado, AI Focus é de evitar, ou One Shot ou AI Servo.
    A pouca luz associado a um sistema de AF pouco evoluído e motor lento pode originar a muitas fotos desfocadas. Pode-se resolver esse problema com focagem manual continua ou focar a uma distância e esperar que o que se quer fotografar passe no entreva-lo em que fique focado.

EDIT: xiii que erro, obrigado pela atenção Wildstar ;) ; ainda à pouco fiz uma do mesmo estilo a conversar num chat, palavra com 4 letras e fiz 2 erros, isto anda a ficar mau

Última edição: 18 de Novembro de 2012
  4. Wildstar

Wildstar Power Member

!!!

5. rafa_gms

rafa_gms Power Member

pela pouca luz não era motivo, sei que não era, mas para a situação que estava queria que a focagem fosse 'actualizando' portanto tinha de ser continua. eu também li qualquer coisa na net que a al focus não era grande coisa, era uma 'junção' entre one shot e al servo... ou seja, a al servo é que é a 'verdadeira'focagem continua?

6. rafa_gms

rafa_gms Power Member

bold? não percebi

7. timber

timber Zwame Advisor

Foi num local com pouca luz? As fotos estão desfocadas ou estão tremidas?

Se sabias que ia haver movimento se calhar devias ter usado logo o AI Servo.

Sim, o AI Servo é focagem contínua.

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

o que esta a bold no quote...
    se tens fotos desfocadas pode-se dever mais à luz do que propriamente ao modo de focagem

podes postar exemplos ou pelos menos as velocidades do obturador?

9. rafa_gms

rafa_gms Power Member

não são tremidas não, é mesmo mal focadas, até porque depois fui a outro local com boa iluminação e por esquecimento meu deixei essa focagem, e continuei com o mesmo problema, por isso é que digo que é mal focado.

10. rafa_gms

rafa_gms Power Member

uma delas com comelhor luz foi:
    5.6
    1/125seg
    1200iso

outra com menos iluminação
    5
    1/50seg
    800iso

11. adolfo dias

adolfo dias Power Member

1/50 n é propriamente uma boa velocidade
    n dizendo que o modo de focagem n tenha influenciado, mas a velocidade n ajudou

12. timber

timber Zwame Advisor

E cada uma dessas fotos foi feita com que distância focal?

Além disso nenhuma dessas velocidades chega para parar movimento. Mesmo focadas e com estabilização suficiente se estás a fotografar movimento vais ter motion blur.

13. rafa_gms

rafa_gms Power Member

a 1ª foi 55 e a 2ª foi 40

eu sei disso, mas os movimentos não eram assim tão rápidos, e não estão tremidas, é mesmo desfocado, notasse nas fotos que tirei.

14. CoisaX

CoisaX Power Member

Eu não tenho queixas sobre o "Ai Focus", mesmo na 450D. Na 7D o problema é outro ( afinar opções do Ai Servo e usá-las nas situações erradas... hahahaha )

De qualquer forma:

O modo "One Shot" tem confirmação de foco ( luz e som ) assim ficamos com a noção se o motivo está no ponto AD em questão.

No "Ai Servo" , não existe nem luz, nem aviso sonoro quando foca, ou seja, podemos estar a focar algo no 2º plano, a maquina dispara ( porque tem foco ) e o motivo principal não fica focado.

Agora o Ai Focus "funca" bem, mas em alguns casos pode ser "lento" a decidir entre o "One-shot e o Ai Servo".

15. o ai-focus funciona +- assim: tenta focar da mesma forma que o "one-shot", ou seja, assim que apanha o foco a luz do ponto acende e a maquina da um beep. se mantiveres o dedo pressionado e se vir que no instante seguinte o objecto se moveu (perdeu focos), entra em modo ai-servo, a maquina fica a dar um beep a cada segundo enquanto mantiveres o dedo no botao e tenta manter esse ponto focado.

pela minha experiencia, se sabes que vai haver movimento, muda para ai-servo e escolhe 1 ponto de foco (o central de preferencia). obviamente que o sair focado ou nao vai depender das condições de iluminação, da velocidade de foco da lente, etc

16. rafa_gms

rafa_gms Power Member

eu acho qeu concordo realmente com esta frase, deve ser mesmo esse o problema... agora vou fazer asism, tem movimento uso o al servo e vejo como fica o resultado. sem 'ação' vou para one shot

Warlord: sim, o que disse acima vai um pouco ao encontro do que disseste. tem de se ir aprendendo com o tempo :)

Partilhar esta Página