1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Albuns Digitais

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por luispistone, 2 de Outubro de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 10934)

1. luispistone

luispistone Power Member

Caros,
    Pensei fazer uns albuns dgitais para un amigos meus mas deparei-me com uma situação...
    Por exemplo, na Kodak, o software que eles têm disponivel para fazer uns albuns apenas deixa fazer num tamanho idêntico à folha A4...

Eu precisav de 1 Album de +/- 40*40...

Conhecem software que permita este tamanho de albuns? E laboratórios que façam as impressões?

Obrigado
    LS

2. helius

helius Power Member

eu faço os albuns no photoshop, tudo "à pata", sobretudo casamentos e baptizados. (os € extra fazem bastante jeito :))
    Em relação a laboratórios, existem diversos, depende do preço que estás disposto a gastar.. o fotógrafo com quem trabalho recorre a um no Porto, no entanto acho que este laboratório não aceita trabalhos particulares..
    é uma questão de veres se na tua zona existe alguma loja que tenha uma ligação directa com algum laboratório e pedir um orçamento..

cumps

3. luispistone

luispistone Power Member

Eu para além de ir oferecer 1 album digital a um colega do baptizado da filha dele, se esta aventura correr bem, como caso para o proximo ano, quero ser eu a fazer o album também...
    Ainda poupo um bom dinheiro....

O unico problema, é que não sei ao certo em que programa fazer o album...
    Posso fazer nos programas especificos de cada loja de fotorafia, por exemplo kodak, mas tenho as limitações do programa no que toca às dimensões do album como disse no post anterior...

Há um fotografo na minha zona que faz albuns digitais exactamente no tamanho em que quero o meu mas... Sei que ele usa o Photoshop mas não a certeza se é mesmo tudo feito em Photoshop... E também não sei até que ponto não é mau chegar ao pé dele e perguntar o programa em que faz aquilo e o laboratório em que faz a impressão....

Que achas?

4. avantix

avantix Power Member

Eu uso Hofmann para fazer os meus albuns digitais tganto para oferecer, como para "consumo" particular. Mas infelizemnte para ti tb é do tamanho +- A4.

Se esse fotografo na tuia zona usa, pergunta-lhe, pois se ele apenas fizer albuns para os trabalhos fotográficos realizados por ele, não terá qualquer problema em te indicar onde fazer e copmo fazer.

5. helius

helius Power Member

acho que não há problema de perguntares onde é que ele manda imprimir os dele.. já que não és um concorrente directo, pois apenas fazes albuns para uso pessoal.

Em relação ao software, se dominares o photoshop, este é sem qualquer dúvida o melhor pois permite uma flexibilidade enorme, não só em termos de dimensões, como na próprio conceptualização do album. normalmente esses que as lojas usam são todos à base de templates, o que não te dá tanta liberdade.

Claro que no photoshop vais ter o dobro do trabalho e vai demorar bastante mais tempo, mas o resultado final compensa..

Em relação à dimensão do album de baptizado, acho que 40x40 é demasiado grande, normalmente os albuns de baptizado que faço são 20x25, os de casamento é que vão para tamanhos maiores, mas isto já é uma questão de orçamento..

cumps

6. luispistone

luispistone Power Member

Exactamente.
    Para o Baptizado vou fazer em tamanho idêntico ao A4.
    No proximo ano é que quero o album do meu casamento (e assim poupar uns trocos) e esse sim num tamanho superior, por exemplo 40*40

E diz-me, se fizer o album em Photoshop, onde o posso imprimir? Conheces algum sitio?

7. helius

helius Power Member

eu nunca mandei imprimir nenhum, não trabalho directamente com o laboratório, isso é com o fotógrafo..
    mas se googlares encontras diversos laboratórios que imprimem e enviam pelo correio..

cumps

8. ruimoura

ruimoura Power Member

Quem tiver um Mac pode usar o iphoto pra fazer uns álbuns à maneira, e dá para os mandar vir e tudo, pela Apple de Espanha. Já usei e estou satisfeito.

9. rjafonso

rjafonso Power Member

o site foto.com tem um album online que permite fazer o upload das fotos e fazer a composicao online! pode ser que tenha a medida pretendida, mas nao sei...

10. michael c

michael c Power Member

O melhor software para fazer albuns digitais é o software You Select It. É um programa muito funcional e simples de usar e que te vai permitir através de uma série de templates e opções montar um album profissional de forma rápida, intuitiva e personalizada. Para imprimires basta depois dirigires-te a qualquer loja que faça esse serviço. Por norma a impressão fica cara, entre 150€ a 200€ por album.

Adicionalmente, se quiseres usar software Adobe e fazeres o album à mão do 0, podes usar estes 3 programas em conjunto:

- Adobe Photoshop para ajustes de cor às fotos
    - Adobe InDesign para paginares o album
    - Adobe Illustrator para fazeres elementos gráficos decorativos

Contudo, eu não recomendo ires por estes softwares se não tiveres algumas noções de design e composição gráfica, e se não estiveres minimamente à vontade com os 3 softwares que mencionei. Isto porque os mesmos são programas profissionais o que faz com que ainda sejam algo complexos e que obriga da parte de quem os quer usar algum tempo de aprendizagem.

Cumps,
    michael c

11. helius

helius Power Member

eu pagino no photoshop (não tenho o indesign..) e dá perfeitamente, cada página são realmente duas, ou seja um album de 40x30 é paginado a 40x60, junto um index e depois eles no laboratório imprimem ordenado.
    em relação ao illustrator, nos meus albuns dispenso os elementos decorativos, são todos baseados apenas em fotografia e masks, ocasionalmente com alguns elementos mais simples como gradientes, que são bastante fléxiveis no photoshop

cumps

12. michael c

michael c Power Member

Dar dá helius, mas no photoshop o processo é mais lento porque não te permite uma flexibilidade tão grande em termos de paginação como o InDesign. O InDesign permite outro workflow muito mais simples para alem de que os PDFs que gera são melhores para impressão que os do Photoshop. Experimenta trabalhar as fotos no Photoshop, exportar como TIFF e depois montar tudo no InDesign. Vais ver que acabas por ganhar muito tempo.:)

Cumps,
    michael c

13. helius

helius Power Member

sim, realmente o indesign é mais apropriado para paginação, mas quem não tem cão caça com gato :)

talvez quando sair agora o CS4 eu me debruce sobre ele, como é que é a curva de aprendizagem, dá para transportar os conhecimentos de photoshop ou é um sistema de trabalhar muito diferente?

14. michael c

michael c Power Member

Eu acho que não é nada complexo. Basicamente montas coisas, é só posicionares os elementos. Eu acho muito prático. A vantagem em relação ao photoshop é que te permite fazer muitas coisas como dares margem de corte de forma simples e automática e permite teres uma visão muito mais ampla sobre o documento.

Contudo, para mim a maior vantagem é mesmo o ganho de tempo que se tem ao exigir menos recursos da máquina. O InDesign importa um qualquer elemento e faz uma gestão da qualidade do preview do elemento importado fazendo com que o ficheiro com que estejas a trabalhar no stage te apareça em modo de visualização mais leve e o sample real da imagem seja apenas mudado para qualidade real se mudares de modo de visualização ou no export para PDF.

Neste aspecto podes estar a trabalhar com imensas imagens que a máquina não se vai queixar. Já com o Photoshop não é bem assim já que o preview que estiver no stage é o final...e isso faz com que percas tempo à espera que a máquina pense, coisa que no InDesign não acontece. Recomendo, vale a pena. O tempo de aprendizagem é curto e compensa os tempos de espera que vais deixar de ter.

Cumps,
    michael c

15. helius

helius Power Member

hum, estou a ver que compensa.. realmente em páginas mais complexas, muitas vezes tenho que esperar ainda uns bocados para o photoshop processar as alterações..
    estou convencido, vou fazer download de um trial ou de um beta para ver se me adapto

cumps

16. michael c

michael c Power Member

Força nisso, vais ver que vai correr bem. Se tiveres dúvidas em algo, pergunta que se eu souber dou uma ajuda.:) Boa Sorte.

Cumps,
    michael c

17. Murphjoana

Murphjoana Power Member

Albuns Dreambooks

boas, sou cliente da dreambooks, faço os álbuns pela citylab, recebi esta noite a newsletter avisando sobre o lançamento do novo software da dreambooks, o software é uma coisa que não se vÊ na actualidade em lado algum, é todo ele programado em flex, uma tecnologia muito recente, o topo de gama da programação, tá uma obra de arte, perfeito mesmo, tentem experimentar para verem com os proprios olhos, a qualidade dos álbuns ja sei, pq como disse sou cliente ja algum tempo e os albuns dreambooks sao os melhores do país, afinal são patrocionados pelo "Compre o que é Nosso", sim considerem me um fanboy da dreambooks [​IMG]

Download www.citylab.pt -->Download(19MB)

ou

Download www.dreambooks.pt -->Download(19MB)

18. filisilva

filisilva Power Member

Não sei se já falaram do Blurb, eu uso, e para já estou contente com o resultado...e não acho os preços muito desajustados.

www.blurb.com

FS

19. PSH

PSH Power Member

O problema do blurb, é que o software é muito pouco intuitivo e muito complexo.

20. filisilva

filisilva Power Member

Não concordo...mas isso são opiniões pessoais, vou no meu segundo album no blurb, e para mim e depois de ver alguns..tipo foto.com, este é excelente...mau mau..o da photosport... vejam alguns dos álbuns na bookstore do blurb..sim dá para vender o teu livro... e muitos deles parecem feitos por pro's...

o que eu gosto da Blurb é o que eles teem predefenido e que depois podem facilmente ajustar e até gravar como novo modelo no teu pc...

Eu aconselho, se alguém precisar de algumas dicas do blurb, mandem PM, estou a acabar o meu segundo livro... 40 páginas (20*25cm) com as férias deste ano(compilação das melhores 400fotos), com capa dura e papel mate..dever´rondar os 30€ com entrega, prazo de execução e entrega..cerca de 10dias..

Partilhar esta Página