1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Albuns na ZWAME em testes.

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Metro, 1 de Junho de 2009. (Respostas: 68; Visualizações: 3563)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Por culpa do pessoal de fotografia e não só pensamos em dar mais qualquer coisa à comunidade.

Estamos a testar os Albuns ainda não tendo definido os limites que vão ser colocados.

O link directo é este: http://forum.zwame.pt/album.php

Já lá há 3 albuns. O acesso é dado manualmente e para já mais do que quantidade queremos é ter feedback das pessoas para melhorar o que for possível.

Impusemos para já os seguintes limites:
    - 150kb por imagem.
    - 60 imagens por Álbum. Os Utilizadores podem ter mais do que um álbum.
    - Largura máxima da imagem 800 pixels.
    - 25MB de espaço no total por utilizador.

Aguardamos o feedback de todos mas para já o mais importante é mesmo de quem tem acesso para percebermos o que podemos colocar diferente.

25MB por user acaba por ser muito para quem tem tantos utilizadores. Reparem que 5 utilizadores usariam 100MB, 40 utilizadores utilizariam 1GB.

Ainda é prematuro mas faria sentido que a utilizarem-se os Albuns se acabassem com as galerias, ou melhor, revertiam-se as galerias para Albuns.

Pedia que considerassem desactivar o Adblock na ZWAME. Temos como sabem apenas um banner no topo da página e precisamos do apoio de todos.

2. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas,

Dei uma vista de olhos pelos álbuns e fica aqui a minha opinião:

- Em vez da discrição ficar por baixo da foto, ficar de lado. Também seria boa ideia ter um género de pequena tabela. Neste momento tenho aberta a foto do estádio do Real Madrid (by Jamiro).

Ficaria assim

O que é: Estádio Santiago Barnabéu
    Autor: Jamiro, 2009

- Classificar as fotos como se vê em muitos sítios (de 1 a 5 estrelas)

- As opções "foto anterior" e "foto seguinte" ficarem também, de lado e não por baixo. Nem que em vez do texto ficassem umas setinhas

De resto, parece-me muito bem. Boa iniciativa pessoal, uma grande ideia :D

Cumps.

3. helius

helius Power Member

as estrelas são completamente desnecessárias.. se queres deixar uma opinião sobre uma foto escreves um comentário.. estrelinhas à olhares é que não..:P

ter os dados dos lados penso que resultaria bem em fotografias portrait mas em landscape já não e provávelmente ia deformar a skin do fórum

4. MikeFR

MikeFR Power Member

Penso que seria melhor estrelas a comentários, mas é a minha opinião.

Quanto aos dados de lado, penso que com a inserção das novas skins não haveria problema :p

5. Metro

Staff Member

A questão dos detalhes tem que ser deixado ao critério da pessoa que coloca. Pedir demais é também retirar a liberdade de quem decide partilhar as imagens. No caso de retratos acredito que se possa não querer dizer onde, nem quem nem quando. Temos que respeitar.

Quanto à info de lado sinceramente acho que é ruido que se adiciona. Desta forma fica mais clean. Mas lá está é a minha opinião.

Também concordo que as estrelas é muito redutor. Um comentário, ou não é algo melhor e mais preciso. Se é de feedback que se trata um comentário dá bem mais feedback do umas estrelas.

Eu dos masters gostava de ter a informação da abertura, velocidade e eventualmente a máquina e lente :D Pode ser interessante mas lá está: as pessoas são livres de dar esses detalhes ou não.

6. HecKel

HecKel The WORM

Uma questão quanto à licença das fotos, as mesmas passam a ser consideradas como propriedade da zwame tal como as nossas mensagens nos tópicos e afins, ou cada qual é livre de ter a licença que quiser /gerir as suas imagens?

7. michael c

michael c Power Member

É uma questão legitima...mas tu és demais HecKel.:205: :D

Cumps,
    michael c

8. xtr3me

xtr3me Power Member

Então e como se tem acesso aos álbuns? (criar)

9. eXcept

eXcept Power Member

tens ali a resposta. Neste momento o acesso é manual, dado pela equipa do fórum. Não sei se a pedido ou a utilizadores de relevo na área da fotografia, mas aposto na segunda hipótese, justamente para haver algum racionamento na utilização de recursos.

10. helius

helius Power Member

isso seria mais prático se depois de fazer o upload, quando se preenche os dados, fosse possível ter campos pré-definidos onde se inseriam os valores usados..

era também importante o sistema inserir automaticamente uma linha de texto com os direitos de autor, como o Heckel notou, tem que se estipular que o copyright pertence ao autor..

em relação ao alojamento, 25 MB parece-me excessivo, 15 chega e sobra (até 10..), desta forma as fotos são mais seleccionadas e as galerias não se tornam num "depósito" de fotos..

cumps

11. xtr3me

xtr3me Power Member

Que era o que eu queria saber ...

12. eXcept

eXcept Power Member

poderia era haver uma opção para definir se se pretende ou não mostrar os campos EXIF da foto, ou até mesmo colocar logo essa informação. Anyways, se fizeres o download da foto e vires o EXIF essa informação está lá.

13. helius

helius Power Member

isso não funciona em todos os casos, por exemplo eu uso o Save for Web que retira o EXIF das fotos..

14. xtr3me

xtr3me Power Member

Concordo com a questão do espaço. Parece-me que uma limitação um pouco maior no espaço seria bom não só em termos de minimização de recursos ocupados, mas também na filtragem das próprias fotos por parte dos autores.

Em relação á questão dos direitos de autor, é fazer uma dropdown ou um campo onde se possa escrever, em dois níveis (ao nível da galeria - global - ou a nível individual - para cada foto).

Em relação ao EXIF, a aparecer penso que terá de ser alternativo porque há pessoal que prefere não mostrar o EXIF (e há que respeitar).

15. MikeFR

MikeFR Power Member

Eu penso que ficaria bem, e não seria algo obrigatório. Mas por outro lado tens razão, por baixo fica mais "limpo" :)

As estrelas eram apenas uma ideia. Pensei nas estrelas, esquecendo-me que existem maneiras de ocultar os coments, mantendo a página limpa, só vendo quem quer. :) Isso da máquina era bastante engraçado por acaso :P

Também se pode inserir um script (acho eu) para não se conseguir tirar as fotos, se for necessário.

16. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Ao clicar numa das fotos de qualquer um dos albuns, não é possível adicionar um botão, por exemplo, para andar para a próxima e ourtro para a anterior quando estamos a visualizar as fotos, uma a uma???

cUMPs

17. xtr3me

xtr3me Power Member

Tens em baixo da foto o link para a próxima, a anterior e a primeira da galeria. Só não têm "icones", mas os links estão lá.

18. Metro

Staff Member

Assim de repente as pessoas colocam marca de água com o nome ou nick dai não ver qualquer problema em ficarmos com os direitos das imagens. Mas é uma questão de revermos os Termos de Privacidade e de Serviço e colocar isso preto no branco.

Não temos qualquer interesse em ficar "donos" das fotografias dos utilizadores. A ideia é dar mais um serviços aos nossos membros. Mas é uma boa questão e que vamos resolver desde o início para não haver problemas. Até porque há outras questões a discutir que tem a haver com a parte se o utilizador é banido e assim deixar de ter acesso às imagens.

Estamos em testes. Diria que muito alfa, tendo em conta as questões que já foram colocando aqui. A ideia é dar mais como já disse. Assim tenhamos possibilidades para.

Tudo aspectos muito pertinentes. Gostava de ouvir mais opiniões do tamanho certo em termos de MB. Não tanto por uma questão de recursos em si, mas também e por outro lado a vantagem de as pessoas seleccionarem mais as imagens que colocariam.

Vamos ver as forma de resolver estes itens.

Dizer ainda que o critério utilizado para testes acabou por compreender pessoas do staff e o helius e o strobe que estiveram no encontro de fotografia para já. É bom termos várias opiniões e limar as arestas que houver a limar.
    Repito que não temos qualquer interesse em ficar com as fotos dos membros. Temos uma serie de regras para salvaguardar a ZWAME naturalmente mas se lerem as licenças com que concordam no google, da Microsoft e tantos outros é assustador com o que concordamos.
    Com marca de água nas imagens ea possibilidade de adicionar, editarem e apagarem as imagens o problema colocasse apenas com os banidos. Mas isto é ainda uma opinião preliminar.

Estou certo que arranjamos aqui um consenso alargado de qual a forma melhor para fazer as coisas. Vou falar com o chip acerca das limitações ou não de termos os campos predefinidos e eventualmente adicionar ou não logo à partida algo do género: As imagens são propriedade do seu autor ou uma licença CC.

19. HecKel

HecKel The WORM

Nem eu disse que queriam ficar donos das fotografias, no entanto falamos de material com direitos de propriedade intelectual, mesmo com marca de água é uma questão bastante importante a tratar, não só para os interesses dos utilizadores mas também para salvaguardar a própria comunidade de problemas. Tal como eu disse, trata-se de material com direitos de propriedade intelectual (ou artística ou que raio é).

A comparação que eu fiz com as mensagens nos posts foi mesmo com o intuito de fazer a comparação, as regras da comunidade neste momento aplicam-se também aos albuns, e visto que estão agora em fase de testes julgo pertinente terem estes dados todos a considerar. A partir do momento em que eu carrego em "submit" nesta minha mensagem, perdi todo o direito sobre ela, passa a ser propriedade da zwame. Isso não quer dizer que eu não a possa alterar ou apagar no entanto se fosse mesmo importante, certamente que seria reposta por um moderador. As imagens não podem mesmo estar sujeitas a estas regras a menos que o utilizador diga explicitamente que cede os direitos à zwame.

Fica aqui a salvaguarda.

PS: Não tenho quaisquer interesses com isto, isto trata-se de uma sugestão e não de uma critica à iniciativa.

20. Metro

Staff Member

Eu percebi.

Vou amadurecer melhor as ideias e esperar por outras opiniões mas não vejo utilizarmos as imagens para o que quer que seja para além de estarem em exposição para os users verem.

A parte de amadurecer as ideias é ver como é que colocamos isso preto no branco. As reservas das pessoas são legítimas e quero que isso fique claro logo desde o início. Não tenho conta no flicker para saber como eles fazem.

Para não perder tempo a procurar alguém me faz um update?

Com o que é que concordam quando criam uma conta e que tipo de licença ,protecção é que o Flicker tem / dá?

Última edição: 1 de Junho de 2009

Partilhar esta Página