alcool isopropílico - onde comprar ?

Não entendi o porquê de andarem a gastar rios de dinheiro a comprar álcool isopropílico quando o simples álcool etílico que se compra em qualquer drogaria faz o mesmo.
 
Não entendi o porquê de andarem a gastar rios de dinheiro a comprar álcool isopropílico quando o simples álcool etílico que se compra em qualquer drogaria faz o mesmo.
Até podes usar água. Não entendo porquê de andarem a gastar rios de dinheiro em álcool etílico quando podem simplesmente pôr as coisas à chuva, depois se secarem devidamente antes de voltar a ligar não há problema nenhum.
 
Não entendi o porquê de andarem a gastar rios de dinheiro a comprar álcool isopropílico quando o simples álcool etílico que se compra em qualquer drogaria faz o mesmo.

Porque o álcool isopropilico não deixa resíduos e evapora por completo, enquanto o álcool etílico é condutor e deixa resíduos. Tão simples como isso.

Dito isto, andam a comprar isso super caro. Aqui na minha farmácia vendo 1L de álcool isopropilico farmacêutico (99%+ pureza) por 3,50€.
 
E para limpar um CPU de massa térmica é preciso comprar isso? ...

Não, podes limpar só fisicamente, mas existem mais ocasiões para limpar harware que só massa termica. Até pode ser quando se exagera na quantidade de massa termica. Faz todo o sentido quem tem que limpar harware usar alcool isopropilico, até porque é um bom solvente.
 
Porque o álcool isopropilico não deixa resíduos e evapora por completo, enquanto o álcool etílico é condutor e deixa resíduos. Tão simples como isso.

Dito isto, andam a comprar isso super caro. Aqui na minha farmácia vendo 1L de álcool isopropilico farmacêutico (99%+ pureza) por 3,50€.
Onde é a tua farmacia?
 
Yap covid19 =/. Eu e tudo ha base de compressor e para limpar massa que como uso aftermarket cooler e sou eu que aplico qd meto nao exagero consigo limpar com um palito com calma aos poucos,e raro transbordar para mais que um pouco na lateral o IHS.
 
Eu vivo na zona de Braga e à cerca de 3 semanas também precisei de comprar. Fui a 3 farmácias +- no centro e nenhuma tinha. Fui a uma loja de ferragens perto de onde vivo e só tinha 5L, e naturalmente custava uma fortuna. Comprei uma embalagem de 500ml na Leroy Merlin por 5 ou 6€.
 
Os preços triplicaram (ou mais) porque o álcool isopropilico é o melhor álcool para soluções desinfectantes de mãos. (evapora mais depressa que o etílico e com menos resíduos). Aqui tenho comprado em garrafões de 25 litros, mas tenho utilidade para essas quantidades!
 
Porque o álcool isopropilico não deixa resíduos e evapora por completo, enquanto o álcool etílico é condutor e deixa resíduos. Tão simples como isso.

Dito isto, andam a comprar isso super caro. Aqui na minha farmácia vendo 1L de álcool isopropilico farmacêutico (99%+ pureza) por 3,50€.
À partida se o etanol tivesse uma pureza igual à do isopropanol que se encontra normalmente no mercado, (>99%) não teria problema de usar para limpeza de componentes electrónicos. Contudo, o etanol é bem mais compliado de purificar que o isopropanol e por isso o mais comum é de 96%, que ainda tem bastantes impurezas para este tipo de aplicações, que é o que fica depois como resíduo.

Etanol com mais pureza, como por exemplo o chamado etanol absoluto (pureza normalmente > 99,5%), não teria qq problema de usar, mas fica bem mais caro e por isso é preferível usar o isopropanol. Nenhum dos álcoois em si é condutor, as impurezas presentes é que poderão ser condutoras em particular se contiverem minerais.

Edit:
Atenção de que o alcool isopropílico que a Leroy Merlin vende apenas tem contem 90% de álcool e não os 99,5% que deve ter caso seja para aplicar em placas electronicas com soldas em estanho.
x2

Isopropanol com com pureza mais baixa também será de evitar para limpar componentes eletrónicos, pelos motivos descritos acima.
 
Última edição:
À partida se o etanol tivesse uma pureza igual à do isopropanol que se encontra normalmente no mercado, (>99%) não teria problema de usar para limpeza de componentes electrónicos. Contudo, o etanol é bem mais compliado de purificar que o isopropanol e por isso o mais comum é de 96%, que ainda tem bastantes impurezas para este tipo de aplicações, que é o que fica depois como resíduo.

Etanol com mais pureza, como por exemplo o chamado etanol absoluto (pureza normalmente > 99,5%), não teria qq problema de usar, mas fica bem mais caro e por isso é preferível usar o isopropanol. Nenhum dos álcoois em si é condutor, as impurezas presentes é que poderão ser condutoras em particular se contiverem minerais.

Edit:

x2

Isopropanol com com pureza mais baixa também será de evitar para limpar componentes eletrónicos, pelos motivos descritos acima.

O problema do Etanol nem é bem esse. Não é assim tão difícil criar etanol acima de 99% de pureza. Uma tripla destilação com filtragem adequada e está a festa feita.
O problema do etanol é que tem que ser desnaturado para poder ser vendido sem o imposto das bebidas alcoólicas, que o coloca num preço proibitivo. E não faz muito sentido desnaturar álcool com grande pureza.
 
O problema do Etanol nem é bem esse. Não é assim tão difícil criar etanol acima de 99% de pureza. Uma tripla destilação com filtragem adequada e está a festa feita.
O problema do etanol é que tem que ser desnaturado para poder ser vendido sem o imposto das bebidas alcoólicas, que o coloca num preço proibitivo. E não faz muito sentido desnaturar álcool com grande pureza.
Sabia do problema de desnaturar o etanol, assim como algumas das burocracias/impostos associadas à compra de etanol.
Contudo, desde há muito tempo que associei o preço superior do etanol com maior pureza à maior dificuldade em separar a mistura azeotrópica do etanol/água e da necessidade de várias destilações fraccionadas. Assumo que provavelmente estou errado, até porque nunca investiguei o assunto a fundo e o isopropanol também forma uma mistura azeotrópica com água.
Desculpem um pouco de off topic, mas é o meu lado de químico a falar mais alto ... :D
 
Última edição:
Back
Topo