[ALERTA] Burla a circular para numeros de telefone fixo PT

Palito

Power Member
Boa tarde a todos.
Tenho o cuidado de vir reportar uma burla que está a circular nos números de telefone fixo PT, e até mesmo não PT. Recebi à algum tempo (coisa de 1 hora) uma chamada supostamente da PT Comunicações, em como tinha sido um dos premiados para ganhar um prémio de 200€.

A chamada logo no inicio era suspeita. Começa por atender um senhor da "PT", que mal sabe o titular do telefone, e que pergunta se somos mesmo clientes PT Comunicações (Ora se são da PT, como raio não sabem isto?!). Mal perguntei se estavam a ligar mesmo da Portugal Telecom, mudaram-me de operador "de estalo" sem confirmar que o iam fazer, e atendeu-me uma senhora, que tentou com toda a persistência dissuadir-me sempre desviando-se das perguntas básicas. Ora eu, fingi que era pato, lá aceitei o "Numero de telefone único", cujo teria um valor acrescentado ***APENAS SE EU NÃO FOSSE CLIENTE PT***, disse boa tarde que ligaria de seguida e desliguei.

Primeiro passo, fui procurar pelo numero na internet, encontrei logo 3 queixas com o mesmo numero, e com uma situação igualzinha, queixas estas feitas desde Abril de 2012 até Outubro de 2012 em que pessoas mais velhas, não sabendo destes perigos, caíram na burla.

Liguei logo de seguida para a PT Comunicações através do 16200, e notei logo a diferença. Atenderam, deram boas tardes, disseram-me o nome e perguntaram com quem estavam a falar, confirmaram o numero de telefone, titular, bem, o usual. Expliquei a situação ao senhor que me atendeu, ele perguntou logo se era um numero começado por 607 e se me tinham dito que a chamada teria um valor acrescentado, tendo eu respondi que sim (só aqui já se sabia que o tal numero era uma óbvia burla). O Senhor explicou-me que têm conhecimento desta burla, e perguntou imediatamente se eu já tinha ligado para o numero, tendo eu respondido que não pois estava desconfiado, e era esse o motivo da minha chamada para o numero 16200. O Senhor depois ainda me explicou que esta burla tem como objectivo eu ligar, ficar uma data de tempo ao telefone (para contar impulsos), de modo a debitarem-me até 30€ na próxima factura da PT, e ofereceu-se de imediato para barrar a marcação de numeros começados por 607. Assim o fiz, agradeci o tempo e a ajuda prestada, e desliguei. Até aqui tudo bem, este era 120% um atendedor da PT, não só por ter ligado para o 16200, mas também pela forma de atender o cliente.

Mas o engraçado é, isto não termina aqui!

Uns minutos depois, voltaram-me a ligar a confirmar se já tinha ligado (pois eles sabiam que não). Atendi, e disse-lhes na cara que não me enganavam que eu já sabia que era uma burla pois tinha ligado para a PT, dei uma "boa tarde" e desliguei.

E VOLTARAM A LIGAR! Começaram com tretas de que eu estava enganado, que acabei de perder uma oportunidade de ganhar 200€, que se sentiam "ofendidos" por julgar que era uma burla, que eu era um "malcriadão", e desligaram! NUNCA NA VIDA UM ATENDEDOR DA PT FARIA ISTO! E isto para quê? Na tentativa de "me picar" para eu marcar o tal numero para discutir com eles!

O Numero que dizem para ligar é o 607 930 031 - NÃO MARQUEM ESTE NUMERO NO VOSSO TELEFONE!

Fica aqui o aviso a todos, espero que não caiam também! Em especial, avisem pessoas mais idosas que conheçam, que não tenham tanta experiência a detectar este género de burlas, como pais ou avós, pois certamente se eu não calho a estar em casa, os meus pais cairiam que nem patinhos!

Lamento pelo enorme post, se estiver na secção errada agradecia que movessem para a certa.

Sem mais, continuação de uma boa tarde a todos!
 
Última edição:
Back
Topo