Alerta HP. Atenção!!!!!!!!!!Compaq 6510b. Noisy FAN. Ventoinha. Ruído.

HP Compaq 6510b

UM ALERTA SOBRE ESTE MODELO DE PC PORTÁTIL EM CONCRETO E TAMBÉM SOBRE A FORMA DE ACTUAÇÃO DA HP

ÚTIL PARA QUEM ESTIVER EM PROCESSO DE COMPRA DE QUALQUER EQUIPAMENTO INFORMÁTICO

Resumo da situação:
Compra de um portátil HP Compaq 6510b, com um defeito de fabrico perfeitamente identificado pela HP (funcionamento contínuo da ventoinha de refrigeração, causando nível de ruído inaceitável – tipo aspirador) há já bastante tempo, não tendo a marca procedido ao recall dos equipamentos defeituosos junto dos seus distribuidores, permitindo que continuem alegremente a ser comprados por incautos, apostando em que o cliente não reclame.

EXTENSO MAS CREIO QUE INFORMATIVO

O ponto de situação actual deste caso foi uma proposta para substituição por um equipamento com características inferiores (valor de mercado -200 € face ao original). Esta proposta foi naturalmente recusada.



Emails (sem qualquer resposta formal) que ilustram o caso e a forma como a HP actua e trata os seus clientes:

De: < > Enviado: Qua Out 10 10:35

Para: [email protected] Prioridade: Normal

Assunto: Fwd:: Reclamação sobre reparação de portátil Tipo: HTML Msg


Bom dia,

Até ao momento não obtive qualquer resposta ao email enviado no dia 04/10.

Estou a ficar verdadeiramente apreensivo com toda esta situação, uma vez que tenho contactado diariamente o call center da HP, e ontem ligaram-me pelas 08:50, para me dizerem que a informação dos técnicos é que a previsão de disponibilidade da peça (ou peças) necessárias à reparação é de não menos que duas semanas. Estou sem computador desde 28/09 (tinha usado o mesmo dois dias). No primeiro contacto com o call center, antes de ter sido levantado o computador tinham-me referido um prazo máximo de 10 dias (com indicação que habitualmente seria 1 semana). Mais me informaram que mesmo as duas semanas são meramente indicativas e que até lá nada podem fazer.

Considero esta situação verdadeiramente inaceitável, uma vez que se trata de um problema bem tipificado pela HP há já bastante tempo (creio que desde Maio). Referi ao operador do call center que estava receptivo a uma proposta alternativa (referi inclusive que existe outro modelo, 6710b que aceitaria em substituição - naturalmente sempre que não tenha o mesmo defeito). Estou durante todo este tempo a usar outro pc de "empréstimo", não tendo solução para o meu problema à vista.

Cumprimentos,




----- Original Message -----
From:
To: [email protected], [email protected]
Sent: Thu Oct 4 10:12
Subject: Fwd:: Reclamação sobre reparação de portátil




Exmos. Srs.,



Fui até recentemente um cliente fiel da marca Toshiba, tendo até então comprado para uso pessoal 4 portáteis e solicitado no âmbito profissional sempre que possível e considerando a política das empresas nas quais trabalhava em cada momento equipamentos dessa marca, essencialmente portáteis.



Sempre considerei a Toshiba uma marca com uma excelente relação qualidade / preço, nunca tendo tido qualquer motivo para insatisfação.



Feita esta premissa, recentemente e para uso pessoal, decidi que era o momento de trocar o meu portátil, um Toshiba Tecra A3. Iniciei naturalmente um processo de análise dos modelos actualmente comercializados pela Toshiba e também pelas restantes marcas no mercado.



Após análise das diversas alternativas e considerando as características por mim pretendidas (essencialmente um portátil para uso pessoal mas numa vertente académica – sou neste momento mestrando em gestão), arrisquei a sair fora da minha marca de eleição até então, optando por um HP Compaq 6510b.



Efectuei a compra e recebi o equipamento, tendo procedido à configuração inicial do computador, bem como à instalação de todo o software de que necessito.



Do ponto de vista de expectativas o equipamento revelou-se o que pretendia, com excepção de um aspecto não despiciente: RUÍDO. O funcionamento da ventoinha de arrefecimento do equipamento é constante e produz níveis de ruído inaceitáveis. Este problema, vim posteriormente a descobrir, tinha já sido identificado pela HP, tendo inclusive sido criado um procedimento para a sua resolução, que passa pela substituição da motherboard.



Infelizmente só obtive esta informação quando já tinha passado o ponto de não retorno, ou seja, já tinha comprado o portátil.



Procedi então ao contacto junto da HP para saber como resolver esta situação. Fui informado que existiam duas alternativas: um documento emitido pela HP que me permitiria trocar o equipamento com defeito por um novo ou a abertura de um pedido de reparação. Relativamente à primeira opção, fui também (honestamente diga-se em abono da verdade) alertado para o facto de que existiria a probabilidade do novo equipamento manifestar a mesma anomalia, uma vez que se trata de um lote de portáteis.

Optei então pela segunda alternativa, tendo o portátil sido levantado pela UPS no dia 28/09 (6ª feira). Fui informado pelo call center que a reparação teria um período máximo de 10 dias mas que habitualmente seria uma semana.



Recebi posteriormente emails com informação sobre o processo e um link para acompanhamento online do status do mesmo.



Neste momento a informação que consta é:

“Lamentamos informar que, devido a um problema de stock de componentes necessários para a reparação, irá ocorrer um atraso na entrega do seu equipamento. Desde já aceite as nossas sinceras desculpas, e podemos assegurar que estamos a desenvolver os esforços necessários para resolver este assunto da forma mais célere possível. Irá receber uma outra notificação com a confirmação da entrega do equipamento.”



Não colocando em questão a vertente informativa e a cortesia manifestada pelos operadores do call center, não quis deixar de manifestar o meu mais profundo desagrado com toda a situação uma vez que usufrui do portátil exactamente dois dias, até o ter enviado para reparação.



Quero ainda salientar este é um problema já bem identificado pela HP, tendo inclusive sido colocado na internet um descritivo aparentemente “oficial” da HP sobre o tema:

“DESCRIPTION

This document applies to HP Notebook PCs with Microsoft Windows Vista

The notebook PC fan does not shut off, runs in high speed only and creates a loud fan noise. The loud fan noise is due to the volume of air being pushed.



SERVICE ACTION

This is a "Fix-on-Failure" service event. Proactive service is neither necessary nor authorized.



If a notebook exhibiting this failure falls within the scope indicated above, is within warranty, was built between 4/1/2007 and 6/9/2007, the serial number range is between CNU714XXXX to CNU723XXXX, please set up a service event.



Service:

If a notebook exhibiting this failure comes in for service, replace the system board with the appropriate following spare part:

HP Compaq 6510b Notebook PC: SPS-BD SYS GM (DF) 446906-001

HP Compaq 6710b Notebook PC: SPS-BD SYS (FF) 446904-001

HP Compaq 6710s Notebook PC: SPS-BD SYS +WWAN(FF) 446905-001



NOTE: System boards with revision x.31 and above do not have this issue.

Recommended Action: Fix on Specified Failure



Hardware Platforms Affected: HP Compaq 6510b Notebook PC, HP Compaq 6710b Notebook PC, HP Compaq 6710s Notebook PC

Operating Systems Affected: Microsoft Windows Vista Business (32-bit)

Software Affected: Not Applicable”



Coloco as seguintes questões:

Não seria mais honesto e tendente à satisfação do cliente proceder ao recall dos equipamentos identificados com o defeito junto dos revendedores, evitando desta forma a sua venda?

Não seria mais honesto colocar um alerta no site da HP na área onde se descreve este modelo com informação sobre este problema?

Por último, uma vez que se trata de uma situação bem tipificada, consideram aceitável a indicação de que, para além do inconveniente que foi o envio do equipamento para reparação, tenha ainda que sofrer por atrasos na obtenção dos componentes necessários à reparação?



Naturalmente que não sou em absoluto neste momento um cliente satisfeito, lamentando até agora ter trocado uma marca que nunca me deu problemas (Toshiba) por outra que logo na primeira experiência apresenta este desempenho.



Espero contribuir com este relato para a análise desta situação e para a melhoria dos vossos produtos e serviços, senão para meu benefício futuro (uma vez que da próxima vez que ponderar pela aquisição de equipamentos HP terei em mente este incidente), pelo menos para outros potenciais clientes.



Para que eventualmente possam complementar a análise com elementos adicionais que considerem úteis, fica a refª do processo:

Acerca do caso de reparação ,

Número de série :

Call reference :

Product nbr :

Description : HP COMPAQ 6510B T7500 14





Aceitem os meus melhores cumprimentos,
 
Última edição pelo moderador:
Nos 1ºs 15 dias tudo pode ser feito, até reaveres o dinheiro sem dares qualquer justificação!Se enviaste para reparar dia 28 e só o tinhas usado 2 dias, porque não exigiste a troca por novo?
Só li o inicio, e espero estar enganado, mas parece-me que vai demorar muito mais...
 
Ainda bem que avisas porque estava para comprar este modelo. Já sabia do problema mas julgava que a HP já tinha resolvido nos novos computadores. Muito obrigado por me poupares tempo, trabalho e dinheiro, tanto mais que a compra seria para reolver um problema parecido com um asus (faz um bocado de barulho de mais para meu gosto).
 
este aparentemente é um problema bem definido a um lote específico de pc. Se por acaso tiveres (previamente) acesso a ver o nº de série do pc e for posterior aos que têm o problema, em princípio não fará o barulho. Já quanto à ética da HP e à sua forma de trabalhar, nada para mim a "limpa".
 
este aparentemente é um problema bem definido a um lote específico de pc. Se por acaso tiveres (previamente) acesso a ver o nº de série do pc e for posterior aos que têm o problema, em princípio não fará o barulho. Já quanto à ética da HP e à sua forma de trabalhar, nada para mim a "limpa".
Pois, eu sei disso, mas mais vale não arriscar...
 
Porque é que não tentas ajuda na Deco? Conheço quem seja sócio e em geral eles fazem uma pressão junto dos fornecedores que costuma resultar. Pode ser que ajude.
E já agora pede uma indemnização pelo tempo que estás sem um produto que comprastes e além do mais tem um defeito já antes identificado.
 
Também tenho um portatil destes, e acho a ventoinha de facto muito ruidosa, e trabalhadora em demasia.
tenho acompanhado o forum da hp sobre este problema e o s/n do meu portatil é = CNU7400N12
portanto, supostamente fora dos lotes já referenciados, mas continuo a achar este portatil super ruidoso, comparado com todos os outros que tenho tido, quer hp, quer dell quer toshiba

seja como for abri uma avaria no site da hp sobre este problema

mas... entretanto já tinha comprado ram (2 reguas de 2 gb) e coloquei-a no portatil. acham que sou obrigado a re-colocar a ram original antes de eles me verem o portatil ?? será que podem alegar "perda de garantia" ??

obrigado pelo apoio

Mario Pilar
 
Também tenho um portatil destes, e acho a ventoinha de facto muito ruidosa, e trabalhadora em demasia.
tenho acompanhado o forum da hp sobre este problema e o s/n do meu portatil é = CNU7400N12
portanto, supostamente fora dos lotes já referenciados, mas continuo a achar este portatil super ruidoso, comparado com todos os outros que tenho tido, quer hp, quer dell quer toshiba

seja como for abri uma avaria no site da hp sobre este problema

mas... entretanto já tinha comprado ram (2 reguas de 2 gb) e coloquei-a no portatil. acham que sou obrigado a re-colocar a ram original antes de eles me verem o portatil ?? será que podem alegar "perda de garantia" ??

obrigado pelo apoio

Mario Pilar

è o melhor que tens a fazer. Num HP dv1267ea quando quiz aumentar a memória telefonei-lhes e perguntei sobre a garantia e disseram-me que perderia a garantia (na altura até lhes disse que lhes comprava a memória e/ou que levava o computaor a um centro HP autorizado). No final acabei de comprar num centro hp autorizado mas disseram-me para não vender/deitar fora a memória original porque se o portátil tivesse de ser arranjado eles poderia alegar que a garantia tinha sido violada. Isso foi há uns 2 anos. Não sei como é agora, mas julgo que para jogares pelo seguro, mas vale meteres a ram original.
 
A Hp não tem um centro de assistência técnica físico tal como a toshiba e afins onde uma pessoa se possa deslocar fisicamente para reclamar? É que isso por telefone e e-mail é o mesmo que nada, estão escondidos por trás do telefone ou do teclado... :rolleyes:

Abraço
 
Back
Topo