Alerta para televisores inadequados à recepção da TDT

Já estive a dar uma olhada pelo site de algumas marcas famosas e em muitos modelos não existe referência à descodificação vídeo (MPEG-4, MPEG-2 ou outra)...

Já agora alguém tem ideia do preço aprox. que terão as tais boxes para as TVs que não estejam preparadas para TDT?
 
Última edição:
Bueno, uma pequena contribuiçao...

Vivo em Espanha, Madrid...TDT já existe aqui há uns 4 ou 5 anos...em "convivencia" com a TV analogica de toda a vida (dual cast); porque em simultaneo? Porque muita gente ainda nao tem TV's preparadas para TDT, ou cujas antenas dos predios ainda nao foram adaptadas (e tambem pq ha zonas em espanha onde ainda nao ha cobertura TDT).

A verdade é que nesta fase da implementacao da TDT em Espanha, ja existe 88% de cobertura populacional a nivel nacional (sendo "recomendado" de acordo com a directiva europeia em questao, uma cobertura de 95% se nao estou em erro antes de que se possa "apagar a analogica" - aka "apagao analogico" a nivel nacional); ou seja, em todos os centros urbanos espanhois, so nao tem TDT quem nao quer (sim, pq se podem comprar "adaptadores" para a TV - conversores - por muito pouco dinheiro; o Estado espanhol subvenciona a adquisicao desses aparalhometros, chegando desta forma a custar menos de 20€...); no que respeita aos sitios menos habitados (tipo no meio dos montes, zonas isoladas, etc), ainda se está a proceder a activacao da TDT - ou seja, sao os 12% (100-88=12%) que faltam para atingir a quota de 100% de cobertura espanhola TDT. Contudo recordo que a Uniao europeia recomenda aproximadamente 95% (ou era 98%? ja nao me lembro) de cobertura nacional para que se produza o APAGAO ANALOGICO!!!

Em Espanha, esse data foi definida pelo Governo para o dia 3 de abril de 2010 (inicialmente era para ser em 2012, mas la conseguiram antecipar a coisa...).

E como é a TDT em Espanha...? Façamos a obvia comparacao - com o analogico (e em concreto falo na Comunidade de Madrid, que é onde vivo...)

Analogico - 8 canais
TDT - 31 canais activados e em funcionamento (cerca de 40 ainda sem ser atribuida licença...)

Analogico - tens teletexto!!!! weeee
TDT - nao tens teletexto, mas tens acesso a conteudos digitais (tipo teletexto, mas versao digital), etc.

Analogico - ouves um sinal de audio (e aqui, TUDO em espanhol);
TDT - dual audio...podes escolher a pista de audio - (espanhola ou idioma original do filme, serie, etc) - e adicionar legendas em espanhol...

Entre muitas outras possibilidades que a TDT oferece (HD, internet, etc.)...

Info TDT em Espanha - http://www.impulsatdt.es

E porque TDT? PQ É GRATISSSS! Que tal? Parece razao suficiente? Em Portugal aparentemente nao, porque...

- se nao me engano, ainda nem foi aberto nenhum concurso publico para a adaptacao das emissoras analogicas para a tecnologia digital;
- ha demasiados interesses empresariais (TVCabo, MEO, etcs...) em impedir (ou pelo menos atrasar o mais possivel) que um servico gratuito lhes faça concorrencia; a isto se chama lobbying - ou em portugal, onde o pessoal é mais descarado - chama-se corrupçao empresarial. E SIM, a TDT fará concorrëncia a qualquer servico que te cobra 50€ mensais para te dar uns 50 canais de TV...a TDT pode (e vai) oferecer mais, e melhores servicos...GRATIS! :)

Vejam uma noticia de 2006 - http://dn.sapo.pt/2006/08/25/economia/portugal_mais_atrasado_televisao_dig.html

Acho que apesar de antiga, ja revela muito em que estado se encontrava a TDT nessa altura (ha 2 anos e meio); que mudou desde entao? NADA! E os portugueses ainda se queixam do país que tem...NINGUEM SE MEXE! Vêm a merd* toda a acontecer em casa, e nao fazem NADA para limpa-la...incrivel...

Sou portugues, gosto de se-lo, adoro o meu pais (do ponto de vista geografico, gastronomico, climatico, e pouco mais)...tenho pena que as pessoas nao acordem (em geral) e nao se mexam, para melhorar as coisas em geral...a TDT é so um exemplo do quao podres estao as coisas na lusitania, e ao mesmo tempo, justifica e motiva o porque de Portugal estar SEMPRE na cauda europeia...
 
Bueno, uma pequena contribuiçao...

Vivo em Espanha, Madrid...TDT já existe aqui há uns 4 ou 5 anos...em "convivencia" com a TV analogica de toda a vida (dual cast); porque em simultaneo? Porque muita gente ainda nao tem TV's preparadas para TDT, ou cujas antenas dos predios ainda nao foram adaptadas (e tambem pq ha zonas em espanha onde ainda nao ha cobertura TDT).

A verdade é que nesta fase da implementacao da TDT em Espanha, ja existe 88% de cobertura populacional a nivel nacional (sendo "recomendado" de acordo com a directiva europeia em questao, uma cobertura de 95% se nao estou em erro antes de que se possa "apagar a analogica" - aka "apagao analogico" a nivel nacional); ou seja, em todos os centros urbanos espanhois, so nao tem TDT quem nao quer (sim, pq se podem comprar "adaptadores" para a TV - conversores - por muito pouco dinheiro; o Estado espanhol subvenciona a adquisicao desses aparalhometros, chegando desta forma a custar menos de 20€...); no que respeita aos sitios menos habitados (tipo no meio dos montes, zonas isoladas, etc), ainda se está a proceder a activacao da TDT - ou seja, sao os 12% (100-88=12%) que faltam para atingir a quota de 100% de cobertura espanhola TDT. Contudo recordo que a Uniao europeia recomenda aproximadamente 95% (ou era 98%? ja nao me lembro) de cobertura nacional para que se produza o APAGAO ANALOGICO!!!

Em Espanha, esse data foi definida pelo Governo para o dia 3 de abril de 2010 (inicialmente era para ser em 2012, mas la conseguiram antecipar a coisa...).

E como é a TDT em Espanha...? Façamos a obvia comparacao - com o analogico (e em concreto falo na Comunidade de Madrid, que é onde vivo...)

Analogico - 8 canais
TDT - 31 canais activados e em funcionamento (cerca de 40 ainda sem ser atribuida licença...)

Analogico - tens teletexto!!!! weeee
TDT - nao tens teletexto, mas tens acesso a conteudos digitais (tipo teletexto, mas versao digital), etc.

Analogico - ouves um sinal de audio (e aqui, TUDO em espanhol);
TDT - dual audio...podes escolher a pista de audio - (espanhola ou idioma original do filme, serie, etc) - e adicionar legendas em espanhol...

Entre muitas outras possibilidades que a TDT oferece (HD, internet, etc.)...

Info TDT em Espanha - http://www.impulsatdt.es

E porque TDT? PQ É GRATISSSS! Que tal? Parece razao suficiente? Em Portugal aparentemente nao, porque...

- se nao me engano, ainda nem foi aberto nenhum concurso publico para a adaptacao das emissoras analogicas para a tecnologia digital;
- ha demasiados interesses empresariais (TVCabo, MEO, etcs...) em impedir (ou pelo menos atrasar o mais possivel) que um servico gratuito lhes faça concorrencia; a isto se chama lobbying - ou em portugal, onde o pessoal é mais descarado - chama-se corrupçao empresarial. E SIM, a TDT fará concorrëncia a qualquer servico que te cobra 50€ mensais para te dar uns 50 canais de TV...a TDT pode (e vai) oferecer mais, e melhores servicos...GRATIS! :)

Vejam uma noticia de 2006 - http://dn.sapo.pt/2006/08/25/economia/portugal_mais_atrasado_televisao_dig.html

Acho que apesar de antiga, ja revela muito em que estado se encontrava a TDT nessa altura (ha 2 anos e meio); que mudou desde entao? NADA! E os portugueses ainda se queixam do país que tem...NINGUEM SE MEXE! Vêm a merd* toda a acontecer em casa, e nao fazem NADA para limpa-la...incrivel...

Sou portugues, gosto de se-lo, adoro o meu pais (do ponto de vista geografico, gastronomico, climatico, e pouco mais)...tenho pena que as pessoas nao acordem (em geral) e nao se mexam, para melhorar as coisas em geral...a TDT é so um exemplo do quao podres estao as coisas na lusitania, e ao mesmo tempo, justifica e motiva o porque de Portugal estar SEMPRE na cauda europeia...


Boas, existe ai muita falta de informação. Essa noticia esta desactulizada.
1.º O concurso para TDT ja foi feito e atribuida a licença a PT.
2.º A PT ficou com os canais nacionais e com os canais pagos.
3.º A PT vai disponibilizar os 5 canais nacionais de Borla, não temos 31 canais como os espanhois devido ao tamanho demografico.Mas vais ter mais uns 10 que irao ser mediante assinatura.
4.º Vejo tambem como vantagem a adoção da norma mpeg4 em vez da espanhola.(o exemplo frances em que começou com mpeg2 e agora esta a passar para mpeg4.
Mas estamos muito atrasados em relação a europa, talves devido a como tu dizes aos interesses de certos operadores.
Um abraço.
 
Boas, existe ai muita falta de informação. Essa noticia esta desactulizada.
1.º O concurso para TDT ja foi feito e atribuida a licença a PT.
2.º A PT ficou com os canais nacionais e com os canais pagos.
3.º A PT vai disponibilizar os 5 canais nacionais de Borla, não temos 31 canais como os espanhois devido ao tamanho demografico.Mas vais ter mais uns 10 que irao ser mediante assinatura.

Gracias pelo update!

Ouch...a PT vai cobrar pela TDT? (ou seja, pelos 10 canais extra?) QUE ABUSO! Como se nota que se querem dedicar mais ao MEO que a TDT...a logica principal da TDT é o facto de ser um servico gratuito! O interesse da Comissao Europeia em incentivar os Estados membro a desenvolver a tecnologia TDT e a aplica-la é efectivamente o beneficio dos consumidores! A Comissao Europeia recomenda que se dê TV digital gratis aos europeus... e em Portugal opta-se por dar 5 canais gratis, e aproveita-se para lancar um novo produto (mais 10 canais, como referes), PAGOS! Que ridiculo...

Mas olha que deve haver "largura" para mais canais em Portugal...entao se aqui em Espanha apagam 8 analogicos, e com o espectometro hertziano que libertam (sorry se a terminologia é incorrecta...), metem 4 vezes mais canais, e ainda reservam mais espaco para MAIS canais (fala-se em até 80 canais na Comunidade de Madrid, se houverem suficientes canais interessados em emitir).

A diferenca (uma vez mais) é que a ANACOM vai pra cama com a PT, e pronto, quem se lixa é o consumidor...que em vez de ter (hipoteticamente, e pela logica matematica) - cerca de 20 canais gratis a nivel nacional (que seria o espaco livre com o apagao analogico portugues: 5 analogicos apagados dao espaco para 20 digitais), fica com 5 gratis, e se quer mais, QUE PAGUE! E tudo isto, para nao fazer concorrencia ao MEO, TVCabo, etc...(que apesar de serem empresas distintas, a(s) cabeca(s) por cima delas é sempre a mesma)...

Que pena me dá por Portugal...
 
Gracias pelo update!


A diferenca (uma vez mais) é que a ANACOM vai pra cama com a PT, e pronto, quem se lixa é o consumidor...que em vez de ter (hipoteticamente, e pela logica matematica) - cerca de 20 canais gratis a nivel nacional (que seria o espaco livre com o apagao analogico portugues: 5 analogicos apagados dao espaco para 20 digitais), fica com 5 gratis, e se quer mais, QUE PAGUE! E tudo isto, para nao fazer concorrencia ao MEO, TVCabo, etc...(que apesar de serem empresas distintas, a(s) cabeca(s) por cima delas é sempre a mesma)...

Que pena me dá por Portugal...


Aqui é que tocas-te num ponto critico.
Ainda estamos muito atras do o resto da europa. Mas antes 5 gratis do que nenhum, pois ainda este ano existem lugares que pagam a taxa audiovisual e não tem la sinal sequer...

Um abraço
 
bem agora tiveram bem, esclareceram uma data de duvidas k existia, desde já muito obrigado pela informação...

1ª Como é que nós consumidores podemos contestar esta falta de vergonha?
2ª A vantagem do TDT é muito superior?
3ª como posso preparar o meu edificio e a minha casa de modo a receber a tecnologia em todo o seu explendor?
5ª se serão 5 canais, qual será o 5º?
6ª Eu como consumidor como posso aceder á informação da situação em que está a TDT, data em k vai aparecer, quais os locais, tudo o k é necessário?
 
Como raio é que posso saber se o Samsung t240HD suporta descodificação de MPEG4 (h.264) no site refere k e compativel com tdt, mas nada sobre qual codec...
 
1ª Como é que nós consumidores podemos contestar esta falta de vergonha?
Não é vergonha nenhuma, não temos propriamente o mesmo público alvo que Espanha ou Reino Unido, é obvio que os canais têm de ser em menor número, senão deixam de ser lucrativos.
2ª A vantagem do TDT é muito superior?
Em termos de recepção, é mais fácil apanhar o sinal em condições. Em termos de qualidade nos canais normais, depende da compressão do sinal: se for muita, é inferior ao analógico, se for pouca, pode ser superior ao analógico.
A vantagem está no lançamento de canais em Alta Definição, mas será uma transição gradual, com apenas alguns conteúdos dos 5 canais a serem transmitidos desta forma.
3ª como posso preparar o meu edificio e a minha casa de modo a receber a tecnologia em todo o seu explendor?
Não é preciso nada, as antenas actuais servem. Uma pequena antena interior (mesmo pequena, tipo automóvel) também deve servir, porque a recepção é melhor.
Depois, será necessária uma box como sintonizador de canais, excepto se tiveres um LCD/Plasma com sintonizador digital compatível com a compressão em MPEG4.
5ª se serão 5 canais, qual será o 5º?
Está agora a decorrer o concurso para o 5º Canal.
 
Não é vergonha nenhuma, não temos propriamente o mesmo público alvo que Espanha ou Reino Unido, é obvio que os canais têm de ser em menor número, senão deixam de ser lucrativos.

A vantagem está no lançamento de canais em Alta Definição, mas será uma transição gradual, com apenas alguns conteúdos dos 5 canais a serem transmitidos desta forma.

Allow me to partially disagree...

Eu acho vergonhoso que a "suposta" (e digo suposta porque até as coisas arrancarem, muita água vai passar debaixo da ponte) implementaçao da tecnologia TDT em Portugal, apenas origina 5 canais gratis nesse formato...Ora pois, como disseste: público alvo diferente...!

Falando apenas da Comunidade Autónoma de Madrid - 31 canais TDT SÓ em Madrid, já em funcionamento - GRÁTIS! Com possibilidades de ascender a mais de 80 canais! E falo de canais especializados (por exemplo, existe um canal que é o Telecinco - generalista - que lancou exclusivamente para TDT, a versao 2 do mesmo canal - Telecinco2 - só com series de televisao, tipo CSI, Heroes, etc...) - nao é um canal generalista, nao "rouba" clientes aos generalistas e...É GRÁTIS! Assim como outros só de Desporto, só de TeleShopping, só de Filmes, etc... - ou seja, CONCORRENCIA aos actuais servicos pagos (cabo, IP-TV, etc.).

Ora pois bem:

Madrid (Comunidade Autonoma) - cerca de 5 milhoes de habitantes (um pouco menos talvez)... - 31 canais TDT grátis actuais (espaço para mais do dobro)...

Portugal (país? :-D) - cerca de 11 milhoes de habitantes...e 5 míseros canais grátis em TDT...

Sem duvida, existe um publico-alvo diferente: em Portugal, com o dobro de habitantes, terao cerca de 6 vezes menos de canais em sinal aberto TDT... E garanto-te que a lucratividade dos canais TDT em Espanha está assegurada EXCLUSIVAMENTE com a publicidade que lhes contratam... (ver www.cmt.es - a Anacom espanhola e os seus relatorios anuais, com informacoes estatisticas sobre os lucros derivados da publicidade na Televisao, separados por tecnologia - analogica, TDT, IP-TV, cabo e satelite -, etc...).

Para mim, a "vantagem" da TDT nao tem como foco principal a TV em alta definicao, mas sim a possibilidade de oferecer MAIS canais, MAIS conteúdos, MAIS possibilidades de escolha, nas "mesmas" condicoes que existem actualmente nos canais analogicos... Se por cada canal analogico que se apaga, se podem transmitir 4 canais em TDT, (esquecendo o facto de serem em HD ou nao), a principal vantagem da transiçao a TDT é o número de canais, e nao o facto de "poderem" ser transmitidos em HD (situacao residual em Portugal e em Espanha - ainda nao ha assim TANTA gente que tenha em casa um LCD HD ou FullHD - principalmente fora das cidades...)

Numa perspectiva geral:

TDT pode dar (e digo "pode", porque em Portugal ao que parece, nao dá nada!) mais canais que a TV analógica de toda a vida;

TDT pode transmitir em HD (analogica nao pode);

TDT permite servicos extra como dual audio, teletexto melhorado (legendas para surdos, etc), etc;

TDT liberta "largura de banda" para outros servicos (na Coreia do Norte, com o apagao analogico, libertou-se "largura de banda" nas ondas hertzianas suficiente para: INTERNET sem fios GRATIS e em sinal aberto, com cobertura de 97% da populacao do país - o mesmo já comeca a ocorrer em algumas cidades dos Estados Unidos).

De qualquer forma, quase parece desnecessario ter de argumentar a favor das vantagens da TDT - os Estados Membro da UE ja concordaram em realizar o apagao analogico ate 2012, e quer se queira quer nao, TODOS vamos ter TDT mais dia menos dia...

Cumprimentos
 
Como podemos saber se determinada televisão suporta ou não TDT? É que andei a ver algumas TV's para este natal mas nenhum diz se descodifica MPEG4 ou não. Apenas dizem que suportam TDT...

Esta questão vai dar pano para mangas...

Quase NENHUM fabricante especifica o codec usado. É uma vergonha, mas é assim. Quando o assunto da TDT começar a ser REALMENTE falado, toda a gente se vai aperceber que afinal os aparelhos (ou a grande maioria deles) não está preparada (digo eu) e aí sim, os fabricantes vão começar a introduzir o mpeg4.

É um "dejá vu", se olharmos para trás no tempo e pensarmos no "Stereo Nicam". Uma maravilha da tecnologia que levou muita gente a ter de fazer upgrades aos televisores que compraram a pensar serem "stereo" (e eram... apenas não tinham o descodificador NICAM).

Fica apenas uma dúvida: NÂO existe um LOGOTIPO que vai identificar a compatibilidade com as emissões TDT MPEG2+MPEG4??
 
desculpa mas para que raio interessa isso...

o pessoal ou tem cabo ou iptv e se não tem também nao vai comprar tv's especiais.

TV's de ultima gama para ver os 4 tristes canais portugueses... para aquilo até a psp servia :-)

comentário mt triste, eu podia ter meo ou zon, não tenho porque acho que é dar dinheiro a quem tem a mais. guess what tenho internet e vejo quase tudo o que tu vez!
 
(na Coreia do Norte, com o apagao analogico, libertou-se "largura de banda" nas ondas hertzianas suficiente para: INTERNET sem fios GRATIS e em sinal aberto, com cobertura de 97% da populacao do país).


na Coreia do Norte a vida é miserável, as pessoas vivem do que cavam na terra e adoram um único Deus, de seu nome KIM YONG ILL (acho q é assim que se escreve). Ninguém sabe o que se passa na coreia do norte, é um mundo fechado e inóspito de onde todos os dias fogem pessoas á procura de uma vida melhor do outro lado da Coreia arriscando a vida. não sei onde viste essa dos 97% MAS não me acredito sequer que 5% da população tenha acesso a frigoríficos, quanto mais a carros, computadores ou internet...
 
Back
Topo