1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alerta Virus Ipod (Linux)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Mestrinho, 11 de Abril de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 1529)

1. Mestrinho

Mestrinho Guest

>( Leiam http://g1.globo.com/Noticias/Tecnolo...0-6174,00.html

Citando:

Na semana em que a Apple anunciou ter vendido 100 milhões de tocadores digitais iPod, uma empresa de segurança identificou o primeiro vírus que tem como alvo esse portátil. De acordo com a companhia russa Kaspersky Lab, a praga chamada Podloso ataca somente os tocadores com versões do sistema operacional Linux -- uma alternativa usada por aqueles que querem ampliar as funções do aparelho.
    Essa especificação torna a praga menos ameaçadora, já que um número restrito de usuários opta por utilizar Linux em seus tocadores, mas representa um alerta para os donos desse tocador digital. Além disso, o código não causa qualquer dano ao tocador ou aos arquivos.

“O primeiro vírus para iPod não tem nenhuma função perigosa e não representa risco para os usuários, mas prova que é possível infectar os dispositivos no futuro”, afirmou a empresa de segurança. Esse tipo de código é chamado de prova de conceito, criado para comprovar a possibilidade de uma plataforma ser infectada.

O iPodLinux Project é uma das alternativas para usuários que querem instalar esse sistema operacional no tocador da Apple. Em sua página na internet, os organizadores do projeto afirmam que o Linux permite uma infinita expansão do portátil, dando outras funções além de tocador digital a esse aparelho.

Modus operandi
    O vírus não se propaga sozinho; ele chega ao iPod quando o usuário instala no tocador um aplicativo para Linux já infectado. Depois de executado, o código é armazenado no tocador, instalando-se em suas pastas, explica a Kaspersky Lab. O programa então escaneia o disco-rígido do iPod e contamina os arquivos com extensão “.elf”. Ao tentar acessar estes arquivos, o malware apresenta a frase “You are infected with Oslo, the first iPodLinux Vírus” ("você está infectado pelo Oslo, o primeiro vírus para iPods com Linux”).

Filhos de uma borrega, tarda nada chegar a nova infecção na plataforma Mac OSX, cá marketing do camano.

[​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

Última edição pelo moderador: 11 de Abril de 2007
  2. bruno_eg

bruno_eg Banido

Mas isso é apenas um concept vírus.
    Não há sistemas infalíveis, simplesmente não há interesse nenhum em um vírus a sério para o iPod e há pouco interesse num vírus para Mac OS.
    Mesmo assim, saber nunca é demais.

3. Febbra

Febbra Power Member

Finalmente alguem começa a atacar os sistemas Apple :|

4. Fcirne

Fcirne Power Member

Só há que frisar ke é um sistema Apple ke foi alterado!!
    ke não vêm com o sistema operativo original!!

cmp's

5. Febbra

Febbra Power Member

Tambem é verdade..

6. Fork

Fork What is folding?

Faz favor re ler estes dois extractos.

"Olha um linux com um virus, vou por este"

"Pease chose the version you want:
    Our version virus free
    or the "other" version with a sh*t load of them "

"Ah eu acho que quero a segunda"

Give me a break....

7. rasputine

rasputine ChiefCaster

Ponto prévio, não acho a plataforma Mac ou iPod invulnerável a este tipo de ataques...

Agora, para alguém produzir um virus para qualquer uma destas plataformas tem que ter tempo, motivação e conhecimentos técnicos para o fazer. Portanto o facto de não existirem virus no iPod (não considero este virus um verdadeiro virus iPod), ou poucos no Mac, não se prende com uma suposta invulnerabilidade dessas plataformas, mas sim da existência ou não dos factores que referi...

Este vírus é uma palhaçada, mesmo como concept, ou ainda mais por ser um concept... Qual é a justificação de fazer um virus concept no iPod correndo um sistema operativo não nativo, não suportado oficialmente, e utilizado por uma franja minúscula dos utilizadores do iPod? E ainda por cima tem que ser instalado manualmente pelo próprio utilizador....

8. Mestrinho

Mestrinho Guest

Para Plataforma Mac acho que está fora de questão, no entanto é dedutivel que este virus é friedly. Mas este poderá ser ou um rumor, ou uma verdade que assunta um pouco os utilizadores incautos.

de qualquer forma há erros ortográficos (foi escrito por um brasileiro) :002: e não vejo nada mais que malicia na noticia. e alguma "espalha brazas" :-D

Mas ao que respeita ao OSX, isso será muito pouco provável.

cmps

9. Fcirne

Fcirne Power Member

A Justificação é ke uma grande parte das pessoas lê a noticia na diagonal! Ou seja quando lê a palavra virus e IPOD, ñ ker saber de mais nada e vêm para os forum alarmar os utilizadores do referido e desdenhar a Apple, e com isso auto publicitar-se! "Como sendo os Maiores".

10. Hackaroxp

Hackaroxp I quit My Job for Folding

Hehe, um virus.
    Ups, tenho de o instalar? Tenho de instalar outro sistema operativo para o ter? Então olhe, deixe lá... se calhar fico com a versão sem virus. :)

Partilhar esta Página