Master System Alex Kidd in Miracle World

jabun

Power Member
800px-Master_System_II.jpg

alex_kidd.jpg


No mundo dos videojogos os anos 80 são indubitavelmente marcados pelo aparecimento e pelo sucesso estrondoso de Super Mario, que demosntrou ao mundo a importância de se ter uma personagem forte e carismática que conseguisse ser sinónimo da venda de consolas. Sabendo isto, a Sega sabia que teria de criar a sua personagem para a sua Master System, e assim nasceu Alex Kidd.



Alex Kidd in Miracle World foi o primeiro jogo da série, tendo sido lançado em 1986 para a Sega Master System, tornando-se rapidamente num dos jogos mais populares da máquina, chegando mesmo a ser embutido na memória de algumas Master System II. A nova versão incluída na memória da Master System Americano e Europeu tinha pequenas diferenças da versão do cartucho, como Alex comendo um hambúrguer em vez de um bolo de arroz entre os níveis, e a troca de comandos dos botões 1 e 2.



A jogabilidade era a clássica dos jogos de plataformas, no entanto Alex Kidd apresentava algumas inovações que ainda hoje são mencionadas pelos saudosistas. Uma destas inovações é o uso do jogo "Pedra, Papel, Tesoura" para derrotar alguns dos bosses, em vez da tradicional luta que precisa de habilidade e estratégia. Salvar o progresso do jogo na Master System é impossível, sendo que quando Alex perdia todas as suas vidas o jogo recomeçava, fazendo com que acabar com os bosses dependesse da sorte, o que deixou muitos jogadores irritados. Felizmente a qualidade global do jogo compensava este pormenor

janken_final-alexkidd.gif


Outra das inovações do jogo eram os items. Durante os níveis Alex também pode coleccionar "Baums" (A moeda de Miracle World), usado para comprar vidas, itens, power-ups, e veículos nas lojas no início de cada mapa, como a Motocicleta Sukopako ou o Petcóptero (espécie de helicóptero movido a pedal), tendo sido mesmo dos primeiros jogos que dava a oportunidade aos jogadores de utilizarem veiculos num jogo de plataformas.



Embora tenha sido um jogo excelente e que marcou todos aqueles que o jogaram, a Master System não conseguiu beliscar o sucesso da NES e, como tal, Alex Kidd não teve forma de desafiar Mario. A Sega ainda tentou uma vez mais o regresso da simpática personagem com Alex Kidd in the Enchanted Castle para a Mega Drive, mas o jogo não teria grande sucesso, obrigando a Sega a abandonar o personagem, o que originaria o nascimento de um tal Sonic the Hedgehog...

alex-kidd-in-miracle-world-ue003.jpg


Mas pondo os números de lado, Alex Kidd in Miracle World é das obras mais bonitas e bem feitas da Master System, valendo ainda a pena, ainda nos dias de hoje, joga-lo a fundo seja na clássica 8 Bits da Sega ou no serviço de Virtual Console da Wii. Quem jogou Alex Kidd na época certamente que tem reservado para ele um lugar de destaque no seu top pessoal de jogos.


alex%2Bkid%2B1.jpg


The Classic Game, Retro Gamer nº 53

n93AcKy.jpg


ndNhVxL.jpg

 
Última edição:
Experimenta tirar qualquer formatação do texto, vai aparecer branco no fundo normal (preto e portanto esse cinza actual também não se lê muito espectacularmente) e preto nos fundos brancos.
 
Back
Topo