Nintendo Alfandega

Eu acho que pelo menos o IVA tens de pagar e experienciar a burocracia da alfandega.

O processo é mais ou menos assim:

Primeiro recebes uma cartinha dos CTT a dizer que tens de enviar o comprovativo de pagamento da encomenda para esta ser desalfandegada.
Depois pagas €2.50 aos CTT para apresentar a embalagem à Alfandega. Isto só é cobrado no final.
A encomenda fica à espera que a alfandega faça o seu trabalho...
Quando chega a vez dela, a Alfandega faz o favor de te cobrar o seguinte:

- CTT PORTUGAL - €0.15 - Estes gajos dos CTT são uns lambões... Cobram-se por tudo e por nada. Já perceberam porque é que tiveram 70 milhões de lucro no ano passado >(
- IVA 21% (a não ser que estejas nas ilhas, que é a 15%) sobre o valor da encomenda.
- Impresso - €1.50 - são caros estes impressos...8|
- EMOL. TAB. I - €0.15 - Nem quero saber o que é isto...
- IMPOSTO SELO - €1.50 - Não sei se o IS é fixo ou sobre o valor total, no meu caso foi €1.50.

Depois disto, é dada a autorização de saída à encomenda e os CTT's entregam e cobram.
Coisa rápida... uns 20 dias a 1 mês :zzz:
Mas como estamos em época de férias..... nunca se sabe!

Mas hei... pode ser que tenhas sorte :)

Depois diz como correu.

--
Rasteirinho
 
O processo é mais ou menos assim:

Primeiro recebes uma cartinha dos CTT a dizer que tens de enviar o comprovativo de pagamento da encomenda para esta ser desalfandegada.
Depois pagas €2.50 aos CTT para apresentar a embalagem à Alfandega. Isto só é cobrado no final.
A encomenda fica à espera que a alfandega faça o seu trabalho...
Quando chega a vez dela, a Alfandega faz o favor de te cobrar o seguinte:

- CTT PORTUGAL - €0.15 - Estes gajos dos CTT são uns lambões... Cobram-se por tudo e por nada. Já perceberam porque é que tiveram 70 milhões de lucro no ano passado >(
- IVA 21% (a não ser que estejas nas ilhas, que é a 15%) sobre o valor da encomenda.
- Impresso - €1.50 - são caros estes impressos...8|
- EMOL. TAB. I - €0.15 - Nem quero saber o que é isto...
- IMPOSTO SELO - €1.50 - Não sei se o IS é fixo ou sobre o valor total, no meu caso foi €1.50.



Depois disto, é dada a autorização de saída à encomenda e os CTT's entregam e cobram.
Coisa rápida... uns 20 dias a 1 mês :zzz:
Mas como estamos em época de férias..... nunca se sabe!

Mas hei... pode ser que tenhas sorte :)

Depois diz como correu.

--
Rasteirinho

eles vem todos os produtos que chegam ás mãos deles? é que houve uma vez que encomendei um memory card da inglaterra e em vez de 30 ficou a 90 € por causa da alfandega e do transporte, resultado foi logo para tras
 
se for abaixo dos 30€ eles não ligam? boa cena, vou mandar vir de lá o ToS por 20.85€ então
Supostamente se custar abaixo de 30 euros passa directamente sem ficar retido, é por isso que muitas vezes se pede markdown, em que o vendedor mete ou um valor abaixo de 30 euros ou mete que foi oferta.

Mas...Podem ligar, se desconfiarem que o valor não está certo; aí será necessário mandar a documentação para regularizar a questão mas em principio é mais uma questão de tempo do que ter de pagar a diferença. (e IVA)

ToS é uma óptima compra :D
 
por acaso é loja com muito bons preços. vamos ver como se porta neste caso.

se calhar até encontrava mais barato no ebay, mas só o trabalho que dá em licitar, ganhar, paypal e afins...
 
Já comprei lá coisas, nunca me ficou na alfandega, uma vez passei um pouco dos 30 euros (2 euros), mas não me ficou na alfandega; tive sorte.

Não sei até que ponto essa questão de reterem encomendas de determinado valor é credível.

No meu caso (encomendei o Neverwinter Nights I+II + os 2 expansion packs) era um dvd dentro da caixa, sem manuais nem nada, custou-me €22.04 e tive de pagar €11.02 de
desalfandegamento.

Até porque, antes de apresentares o comprovativo do pagamento eles não sabem quanto
custou, tanto podia ser €30 como €50...

É uma questão de sorte
 
acham que tenho alguma hipotse de não pagar, visto que paguei 62 € pelo artigo, eles talvez pensem que seja mais cara o produto do que aqui em Portugal e talvez não me cobrem, o que vocês acham?
 
acham que tenho alguma hipotse de não pagar, visto que paguei 62 € pelo artigo, eles talvez pensem que seja mais cara o produto do que aqui em Portugal e talvez não me cobrem, o que vocês acham?
Acho que agora é esperar, não há nada a fazer.

Se passar tiveste sorte, se ficou retido tiveste azar.
 
Quase que fica mais barato ir ao país e trazer a coisa de lá... Ou mesmo assim ainda me chateiam a cabeça?
Pelo menos quando trouxe coisas de países - desse genero - a mais de 30€ nunca me chatearam...
 
O processo é mais ou menos assim:

Primeiro recebes uma cartinha dos CTT a dizer que tens de enviar o comprovativo de pagamento da encomenda para esta ser desalfandegada.
Depois pagas €2.50 aos CTT para apresentar a embalagem à Alfandega. Isto só é cobrado no final.
A encomenda fica à espera que a alfandega faça o seu trabalho...
Quando chega a vez dela, a Alfandega faz o favor de te cobrar o seguinte:

- CTT PORTUGAL - €0.15 - Estes gajos dos CTT são uns lambões... Cobram-se por tudo e por nada. Já perceberam porque é que tiveram 70 milhões de lucro no ano passado >(
- IVA 21% (a não ser que estejas nas ilhas, que é a 15%) sobre o valor da encomenda.
- Impresso - €1.50 - são caros estes impressos...8|
- EMOL. TAB. I - €0.15 - Nem quero saber o que é isto...
- IMPOSTO SELO - €1.50 - Não sei se o IS é fixo ou sobre o valor total, no meu caso foi €1.50.

Depois disto, é dada a autorização de saída à encomenda e os CTT's entregam e cobram.
Coisa rápida... uns 20 dias a 1 mês :zzz:
Mas como estamos em época de férias..... nunca se sabe!

Mas hei... pode ser que tenhas sorte :)

Depois diz como correu.

--
Rasteirinho

Pois eu ja tive de tratar disso tudo pessoalmente para levantar 2 leitores de mp3 que vinham de hong kong e facturados em dollars australianos :007: (a encomenda era para um amigo). Demorei 2 dias a fazer isso: no primeiro cheguei lá depois daquilo fechar e tive sorte de tar la uma pessoa que me disse que o destinatário da encomenda tinha de enviar um fax para a alfandega, para eu a poder levandar; no segundo dia, em pouco tempo fui la e levantei a encomenda, depois de pagar, claro.

Supostamente se custar abaixo de 30 euros passa directamente sem ficar retido, é por isso que muitas vezes se pede markdown, em que o vendedor mete ou um valor abaixo de 30 euros ou mete que foi oferta.

Onde viste isso dos 30 euros? Não vale a pena uma resposta do tipo "diz que disse" ou "tenho um amigo...".

--------

Segundo me disse um senhor da Delegação Aduaneira das Encomendas Postais "[...]No que diz respeito aos valores a pagar pelas encomendas vindas de países terceiros, além do IVA, poderá haver pagamento de direitos ou não, consoante o tipo de mercadoria que se deseje importar. As mercadorias são classificadas através da Pauta Aduaneira e a essa classificação corresponde uma determinada taxa de direitos aduaneiros.[...]" e segundo percebi, todas as encomendas são alvo de controlo aduaneiro.
 
Onde viste isso dos 30 euros? Não vale a pena uma resposta do tipo "diz que disse" ou "tenho um amigo...".
Li algures, agora fontes concretas "está aqui" não tenho.

Acho que foi num PDF antigo da pauta aduaneira (em forma de lista), que não encontro de momento (também tinha listados os produtos com insenção e afins)

Também tenho em duvida se é 30 euros, ou ~30 dólares. ($30= 21.7€ pelo cambio actual)

Mas a ideia que tenho é essa, até porque já recebi pacotes da australia em que a única coisa que tinha de fora, tirando o endereço e remetente era se era abaixo dos 30 dólares (ou euros) com um check... E nunca pararam na alfandega (e passavam do valor)

De nada servia pedir o markdown nesse caso, afinal eles pedem as facturas e aí paga-se a totalidade, markdown não é para os aldrabar no valor das coisas... Markdown é para aumentar as probabilidades de não parar lá, porque há um limite estipulado a que temos direito.

Acima de X valor, em principio fica lá, abaixo de x valor é nosso direito; eles podem é desconfiar... sei lá se é um bruto pacotão e dizem que custou 10 euros, ou se é muito pesado, agora como funciona em concreto... não sei... não trabalho lá.

Também encontrei este post na techzone:

O jogo foi enviado para Portugal por Air Mail, no dia 24, e hoje estava em cima da minha secretária. Foi verificado pela Alfândega, mas com o valor era inferior a €22 não sofreu qualquer taxa adicional!
Fonte: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=88682&postcount=17

Sim, é tudo o que tenho, mas nota que essa ideia não me veio de coisas que li no forum, mas sim de outras fontes, pelo que não posso estar a ser induzido em erro por isso. Ou seja... não sou o único :p (sem contar que nem sei se ainda está em vigor, mas até 2005 pelo menos... tenho ideia que sim)

EDIT:

i) As compras em países terceiros à UE apenas estão abrangidas pelo regime de franquias aduaneiras nos condicionalismos previstos no artigo 27º do Regulamento n.º 918/83 do Conselho, de 28 de Março , isto é, são importadas com franquia de direitos de importação as remessas constituídas por mercadorias de valor insignificante enviadas directamente de um país terceiro a um destinatário que se encontre na Comunidade. Entende-se por mercadorias de valor insignificante as mercadorias cujo valor intrínseco global não exceda 22 EUROS por remessa.
Fonte: http://www.cinedie.com/peticaodvd-resultado.htm

O nº 1, alínea d), do artigo 14º da Directiva 77/388/CEE da referida directiva estipula que os
Estados-membros isentarão as importações definitivas de bens que beneficiem de franquia
aduaneira que não seja a prevista na pauta aduaneira comum. O nº 1, alínea d), do artigo 14º
foi aplicado pela Directiva 83/181/CEE, em especial pelo seu artigo 22º, que estipula que as
importações dos bens cujo valor global não exceda 10 euros podem ser isentas. Os
Estados-Membros podem isentar as importações de bens cujo valor global seja superior a 10
euros mas não exceda 22 euros
. Porém, os Estados-Membros podem igualmente excluir desta
isenção os bens que foram importados por correspondência
Fonte: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/site/pt/com/2004/com2004_0856pt01.pdf
 
Última edição:
Pois eu ja tive de tratar disso tudo pessoalmente para levantar 2 leitores de mp3 que vinham de hong kong e facturados em dollars australianos :007: (a encomenda era para um amigo). Demorei 2 dias a fazer isso: no primeiro cheguei lá depois daquilo fechar e tive sorte de tar la uma pessoa que me disse que o destinatário da encomenda tinha de enviar um fax para a alfandega, para eu a poder levandar; no segundo dia, em pouco tempo fui la e levantei a encomenda, depois de pagar, claro.



Onde viste isso dos 30 euros? Não vale a pena uma resposta do tipo "diz que disse" ou "tenho um amigo...".

--------

Segundo me disse um senhor da Delegação Aduaneira das Encomendas Postais "[...]No que diz respeito aos valores a pagar pelas encomendas vindas de países terceiros, além do IVA, poderá haver pagamento de direitos ou não, consoante o tipo de mercadoria que se deseje importar. As mercadorias são classificadas através da Pauta Aduaneira e a essa classificação corresponde uma determinada taxa de direitos aduaneiros.[...]" e segundo percebi, todas as encomendas são alvo de controlo aduaneiro.


os jogos pokémon fazem parte desses direitos?
 
Back
Topo