Problemas Técnicos Algo de estranho na rede - sem acesso SSH e conexões VPN

Stlkr

Power Member
Boa noite,
tenho atualmente dois raspberries em casa dos meus pais com um disco externo que recebe via SSH alguns backups de base de dados e documentos. Tem funcionado bem há imenso tempo. Acontece que hoje do nada comecei a receber alarmística de problemas de acesso ao mesmo. Coincidências, vinha cá casa dos meus pais e detetei que estava ligado.
Entretanto comecei a detetar que via SSH não tenho acesso a ele, nem a outros equipamentos dentro da rede, nem me consigo ligar à VPN de minha casa, nem outros serviços. Fiz reset ao router para as definições de fábrica e nada. Continuo com os mesmos problemas. Se me ligar via rede móvel, funciona tudo bem para minha casa. Se me ligar à VPN de casa dos meus pais via telemóvel, estabelece ligação mas depois não consigo SSH a nenhum equipamento. Será algum problema com o router? Se fizer um ping, obtenho resposta.

ping -c 4 10.100.100.51
64 bytes from 10.100.100.51: icmp_seq=0 ttl=64 time=31.701 ms
64 bytes from 10.100.100.51: icmp_seq=0 ttl=64 time=67.661 ms
64 bytes from 10.100.100.51: icmp_seq=1 ttl=64 time=20.495 ms
64 bytes from 10.100.100.51: icmp_seq=2 ttl=64 time=6.658 ms

--- 10.100.100.51 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 packets received, 0.0% packet loss

Screenshot-2024-11-23-at-23-01-05.png

histórico de monitorização​

Esta situação aconteceu do nada, ninguém tocou em nada e há dias sei que a box deu problemas, foi preciso um hard reset na ficha. Poderá ser algo relacionado com algum update do router? Mesmo que fosse a firewall ou fail2ban, deveria ter acesso a outros dispositivos.

Última edição:
Pelo menos o IP externos que tenho são iguais ao que era (tanto em minha casa, como em casa dos meus pais - tenho também um serviço a monitorar e atualizar também o IP para a Cloudflare caso mude). Via internet móvel com o telemóvel tenho acesso a ambos à VPN. Só que depois não chego a qualquer equipamento dentro de casa dos meus pais. Nem esses equipamentos conseguem chegar a alguns serviços fora, nomeadamente para minha casa. Por acaso agora que estou a testar, a app da Vodafone numa android tv que tenho também me está a falhar. Pensa pensa pensa e no fim diz-me que não consegue reproduzir.

Viva.
Se não alterasse QQ config nos teus equipamentos pessoais.
Sem alteração no ipv4
Sem problema na vpn

Só me ocorre uma QQ config alterada no fbw de quando do reset.

Após hard reset e configurar tudo novamente, passou tudo a funcionar. Ainda perdi algum tempo com isto mas pareceu-me mesmo algum atrofio no router, que por sua vez barrava também na lista de hosts autorizados. Uma série de acontecimentos em cadeia mas o único ponto em comum era mesmo o router, que "resetado" foi ao sítio. Obrigado.

Back