1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Algoritmo Húngaro em Matlab

Discussão em 'Programação' iniciada por Belmira Castro, 29 de Novembro de 2012. (Respostas: 7; Visualizações: 2182)

1. Preciso de ajuda para resolver um problema que envolve o algoritmo húngaro. O objectivo do problema é minimizar uma função, onde temos n numero de trabalhadores e n numeros de tarefas, cada trabalhador cobra um certo preço por cada trabalho e o nosso objectivo é conseguir diminuir os custos ao maximo. Cada trabalho tem de ser feito por todos os trabalhadores e todos os trabalhadores tem de fazer todos os trabalhos. O suposto é começar por efectuar o algoritmo de húngaro apartir de condiçoes que vamos impor a uma matriz ( a matriz dos preços) em que em cada linha dessa matriz escolhemos o elemento mais pequeno e subtraimos de todos os elementos dessa linha o elemento escolhido, fazendo isso para todas as linhas e depois repetimos o processo mas agora para as colunas ( nisto se baseia o algoritmo de hungaro).Gostaria de que me ajudassem , que me dessem alguma luzes ao menos , quero saber como por condiçoes para o menor valor das colunas e das linhas e sei que depois de ter esse valor vou criar uma matriz de 1's e 0's e usar apenas o valor 1 para somar todos os preços , ajudem me por favor

2. St0ned

St0ned Banido

Basicamente queres que a malta te resolva o trabalho. Isso até acho q é contra as regras do forum.

O que tu queres é programação linear, por acaso não estou dentro desse algoritmo.

Se tiveres dúvidas como fazer qualquer coisa em concreto no matlab, ainda por cima o que tens a fazer é do mais basico como manipular matrizes, pergunta. Agora não ponhas os outros a desenvolver um algoritmo para resolver o teu problema.

3. Tenho uma matriz n x n, como é que eu tiro a cada linha dessa matriz o minimo dessa linha?

4. St0ned

St0ned Banido

O mat lab tem as funções min e max que podes usar.
    Deixo-te um código para a primeira linha:

Assumindo uma matriz com o nome A ( NxN )

minimo = min ( A(1;1:N) );

Só tens que fazer isto para todas as linhas. A maneira menos elegante é um ciclo "for" no entanto deve haver maneiras mais elegantes.

Depois é só ir retirando o valor guardado em minimo.

5. tiagopestana

tiagopestana Power Member

Em Matlab a função min (como a esmagadora maioria das funções) funciona de forma matricial. A maneira mais "correcta" de fazer a coisa é fazer min(A). Isto dá-te como retorno um vector linha de dimensão n, em que cada elemento é o mínimo de cada coluna da matriz A. Como o que tu queres é o mínimo por linha, faz primeiro a transposta da matriz

6. St0ned

St0ned Banido

Então ainda mais fácil, nem me lembrei dessa.

7. ajuda

Boa tarde
    Também estou a fazer um projecto similar, e embora já tenha conseguido fazer todas as operações matriciais que o algortimo implica estou presa numa parte. Alguém sabe como posso contar o número minimo de linhas/colunas que atravessadas contêm todos os zeros? Não sei como hei-de traduzir isto para matlab :S

desde já agradeço a atenção

8. boas...

estou tb com um trabalho semelhante.

numa fase do projecto, a matriz aparece me em vectores coluna separados e eu qero qe me apareca em matriz inteira, será qe alguem me pode ajudar?

Partilhar esta Página