Alguém aqui tem filhos?

bem eu nao tenho um filho mas tenho um irmao que quando era mais pequeno era terrivel(e ainda hoje é :P )
Era uma noite em que os meus pais eu e o meu irmao tinhamos ido jantar a casa da minha avo. depois de jantar eu fiquei a dormir em casa da minha avo e os meus pais e o meu brother foram para casa. no dia seguinte a minha mae foi-me buscar à tarde e quando chegei a casa vi os meus jogos de ps2(incluindo a coleçao Ratchet e Clank) tudo ao monte.perguntei quem é que tinha feito aquilo e a minha mae disse que o meu brother queria bricar e para ter mais espaço(como se uma sala nao lhe chega-se) tirou os jogos do sitio nem fiquei muitoo furioso mas pronto. no dia seguinte acordei de manha e ia jogar Ratchet e Clank 3 quando vejo a caixa completamente partida!!>(>( NAOOOOOOOOOOOO
furioso perguntei à minha mae quem é que tinha feito aquilo! ela disse que nao sabia mas o meu pai na devia ser so restava o puto! fui falar com ele e ele disse como se estive-se numa boa que o usou para fazer uma bateria de brincar e para isso lhe bateu com a flauta!!!!!!! what??? (Eu ja estava completamente passado!!!)
disse a minha mae o susedido e ela disse que ele ficava de castigo(ja nao me lembro o que ela lhe fez)
a minha sorte é que o cd estava intacto e por isso fiz o seguinte:
Peguei na capa do Pes2008 e na capa do Ratchet troquei os cd os manuais e a imagem da capa e o selo IGAC. se formos a ver nao fiz nada de mal :-D
eu fiquei com uma caixa bonita como estava antes e ele com uma caixa toda partida mas foi ele que fez por isso :D(tudo bem).
ele depois foi jogar o pes e viu a caixa naquele estado mas deve ter percebido o que eu fiz (foi fazer quixinhas mas a minha mae disse-lhe que foi ele que tinha feito aquilo por isso era ele o culpado.
A melhor parte foi quando ele passado uns dias me perguntar quando é que davam pelo jogo na Game. lol nem chegei a perguntar.

E pronto foi uma coisa que nunca pensei que em para ai umas 2h ele fize-se aquilo. Agora guardo a minha coleçao no meu quarto (Ratchet e Clank de qual gosta muito)numa caveta do meu quarto mas ele ja esta maior mas nunca se sabe...:cool:
 
Há aqui casos que me deixam um bocado preocupado com a minha colecção.
Assim de repente lembro-me dum caso que se passou comigo à bem pouco tempo. Estava um primo da minha namorada em casa dela sempre a pedir-me para jogar na Vita e eu disse que não porque estava a carregar e senão viciava a bateria e o puto lá se calou. Entretanto fui almoçar com familiares meus, deixei a Vita bem arrumadinha e escondida para o puto não lhe pegar, e não é que por surpresa minha mal chego a casa está a Vita num sítio completamente diferente, o quarto desarrumado (onde o puto andou à procura dela) e já sem bateria. Passei-me logo!
O que lhe valeu é que quando vi aquele trabalho ele já não estava lá senão levava forte e feio nas orelhas.
 
Deixo, então um grande obrigado aos meus pais, por me terem educado de forma a ser, hoje, um picuinhas super minuncioso, cuidadoso e responsável... x)

Partilho da mesma opinião. Por vezes até acho que sou super picuinhas, mas depois também acho que tenho o direito de ter as minhas coisas à minha maneira.

Rexobias sobre o facto de o miudo nunca se esquecer do teu quarto, chama-se a isso memoria selectiva, até aos 3/4 anos eles apenas se recordam de fraçcões da vida, algum brinquedo,alguma coisa que os fascina e recordação essa que vai ficar até ao fim da vida...imagina tu que essa vai ser uma recordação que o puto vai guardar para sempre! Não sera um privilegio???

Por acaso nunca tinha pensado dessa perspectiva. Obrigado por apresentares a mesma.

Por acaso o meu sobrinho, que agora está maior, pergunta-me como é que eu tenho tantos jogos e Lego's, e eu aproveito para responder que basta estimar aquilo que nos vai sendo dado e arranjamos para o conseguir (esperançado que isto cause nele alguma ideia de que necessita de cuidar das coisas dele - custa-me dar-lhe presentes porque sei que são para ser destruídos ... nem quero imaginar o GB Micro que uma vez lhe ofereci). No entanto, por vezes é também algo que me magoa de certo modo. Há algumas pessoas que só aqui querem vir por causa do meu santuário, e não pela minha pessoa - às vezes até é útil para saber quem é quem, lol.

Outra característica típica nos putos quando aqui entram é que ficam com a respiração acelerada e simplesmente não conseguem estar quietos. Têm que ver tudo diversas vezes ... e não conseguem resistir à tentação de mexer, mesmo depois de eu ter acabado de o dizer, ou estar até a dizer. Quando os meto a jogar na consola A fartam-se ao fim de 2 minutos, e querem a consola X, depois a Y, depois outra vez a A, etc ...

Não é fácil, lol.

Já agora, tal como o Rubenzito, quando os vejo de volta da minha colecção até me aperto de nervos, lololol :P
 
Para ti é normal ter interesse por uma coisa de cada vez porque juntaste tudo pouco a pouco e já experimentaste um pouco de cada mas se levasses aí um adulto com os mesmos gostos que tu mas sem uma colecção semelhante ele também não saberia por onde começar.
 
"Quem tem filhos, tem cadilhos!"

Não tenho filhos, mas sou tio. E se há coisa que convém fazer antes da curiosidade começar a galopar, é tentar organizar as coisas de forma a que eles não toquem ou então que toquem com autorização.
Se com 2 anos já começas a achar que faz 30 por uma linha, não penses que vai melhorar daqui para a frente.
Portanto, convém eles irem tendo regras em relação a tudo o que possam mexer. Mesmo com 1 ano e meio, não é difícil eles tentarem abrir armários.
Se quiserem que eles mexam em algo, deixem mexer e mostrem como se faz. Mas estejam atentos e vão chamando à atenção.

Nada como arranjarem armários com chave ou então metam em sítios onde não chegam ou não se lembrem de ir lá. Não é muito diferente de deixarem tudo o que é perigoso fora de alcance das crianças.

Mas primeiro que tudo, há que dar a atenção que precisam e ter paciência para as criaturas, que é coisa que muitas vezes não vejo por aí fora.
Senão, podem optar pela vasectomia que é mais eficaz.

O maior problema as vezes não são os putos das pessoas que lá vão a casa são os próprios pais que não têm mao neles. Ainda na semana passada foi lá uma prima com os filhos, um deles tem cerca de 7 anos, e eu tenho os jogos num local onde ele chega bem. Estava eu muito bem a jogar e vem o puto assim de mansinho tentar tirar um jogo. Claro que lhe disse logo que não e começou a insistir, ao ponto de quando eu olhava para o ecrã tentava ir lá buscar um jogo, levou um aconchego na mão
lingua.gif
e pronto nunca mais lá foi.... Se fiz bem ou mal não sei, mas o que é certo é nunca mais lá foi...
Desde que não tenha sido com força, fizeste bem.
 
Última edição:
Bem, ao fim ao cabo todos nós já sofremos uns ataques dos mais novos nas nossas preciosas coleções. Acho que vou começar a fechar o escritório à chave quando for para o trabalho para impedir o meu filho de lá ir bisbilhotar :P
 
A história do Zorba é simples, diz-se logo :

" À Partida são já 400€ pela consola ... e é em dinheiro e JÁ! "

Garantidamente que nem metiam lá mais os pés, nem voltavam a rondar a casa.


Impressionante a falta de educação hoje em dia.
 
A história do Zorba é simples, diz-se logo :

" À Partida são já 400€ pela consola ... e é em dinheiro e JÁ! "

Garantidamente que nem metiam lá mais os pés, nem voltavam a rondar a casa.


Impressionante a falta de educação hoje em dia.

bolas, até tenho medo se um dia me convidares para ir a tua casa :-D
 
Falando de cuidados com colecções e objectos de estima, acho que não é preciso ir muito longe para exemplificar o valor que as coisas têm para cada pessoa.

Nem falando em crianças, basta ver quando algum adulto mexe em máquinas/colecções/objectos. Está em causa a estima pessoal, o cuidado a ter para que a durabilidade não diminua. Já para não falar do dinheiro investido, porque quando é comprado com sacrficio as coisas duram eternamente... Até que chegue algum animal e destrua tudo!

Isto para não falar na absurda noção enixistente na cabeça dos pais, a qual já foi referida, e que me choca principalmente. E sei por experiência própria!
Sou muito minuncioso, organizado e cuidadoso com o que é meu e dos outros. Já o mesmo não acontece com algumas pessoas... Infelizmente.
Consome-me interiormente quando vejo alguém a ter uma utilização indevida com o que eu sempre estimei uma vida inteira. Quando falamos, a vergonha é para nós. Os malucos somos nós...

"Se está estragado compra-se outro..."; "Deixa o menino brincar, coitado!"; "Mas ele não pode mexer porque? Os brinquedos são para isso mesmo. As coisas são para se estragarem". São este tipo de comentários chocantes que abalam qualquer pessoa que tenham amor ao que é seu.

Eu no caso do nosso amigo |Zorba| teria cometido alguma loucura para com a mãe da criança e a própria criança...
É uma pena valores como a humildade sejam cada vez mais raros nos dias de hoje.
Cabe aos pais cultivar os tais valores e a educação necessária nas crianças. Já quando é nos próprios adultos...
 
Também já tive um miúdo que entrou num quarto (no meu caso, a garagem) onde ninguém o convidou a entrar, mexeu onde não devia e estragou o que bem entendeu e o pai do alto da sua razão "isso é um jogo, é feito para os miúdos mexerem e estragarem". Foi prontamente convidado a sair de casa mesmo sem o almoço que o tinha feito lá ir.

:clap::clap:

Eu (ainda) não tenho filhos, mas gostava de ter e assim que comecarem a ter noção das coisas, são ser "apresentados" as minhas consolas e jogos e aprender que é preciso ter cuidado com certas e determinadas coisas. Felizmente, nunca tive problemas com isso. Todos os meus amigos sabem estimar as coisas e nunca tive terroristas miniatura em minha casa.

Quanto a situação do Zorba, pior que a atitude do rapaz, foi a mãe que foi incapaz de perceber a "gravidade" do assusto. Tambem existem pessoas que fazem colecções de selos e toda a gente sabe que não se pode agarrar num daqueles selos que são raros para enviar uma carta, então porque raio uma consola é diferente? Não pode ser simplesmente um item de colecção?
 
Os filhos costumam ser reflexos dos pais. A minha filha só tem 3 meses, mas assegurarei que irá ser bem educada.

Claro que há coisas próprias da idade, quando ainda estão a aprender. Para evitar acidentes, tenho os meus jogos num armário no meu "escritório", onde também tenho o PC. Na sala, tenho as minhas Wii, X360 e PS3, bem como os comandos. AInda por cima na vertical. Provavelmente deixo lá só uma das consolas, na horizontal. Os comandos levo para o escritório. As consolas têm mesmo só apanhado pó, por isso não se coloca o problema de ter de andar com as consolas para trás e para a frente.

QUanto às histórias aqui contadas, é de deixar um gajo a considerar se a violência infantil é assim tão má quanto isso. :D É umas das coisas que eu mais detesto: filhos mal educados e irresponsáveis, de pais igualmente mal educados e irresponsáveis. Muitas vezes pais que não se estão para chatear a dar uma educação como deve ser aos seus filhos. Trabalham o dia todo e quando chegam a casa, não estão para passar o resto do seu tempinho livre com eles.

Felizmente, na minha família e amigos chegados, não tenho casos desses. AInda bem, não quero testar os meus limites. :D

No caso do Zorba, acho que teria que ralhar não com o miúdo, mas com a mãe. Ensiná-la como deve fazer para educar o filho. Quando os pais são mal educados, como se pode esperar que os filhos entendam os nossos ralhetes?
 
Os filhos costumam ser reflexos dos pais. A minha filha só tem 3 meses, mas assegurarei que irá ser bem educada.

Claro que há coisas próprias da idade, quando ainda estão a aprender. Para evitar acidentes, tenho os meus jogos num armário no meu "escritório", onde também tenho o PC. Na sala, tenho as minhas Wii, X360 e PS3, bem como os comandos. AInda por cima na vertical. Provavelmente deixo lá só uma das consolas, na horizontal. Os comandos levo para o escritório. As consolas têm mesmo só apanhado pó, por isso não se coloca o problema de ter de andar com as consolas para trás e para a frente.

QUanto às histórias aqui contadas, é de deixar um gajo a considerar se a violência infantil é assim tão má quanto isso. :D É umas das coisas que eu mais detesto: filhos mal educados e irresponsáveis, de pais igualmente mal educados e irresponsáveis. Muitas vezes pais que não se estão para chatear a dar uma educação como deve ser aos seus filhos. Trabalham o dia todo e quando chegam a casa, não estão para passar o resto do seu tempinho livre com eles.

Felizmente, na minha família e amigos chegados, não tenho casos desses. AInda bem, não quero testar os meus limites. :D

No caso do Zorba, acho que teria que ralhar não com o miúdo, mas com a mãe. Ensiná-la como deve fazer para educar o filho. Quando os pais são mal educados, como se pode esperar que os filhos entendam os nossos ralhetes?

Uma coisa são umas palmadas outra é a violencia infantil. É que na minha opinião nem se compara uma coisa com a outra. De resto, totalmente de acordo com o que dizes. Se os pais são mal educados, os filhos irão pelo mesmo caminho na generalidade
 
Não tenho filhos (também sou ainda muito novo para tal), mas tenho um sobrinho com 7 anos que desde pequeno que fica sempre cá em casa quando não tem escola (férias, etc). Acreditem ou não, ninguém tem mão no cachopo desde pequeno. Nem mãe (minha irmã), nem pai, nem os meus pais. Por mais mal que o cachopo faça, ralham, ralham, a mãe bate-lhe, mas é a mesma coisa que terem tocado um violino, ele não liga e continua a fazer o mesmo. Basta eu dizer uma palavra mais alto, ou ralhar-lhe que é remédio santo instantâneo, para logo com a estupidez (como uma vez que estava a subir para o sofá, para as costas dele, saltava cá para baixo para cima da mesa, e tudo o que faziam era ralhar-lhe. Cheguei à sala, mandei um berro, foi remédio santo!). Agora com 7 anos já nem tanto, mas ainda assim faz muita porcaria :D

Curiosamente, não sei ao certo do que lhe terei feito quando ele era mais pequeno, mas o cachopo tem-me um respeito tremendo, tão grande que nem sequer se aproxima das minhas coisas, não sei se por medo ou por outra razão. Ele chega aos pontos de ter medo de me pedir alguma coisa, nem que seja um lápis, e assim que termina de usar vem a correr cá meter. Sou sincero, não sei o que terei feito, (e desde que me lembro, nunca lhe levantei a mão sequer!) mas a verdade é que ele nunca me estragou nada meu, nem de consolas, jogos ou outros equipamentos / objectos, nem sequer mexe nas minhas coisas sem autorização minha (mesmo que os meus pais digam "podes mexer não há problema), esteja eu ou não em casa quando ele cá está.

Se sou mau para ele? Não, estou com ele, falo com ele bem, já o ensinei à um bom tempo a mexer no seu computador portátil, meto-lhe mais jogos no computador (ele adora jogar ou o Sonic Adventure DX, um jogo de carros, Jogos da Mega Drive, ou então de vez em quando o GTA San Andreas (que não é um jogo muito bom para crianças, mas também ele só joga esse de vez em quando, e já lhe expliquei devidamente que o que se faz no jogo não é para fazer em casa / na rua / às outras pessoas), ensino-o a jogar, o normal que se faz com uma criança com 7 anos (curiosamente ele fica extremamente entretido com o computador, pode estar uma data de tempo com ele na sala a jogar, ou a ver bonecos pelo MEO GO (melhor serviço inventado na história, graças a ele posso finalmente dormir de manhã sem ser acordado pela barulheira dos bonecos na TV da sala :D).

Eu acho que a forma como as crianças se comportam também depende muito da forma como são tratados de pequenos, e pelos exemplos que recebem. Não sou a favor da violência, mas não há que negar que em certos momentos uma palmada causa uma bem maior impressão que mil berros. Claro que quando era pequeno também as levei quando fazia porcaria (tanta água desperdiçada com os tubos do aquário, quando descobri que se "sugasse" o cano a agua ficava sempre a correr :D), mas tudo o que tenho de pequeno ainda funciona como novo, sempre fui muito estimado com as minhas coisas. A minha mãe quando eu tinha +/- 2 anos ofereceu-me um robot pequeno branco que ao carregar num botão, ele gravava a nossa voz, e depois começava a andar a repetir e acender luzes (eu adorava / adoro aquele robot :D), está ainda como novo ;).

Sinceramente, eu acho que é sempre preferível dar um bom exemplo desde pequenos. O meu sobrinho apesar de ser um desastre cá em casa, é bastante como eu em pequeno, estima muito as coisas dele, não deixa cair, tem muito cuidado com as coisas, sempre teve, tem até uma PSP que a mãe lhe comprou mas prefere o meu GBA SP (emprestei-lhe o meu GBA SP à já um bom tempo, pois olhem que todos os santos dias que cá vem a casa, vem mo mostrar para ver que "Ainda não tem riscos, está bom!"). A única coisa que por vezes estraga são as tradicionais motas de plástico que a mãe lhe compra, uma vez ficou tão triste que desatou a chorar porque partiu a motinha! Lá tive eu que ir colar aquilo com cola Super 3 para ele calar a sirene à um ou dois anos atrás :D

Não sei até que ponto será válido para todos os miúdos (pois também vai dos pais) mas, penso que se desde pequeno tiverem um bom exemplo, e forem sempre relembrados para estimar as coisas, mesmo que por vezes envolva uma palmada na hora certa, é o ideal para não acontecerem desgraças com crianças que estejam sempre cá em casa. Agora, também há que lembrar que, como à crianças, há adultos, e que nem todos os pais dão o mesmo nível de atenção / têm o mesmo nível de educação e respeito, como por exemplo os meus têm, vai também muito daí.

Agora, com os filhos dos outros, isso já é outra história.... Sempre que cá vêm visitas com crianças, fico logo com 3154678 sensores ligados para o quarto onde tenho o computador e consolas, porque querem logo começar a mexer em tudo -.-" Nem à casa de banho vou com cachopos cá em casa! O horror de os ver a pegar nos CD's da Playstation e nos cartuxos da NES é algo que nem se descreve! Pelo menos agora o meu sobrinho já ajuda, quando cá vêm e ele cá está, ele mesmo não deixa ninguém mexer :D

Só para finalizar, com respeito ao tópico, e como já foi referido várias vezes, o ideal para colecções / coisas de maior valor é por em armários altos, e mesmo se possível selar num baú. Mas nada bate uma boa educação, e sempre que possível, e de acordo com as idades, satisfazer as curiosidades deles para com os jogos, por exemplo, jogando com eles um bocado. No caso do meu sobrinho, como ele gostou muito do Sonic The Hedgehog, meti vários emuladores no computador dele para ele jogar quando não está cá ;)

Fica por aqui a minha parede de texto. Paz para todos, e olhos bem abertos porque eles andem aí!!
 
A mim o pior que me aconteceu foi um primo meu ter rasgado um guia do GTA que lá tinha :/ Depois de tanta vez ter dito para não mexer, assim que me ausento pimba!
Acho que fiquei verde quando vi folhas soltas... Aquilo era um guia antigo que adorava. Desde então, sempre que tenho miúdos lá em casa, ando sempre de olho neles para evitar que algo aconteça. Nos jogos não chegam porque está alto.

Acho que hoje em dia os miúdos não dão valor àquilo que têm, mas claro que tem tudo haver com os pais. Eu pelo menos estimo imenso as minhas coisas, não só porque o dinheiro custa a ganhar, mas também porque fui ensinado assim.
 
A mim o pior que me aconteceu foi um primo meu ter rasgado um guia do GTA que lá tinha :/ Depois de tanta vez ter dito para não mexer, assim que me ausento pimba!
Acho que fiquei verde quando vi folhas soltas... Aquilo era um guia antigo que adorava. Desde então, sempre que tenho miúdos lá em casa, ando sempre de olho neles para evitar que algo aconteça. Nos jogos não chegam porque está alto.

Acho que hoje em dia os miúdos não dão valor àquilo que têm, mas claro que tem tudo haver com os pais. Eu pelo menos estimo imenso as minhas coisas, não só porque o dinheiro custa a ganhar, mas também porque fui ensinado assim.

Aconteceu-me o mesmo com o booklet do Dragon Age: Origins e do Spore. Enfim, estes miúdos têm os dedos afiados :P

Solução:

roundhouse_kick.jpg
 
tenho um bebe que fez a pouco tempo 2 anos e é demasiado curioso

meter as coisas em locais fora do alcance é complicado...pois ele já abre qualquer porta e arrasta cadeiras para chegar as prateleiras mais altas

no inicio tinha os jogos por baixo da tv...dentro do móvel...em pouco tempo ele encontrou-os, e chegou a fazer alguns estragos
depois passeios para uma prateleira mais elevada, mas com uma cadeira, nada lhe impedia de la chegar...
a solução foi esconde-los...depois com o tempo perdeu o interesse e hoje já não liga nenhuma as caixas dos jogos, entretanto dei-lhe alguns cds para ele brincar, como se fartou rápido deles, como com qualquer coisa que ele ponha as mãos...acabam por perder o interesse.

foi assim que o meu deixou de brincar com os jogos...mas ainda ficou alguns estragos, uns manuais com paginas rasgadas, uma caixa partida e um cd com alguns riscos poucos.
eles quando são pequenos são muito previsíveis. eu já lhe apanhei um pouco a "mecânica" da coisa e já sei como evitar algumas situações. são apenas muito curiosos e querem experimentar e meter o dedo em tudo, principalmente coisas que fazem som, brilham ou tem cores mais alegres.

mas antes dos cds era a minha luta com os botões dos aparelhos, no inicio metia fita cola nos botões...mas pouco efeito tinha, ou dava a mesma para carregar ou ele tirava a fita cola...depois aprendi a desligar as coisas nas fichas...os botões deixavam de funcionar e ele perdeu o interesse.

esconder as coisas não adianta muito...eles acabam por encontrar as coisas, são movidos pela curiosidade.
trancar as coisas também não me agrada a ideia, a curiosidade vai ficar sempre presente, e um dia a euforia só será maior.
eu arranjo forma de ele perder o interesse pelas coisas
 
Back
Topo