1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alguém certificado em redes, ou técnico de redes?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Nabais, 12 de Setembro de 2004. (Respostas: 20; Visualizações: 1769)

1. Nabais

Nabais Power Member

Boas!

É o seguinte, eu trabalho para a Telepac & para o SAPO. Trabalho diariamente com redes, modems, routers, switches, etc... devido a isso, cada vez mais gosto da área de redes, e já tenho bastantes conhecimentos devido a isso (DNS, DHCP, TCP/IP, Gateways, Routers, etc etc... aquelas coisas que quem mexe em redes ha 2 anos e pouco, sem cursos, sabe) apesar de nunca ter instalado uma rede com mais do que uns 4 ou 5 PC's, ou parecido.

Estou interessado em entrar nessa área mais a sério, e não sei exactamente por onde começar, pois tenho pouco dinheiro, e tenho emprego, que me ocupa o dia até +- as 17h.

Basicamente, o que eu desejaria, é que se alguém do forum, que seja técnico de redes, ou mesmo certificado em redes, que me dê umas dicas de como poderei seguir esta carreira mais a sério, cursos, etc...

Por isso, se puderem e quiserem, enviem-me um mail, para o mail que tenho aqui no forum, ou adicionem-me ao msn, para falarmos sobre isso.

Se assim optarem, até podemos começar aqui uma thread relacionada com isto, para todos verem, é como preferirem...

Obrigado

2. Bifido_Activo

Bifido_Activo What is folding?

Boas

Tb estou nessa area, os melhores cursos que podes tirar sao os da CISCO.
    Para começar, o ICND ( Inter Connecting Cisco Devices ) é sem duvida um curso obrigatorio. Um abraço

3. DekkeR

DekkeR Power Member

Tens 2 certificações que são o 'top' no mundo das redes:

Microsoft Certified Systems Engineer 2003

Locais de formação:

Rumos
    Galileu

--------------//-------------

Cisco Certified Network Professional

Locais de formação:

Rumos

O problema é que são cursos bastante caros, mas que no final valem bem a pena.
    Ou então podes sempre tentar ir para um curso de formação profissional, mas visto que já possuis conhecimentos a melhor solução era mesmo tirares MCSE ou CCNP.
    Tanto um como outro têm uma grande valorização no mercado visto que existe material da Cisco em quase todas as empresas e, se tiverem um dominio deve ser, quase de certeza, um sistema operativo da Microsoft.

Eu estou a tirar MCSE 2003. Acabei agora a parte teórica, só me faltam mesmo os exames ( coisa fácil :x2: ) por isso se tiveres dúvidas estás à vontade.

Cumps :)

4. Flyer

Flyer Power Member

4000€?? dassssssss

é bom q depois desse curso haja trabalho com fartura :D

Tou a gozar mas tb gosto bastante de redes e gostaria de saber mais..mas além de ter uma licenciatura q NADA tem a ver com isso (medicina dentária) e q me ocupará BASTANTE tempo. Pagar 800 contitos :( n tá com nada

5. DekkeR

DekkeR Power Member

Flyer

a maior parte das empresas agora quer ser Microsoft Certified Partner e para isso precisam de ter MCSAs (Systems Administrator) nos quadros. E como a maior parte usam Windows Server NT/2000/2003 precisam sempre de alguém com qualificações para administrar a rede.
    Mas também .. se não encontrares cá, podes sempre ir para o estrangeiro :D

6. Flyer

Flyer Power Member

ya as empresas tb se sentem na obrigação..percebo..

mas se eu fosse administrador de uma empresa do ramo PAGAVA a 2 ou 3 empregados esses cursos (tinham era de asssinar um contrato p depois n irem trabalhar p outro place passado um ano :D:D ). Valorizava a empresa, os trabalhadores etc

è q digam lá o q disserem, pagar a um manfio estranjas deve sair bem mais caro n??

7. DekkeR

DekkeR Power Member

Mas o que compensa é fazeres administração em várias empresas tipo freelancer. Se ficares sempre na mesma empresa não evoluis (€€)

Não é questão de ser estrangeiro ou não, é a questão de ter skill :x2: porque o que eles querem é qualidade.
    Não estou preocupado nesse aspecto, primeiro é fazer os exames e ter a canudo na mão.. depois sim é preocupar-me com isso ;)

8. Nabais

Nabais Power Member

Visto que realmente muitas empresas preferem MCSA's, qual a vantagem de tirar Cisco?

Outra coisa, ouvi dizer que os Cisco sao superiores aos MS... é verdade? Se sim em quê?

Tive a pensar (aahh, burninngg.. aahh :lol:) e acho que o melhor para eu fazer, visto que ganho um ordenado reduzido (faço 6h), e nao tenho muito tempo livre por dia, pensei em comprar uns livros de TCP/IP e mais umas coisas parecidas, e começar a marrar nos tempos livres. Algum tempo depois, tirar um curso tipo NHK (tou a supor, pois nem sei como é o curso deles, tou a dizer algo para entrar em alguma parte menos avançada e especifica dos cursos MS e Cisco...). Vou juntando uns trocos (só uns troquitos) e depois meter-me num curso a sério, tipo cisco ou MS (ainda nao sei qual é melhor para começar e porquê...)

Que acham? Conselhos agradecem-se :)

9. ptzs

ptzs Power Member

Pergunta na empresa se não te querem patrocinar o curso. Os horários são muito fléxiveis, não te preocupes que quem tira estes cursos normalmente tb tem trabalho das 9h-18h.

Eu aconselhava os básicos da CISCO, são muito valorizados em quase todo o lado.

10. Nabais

Nabais Power Member

Nota-se logo que não conheces a Telepac & SAPO (GRUPO PT!!!!!!) :lol: patrocinam-me é um fundo de desemprego :lol:

11. DekkeR

DekkeR Power Member

São cursos distintos.
    Com um curso da Microsoft fazes a administração de uma rede lógica (Dominios, configurações DNS, DHCP, Permissões etc), com o da Cisco trabalhas directamente com o hardware especifico deles, que para dizer a verdade é um mundo completamente à parte (Configurar routers, switches, gateways etc).

Mas se calhar a melhor maneira de te informares sobre isso é entrares em contacto com centros de formação, como os que eu disse em cima, para te explicarem melhor as diferenças.

Cumps

12. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Atenção que com a crise em Portugal há vários MCSAs e MCSEs desempregados... :(
    E daí, talvez seja a melhor altura para estudar, e quando a tempestade passar já estamos preparados para fazer exigências salariais.
    Ou não, sei lá eu! :D

13. kazuza

kazuza Power Member

Atenção!!!

MC (qualquer coisa) :D não tem nada a ver com redes...

Só estruturação Windowze..

Redes é mesmo CISCO/BROCADE ... :D

Aí, não há pai para o CCNP... (mas não há €€€:( ) . É um mundo completamente à parte... ;)

14. Carpe_Tenebrvm

Carpe_Tenebrvm Power Member

Bem estou a acabar de tirar o MCSE (certificações daqui a um bocadinho :x)
    é o que dá ter mais areia que outra coisa na cabeça :P

Com sorte, a seguir vou para o CCNA e se houver dinheiro lol ou melhor muito dinheiro CCIE :x OWNS :D

tens no CESAE o curso financiado, mas caga nem dá para o almoço :P
    eu que o diga que isto nao rende :x apenas em conhecimento!
    Exames quando tiver tempo, já que a materia está metida no meio da areia :D

Cumps

15. Carpe_Tenebrvm

Carpe_Tenebrvm Power Member

Cisco como todos dizem é um mundo muito mas muito à parte do resto, tipo imagina que com Cisco nao fazes o curso assim tao à vontade quanto isso já o MCSE não vi qualquer tipo de dificuldades e digo-te que muitos da minha turma chegaram aqui não estavam em nada metidos no mundo de redes e estao agora tal como eu em estágio e a fazer o projecto final :) por isso

Se quiseres adiciona ao msn caso queiras documentação tanto Cisco como MCSE, etcs

16. kazuza

kazuza Power Member

Em média, 70% do pessoal que se inscreve no CCNP, não sai...

Ou sai de mãos a abanar...

M$ já começa a ser naquela de €€€ ... (como em tudo da M$ :D )

17. santosnm

santosnm Power Member

Cursos De Redes

Eu gostava de tirar uns cursos a ver com redes, se gostava, trabalho numa empresa onde às vezes, tenho que ser eu a resolver os problemas, fazer cabos, passar cabos,ligar pcs em rede, instalar print servers,instalar switches,ect...
    Mas os cursos são tão caros, não à nada mais barato.

obrigado.

18. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

A unica alternativa financeira, com algum interesse, é veres se está para abrir algum Microsoft Scholar Program. A empresa normalmente encarregue desta iniciatica em Portugal é a Rumos, porque são os unicos Golden Partners da M$ na Peninsula Ibérica.

Detalhes:
    - O curso é o MCSA.
    - Disponivel apenas para pessoas em situação de desemprego (aqui houve quem soubesse dar a volta à coisa)
    - Pagas 40cts pelo curso, com 160cts de caução, que te é devolvida no final do curso caso n chumbes a nenhum exame. Se chumbares é deduzido o valor respectivo. Como são 4 exames são 40 cts por cada chumbo.
    - É limitado. Sujeitas-te a entrevistas e testes de conhecimentos básicos.
    - Não te dá estágio nem garantias de nada, apenas te fica MUITO mais barato e o teu nome aparece no àrea dos "Scholar Program" certificados, na página da M$, para consulta de empresas interessadas.

19. Caius

Caius Power Member

Situação parecida, mas mais ao nivel de assistência em software (Windows 2000, Office, etc..). Ando a ler o livro do Paulo Loureiro (Windows 2000 server da FCA) que me pareçe bastante acessivel e permite obter algumas luzes nesta area das redes Windows.

20. strakar

strakar Power Member

Isso não é bem assim.....

Os cursos são dificeis é um facto, mas quem levar os pré-requesitos todos, faz aquilo na boa!
    Tem-se é que estudar muito, mas faz-se.....

Partilhar esta Página